06-06-2025, 11:28 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-06-2025, 11:43 AM por Awaken.)
Spoiler Revelar
Então, não sei em que fontes você procurou saber sobre isso, mas o divórcio é parte da realidade da Igreja, e isso você pode ter acesso através de um processo. O problema é que você exigir ordem de quem não quer ordem sempre machuca mesmo, a galera quer ser o "liberal conservador", que tá no terceiro, quarto, quinto casamento, e não quer ser julgado, como a Gretchen, o Bolsonaro, etc. e quer ainda ser chamado de católico.
E aqui vai a razão da coisa do porque inclusive é um sacramento, não é que a Igreja Católica inventou o casamento dessa forma, essa forma de casamento como juramento de fidelidade à aquela pessoa até a morte perante Deus é uma prática que remonta aos santos patriarcas, Abraão, Moisés, etc. Então não cabe bem dizer que a "Igreja pune" a pessoa com regras, ela restringe bem e delimita bem o que é ser casado, você tem todo o poder de namorar ou gostar de alguém, mas se você quer casamento, casamento mesmo tem que ter essa responsabilidade, isso é DEFINIR o que é casamento.
Se casamento não puder ser definido, porque pra Igreja é X e pra você é XY, então melhor não ter nenhum casamento, ou você realmente não fazer parte da Igreja Católica, porque segundo a tradição que vem desde os pais do povo hebreu, casamento é uma união para a vida toda, salvo o adultério. (que adultério, inclusive, tem um sentido amplo na Igreja)
Agora vamos para as questões pontuais:
1 - o Papa ser representante de Deus na terra, sendo que nao foi Deus que escolheu.
Citação:O Papa é vigário de Cristo, para isso é importante entender o que é ser vigário, inclusive, o Papa não é o único vigário que existe na Igreja, sabia?
Existem diversos vigários, vigários que são bispos, vigários que são presbíteros e até diáconos vigários, dependendo da responsabilidade que assumem.
Ser um vigário é assumir um posto de liderança visível quando o líder está ausente.
Os apóstolos e os demais que escreveram a Bíblia (Marcos e Lucas como intérpretes de Pedro e Paulo, respectivamente) nos contam sobre as parábolas que Jesus contava ao povo.
Lembra da parábola dos talentos? Em que um Rei precisa se ausentar de seu reino e ele mesmo delega funcionários para cuidarem dos seus negócios durante sua ausência?
(Mateus 25,14-30 / Lucas 19,11-27)
Aí está a autoridade do vigário, todo o bispo da Igreja é um vigário local de Cristo, sendo o Papa, a maior representação deles.
Todo o vigário representa Cristo, então dizer que "Deus não os escolheu" é mentira.
No Evangelho de São Mateus, por exemplo, Jesus dá as "chaves" do Reino dos Céus aos seus discípulos, em primazia à Pedro e depois aos demais.
DAR AS CHAVES, não é simbólico, era um ato comum ao povo da época.
(Mateus 16,18-19 – para Pedro; Mateus 18,18 – para os demais apóstolos)
As cidades da época de Jesus eram fortificadas e muradas, cada cidade tinha um Rei.
Quando você ouve em Apocalipse, por exemplo, sobre a prostituta que prostituía os reis da terra, era porque na nação, cada representante de uma cidade ou uma região, era REI.
(Apocalipse 17,1-2.18)
E esses reis muitas das vezes precisavam se retirar dessas cidades, seja para guerra, seja para outros assuntos, e quando saíam, as CHAVES DOS PORTÕES DA CIDADE ficavam com seus... vigários.
E dar as chaves à alguém não é só um ato simbólico de "gosto muito de você, leãozinho", é literalmente dizer: VOCÊ É RESPONSÁVEL POR QUEM ENTRA E QUEM SAI.
(Isaías 22,20-22 – figura de autoridade com as chaves na casa de Davi, prefiguração messiânica citada por Jesus em Mateus 16,19)
Aí reside a autoridade episcopal deles, e aí reside também a liderança do Papa que também é um bispo, a autoridade de "ligar e desligar dos céus".
(Mateus 16,19; Mateus 18,18; João 20,21-23)
Talvez você se pergunte: Porque se todos receberam as chaves e o mesmo poder de ligar e desligar, por que ao Papa é dada a autoridade máxima?
Porque à figura de Pedro (e obviamente aos seus sucessores), ficou delegada por Jesus Cristo as seguintes ordens:
- Ser a Pedra sobre a qual Cristo edifica sua Igreja (Cristo se refere à profissão de fé de Pedro revelada por Deus Pai):
(Mateus 16,18)
- Apascentar as ovelhas e confirmar os irmãos. Ou seja, ele tem uma autoridade que está descrita nas Escrituras não dada aos demais apóstolos:
(João 21,15-17 – “Apascenta as minhas ovelhas”; Lucas 22,31-32 – “Confirma teus irmãos”)
2- So poder receber a ostia quem fez comunhão.
