Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estudo para concurso e o que eu aprendi até agora.
Pior que lendo algumas mensagens desse tópico , e também por meio da minha experiência própria em relação a isso , deixo meus 2 centavos :

Eu prestei um concurso municipal no começo desse ano , para a Câmara da cidade , onde tinham cargos para nível fundamental, médio e superior , mas mesmo assim eram pouquíssimas vagas , umas 10 no total fora o CR . , essa seria a minha primeira tentativa em relação a entrar na iniciativa pública (o máximo que tentei foi 2 processos seletivos para instuições mistas, onde na parte da prova eu passei e bombei na entrevista). Enfim .

As inscrições e o edital abriram com uns 2 meses de antecedência , optei por um cargo do nível médio ( o mais concorrido) , pq o de fundamental era muito operacional e pagava mal demais, e o Superior exigia formação específica diferente da que possuo.

Os temas de estudo eram relativamente simples, com uma ou outra coisa específica relacionada ao município, e como eu considerava tipo um ''teste'' ( se passar beleza, e se não passar beleza também) eu pouco estudei , fiz resumos dos conteúdos com IA e li uns dias antes da prova. No fim não passei por serem poucas vagas, mas no meio de 10 mil concorrentes consegui ir beem mal e ficar entre os 600 melhores, isso sem dedicação e esforço mínimo e emocionalmente abalado por fatores externos.

Umas dicas que considero boas , as que segui surtiram efeito positivo , e as que não segui me prejudicaram

- Sempre é bom fazer umas provas ''teste'' , como essa que fiz , para vc sentir o ambiente e como funciona uma prova desse tipo vivenciando.

- Estudos são importantes , com bases boas (textos, livros , exercícios , provas antigas da instituição aplicadora). A parte da frequência e da forma é algo muito particular , e cada mente funciona de um jeito.

- Se você era alguém vagal e desligado no ensino médio e\ou faculdade, vc vai se lascar o dobro , pois uma coisa é relembrar conteúdos aprendidos e trazer de volta a mente , outra é ''aprender do zero.

- Leia o edital em detalhes para não perder uma vaga por ser desatento e não cumprir algo.

- Uma dica que acho muito boa, evitar totalmente internet e celular , pelo menos no período pouco antes de dormir até sair da prova, pq as vezes você pode ver ou ler algo que te tire o foco , mexa com o emocional , ou até te distraia, eu mesmo fiz a cagada de ficar no celular no caminho da prova e vi coisas que poderia ter evitado, me fez não pensar muito na prova na hora. E fiz meio que de qualquer jeito.

A boa de um concurso público nesses níveis é a matéria ser mais tranquila , e também ser uma tábua para se apoiar para concursos maiores.
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Estudo para concurso e o que eu aprendi até agora. - de The Real Slim Shady - 03-08-2024, 02:06 PM

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)