29-01-2025, 01:45 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 29-01-2025, 02:29 PM por Héracles.)
(29-01-2025, 09:45 AM)Dark_Painter01 Escreveu: Um exemplo mais besta de "transmutação" desses desejos seria o povo que faz NOFAP, que supostamente "transmuta" a energia para coisas mais proveitosas...
Eu esqueci de comentar essa parte. Nisso que ele entendia o valor da religião inclusive. Criticava, mas sabia do seu valor justamente pq existem pessoas que NÃO CONSEGUEM SE CONTROLAR, e isso é uma fraqueza como já entendemos. A religião da um rumo, uma direção pro sujeito fazer algo de proveitoso da própria vida, e não se destruir pelos próprios desejos. Como ele disse, um homem adestrado é melhor que um homem destruído. Mas isso não serve para TODOS!
Isso que os cretinos não entendem. A sua régua não serve para todo mundo... se o NOFAP ou a Igreja cristã de Jesus dos Últimos Tempos te fez melhorar como homem, parabéns, continue no seu caminho. Tem gente que não tem maturidade para ver vídeos de putaria numa tela, pois isso vai consumir por inteiro todo o tempo e disposição do sujeito, então é melhor evitar de fato, aplique essa energia em outra coisa mais fundamental... mas nem todos são assim. Por você ser fraco não significa que todos sejam. O contrário também é verdadeiro, de onde vem a sua força não é métrica para os outros. Não preguem seus ideias como verdade universal.
(29-01-2025, 12:25 PM)Wesley de Mileto Escreveu: ele diz que é preciso aprender a pensar, mas ele critica a razão ...
Aprender a pensar é uma coisa, seguir ideias alheias é outra. Razão teria um sentido de ser algo implantado em você por diversos fatores, uma espécie de zeitgeist

(29-01-2025, 12:25 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Esses instintos seriam uma espécie de vontade de potência, certo?
Os instintos seriam no que você é mais forte, por isso eles são tão pujantes... mas são auto destrutivos pq nunca se saciam. Sempre querem mais e mais, independentemente se o seu receptáculo já está desmantelado. Vide viciados de todas as espécies. Vontade de potência seria aplicar essa força rumo a uma direção de expansão do seu próprio ser, rumo a vencer resistências. A evolução só vem da sua capacidade de vencer resistências... e só tem valor se for resistências iguais ou maiores que as suas. Por exemplo, qual seria o seu mérito em vencer uma discussão com alguma chimpanzé da sua sala de aula? Ou bater em alguém mais fraco? Isso é dar vazão a rua raiva por exemplo, te faria ser visto como forte por muitas pessoas mais "adestradas" ... mas independente disso, não estaria levando a progresso nenhum.
Entender esse conceito te levará a ter um GOSTO, a traçar uma linha reta, ter o seu SIM e o seu NÃO. Vontade de potência é usar suas forças como forma e expansão de seu ser individual. Porém, nem todos tem essa vontade de expansão, esse que é o ponto, pois depende de fatores diversos como a sua própria descendência. E é um ponto controverso se isso pode ser aprendido. Aí a crueldade dessa filosofia, ai o erro de fazer de Nietzsche uma auto ajuda.
Tem pessoas que nasceram ,serão eternamente escravas, E PREFEREM SER ESCRAVAS INCLUSIVE... por mais que estudem e façam o escambau. Porque esse processo de expansão própria significa uma guerra infinita, você nunca "sossega" e isso amedronta e é obviamente cansativo nunca ter paz, nunca "descansar". Nem todos terão e tem esse impeto infinito de não ter um "lugar seguro". E resumo, o fraco almeja por descanso, por paz. Viver conforme a vontade de poder significa que talvez o que seja bom para a sua "alma" não seja o mesmo que é bom para o seu conforto e imagem social. Muito pelo contrário. Talvez seja viver de uma forma que você, aos olhos dos outros, seja um desgraçado na vida. Quem está disposto a pagar esse preço? Por isso também as vezes encontramos pessoas de uma clarividência e inteligência profunda e superior, mesmo vivendo na merda completa aos nosso ver.
Assim que se atinge o auge, começa o declínio e na opinião de Nietzsche , para um ser que foi determinador de si mesmo é melhor se decidir pela morte do que continuar vivendo como gado. Isso só levaria a um declínio inútil e insuperável e na desgraça completa dos próprios méritos. Isso está bem distante de auto ajuda, certo? Concorda? .... A mentalidade coletivista e esquerdista é o zeitgeist do chipamzil ....

O problema não é o instinto animal em si, mas sim o uso que você faz dele. Se você não catalisar essa em alguma coisa para além, ela vai se voltar contra você. Isso leva ao início dessa resposta sobre os autodestrutivos.
(29-01-2025, 12:26 PM)Wissen Escreveu: apenas pegou algumas ideias gerais nesses videos da internet e quer validar a sua opinião numa espécie de apelo à autoridade...
"Eu li São Tomás de Aquino, por isso eu tenho autoridade em falar o que é ser cristão..." porém nunca pratiquei porra nenhuma de cristandade ...

(29-01-2025, 12:26 PM)Wissen Escreveu: Pra preencher a ampla gama de conceitos abstratos com conteúdos concretos não tem jeito, é crucial a experiência que só vem com o tempo.
Exato. Como disse o mestre, você só entende o que praticou, o que FEZ.
(29-01-2025, 12:52 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Acredito que seja falta de aprofundamento nos gregos...
Não. O que te falta é parar de querer fazer essa orgia filosófica. Querer entender tudo ao mesmo tempo. Isso é humanamente impossível. Em termos de filosofia, e falo por experiência própria, pegue a porra de UM AUTOR e vá até o fim nesse autor...no máximo tente ler ao mesmo tempo suas bases ou quem pensa estritamente semelhante. Depois disso, aplique essa filosofia de visão de mundo na DROGA DA SUA VIDA REAL! Depois disso você vai chegar a conclusão se toda essa teoria faz sentido para VOCÊ e seus princípios. Depois disso você parte para outro, de preferencia que seja drasticamente diferente ao anterior. Junto a isso, permaneça com a literatura clássica para entender cada vez mais o que é o ser humano.
Inclusive um sinal claro de que talvez determinada filosofia não seja para você, está no fato de 1 você se dispersar e entediar facilmente e 2 você ter uma dificuldade extrema em entender o que está escrito as vezes de forma relativamente simples, de não conseguir abstrair as coisas. Eu já li e reli Kant, e não entendi praticamente nada...
Só dessa forma você vai elucidar a sua dúvida sobre APRENDER A PENSAR.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)