11-06-2025, 03:48 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 11-06-2025, 03:49 PM por Josey Wales.)
(11-06-2025, 03:10 PM)Texugo Real Escreveu: Um dos motivos do surgimento do protestantismo era o excesso de burocracia da igreja católica... não burocracia de seguir calendário, liturgia etc. mas burocracia mesmo, de atrasar o lado de quem fazia milagres, curas, era santo etc.
Algumas ordens boas (franciscanos e dominicanos) o alto clero enchia o saco, e a ordem dos jesuítas foi fechada por 1 século (um tempo depois da reforma protestante).
E um dos motivos do surgimento do movimento de renovação carismática católica é justamente pra tentar barrar o esfriamento da vida espiritual no começo do século XX.
Fonte: As vozes da minha cabeça.
Citação:A Ordem Jesuíta, também conhecida como Companhia de Jesus, foi suprimida por um breve tempo pela Igreja Católica em 1773, mas foi restaurada em 1814. A decisão de suprimir a ordem foi tomada após um período de conflitos e críticas internas e externas, sendo a principal causa a pressão de monarcas e a influência de intelectuais seculares.
Diversos governos, como Portugal, Espanha e França, pressionaram o Papa para suprimir a Ordem Jesuíta, devido a preocupações com a influência e independência da ordem.
Os historiadores identificam múltiplos fatores que causaram a supressão. Os jesuítas, que não se importavam em se envolver na política, eram desconfiados por sua proximidade com o papa e seu poder nos assuntos religiosos e políticos das nações independentes. Monarcas em muitos estados europeus tornaram-se cada vez mais cautelosos com o que consideravam interferência indevida de uma entidade estrangeira. A expulsão de jesuítas de seus estados teve o benefício adicional de permitir que os governos confiscassem a riqueza e os bens acumulados da Companhia.
Depois dá uma lida sobre "O Processo dos Távora" e o Marquês de Pombal, isso pra exemplificar o "problema" com os jesuítas apenas em Portugal.
A questão foi muito mais pressão política e por influência do que divergência religiosa.