24-09-2024, 02:09 PM
(24-09-2024, 10:13 AM)Trglodita Escreveu:Citação:Eu sou CAC e já posso te dizer da parte das armas de fogo: HOJE, com o governo ATUAL é virtualmente PROIBIDO andar armado. CAC NÃO TEM PORTE DE ARMA.
A gente tem que transportar a arma desmuniciada e com munição em outro lugar, longe do carregador.
Antes tínhamos o porte de trânsito. Hoje se formos pegos com arma municiada, mesmo que a caminho do clube, é prisão na hora.
Pela lei, a arma do CAC não pode estar municiada NEM EM CASA! Se tiver um inspeção do exército e a arma estiver municiada, mesmo dentro do cofre, tá fudido.
Pra quem sabe o mínimo sobre armas, arma desmuniciada não serve pra NADA. Não existe essa de carregar a arma pra reagir.
Arma para POSSE (pra ter dentro de casa), TAMBÉM está virtualmente proibido. Está sujeito ao delegado da PF achar que vc precisa ou não da arma...
Pra ter uma chance de ter arma de fogo nesse país, primeiro a esquerda PRECISA SER TIRADA do poder. Se não, esqueça.
Outra coisa: mesmo no governo anterior, se um bandido invadisse sua casa e vc reagisse e matasse o bandido com uma arma LEGALIZADA, ia ter uma dor de cabeça por uns 15 anos e iria gastar não menos de R$ 100 mil com advogados.
Se reagisse armado na rua, mesmo no caminho do clube, mesma coisa, uma dor de cabeça SEM FIM.
Certa vez um policial disse num curso pra gente que na PRÁTICA, se um criminoso viesse te assaltar no carro, mesmo armado, a melhor coisa seria abandonar o carro pra ele levar (se essa hipótese fosse viável), tamanha a dor de cabeça da reação armada.
O arcabouço jurídico BR é TOTALMENTE PRÓ CRIMINOSO.
É completamente comum e banal criminosos serem pegos com fuzis 7,62 e centenas de munições e saírem pela porta da frente da delegacia no mesmo dia.
CACs pegos com uma vírgula errada na documentação são presos e humilhados NA MESMA HORA. É uma coisa institucional, como se o governo quisesse de toda maneira te fazer desistir de pensar em arma...
Mais uma coisa: durante o governo Temer e Bolsonaro (total de 6 anos), andei armado na ida e volta pro clube. Acredite: é uma coisa incrivelmente ESTRESSANTE. E quanto mais cursos você faz, mais paranoico com as coisas que podem dar errado vc fica.
Como você sabe sou CAC também. Andei armado por bons anos, a portaria COLOG do governo Temer foi bacana, havia uma certa "vista grossa" pro porte abacaxi, o momento era outro. Hoje precisa andar na linha, não vale a pena. Andar armado nos deixa estressados, mas a sensação de segurança é imensa, até mesmo quem tem medo de arma se acostuma com essa sensação de segurança que ela dá. Quem segue uma OpSec adequada nunca será surpreendido por vagabundo, sabe que dificilmente será subjugado.
As pessoas respondem a incentivos e recompensas, o estímulo estatal hoje é o seguinte: NÃO TENHA ARMA LEGAL.
@Crispim Soares acabou o mercado para os calibres restritos, quem tem, tem. Sobre a faca, é o que sobrou, "até agora" (Homer Simpson).
Inviabilizaram totalmente a coisa, só fica quem realmente gosta. Acredito que em 10 anos sobrarão nem 20% dos CACS atuais.
Pelas contribuições que os confrades deram e pelo seu comentário, estou vendo que adquirir uma arma de fogo legal é dor de cabeça...
Me parece que, se em alguma ocasião eu REALMENTE precisar de uma arma, é menos dificultoso arranjar uma arma ilegal do que ir atrás de um registro (alô autoridades, este comentário é apenas uma reflexão crítica, não irei comprar armas ilegalmente

O confrade @Fernando_R1 trouxe uma perspectiva interessante também, que estar portando uma faca pode te enquadrar em um contexto de potencial suspeita para as autoridades.
Eu vou comprar essa faca dobrável só com finalidade de defesa pessoal urbana mesmo. Até os travecos do centro da cidade portam naifas para se defender, em algumas regiões de sampa é cada um por si. Vou comprar essa como trunfo em situações que ela puder me salvar, como intimidar malandros pé de chinelo que venham tentar alguma coisa.
Já que aqui no Brasil o governo poda a chance do cidadão se defender da criminalidade, o jeito acaba sendo: não usar relógios, correntinhas e adereços que chamem a atenção da malandragem; não dar mole com celular no meio da rua; evitar algumas regiões e ruas de alta periculosidade.