30-06-2024, 10:11 PM
Citação:@lokoman escreveu:
118. Os conservadores e alguns outros advogam uma maior «autonomia local». Comunidades locais podem até conseguir autonomia, mas isso se torna cada vez menos possível porque se tornaram mais complicadas e dependentes de sistemas de grande escala como serviços públicos, redes de computadores, sistemas de auto-estradas, meios de comunicação de massa e sistemas modernos de saúde. Também opera na contramão da autonomia o fato de que a tecnologia aplicada numa localidade muitas vezes afeta gente de outras comunidades longínquas. Assim, pesticidas ou produtos químicos usados perto de um riacho podem contaminar o fornecimento de água a centenas de quilômetros rio abaixo, e o efeito estufa afeta todo o planeta.
119. O sistema não existe e não pode existir para satisfazer necessidades humanas. Ao contrário, é o comportamento humano que tem que ser modificado para satisfazer as necessidades do sistema. Isto não tem nada que ver com qualquer ideologia política ou social que pretenda guiar o sistema tecnológico. É culpa da tecnologia, porque o sistema não é guiado por ideologia, mas por necessidades técnicas. [18] É claro que o sistema satisfaz muitas necessidades humanas, mas geralmente faz isto apenas na medida em que lhe é útil fazê-lo. São as necessidades do sistema que são supremas, não as dos seres humanos. Por exemplo, o sistema provê a gente com comida porque não pode funcionar se todo mundo morrer de fome; atende as necessidades psicológicas da gente sempre que é CONVENIENTE fazê-lo, porque não pode funcionar se muita gente se torna depressiva ou rebelde. Mas o sistema por boas razões, sólidas e práticas, têm que exercer pressão constante sobre o povo para moldar nosso comportamento para atender suas necessidades. Demasiado lixo acumulado? Governo, meios de comunicação, sistema educacional, ambientalistas, todo mundo nos inunda com propaganda massiva sobre reciclagem. Precisa mais pessoal técnico? Um coro de vozes exorta os jovens para que estudem ciências. Ninguém pára para perguntar se é desumano forçar adolescentes a gastar grande parte de seu tempo estudando matérias que a maioria odeia. Quando trabalhadores especializados são desqualificados por técnicas avançadas, tendo que passar por «reciclagens», ninguém pergunta o quanto é humilhante para eles serem manipulados dessa maneira. Dá-se como ponto pacífico que todo mundo tem que reverenciar a necessidade técnica e por boas razões: se as necessidades humanas fossem colocadas antes da necessidade técnica haveria problemas econômicos, desemprego, escassez ou coisa ainda pior. O conceito de «saúde mental» em nossa sociedade é definido na medida em que o comportamento do indivíduo se ajusta às necessidades do sistema e sem mostrar sinais de tensão.
"O comportamento humano que tem que ser modificado para satisfazer as necessidades do sistema."
Longe de mim defender práticas terroristas, mas às vezes de caras loucos saem críticas contundentes. Não sei quem é esse terrorista aí, mas seu discurso se pareceu muito similar ao Unabomber.
O conservadorismo, para nós, já morreu faz muito tempo. Se ele existe, certamente ninguém aqui o conhece, ele está escondido em alguma comunidade que nem se comunica nessa mesma frequência que nós, nas redes sociais. A tendência do mundo moderno é se tornar um verdadeiro Cyberpunk/Blade Runner.
Como fugir dessa loucura? Eu escolhi a Cannabis. Cada um vai acabar escolhendo algo. Até ESTE FÓRUM pode ser considerado uma fuga da realidade (e está sendo para mim, neste exato momento). E se alguém quiser contrapor este argumento, porque seu nickname e foto são anônimos?
Uma última reflexão minha, e se alguém quiser comentar em cima, fique à vontade: eu criei este tópico sabendo que eu ia tomar chinelada de vocês. Ora, estamos num fórum realista. Qual realista, em plena consciência, vai passar pano pra maconheiro?
Criei o tópico talvez tentando me convencer de que a maconha não faz mal pra mim. Sei lá, acho que esse diálogo que tive aqui com vocês eu não teria com mais ninguém, na "vida real". O anonimato faz com que as ideias fluam mais facilmente.
Posso não ter mudado a opinião de ninguém aqui, mas vocês mudaram a minha, mesmo que sutilmente. Não estou falando que parei de fumar maconha pra sempre. Eu, como já estou nessa há um tempo, sei que não é tão simples assim. Mas os comentários e relatos de conhecidos dos senhores fizeram com que eu repensasse minhas atitudes. A partir de hoje estou dando um tempo, um tempo legal disso, e irei começar a estudar, trabalhar e treinar mais no tempo livre ao invés de ficar pensando em me entorpecer.
Se eu o fizer, que seja em amigos ou em momento oportuno. Obrigado a todos que participaram. Isso aqui não foi em vão. @Vital, se dê por vencido e pare de atacar os amiguinhos.