10-09-2023, 06:38 PM
Se a gente parar para refletir um pouco, percebe-se que os psicólogos não são tão confiáveis como parecem. Imagine ir em um lugar para contar todos os seus problemas para alguém, e essa pessoa vai te dizer o que fazer para resolve-los. O paciente, que está em um momento de fragilidade, pode muito bem ser altamente influenciado negativamente por esse profissional (tudo bem, não vamos generalizar, mas todo cuidado é pouco quando se lida com seres humanos). Ele irá depositar todo tipo de crença, valor ou ideia na sua cabeça, e você nem vai perceber.
Fora que alguns ramos da psicologia são duvidosos, como é o caso da psicanálise freudiana, que usa um método no mínimo questionável. Para quem é leigo no assunto, essa teoria de Freud retoma ao passado do indivíduo, mais precisamente na infância, para descobrir traumas e outras doenças psiquicas. Em minha opinião ela é falha, pois seria muito arriscado confiar na memoria do paciente, muitos fatos podem ser distorcidos ou esquecidos.
Mas enfim, esse é apenas meu ponto de vista, não sou nenhum profissional em nessa área, então se eu me equivoquei em algum ponto me perdoem.
Fora que alguns ramos da psicologia são duvidosos, como é o caso da psicanálise freudiana, que usa um método no mínimo questionável. Para quem é leigo no assunto, essa teoria de Freud retoma ao passado do indivíduo, mais precisamente na infância, para descobrir traumas e outras doenças psiquicas. Em minha opinião ela é falha, pois seria muito arriscado confiar na memoria do paciente, muitos fatos podem ser distorcidos ou esquecidos.
Mas enfim, esse é apenas meu ponto de vista, não sou nenhum profissional em nessa área, então se eu me equivoquei em algum ponto me perdoem.
A sorte favorece os audazes