(03-09-2024, 10:49 PM)Dark_Painter01 Escreveu:
(03-09-2024, 08:11 PM)Crispim Soares Escreveu: Interessante você tocar nesse assunto, @Dark_Painter01. Essa pauta foi apropriada pela esquerda, e se você falar disso em meios como o nosso acaba soando como vitimista, já que a defesa da meritocracia impera por aqui (eu acredito em meritocracia, mas não é uma verdade absoluta).
Eu já vi pardos e negros sendo moggados no âmbito profissional (engraçado que eles que costumam moggar no âmbito dos relacionamentos). Em um mercado que trabalhei, tinham três operadores concorrendo para uma vaga de um supervisor que foi promovido à sub-gerente, e um, na minha opinião, era nitidamente mais capacitado para ocupar o cargo, e suas características físicas são de um brasileiro pardo miscigenado. O que venceu a disputa foi um cara branco, mais alinhado, mais alto e tinha uma barba cheia, ou seja, tinha "mais cara de supervisor".
Eu já fui moggado por um cara branco numa entrevista de estágio também. Não vi o currículo dele, mas senti que a aparência contou muito.
Sem demagogia, o racismo ainda existe. Sendo um pardo/negro é importante ter noção disso, e saber que em algumas situações as pessoas irão te subjugar e você pode sair atrás em algumas disputas.
No caso o foco era falar que homens casados geralmente arranjam maneiras de conseguir mais dinheiro
Quando eu tive meu primeiro filho lá nos anos 2000, o cara que era meu chefe na época me chamou e disse: agora você tem filho, você vai ver como as coisas vão pesar nas suas costas. Um tempo depois ele me arrumou um contrato e a partir dali minha vida financeira começou a mudar. A responsabilidade de prover faz você se virar, isso acontece quando você tem um filho ou faz um financiamento que não te deixa dormir a noite.
O grande problema é quando o cara é um fodido, sabemos que há gente que dificilmente vai ter oportunidades de mudar de vida, seja pelo ambiente em que ele se encontra, seja pelo tipo de pessoa que ele é, então essa responsabilidade fará com que ele vire um bom escravo. Um cara como esse morando nos EUA viverá muito bem sendo peão, no BR significa um voto de pobreza para o resto da vida.