05-06-2025, 08:21 PM
(05-06-2025, 04:00 PM)Awaken Escreveu:(05-06-2025, 12:16 AM)Spextro Escreveu: Uma coisa que o catolicismo faz melhor que a igreja protestante é a forma como se relacionar com Deus.
Tanto que devorei os livros de Santa Teresa Davila e de sao João da Cruz, mas não aguentei algumas coisas que meio que me pareceu mais religiosidade que espiritualidade.
Que coisas?
Existe muito ritualismo e sectarismo na igreja.
Por exemplo nao poder se casar salvo se o cônjuge morrer. Tudo bem sobre o sexo após o casamento vejo muita vantagem nisso, acredito realmente que para além do religioso, é algo que humanamente deveria ser buscado.
A questão do casamento ser um dos sacramentos da igreja, nao consigo engolir, nem todo mundo se casa efetivamente em suas almas pra falar que se casou na igreja.
Ou a questão de ganhar pontos pra nao ir pro purgatório (aliás o purgatório é um sistema que eu nao consigo engolir me parece muito forçado.)
Outras coisas que nao engulo:
1 - o Papa ser representante de Deus na terra, sendo que nao foi Deus que escolheu.
2- So poder receber a ostia quem fez comunhão.
3- mariologia no geral, nao vejo porque rezar pra Maria se Cristo disse: ninguém vem ao pai a nao ser por mim.
4- qualquer entendimento que nao seja diretamente cristocentrico, como rezar aos santos, Cristo não está no centro dessa decisão.
5- Neurose com pecado venial, tudo bem pecado mortal você nao cometer, agora pecado venial é muito subjetivo. E pelo que entendi a graça ja é um constante estado de perdão para pecados menores.
6- Confessar: nao sei pra que isso, se posso confessar diretamente a Cristo, nao entendo porque confessar a um padre.
7- rezar terço: porque repetir tantas vezes se Cristo foi contra a vãs repetições? Ele ensinou a rezar o pai nosso e pronto, é a única coisa que eu rezo, uma vez ao dia.
Tem outras coisas, mas nada disso é um peso que me impede de ter fé, tentar ser uma pessoa boa, só não me.envolvo com igreja, vou na missa assisto, sinto minha paz, reflito sobre Cristo e sua morte e vou pra casa.
Fim
