27-03-2024, 03:25 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 27-03-2024, 03:27 PM por Wild.)
(27-03-2024, 02:54 PM)Texugo Real Escreveu: O texto tava de rascunho nos "reflexões que não valem um tópico", mas vou aproveitar pra colocar aqui:
(...)
Vais aproveitar também pra exercitar a arte do aforismo? Beleza, nesse caso fique à vontade.
O Saber Civilizacional e o Caso dos Imigrantes
Na reflexão passada, eu falei apenas por alto como o "bostileiro" médio não costuma ser vocado para as artes do saber. Já se foi xingado muito por essas bandas, ainda vão me ver reclamar muito do como a gente consegue ter um país tão rico de recursos, mas tão mal gerido, com contribuição de tantos povos diferentes, ainda assim notas vergonhosas nos testes internacionais, estando consistentemente nas últimas posições. Nosso desenvolvimento ruim é fruto da nossa sociedade emburrecida.
Mas por que destaquei isso? Por que sem medo de errar, observe certos povos imigrantes, que chegaram aqui no país em tempos de guerras, tramoias políticas, etc. Alguns povos com elevado know-how civilizacional, mesmo enfrentando a extrema pobreza, a discriminação e perseguição triunfaram, conseguiram aproveitar o que de melhor tinham nas suas culturas e conseguiram replicar sucessos por aqui, como o povo japonês ou o italiano, por exemplo.
Já outros imigrantes de outros povos, por onde chegam só causam quedas de qualidade de vida na sociedade que os recebe, problemas na segurança pública como aumento da violência, delinquência, drogas, geram conflitos e antagonizam com outras demografias, não são absorvidos ou se adaptam aos costumes locais ou então não contribuem em nada pra sociedade em que estão. São parasitas, que vivem de vitimismo e coitadismo, não importa o quanto de benefícios os sejam dedicados.
Eu diria que o povo do Brasil quando sai pra fora do país tende a esse último caso, dificilmente eles agregam positivamente a outros povos, fora aquele misto de alegria e falsidade. Mas isso justamente por que nosso povo não tem um bom know-how (saber-fazer), essa cultura, esse saber, essa tradição, esse jeito de encarar as coisas. No Brasileiro falta o conhecimento, falta a disciplina, e não é por que o povo não é trabalhador o suficiente. É por que falta instrução, falta competência, falta eficiência. E abunda a malandragem, a inveja espiritual, a vontade de tirar vantagem...
Se essa aqui fosse uma nação mais culta -- e digo isso não apenas no sentido de letras, falo de saber civilizacional -- rapidamente notaríamos que isso aqui se pareceria menos com esses países que vivem em conflitos e eternamente ferrados e seriamos muito mais como uma nação de "primeiro mundo". Nós sentiríamos a diferença e o mundo todo também ia notar.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”
(Provérbio Irlandês)

