Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Uma reflexão
#4
Salve, caro irmão Vital.

Muitos enxergam e concordam com principalmente sua última frase, mas para colocar algo parecido com isso em prática, devemos repensar a nossa economia. Na etimologia da palavra, eco = ambiente e nomia= normas, ou seja, a economia são as normas que regem nosso ambiente e por consequência nossa sociedade.
Para o imaginário de grande parte da população, só existem os dois tipos de sistemas de economia "vencedores" de nossa época, o Liberalismo e os Marxistas/Socialismo (incluindo suas variações, como exemplos, o Comunismo e os democratas de "esquerda").

Capitalismo = não é sistema econômico e sim um meio para acumulo de dinheiro/bens

Liberais = Megaempresários/Oligarcas + políticos de "direita e esquerda" (maçons) = te faz escravo das corporações
Marxistas = Mesmo utilizando do capitalismo, como no comunismo Chinês, seu objetivo sempre acarreta na submissão do povo perante o estado, eliminando toda a soberania individual (autoridade individual e familiar) = te faz escravo do estado

De acordo com a Bíblia, o objetivo dos homens é se tornarem reis e sacerdotes = Humanidade, uma nação de reis e sacerdotes.

"Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel”. Êxodo 19:6
"Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus; e assim reinarão sobre a terra”. Apocalipse 5:10
"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. " Apocalipse 1:6
"Contudo, sereis chamados sacerdotes de Yahweh, ministros do nosso Deus. Alimentar-vos-eis das riquezas das nações; haveis de suceder-lhes na sua glória." Isaías 61:6

Cabe a geração atual e as seguintes (se não houver uma intervenção divina) pensar novas formas de sistemas econômicos. Uma ideia que vi recentemente e que pode ser algo mais próximo do ideal bíblico é o sistema de Capitalismo Reverso.

Capitalismo Reverso = sistema econômico baseado na soberania individual e familiar, que deve ser conquistada revertendo-se recursos obtidos através do capitalismo em meios para um modo de vida livre de custos fixos mensais. O segundo e terceiros estágio ambicionam a conquista da libertação em relação ao sistema monetário e às determinações institucionais governamentais sobre o indivíduo.

Basicamente, é utilizar as "ferramentas" (como o dinheiro, propriedade, capitalismo, tecnologias e nosso tempo) que temos a disposição para  transforma-las em soberania individual (e familiar). Soberania/liberdade que nos tentam tirar.

Transformar o máximo possível a sua casa em um ambiente autossustentável, mesmo morando de aluguel de início (com todas as suas limitações físicas), como exemplos, com a criação de "jardins comestíveis" (até mesmo em vasos), sistema de captação de água, utilizando placas solares, apreendendo conhecimentos de tecelagem e costura etc. A cada pequeno passo, um alívio para as suas despesas mensais e uma diminuição na sua necessidade de contribuir com o seu tempo e dinheiro para os sistemas vigentes.
Um outro ponto importante é a consciência que seu dinheiro é um agente transformador da sociedade, o ato de gastar dinheiro é um ato de doação, ao doar o dinheiro, você estará fortalecendo aquele local. Nesse sentido, o foco acaba por se procurar fortalecer seu vizinhos sempre que possível e não as grandes corporações, fortalecendo o mercado local, "sendo um parceiro do empreendimento do seu vizinho ou do local que você considera digno de sua doação". Atuando dentro dos seus limites na economia local, como na etimologia da palavra, atuando "de tabela" nas normas que regem o ambiente que você vive.

Acabei me empolgando um pouco, é claro, o que escrevi aqui é apenas um pequeno pedaço e esboço da ideia, ela acaba desencadeando em outros diversos subtópicos, muitos que eu não domino. E também, como escrevi anteriormente, cabe a nossa geração e as futuras pensar em novas formas de economia que sejam mais adequadas e saudáveis para a humanidade.  

Mas termino aqui minha contribuição para a sua reflexão, para não se alongar demais e acabar escrevendo coisas que não agregarão tanto ao assunto.
Responda-o


Mensagens neste Tópico
Uma reflexão - de Vital - 23-09-2023, 07:49 PM
RE: Uma reflexão - de Bastardo - 23-09-2023, 08:10 PM
RE: Uma reflexão - de Wesley de Mileto - 23-09-2023, 08:53 PM
RE: Uma reflexão - de DOM BARBOSA - 26-09-2023, 01:05 AM
RE: Uma reflexão - de Penoso - 26-09-2023, 09:08 AM
RE: Uma reflexão - de DOM BARBOSA - 26-09-2023, 10:41 PM
RE: Uma reflexão - de BetaNPC - 26-09-2023, 10:41 AM
RE: Uma reflexão - de Gorlami - 26-09-2023, 03:12 PM
RE: Uma reflexão - de DOM BARBOSA - 26-09-2023, 10:59 PM
RE: Uma reflexão - de Minerim - 27-09-2023, 01:50 AM
RE: Uma reflexão - de DOM BARBOSA - 27-09-2023, 04:28 AM
RE: Uma reflexão - de A6M Zero - 27-09-2023, 06:34 PM
RE: Uma reflexão - de lokoman - 28-09-2023, 08:04 AM

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)