23-11-2024, 10:52 PM
Recentemente li o Crepusculo dos idolos, de Nietzsche, enquanto esperava um livro que pedi na amazon. O bigode como escritor e poeta é espetacular, já como filósofo é uma lástima, completamente desprezível e irrelevante para a filosofia ocidental. Eu concordo com ele no que tange ao fato do sofrimento tornar o homem mais forte, no entanto esse pensamento já estava nas Sagradas Escrituras há muito tempo atrás, como por exemplo na famosa afirmação de Paulo: ''Porque quando estou fraco, então sou forte". Agora, no restante de sua filosofia, discordo veementemente. Primeiro, porque o mesmo não acredita em verdade, para ele a verdade é um instrumento de poder e controle. Nesse ponto ele nem mesmo pode ser considerado um filosofo, porquanto não busca a verdade nem tão pouco acredita na mesma. No mais, esse livro é apenas um monte de opróbios eruditos à outros escritores e filósofos, bem como também ele expressa seu profundo ressentimento e revolta contra o cristianismo e a moral. Como Nietzsche mesmo já disse no Zaratustra, "Deus não pode existir, pois eu não suportaria existir se eu não fosse Deus.", ou seja, Deus não pode existir, caso contrário o homem não pode ser seu próprio deus, não poderia estar acima do bem e do mal e portanto, toda a sua filosofia cairia se essa linha tênue chamada Deus existisse... Enfim, foi uma boa leitura para obter vocabulário, mas péssima para obter conhecimento.
O livro que pedi e comecei a ler hoje é "O Conceito de Angústia", de Soren Kierkegaard. Até então li 30 páginas, que foram bem árduas de se compreender, não por conta de uma linguagem rebuscada, mas pelas ideias serem complexas e haverem muitos termos técnicos. Contudo, lendo devagar eu vou aos poucos entendendo. O livro vai definir o que é angústia a partir do dogma do pecado original de Adão (tal dogma parece simples tendo um conhecimento superficial, mas quando se aprofunda nele, as coisas complicam). Desse modo, o livro engloba vários outros temas, como a liberdade, o ser, o individuo, a culpa, a dialética, a fé, a repetição e muitos outros. Até então tem sido bem elucidativa, quando terminar farei minha analise completa.
O livro que pedi e comecei a ler hoje é "O Conceito de Angústia", de Soren Kierkegaard. Até então li 30 páginas, que foram bem árduas de se compreender, não por conta de uma linguagem rebuscada, mas pelas ideias serem complexas e haverem muitos termos técnicos. Contudo, lendo devagar eu vou aos poucos entendendo. O livro vai definir o que é angústia a partir do dogma do pecado original de Adão (tal dogma parece simples tendo um conhecimento superficial, mas quando se aprofunda nele, as coisas complicam). Desse modo, o livro engloba vários outros temas, como a liberdade, o ser, o individuo, a culpa, a dialética, a fé, a repetição e muitos outros. Até então tem sido bem elucidativa, quando terminar farei minha analise completa.
A sorte favorece os audazes