17-10-2023, 01:06 PM
(16-10-2023, 11:58 AM)lokoman Escreveu: O municipio deveria arrecadar por si proprio, e mandar o que sobra, ou uma parte do que arrecada para o governo federal.
Esse modelo é muito parecido com o que os EUA usam atualmente. Cada estado tem autonomia própria para usar os recursos que arrecadam de cada morador e destinam uma alíquota para o governo federal. No caso do Brasil, nossos "estados" não tem a mesma autonomia, lembram mais províncias do que estados.
Citação:Eu me vejo como um republicano. Mas algo utópico, pois não vejo capacidade nos politicos do Brasil de fazerem algo bem feito. Então acredito na descentralização do poder e na eficiencia, porque eu posso construir uma vida atraves do meu esforço, e não vivendo de migalhas do estado. Um povo que não poupa, que o governo pune quem poupa com inflação, que oferece as maiores taxas de juros para manter uma casta no poder, eu não acredito que a população possa ir para algum lugar dessa forma, então eu não vejo, na pratica, a possibilidade de vivermos em um estado como estamos.Penso da mesma forma. Nosso país mais parece uma autocracia onde os membros da União concentram todo o poder.
Porém o grande problema de descentralizar o poder é que ainda sim teríamos um grande empecilho, que é o fato da nossa constituição federal ser totalmente subjetiva e aberta a interpretações errôneas, basta ver que existem leis que se contradizem. É um caos completo.
O povo não poupa e não se interessa por isso, eu acredito que isso é estratégico. A vida urbana te bombardeia em todos os cantos com propagandas e uma cultura quase infernal de consumismo. Junte isso com um povo que não tem a menor educação financeira, junto da cultura do imediatismo e bancos que facilitam crédito apenas para cobrar juros altíssimos e temos então a fórmula do metacapitalismo. Além disso, governos predatórios se beneficiam de uma população consumista pois mais gastadores=mais pagadores de imposto. Cada ano que passa o impostômetro bate um recorde.
Citação:A vida urbana padroniza nossa vida, porque a industria padroniza a produção. O problema que nao temos tanta industria, entao vivemos com boa parte dos empregos sendo subempregos.
Concordo, dito isto e com o que eu disse lá em cima, o Estado ainda apertando cada vez mais os grilhões em cima das empresas e o resultado é: falência múltipla de empresas pequenas e médio porte. Complicado demais.
Louvado seja o SENHOR, minha rocha; ele treina minhas mãos para a guerra e dá a meus dedos habilidade para a batalha. Ele é meu aliado infalível e minha fortaleza, minha torre segura e meu libertador. Ele é meu escudo, em quem me refugio; faz as nações se sujeitarem a mim. Salmos 144:1-2
強さと名誉と尊厳
強さと名誉と尊厳