23-11-2023, 03:50 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 23-11-2023, 10:41 PM por Libertador.)
(23-11-2023, 11:23 AM)Gorlami Escreveu:(23-11-2023, 10:21 AM)Libertador Escreveu: Teve uma reflexão sobre o desenvolvimento pessoal que eu fiz na seção Diários e Treinos. É claro que se tem que levar em conta o contexto, mas, mesmo assim, vou colocar ela aqui porque aquela seção é restrita e só cadastrados conseguem enxergar.
Concordo sobre a fragilidade da vida humana e que devemos buscar a salvação eterna ao invés do materialismo desenfreado, mas trazendo um contraponto:
Citação:2 Tessalonicenses 3
"Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão."
A mentalidade de se esforçar e fazer o melhor de si é fundamental.
Concordo com você. Apesar do desenvolvimento pessoal também ser passageiro, devemos buscar sermos a melhor versão de nós mesmos enquanto estamos vivos. Se alimentar bem e fazer exercícios físicos para se ter saúde e disposição e assim conseguir viver melhor e de forma mais digna. Ganhar dinheiro também para poder viver confortavelmente e ter recursos para levar a frente projetos que lhe forem interessantes. Não é porque a vida é passageira que temos que passar por ela de forma miserável e doente. É justamente o contrário, por ela ser passageira é que devemos buscar extrair o máximo dela antes que acabe. De forma prudente é claro, porque de tudo vamos prestar contas a Deus.
Citação:"Tudo o que vier às suas mãos para fazer, faça-o conforme as suas forças, porque na sepultura, que é para onde você vai, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:10
Para mim relembrar que a vida passa rapidamente serve como motivação para viver melhor e aproveitar melhor o meu tempo limitado. Já para muitos outros serve apenas como motivo de desespero.
Esses últimos aí são aqueles que vivem perdendo tempo no computador/televisão/celular vendo e revendo filmes e videos aleatórios e jogando joguinhos inúteis. Com seus cérebros apodrecendo na frente das telas. Estragando a saúde com porcaria. Nunca estão estudando nem treinando. Estão sempre desperdiçando seu tempo de vida como se ele não valesse nada. Mas quando chega a hora da morte (e já vi isso acontecer pessoalmente, como você sabe, Gorlami) esses mesmos são os que se desesperam como se a vida fosse muito importante para eles. Uma baita hipocrisia. Porque passaram a vida inteira agindo como se a vida deles fosse lixo e não valesse nada e na hora da morte imploram desesperados por mais um pouco de tempo.
O que essas pessoas dirão quando descobrirem que Deus vai prestar contas de como usamos o nosso tempo de vida? Se essas pessoas desperdiçassem o seu dinheiro como desperdiçam o seu tempo de vida seriam consideradas completamente malucas e a família iria querer interditar para não acabarem com todo o dinheiro. Mas, dinheiro se recupera, é possível ganhar de novo, mas o tempo é irrecuperável, por esse motivo, o tempo é mais valioso que o dinheiro e deveria ser tratado com muito mais seriedade.
Ainda sobre esse tema, eu vi essa reflexão que achei excelente:
A Preciosidade do Tempo | Jonathan Edwards ( 1703 - 1758 )
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.