27-02-2024, 09:03 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 27-02-2024, 09:04 PM por Arquimetus.)
(20-02-2024, 04:51 PM)Novo Mundo Escreveu: É o seguinte, passei não só em um, mas em dois concursos, um no paraná, outro em santa catarina, o do paraná foi em uma cidade bem pequena, menos de 5 mil habitantes, o de santa catarina foi em uma cidade média pra grande.
Os de SC paga uma média de 1700 por mês e o do PR começa pagando 2400, eu não sei ainda se definitivamente passei nesse segundo concurso, pois ainda não saiu o resultado da prova prática, mas fui muito bem colocado na prova teórica.
De qualquer forma, caso eu passe, poderei escolher e estou com dúvidas, então gostaria que os concursados e concurseiros experientes me respondessem o que poderia ser melhor para mim.
Se eu ficar aqui no paraná, ficarei perto da minha família e ganharei mais, se eu for para SC ficarei mais perto de alguns amigos e estarei mais familiarizado com o local, pois cresci por lá, mas ganharei menos e ficarei em uma cidade bem maior, logo o custo de vida será maior também.
Logo, eu tenderia a voltar para cá(PR) caso eu descobrisse que de fato passei, o que me faz ainda ficar em cima do muro é o receio de ficar em uma cidade minúscula que pode facilmente ficar sem dinheiro para pagar meu salário e eu não sei se algum dia tenha reajuste, enquanto lá em SC por ser uma cidade bem maior, eu imagino que esse problema seja bem mais difícil de ocorrer o salário com o tempo tenda a aumentar mais, mesmo que comece menor do que aqui no paraná.
Falo isso pois tenho um conhecido que passou no mesmo cargo que eu e começou ganhando 1800, e hoje já ganha 3500, porém ele mora em cidade grande em SC, todos os concursos que falei aqui são de prefeitura, por isso eu estou tentando ir mais fundo e analisar esse aspecto regional, porque nesse caso, parece importante, que eu saiba professores e policiais estaduais tem salários diferentes dependendo do estado, imagine prefeitura.
Bem, é isso, espero os dois centavos dos confrades.
Sobre esse conhecido teu que começou ganhando 1.800 e agora ganha 2.400, talvez seja pelos muitos anos de trabalho, pois no regime de contratação estatutário (normalmente aplicado no serviço público) geralmente há aumentos como do triênio (alguma porcentagem de aumento sobre o salário bruto a cada 3 anos), quinquênio (aumento a cada 5 anos) etc, além de outras bonificações, mas isso varia de prefeitura para prefeitura; algumas prefeituras pagam o mínimo e dão o mínimo de gratificações possível, enquanto que outras pagam um pouco mais e dão várias gratificações para exatamente o mesmo cargo.