21-10-2023, 12:09 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 21-10-2023, 12:12 PM por Texugo Real.)
(16-10-2023, 08:58 AM)lokoman Escreveu: [...]
A institucionalidade feudal obrigava as mulheres a terem um padrão de vida. Hoje, elas podem fazer o que querem. Isso não é degeneração, isso é um avanço.
[...]
já na era medieval, se voce saisse do padrão, vc era assassinado e queimado vivo
Daí a importância da Real. Sociedade mudou, relacionamento mudou, culturas novas surgiram etc. E a Real mostra o que pode ser feito em um cenário desses, as possibilidades. O que pode ser feito em escala individual, no mundo particular ("mude seu mundo e o mundo irá mudar"; by Pragakham)
Eu não posso simplesmente chegar numa praça e falar: "aê, pessoal, quem fizer [inserir aqui alguma coisa "anti-tradicional"], vai preso!!! Todo mundo medieval agora!!". Eu talvez seria mandado para a cadeia ou para um hospício (e com certa razão, né).
Aliás, galera aí de humanas, vocês repararam que de repente, o pessoal da esquerda quase já não fala mais de "luta anti-hospício", anti-psiquiatria, anti-manicômio? Antes era "uuuhhllll, ser louco é ser diferente, é ser anti-sisxtema", "o sisxtema quer ditar o que é normal e o que é anormal" etc.
E agora, cadê os outsiders? Cadê os "desviantes"? De repente, ser louco já não é mais tão bonito. E ser louco é ser reacionário. Com a ascenção da direita populista, agora a conversa é "preste atenção naquele seu parente ou colega que tem ideias esquisitas, que fica assistindo ou compartilhando coisas da direita, talvez ele não esteja bem..."
Aí é só soltar uma dessas: "uai, mas essa coisa de loucura é tudo relativo..."
Observação: na idade média até podia ter repressão, mas tinha menos vigilância. E também na modernidade houve os piores tipos de repressão que já vimos (nazismo, comunismo etc).