05-08-2023, 10:24 PM
(05-08-2023, 07:40 PM)Vital Escreveu:Calma amigo, li a titulo de curiosidade mesmo. Tenho alguns livros do Chesterton aqui, mas estou sem tempo para ler no momento. Acredito que não seja um crime ler um livro do lado inimigo, até porque como não vou concordar com algo que não conheço?(31-07-2023, 12:46 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Terminei de ler agora A Sociedade Industrial e seu Futuro, do Unabomber. É um livro bastante radical, no qual o terrorista nos apresenta todos os problemas da sociedade industrial tecnológica, bem como também as falhas do esquerdismo e da direita. Além disso, ele detalha como seria uma possível revolução, para destruir a sociedade moderno, e retornar o homem ao seu estado primitivo.
Na minha opinião, ele está correto em suas criticas ao esquerdismo, que para ele é anti natural e coletivista, e também a direita, que tenta sem sucesso voltar a sociedade a uma possível tradição, que não irá funcionar, já que o principal empecilho para isso seria a tecnologia, a ferramente que unifica e muda constantemente a forma de vida das pessoas. Sua critica aos impactos da tecnologias também é precisa. Segundo o mesmo, as tecnologias afetaram a forma como o ser humano vive, tornando a existência complexa demais, gerando uma enorme vazio e tédio existencial nas pessoas.
Enfim, a solução que ele apresenta para esse problema é meramente utópica, já que seria inviável destruir toda a tecnologia existente no planeta, pois, teria que ser um processo simultâneo em todo o mundo, e teria grandes chances de fracasso.
No geral foi um bom livro, que faz uma análise precisa da sociedade moderna, e me promoveu boas reflexões.
Pô cara. Tanto autor bom pra ler, vc vai ler um comunista terrorista como o Unabomber? Saudade da velha Real que eu conhecí há 11 anos atrás. Se fosse os realistas antigos, vc passaria pelo "corredor polonês", 99% do fórum te meteria a real e poderia acabar até banido do Fórum por ler estes lixos.
Se quer ler sobre as mazelas da sociedade industrial, leia os livros e os ensaios de Gilbert Keith Chesterton. Leia também as bulas dos Papa Leão XIII e Pio XI... e depois, vá carpir um lote.
A sorte favorece os audazes