15-10-2023, 07:40 PM
(15-10-2023, 06:55 PM)lokoman Escreveu:(15-10-2023, 05:53 PM)Vital Escreveu: Esse lokoman é LOUCO, mesmo. Basear-se nas interpretações sobre Marx em um marxista psicótico...
Mas indo direto ao ponto, o autor do tópico está errado ao dizer que o grande mal da modernidade inicia-se com Marx...Na Verdade, bem antes do Marx nascer. Inicia-se lá com o Humanismo no Renascimento.. Como disse o Orlando Fedeli: foi o Renascimento que, "pôs fim à "doce primavera". Seu antropocentrismo rebelou-se contra a cosmovisão teológica medieval. Enquanto a Idade Média Cristã via tudo em função de Deus - princípio, centro e fim de todas as coisas -- o Renascimento pagão colocou o homem no lugar de Deus, o ser contingente no lugar do Ser Absoluto." Depois veio a revolução protestante (chamam de reforma, mas eu prefiro chamar de revolução), depois veio o liberalismo, depois veio o Iluminismo, e depois, no seio da Revolução Francesa, com os jacobinos, surgiu o comunismo (não foi o Marx que criou o comunismo, mas os jacobinos, aqueles que levaram ao extremo, o ideal de "igualdade").
O humanismo foi um avanço em relação à visão feudal. A economia da china, no periodo feudal, é 10 x maior que todo o mediterraneo junto. A europa medieval era uma merda, a superação para o humanismo foi uma necessidade. E as reformas foram necessárias para se adaptar à nova configuração "despostismo esclarecido" (transição para a modernidade).
A igreja perdeu espaço para o papel do Estado secular. O Estado secular passou a ter o monopólio da moral e da etica. Não houve degeneração nenhuma. A própria economia nos mostra que a produtividade e a qualidade de vida aumentou muito, inclusive a inglaterra coloniza a asia e o oriente medio depois. Graças às reformas institucionais burguesas. esse livro aqui CHRISTOPHER HILL - “Reformation to Industrial Revolution: A Social and Economic History of Britain, 1530–1780”. Londres: Weindenfeld & Nicolson, 1967. Demonstra que não teve livre mercado nenhum. O que teve foi um conjunto de reformas institucionais, como por exemplo parlamento, separação da igreja do estado, bancos, cartorios e etc que pavimentaram o caminho para o desenvolvimento capitalista da Inglaterra. Desta forma, a reforma anglicana, e seu processo de separação do estado da igreja, se demonstrou um avanço na governança da Inglaterra, e essa mudança foi fundamental para estabelecer o imperio Britânico
Você como todo marxista tem uma visão progressista da história. Acredita que as era mais modernas são melhores do que as mais antigas. Você tem uma visão materialista e economicista da história. Mas não é assim. Em termos de cultura e arte, a Idade Média era melhor. Quanto à produtividade, recomendo você ler este slide do Professor Raul Bernardo Vidal Pessolani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF) que diz que "a Idade Média introduziu a maquinaria na Europa numa escala nunca anteriormente vista".
