15-07-2024, 03:19 PM
(12-07-2024, 04:31 PM)Dark_Painter01 Escreveu: Héracles, poderia dar a visão que você teve sobre esse livro? Se aplicou as técnicas e sentiu alguma diferença no dia a dia?
Pois bem, para mim esse livro teve uma importância ímpar. Na época eu estava tentando entender melhor toda essa "espiritualidade" oriental, lia muitas coisas relacionadas a esse tema e sem dúvidas essa obra foi a mais importante no sentido prático da coisa. Considero ele importante para qualquer um mesmo fora do prisma religioso.
Os motivos que me lavam a declarar isso são, em primeiro lugar, que o autor explica de uma maneira bastante clara e objetiva a forma "maniaca compulsiva' que a nossa mente opera na modernidade... estímulos de toda a parte, um pensamento incessante que nunca termina desde o primeiro minuto que você acorda até a hora de dormir, pensamentos completamente desconexos, mutias vezes prejudiciais, que vão sugando a sua energia silenciosamente e agravando possíveis transtornos mentais, alimentando a ansiedade.
Independente de sua crença, acho que todos devemos concordar que "dar um tempo" de pensar é algo que faz bem a sua saúde em geral. A proposta do livro é basicamente isso: aprender a parar de pensar a todo minuto. Indo mais além nisso, evidentemente a sua atenção será substancialmente melhorada. Atenção esse que talvez te falte para fazer coisas importantes, atenção essa que faz com que você suporte tarefas entendiantes, atenção essa que te faz ser uma pessoa menos impulsiva.
Em segundo lugar, ele aborda as diversas técnicas de meditação, mas o que eu gostei é que é uma visão prática da coisa, sem a necessidade de ritos. Você simplesmente experimenta as técnicas e descobre alguma que lhe seja mais apropriada. Quanto a mim, a que surtiu mais afeito foi uma meditação sem objeto (que eu não me recordo o nome) onde, após algum tempo de prática, eu conseguia ficar mais de hora sentado na mesma posição sem se mover. A título de curiosidade, a meditação prestando atenção na respiração, que é a que todo mundo aprende no começo é uma meditação com objeto, a qual nunca me adaptei bem. Ao aprofundar na meditação, você irá perceber que os pensamentos surgem sem a sua vontade, eles são, literalmente, aleatórios, e seguem suas emoções do momento. A medida que a sua mente se acalma, esses pensamentos vão se espaçando cada vez mais até o silêncio absoluto, que é o que promove a cura propriamente dita. Você não percebe mais o tempo, nem o seu corpo separado do resto, não sente dor, enfim ...
Mas a de se tomar cuidado de não cair de cabeça nessas filosofias orientais, que acabam deixando o sujeito meio passivo em demasia, e além do mias, são coisas para pessoas já bem estruturadas na vida - ou dito de outra forma, modinha de burgues de capital - .
Como eu disse, mesmo se você for de outra religião, ou sem religião, aprender alguma técnica verdadeira de meditação (digo verdadeira porque a tal meditação guida que está na moda é pura belela) irá te ajudar no seu estresse, na sua ansiedade, na sua concentração em outras coisas e principalmente, você perceberá de onde e como seus pensamentos surgem. As imagens repetidas de alguma coisa revelam alguma coisa a qual você está muito apegado. Antigamente eu fazia todos os dias, hoje, depois de ter aprendido melhor como a minha mente funciona, faço em dias que me sinto muito aflito ou ansioso.
Em resumo, esse continua sendo um dos livros mais importantes que eu já li.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)