21-10-2023, 01:22 PM
(21-10-2023, 12:09 PM)Texugo Real Escreveu:(16-10-2023, 08:58 AM)lokoman Escreveu: [...]
A institucionalidade feudal obrigava as mulheres a terem um padrão de vida. Hoje, elas podem fazer o que querem. Isso não é degeneração, isso é um avanço.
[...]
já na era medieval, se voce saisse do padrão, vc era assassinado e queimado vivo
Daí a importância da Real. Sociedade mudou, relacionamento mudou, culturas novas surgiram etc. E a Real mostra o que pode ser feito em um cenário desses, as possibilidades. O que pode ser feito em escala individual, no mundo particular ("mude seu mundo e o mundo irá mudar"; by Pragakham)
Eu não posso simplesmente chegar numa praça e falar: "aê, pessoal, quem fizer [inserir aqui alguma coisa "anti-tradicional"], vai preso!!! Todo mundo medieval agora!!". Eu talvez seria mandado para a cadeia ou para um hospício (e com certa razão, né).
Aliás, galera aí de humanas, vocês repararam que de repente, o pessoal da esquerda quase já não fala mais de "luta anti-hospício", anti-psiquiatria, anti-manicômio? Antes era "uuuhhllll, ser louco é ser diferente, é ser anti-sisxtema", "o sisxtema quer ditar o que é normal e o que é anormal" etc.
E agora, cadê os outsiders? Cadê os "desviantes"? De repente, ser louco já não é mais tão bonito. E ser louco é ser reacionário. Com a ascenção da direita populista, agora a conversa é "preste atenção naquele seu parente ou colega que tem ideias esquisitas, que fica assistindo ou compartilhando coisas da direita, talvez ele não esteja bem..."
Aí é só soltar uma dessas: "uai, mas essa coisa de loucura é tudo relativo..."
Observação: na idade média até podia ter repressão, mas tinha menos vigilância. E também na modernidade houve os piores tipos de repressão que já vimos (nazismo, comunismo etc).
Exatamente.
A ideologia, segundo alguns autores marxistas, é um efeito colateral do próprio desenvolvimento social. Cada vez que a sociedade se torna mais complexa, mais ela necessita de um aparato ideologico e repressivo. Althusser em "aparatos ideologicos do Estado" esmiuça isso. Para ele, quando o aparato ideológico falha, ou seja, quando as pessoas deixam de acreditar nas instituições e na dominação das mesmas, o aparato coercitivo entra em ação.
A questão é: se a ideologia faz parte da nossa vida social, como por exemplo quando o homem foi caçar bixos maiores, e para isso ele precisou trabalhar em equipe com outros homens, e a fabricar armas mais letais como lanças, a ideologia ja agia neste sistema. Os homens de muitas tribos que caçam necessitam de uma criação especifica de crianças, por isso os rituais, para que o homem seja formado para atender o papel dele. Ser o protetor e ser o caçador. Conforme ele fica velho, e não tem mais tanta eficiencia nessa atividade, ele se torna um ancião e um vetor de propagação dos conhecimentos que o mesmo acumulou, que por sua vez foram os mesmos que ele aprendeu durante seu desenvolvimento.
Outra obra interessante sobre o assunto é o do Focault "vigiar e punir". Veja bem, eu acho esse cara um bosta, mas eu li esse livro. O que interessa nele é a parte 3 e 4. A 1 e 2 ele so fala merda.
![[Image: modelo-panoptico-foucault.jpg]](https://1.bp.blogspot.com/-cQ2ThE2lMjA/X0F_lwzvh7I/AAAAAAAAX3o/IoHCbSUHKw4xHCRrxVWTpchei5-FNORnACLcBGAsYHQ/s1600/modelo-panoptico-foucault.jpg)
O modelo panóptico, é um modelo idealizado por um inglês UTILITARISTA Jeremy Bentham em 1785
Não quero me alongar, esse modelo é de uma prisão ideal, perfeita e eficiente. Neste modelo idealizado, 1 unico guarda conseguiria olhar todos os prisioneiros.
Esse livro é muito interessante. E tem tudo a ver com a cultura do cancelamento e das redes sociais. É importante ressaltar que o "correto", o "certo" são dados por valores "científicos" e "humanistas". Mas isso não significa que o "humanismo" pregado por eles não seja uma degeneração do humanismo.
da mesma forma que a igreja catolica e a evangelica se degeneram, com padres abusadores e pastores corruptos, o mesmo ocorre com as ideologias.
