24-07-2024, 02:50 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 24-07-2024, 02:51 PM por Héracles.)
(23-07-2024, 09:52 PM)Novo Mundo Escreveu: A princípio, achamos que a primeira parte do livro é maçante porque algo inteligente está sendo dito, mas na verdade, é só um homem frustrado tentando parecer inteligente, e você percebe isso quando lê o livro pela segunda vez, após alguns anos de telo lido pela primeira vez.
Ora ora, finalmente notamos uma evolução nas sua percepção das coisas, pelos menos na parte literária. Essa sinopse ficou bem mais interessante ...
Como eu havia dito, esse livro foi o que mais eu não gostei do Dostoiévski, justamente porque como você observou, ele é maçante e no final não chegamos a lugar nenhum. Mas de tanto você e o "Subsolo" falarem desse livro, eu vou relê-lo e fazer uma nova sinopse com as minhas impressões. Recentemente eu li uma frase de um mestre literário tupiniquim, que acaba corroborando o que você disse aqui, que é a seguinte:
Citação:"Por tudo que sei da vida, dos homens, deve-se ler pouco e reler muito. A arte da leitura é a arte da releitura. Há poucos livros totais, uns três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem".
Parece que esse livro teve um impacto muito grande na sua vida, a ponto de nós supormos que existe um Novo Mundo antes de Memórias do Subsolo, e um outro depois.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)