08-10-2024, 02:41 AM
(05-10-2024, 01:49 PM)Nux Escreveu: Isso é algo fora de cogitação no Brasil e a constituição não permite, mas penso que uma proposta interessante para essa questão do armamento civil e defesa pessoal seria haver a possibilidade legal, autorizada e monitorada pelas polícias (semelhante ao que é com as armas de fogo) de formar grupos civis armados de autodefesa exclusivamente contra a bandidagem (com regras bem rígidas para evitar que esses grupos se subvertam e passem a ser usados para outros fins, como políticos ou comerciais), como uma força auxiliar da polícia militar, formadas por civis voluntárias (pessoas de bem) com ficha limpa e boa reputação (que não cometeu crimes e nem nada grave), como trabalhadores, comerciantes, autônomos, etc. para se protegerem de roubos, ameaças assim como de não permitirem presença do crime organizado (tráfico, facções, mílicias, quadrilhas etc) na cidade ou nos bairros.
É uma ideia interessante, mas isso nunca vai ser permitido pela lei aqui no Brasil.
Algo que já acontece em algumas cidades pequenas, ou até em alguns bairros específicos de cidades grandes, é a formação de grupos em que há comunicação direta com policiais/agentes de segurança pública, o que facilita a prevenção contra crimes locais. Fora isso, o Brasil é enorme e cada caso é um caso.
Por isso é importante analisar bem antes de escolher um bairro/cidade/estado para se alocar. Há lugares em que você estará mais seguro desarmado do que em outro lugar portando uma glock.