19-07-2024, 10:06 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 19-07-2024, 10:08 PM por Matuto Paulista.)
(19-07-2024, 03:08 PM)Héracles Escreveu:Um ponto que me pegou profundamente foi às observações sobre como ele sempre leu muito na vida, tinha um conhecimento e um nível cultural muito acima da média, mas nada disso lhe serviu de algo realmente significativo, apenas como embuste para uma pose de superioridade em alguns círculos. Corriqueiramente eu tenho esse tipo de reflexão, pois também leio bastante, muito mais que a média, e amiúde eu tenho essa mesma impressão: de que diabos adianta tudo isso? Ninguém liga para cultura ...Sempre mantendo uma pitada sarcástica (que como eu já disse, é uma característica que me agrada bastante em romances) vamos sendo levados a pensar em questões cotidianas que sem dúvida nenhuma, todos aqui passam ou passarão... é uma história de frustrações e de conformação de um homem preso as circunstâncias da modernidade e da própria incapacidade moral e intelectual, assim como todos nós.
Ultimamente, tenho refletido bastante no ponto que mencionou e destaquei de vermelho.
Cultura, te abastece de repertório e um poder de percepção aprimorado... e isso é desejável.
Mas perceber com clareza os desdobramentos das relações sociais, as vezes parece uma benção, e muitas vezes, uma maldição!
Tudo tem estado tão previsível e monótono, inclusive, relacionamentos mais íntimos em ciclos mais restritos.
As vezes parece que nada mais vai te surpreender, as pessoas só agem de maneira mecânica e apesar de saber que ninguém é obrigado a dar um significado para sua vida (não é esse o ponto), o complicado é que isso vem tornando as relações enfadonhas!
Tenho lutado contra o desejo de me isolar em excesso, mas socialmente, nada mais parece satisfatório.
Pode parecer contraditório com o que normalmente eu relato no fórum, mas na verdade não é. Quando estou distraído, realmente deixo "a vida me levar", mas quando paro para pensar, esse paradigmas me perseguem.
Não sei se tem resposta pra isso.
Vou tentar encontrar uma, se houver.
"Paulistarum Terra Matter..."