Citação:Então é algum tipo de "ritualismo" Paulo dizer em 1Cor 11,27-29 que "quem come e bebe indignamente, come e bebe da própria condenação"?
Não entendi seu ponto.
Vou te dar um exemplo: Vamos supor que eu seja teu amigão, amigão mesmo, que te ajuda na vida, te arrumei um emprego, te apresentei tua mina, te fortaleci quando tu tava na dificuldade, passei aperto contigo, errei algumas vezes, mas me acertei contigo, pedi perdão e tu aceitou o meu perdão, reparei o erro que eu fiz te fazendo muito mais feliz do que antes. Po, mano... tô com fome, tem como tu me dar um prato de comida?
Agora outra situação: Eu digo que sou teu amigo, te meti em furada, envergonhei teu nome, peguei tua mulher, fiz ela de puta e gozei na cara dela mostrando pra todo mundo, quando tu veio tirar comigo, eu te chamei de corno e te mandei tomar no cu, não satisfeito eu ainda comi tua filha, fiz tua mulher te botar pra fora de casa e pegar teu dinheiro todo, te deixei na merda, fiz tu perder o emprego e ainda ninguém mais confia em você. Po, mano... tô com fome, tem como eu almoçar na tua casa hoje? Mas saiba, eu só tô interessado no prato de comida, saindo daqui eu vou continuar fazendo a mesma coisa e continuar a te fazer mal.
O corpo e o sangue de Cristo não é sorvete pra tu ficar passando a língua não, é aquele corpo e aquele sangue da cruz que sofreram por ti, pela remissão dos seus pecados.
"Ah, mas eu tenho fé", quem tem fé pratica as boas obras. São Tiago já dizia, a fé sem obras é morta. São Paulo era fariseu, só que ele não vivia de acordo como um fariseu deveria, quando Paulo se tornou cristão, aí sim, ele se tornou um verdadeiro fariseu. Porque "ter fé" não é sentimento... ter fé é prática.
Se você afirma: "Eu sou macho e gosto de mulher", mas saindo da onde você diz isso vai ali e dá a bunda, você nada mais é do que um hipócrita. Então primeiro você tem que guardar as palavras de Cristo, obedecer a ele pra estar em comunhão com ele antes de recebê-lo, porque senão toda vez que a pessoa recebe Jesus, ela recebe, sai dali e cospe.
E daí que entra a autoridade da Igreja, pra quem recebe não virar bagunça, então você quer saber porque existe gente que proíbe você de tomar hóstia não sendo católico, volta lá no primeiro e releia o que é a autoridade das chaves.
3- mariologia no geral, nao vejo porque rezar pra Maria se Cristo disse: ninguém vem ao pai a nao ser por mim.
Citação:Meu amigo, você tá nadando na piscina rasa do cristianismo quando você fala uma coisa dessas.
Você dizer uma coisa dessas é você não entender nada sobre o próprio Jesus Cristo, e isso se dá porque você realmente não vive e não entende a importância da morada de Cristo em você quando você está estreitamente ligado à ele. É óbvio que ninguém vai ao Pai por Maria, Maria não é deusa, Maria não é maior que Jesus, Maria não tem poderes divinos. Tudo o que provém de Maria parte da ação do Espírito Santo sobre ela, a sua concepção, anunciação, sua acolhida de Deus em seu ventre, etc.
Maria não é só uma mulher que foi barriga de aluguel, ela é a razão da nossa esperança. Todos os pecadores aguardavam pelo Messias, pela descendência de Davi, na casa de Judá, uma promessa que foi feita à Judá, uma herança dada através da família de Davi, que veio por meio de Maria. Se você for bastante cético de tudo, e não envolver Maria em nada da sua salvação, é INEGÁVEL dizer que é por ela ter sido usada como instrumento é que Jesus veio ao mundo, ora, se você tá se afogando no mar e alguém te joga a boia, não foi a pessoa que te fez flutuar, mas o gesto de jogar a boia é a razão por você estar flutuando.
É impossível você honrar pouco uma mulher dessas, uma mulher que te trouxe a boia pra você flutuar. E quem diz isso não sou eu não, leia o capítulo 1 de Lucas. Nele você vai encontrar a visitação de Maria à sua prima Santa Isabel, que estava grávida de São João Batista.
