06-08-2024, 02:03 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 06-08-2024, 06:30 PM por Libertador.)
(03-08-2024, 09:46 AM)Moisés Escreveu: 1º dúvida
Eu no momento não guardo o sábado exatamente da forma como o confrade guarda, dessa forma que eu digo é: Não trabalhando no sábado e indo na igreja aos sábados pela manhã, no momento eu não venho fazendo isso. Mas a orientação principal do mandamento que é o não farás nenhum trabalho no sábado, eu tenho observado na medida do possível, até porque estou desempregado no momento, aí até facilita.
E no momento tenho evitado pagar por serviços no sábado também, na medida do possível, e tenho evitado trabalhar aos sábados pegando biscates por exemplo também, e passo o dia de sábado em casa, geralmente descansando, meditando na palavra de Deus e orando, mas empregos que precisa trabalhar aos sábados, como por exemplo concursado ou de carteira assinada eu continuo pegando.
A minha pergunta é: Eu posso ser condenado por isso? Mesmo eu me esforçando tanto evitando cometer os outros diversos pecados?
Pode ser condenado sim, porque em Tiago 2:10-11 está escrito:
"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei."
Não adianta guardar vários mandamentos se deliberadamente continuar pecando em um deles.
É claro que nunca conseguiremos ficar isentos de pecados, porém, segundo a Bíblia, é nosso dever nos esforçarmos para evitar cometer pecados, buscando a vida mais irrepreensível possível. A guarda do sábado é relevante como parte da vida de santificação e não como meio de salvação.
A salvação não é alcançada através da guarda dos mandamentos, mas pela fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9). Não guardamos a lei para sermos salvos, mas sim porque fomos salvos. A verdadeira obediência é fruto de um coração transformado pela graça de Deus (João 14:15). A guarda do sábado (assim como a obediência aos outros mandamentos), então, deve ser vista como uma expressão de gratidão e reconhecimento da soberania divina, em vez de uma obrigação legalista.
(03-08-2024, 09:46 AM)Moisés Escreveu: Outra pergunta: Aos olhos de Deus ele reconhece que estou guardando o sábado, guardando-o dessa forma? Ou necessariamente eu preciso freqüentar uma igreja todo sábado pela manhã como fazem os Adventistas do Sétimo Dia por exemplo, pra ele reconhecer que estou guardando o sábado?
Cristãos sinceros guardaram o sábado ao longo da história em prisões, desertos e territórios pagãos onde não haviam igrejas. Deus conhece o coração humano e valoriza o esforço sincero para viver de acordo com Seus mandamentos.
Hoje, aqui no Brasil, temos acesso a igrejas aos sábados, e congregar com pessoas de fé semelhante fortalece a vida espiritual e ajuda na comunhão com Deus e no conhecimento da Palavra. Se for possível frequentar uma igreja aos sábados, melhor. Mas isso não é mandatório, é recomendado.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.