02-01-2024, 08:23 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 02-01-2024, 08:23 PM por Gorlami.)
(02-01-2024, 04:26 PM)Texugo Real Escreveu:(31-12-2023, 09:44 PM)O Incansável Escreveu: O segredo é a disciplina. Como desenvolver a disciplina? Considerando como um outro eu esse ser procrastinador e negativo, com objetivo de repreende-lo em voz alta ou conversando internamente de forma rude, até ele silenciar e deixar você fazer o que você quer. Parece meio maluco, mas sempre que encontramos um propósito na vida é porque já fizemos isso com este outro eu. É importante falar coisas como "Quem manda aqui sou eu" e "É para fazer isso e não aquilo", falando assim consigo mesmo, você se disciplina.
Pode parecer veadagem, mas fazer auto-sugestão é bom. Lógico que tem o esforço humano também, mas isso ajuda no auto-controle para várias coisas (excesso de punheta, preguiça de estudar, exercícios etc).
Nem sempre o cara tem "motivação", energia etc. aí essas práticas podem dar constância pra pessoa.
Indo além, reparei que em meu apogeu de desenvolvimento eu sempre tive objetivos e valores pessoais sólidos, consolidados e muito claros em minha mente.
Para exercitar a disciplina você precisa suprimir prazeres, abrir mão mesmo.
Como fazer isso? Tendo em mente o seu objetivo maior. Como ser saudável para ter uma vida longeva? Me exercitando, saindo da procrastinação e comendo bem, deixando o hamburguer de lado. Se você não almejar a saúde e o shape com muita força, não terá o impeto necessário para dizer não para o ifood, a cervejinha sem limite, etc.
Esse foi apenas um exemplo, mas para encontrar esses objetivos você precisa de muito autoconhecimento, reflexão e definir prioridades. O que você quer? O que realmente importa?
A melhor forma de encontrar o caminho correto, é caminhando. Ficar parado esperando milagrosamente que um GPS (ou um guru) te indique a direção não resolverá, vão se passar 20 anos e você vai estar no mesmo lugar.
Um homem com escolhas é um homem livre.