Quando Isabel ouve a saudação de Maria, ela fica IMEDIATAMENTE cheia do Espirito Santo e faz um ato de louvor à Maria dizendo: "Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o Fruto do teu Ventre." "Que honra tenho quando vem a mim a mãe do meu Senhor", "Bem aventurada és tu porque CRESTE". Perceba, Isabel não comete idolatria, ela está dando honras à Maria porque ela de fato MERECE esse louvor, e mesmo que você entenda que ali é uma exceção, eu te digo: Se Isabel estava CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, ela não pode mentir, as palavras que ela disse não são ditas por ela, mas pelo próprio Espírito Santo que professa sobre ela as coisas ditas. Eu digo e repito: se você foi salvo uma pessoa que te jogou a boia, você não fala: "Ninguém me salvou senão a boia" ou "A pessoa foi importante sim, mas no fim a boia que tem a importância e não a pessoa que me jogou". NENHUMA HONRA É SUFICIENTE para agradecer à Bem aventurada. Lucas 1, 48
E aí, você vai ignorar a pessoa que te tacou a boia até quando?
4- qualquer entendimento que nao seja diretamente cristocentrico, como rezar aos santos, Cristo não está no centro dessa decisão.
Citação:Como não?
"É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e neles sou glorificado."
(João 17,9-10)
Eles pertencem à Deus, e tudo o que pertence a Deus também pertence ao filho e por causa DELES, Cristo é glorificado.
Porque na Jerusalém celeste as colunas que marcam a cidade, tem o nome dos doze apóstolos? Só a Cristo deve se dar Glória não? Só Cristo deve ser o centro, não? Opa... tem caroço nesse angu aí.
Eu não rezo à Santa Tereza, Santa Rita, São Francisco ou Santo Agostinho, eu peço à eles que orem por mim, e quando eu recebo a graça que vem de Cristo por eles, CRISTO É GLORIFICADO por meio deles.
É isso que eu digo à vocês, vocês tem um espantalho do que é o cristianismo, cristianismo mesmo é outra coisa.
5- Neurose com pecado venial, tudo bem pecado mortal você nao cometer, agora pecado venial é muito subjetivo. E pelo que entendi a graça ja é um constante estado de perdão para pecados menores.
Citação:Favor estudar filosofia: Graduação como parte das características do ser. Ninguém é todo uma coisa, ou as coisas que tem na pessoa não são todas do mesmo tamanho, senão ou você perde a característica do ser ou você perde a característica da coisa que ele é. Ou o ser é todo pecado ou o pecado que ele comete não importa, é morte, e como sabemos bem (1 João 5,16), existem pecados que NÃO LEVAM À MORTE.
Considerar que todos os seres humanos são pecadores independente da condição, é transformar o pecado parte do ser humano, isso é GNOSTICISMO. Se você considerar todo o pecado irrelevante em grau e com o mesmo peso, classificar o feito do pecado, mentira, adultério, roubo, etc, perde o sentido, porque você definir eles DEPENDE de graduação, depende do quanto aquilo ofende.
E essa de graça pra pecado venial sendo "perdão automático" é boa, só me faltou você provar isso, porque não tem sentido. Pecado venial na Igreja Católica você confessa em ato penitencial no início da missa mesmo, mas você confessa.
6- Confessar: nao sei pra que isso, se posso confessar diretamente a Cristo, nao entendo porque confessar a um padre.
Citação:Cara, por favor, não se ofenda, de maneira nenhuma eu quero te esculachar nem nada, mas me parece que você só tem discurso pronto, e pouco ou quase nada de Bíblia, porque o próprio Jesus disse aos seus discípulos: "Recebam o Espírito Santo, aqueles aos quais vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados, e aqueles que vocês retiverem serão retidos."
Ué, cara... mas não é só ir à Deus direto pra ter os pecados perdoados? Então porque Jesus falou que quem os apóstolos não perdoassem que Deus não ia perdoar? A pessoa pode ir direito a Deus e pedir perdão, né? Afinal é uma coisa espiritual, a carne é má, né? O padre é um pecador que nem eu, eu vou pedir perdão pra quem não tem pecado, ou seja, quem não tem carne...
Se o pecado está na matéria e não no teu espírito, na tua alma que MAQUINA o pecado, então, meu amigo... meu caro... meu padawan, parabéns, você está em uma heresia do século II vinda do Egito chamada gnosticismo. Disso aí que você acredita pra Demiurgo, acreditar que Deus do antigo testamento era mau e esse que veio no novo é o bom, rapaz, tu tá a 1mm disso e não sabe.
7- rezar terço: porque repetir tantas vezes se Cristo foi contra a vãs repetições? Ele ensinou a rezar o pai nosso e pronto, é a única coisa que eu rezo, uma vez ao dia.
Citação:O terço você não apenas ora, você medita, o terço é composto de orações, leituras da Bíblia e contemplação de todo o evangelho, desde a infância de Jesus até a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no tabernáculo. Você sabia disso? Talvez não.
The absence of virtue is claimed by despair