Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Como não perder o e-mail (e a empresa) junto(s)?
#6
(Observação: Pontos chaves em negrito).


O que aconteceu?


Eu perdi o acesso as minhas contas, Outlook e Gmail, estas que estão com 2FA ativos. Uma, usava no Windows normalmente, e a outra no Emulador de android dado que estou sem celular. Formatei o PC, e não fiz backup do emulador (é possível). Nem algo semelhante no Windows para que ele reconhecesse o "novo pc" como o dispositivo confiável. O aplicativo de 2FA estava no emulador de android, então foi junto com a formação.

Os códigos de recuperação da conta Outlook estavam dentro da mesma, ou seja, "trancou o carro com a chave dentro". Cruzei os e-mail de recuperação, Outlook -> Gmail, Gmail -> Outlook. Como perdi acesso ao gmail, pois pede um SMS de 2FA, não conseguir logar novamente. Pois, o SMS não chegava (mensagem de "Chip 1 não aprovisionado". O número foi cancelado. Sem SMS para acessar as contas e o aplicativo usa também um SMS para entrar na conta, o Authy. (Recomendo, aceita até transações de criptomoedas).

O jeito era ir na operadora. (Já que já tinha ligado e a atendente disse que o chip estava realmente cancelado. Tive que ir lá porque, aparentemente o meu cadastro estava bugada/suspenso. Até acessei o app da operadora, porém dava como "manutenção". A atendente não conseguiu agitar por telefone, pois a minha data de nascimento não batia, aparentemente resetada.) 

A (mau) atendente disse que tentaria reativar a linha com um plano pós-pago. Suspeitei que teria que comprar um chip também, pois quando perdi o antigo chip, tive que comprar um virgem para ter o mesmo número. Não quis e fui para casa. Nela, liguei para lá, a operadora, 3  vezes, e as 3 disseram que o número do chip não existia. O que era estranho.

Tentei outras alternativas.

Foram dias tensos. 

Como recuperar conta Microsoft (Outlook)

Com a falha da tentativa de reativar o meu número, tentei recuperar a minha conta outlook. Depois de vários link, o definitivo é este em spolier. A Microsoft alega que não tem acesso as informações, e o formulário que eles sugerem é para conta com 2FA desativado. Como na minha conta estava ativada, a única alternativa foi preencher um formulário para comprovar que a conta é minha (só é possível assim pois alegam que as informações são pessoais, então nenhum agente da Microsoft teria como ajudar). Se confirmar, num prazo de 30 dias, eles alteram, em teoria. O porém são as perguntas de "exatamente o último e-mail que enviou", coisas que não costumamos se atentar na conta. Todavia, até que me lembrava, uma vez que utilizo constantemente...


Como levaria 30 dias para eles checarem se eu era realmente dono da conta, decidi outras formas, pois tenho pagamentos para receber e precisava acessar as contas.

Tentei então entrar em contato com o suporte do app de 2FA. Conseguir, depois de muita luta. O suporte é em inglês, contudo, eles têm um tradutor instantâneo, traduz a mensagem para o idioma do solicitante e do suporte. Pedi para alterar o e-mail de recuperação, pois é necessário para conseguir alterar o número também que até então não tinha acesso. Usei um e-mail de terceiro no qual tenho acesso. Eles pediram para confirmar algumas coisas da conta, como aparelhos conectados, números associados, as contas que usam os tokens... Sabia quase tudo (98%), e eles trocaram o bendito e-mail. Assim, bastavam colocar o número antigo e o novo, que receberia um e-mail para ativar e confirmar a troca...

Mas não precisei trocar o número, pois graças ao bom DEUS, eu conseguir recuperar o meu número, mesmo a custo de 1 chip e 1 recarga...


Como recuperar um número antigo mesmo depois de anos cancelado

De antemão, o meu número não foi repassado para outra pessoa, pois se fosse, tinha ligado e tentado desenrolar o código. O número não foi banido, contudo parecia que estava num limbo, pois não conseguia ligar para ele, nem mesmo a atendente lá conseguia. A alternativa da operadora era um novo chip, com um número parecido, o que não servia...

A última alternativa foi entrar com uma reclamação no site da anatel, o anatel consumidor. Segui o tutorial (em spolier). E o prazo de retorno era de 10 dias. Fiz no dia 20/07. Fui contatado hoje. Segundo a gentil atendente, existia 1% de chance de recuperar o número. Para isso, foi necessário comprar 1 chip novo e não ativa-lo. Apenas mandar para ela. Além de confirmar algumas informações, tipo biometria facial e documentos.


Graças ao BOM PAI, a dedicada atendente conseguiu recuperar o meu número. Tive que morre mais uma grana numa recargar, mas valeu a pena. Com isso, conseguir entrar na minha conta do app de 2FA, por meio de ligação, já que o SMS tá bugado, e conseguir acessar.

DETALHE: Esse app tem uma senha de decodificação das contas, se eu não lembrasse dela, FUDEU, JÁ ERA. POIS, ela é não salva na nuvem (motivos óbvios). Esta deve ser gravada no metal, como o confrade citou kkkk.

Recuperei o acesso a conta do Outlook e outros. Recuperei também o meu Whatsapp. Agora só falta o Gmail.


Como recupera o gmail

A última alternativa foi seguir o tutorial (em spolier), de entrar com uma reclamação via Defensoria pública do Estado, pelo site consumidor.gov.br. Muita gente fez e conseguiu recuperar as suas contas. Agora estou tranquilo, pois recuperei o acesso a conta que é o e-mail de recuperação e o número. Não conseguir acessar ela porque o SMS está bugado. 

Spoiler Revelar
https://www.youtube.com/watch?v=yPNtKptnAQ0


O que aprendi?

Ainda estou meio deslocado, e sem acreditar que tudo isso se passou e teve um final feliz. SOBRETUDO, não posso mais negligenciar este ponto, pois vi relatos de gente que a conta perdida era a conta da empresa, que utilizada para pagamentos e etc. A ideia de cruzar os e-mail foi interessante, mas eu não imaginava que perderia todo o acesso, desde as contas, até o app 2FA e o número. A única alternativa era o código de recuperação que deixei dentro da conta mestra. Irei pensar com mais calma como guardar esses backup's, principalmente se eu perder o acesso como perdi.  

Não posso formatar mais sem checar se poderei acessar as contas normalmente. Deixar tudo dentro do Windows, também foi um erro crasso. Além de cruzar os e-mail de recuperação, e simplesmente esquecer a possibilidade de cancelamento do chip, que a propósito é de 180 dias oficialmente (possivelmente devem segurar o número mais 1 pouco antes de repassarem), segundo eles.

Por fim, poderia não está contando este relato se: 1 - o app de 2FA não tivesse feito o backup (tinha certeza que tinha feito) na nuvem, além de gravar no armazenamento local do dispositivo, e PRINCIPALMENTE, lembra a senha de decodificação, esta que tem que ser gravada igual o número do "bitcoin" (acho que a chave de acesso a carteira).

No mais, volto quando recuperar a conta gmail e com dicas de como me organizei para guardar essas preciosas contas.
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o


Mensagens neste Tópico
RE: Como não perder o e-mail (e a empresa) junto(s)? - de Libre - 23-07-2024, 09:37 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Mulheres como CEO de empresa ZetaLibertário 20 9,054 20-07-2017, 07:19 AM
Última Postagem: Wardog

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)