19-07-2023, 02:39 PM
(19-07-2023, 10:51 AM)Josey Wales Escreveu:(18-07-2023, 10:33 PM)candango Escreveu: Confesso que não me lembro de ler nenhum livro completo de Machado de Assis, mas a resenha e as reflexões dos confra me deu um novo ânimo.
Apesar de acreditar que a leitura de Assis é um pouco difícil por conta da forma de escrita de antigamente, vou tentar ler o conto inteiro e tentar trazer alguma consideração.
Mais do que isso, acho que a imensa maioria tem reservas quanto ao Machado (e outros escritores) principalmente porque geralmente o primeiro contato com esse tipo de literatura é de uma forma OBRIGATÓRIA durante a escola.
Aí o bobolescente médio, que por si só já é um ser preguiçoso, fica obrigado a ler "Memórias Póstumas" ou "Dom Casmurro" de forma compulsória e acaba criando asco pela literatura.
Outro ponto crítico nisso é o analfabetismo funcional que aflige nossa sociedade. Os textos por si só já são densos, imagina pro jovem de 14/15 anos que tem um vocabulário pífio e que não consegue interpretar uma tirinha da Mafalda, Garfield, Calvin e Hobbes ou do Haggar.
É isso mesmo. Nas provas caem pequenas tirinhas dessas com umas 2 ou 3 frases apenas e muitos tem dificuldade de interpretar qual o sentido dessas tirinhas, errando a questão na prova. imagina entender um livro com reflexões profundas.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita