Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Como não perder o e-mail (e a empresa) junto(s)?
(23-07-2024, 03:55 PM)Libre Escreveu: Recentemente eu cometi uma cagada enorme: formatei o meu PC, e salvei a senhas das minha contas mais importantes. Contudo, se não fosse um pequeno detalhe, com 3 letras, e que eu mesmo ativei (porém não me liguei na hora da formatação) é: 2FA. Eu ativei esta benção, que diga-se de passagem funciona muito bem.

Pois bem.

Quando fui acessar as minhas contas, principalmente a conta mestra, aonde está muita informação importante, e a principal conta de recuperação, também estava ativada o 2FA.
Resumo da opera: EU ME FUDI. Não consegui acessar nenhuma das contas, Outlook e Gmail, no caso. E como o e-mail de recuperação é invertido, ou seja, a seja para destrava ambas, estava dentro da mestra. Basicamente eu "tranquei um baú com muita coisa valiosa e deixei a chave lá dentro". Até tinha outras "chaves" de backup, como o bendito número e o 2FA. Mas a rasteira foi tão grande que o número da operadora foi cancelado (por falta de crédito), portanto não poderia receber um SMS com o código. O último suspiro para tentar recuperar o acesso a conta é 

o Código de 8 dígito, que apenas o Gmail tem, que advinha? EU SALVEI DENTRO DO OUTLOOK.  Facepalm

Já tentei recuperar o meu número junto a operadora, contudo eles alegam que não conseguem recuperar o número pois está "envelhecido", ou pior, quando tentei ligar diz que "esse número não existe". A única solução seria um número parecido, que não me serve.

A única alternativa antes de declarar o fim das contas era entrar em contato com os respectivo provedores de e-mail, para que eles desativassem/alterasse alguma(s) etapas de segurança para eu entrar novamente. TODAVIA, com o 2FA é muito mais difícil, até mesmo para eles, visto "o compromisso de segurança e privacidade".

Spoiler Revelar

Citação: "Nenhum consultor (do provedor) tem como ajudar, visto que o formulário contém informações pessoais, somente a pessoa pode tentar comprovar que a conta é sua por meio de perguntas pessoais que comprovariam a autenticidade de que a conta de fato é sua". Esse formulário da Microsoft leva 30 dias para ter um retorno. E a Google nem sequer aparece, pois o sistema não reconhece o dispositivo como confiável. Detalhe: Estou sem celular, usava um emulador como dispositivo android, que foi de ralo com a formatação... E o app de 2FA é baseado em número (que não recebe sms) e no e-mail (que perdi o acesso)....

Tive que tomar medidas drástica que foi [...] (Quando se resolver eu conto).

Em resumo, estou próximo de conseguir recuperar o acesso, SOBRETUDO, esse pequeno, entretanto, valioso episódio do meu desleixo, mostrou como podemos toma uma rasteira muito fácil, e é difícil se reerguer. Detalhe [2]: Durante as pesquisas, muitas pessoas na mesma situação que a minha, perderam acesso ao seus respectivos e-mail, este que era o da empresa...

Deu um B.O. Fudido.  

Sei e compreendo o meu desleixo e negligência com pontos importante, informações valiosíssimas poderiam ser perder (até mesmo parte de uma empresa) por simples fucking e-mail, 2FA, número bloqueado (por falta de recargar kkkk) e 8 códigos....

Como guardar e ter um backup de informações importante para caso necessite?

Pergunto a vocês, confrades, como lidam com segurança de dados/informações e backup, pois não dá para confiar 100% nessas empresas, e também, a gente pode esquecer ou nem está atento. Possivelmente, irão sugerir anotar num caderno e guardar no cofre, é uma possibilidade e tanto (mas ainda moro com os meus pais. Difícil ter um cofre de verdade).

Isso vale para documentos, principalmente o passaporte. Mas também, senhas e códigos de backup, e outras informações que nem precisam ser tão específicos para dizer que as sabem/existem, nem mesmo os métodos utilizados para mantém-las seguras, apenas umas dicas para SE cair, tem um colchão emma para amortecer a queda...

PS.: Todos vimos o que acometeu R.S.. Imagine como essas pessoas irão se reerguer, sem praticamente tudo... Talvez, este backup poderia facilitar um pouco as coisas...

Pra informações de trabalho o bom e velho HD externo com backups frequentes. Quase me fodi, gastei uma grana pra recuperar informações de um HD velho. Nunca mais. 

Senhas importantes demais pra confiar em terceira parte: placa de metal gravada e concretada com redundância, se é que me entendem.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o

Mensagens neste Tópico
RE: Como não perder o e-mail (e a empresa) junto(s)? - de Trglodita - 23-07-2024, 04:03 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Mulheres como CEO de empresa ZetaLibertário 20 8,615 20-07-2017, 07:19 AM
Última Postagem: Wardog

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)