16-04-2023, 04:59 PM
Recentemente li o livro de Eclesiastes, do rei Salomão, pela segunda vez. É incrivel quanta filosofia há nesse livro, tem um pouco de estoicismo e bastante pessimismo. Mas uma passagem me chamou atenção:''Melhor é ir para a casa onde há luto que para a casa onde há banquete. Porque aí se ve aparecer o fim de todo homem e os vivos nele refletem. Tristeza vale mais que o riso, porque a tristeza do semblante é boa para o coração''(Eclesiastes 7,2-3)
Mas, o que Salomão quis nos dizer com isto? Basicamente, ele afirma que o sofrimento é mais proveitoso que a alegria, pois:
O sofrimento promove a reflexão: Durante a alegria, nos queremos sempre dedicarmos a aquele momento toda a nossa atenção, nada mais importa, e passamos a viver somente por meio da emoção. Porém, o sofrimento vem e sempre mostra a realidade nua e crua, como se te acordasse de um sonho, e isso é necessario, pois te poe a pensar sobre si mesmo e sobre a sua vida. Foram durante as fases de maior sofrimento as quais eu tive as mais profundas reflexões e tomei as melhores decisoes, pois minha visão não estava turvada pelos sentimentos fúteis.
O sofrimento torna-nos mais fortes: Para mim, se não houvesse toda a dor que temos que passar nessa vida, iriamos morrer vazios. A dor é necessaria, cada sofrimento, cada lagrima derramada, cada momento de tristeza foi importante, foi por meio deles que voce cresceu como pessoa, que voce aprendeu novas lições, fortaleceu sua mente. Todo sofrimento é uma oportunidade de evoluir, de aprender com os erros e acertos. A vida é uma dualidade entre sofrer e não sofrer, a felicidade é um estado de espirito onde o individuo aceita essa dualidade e vive para enfrentar os sofrimentos de peito aberto, pois Deus jamais lhe daria uma cruz que voce não fosse capaz de carregar. É como diz o bigodudo: ''O que não me mata me torna mais forte''
(Perdão os erros de acentuação, é que o meu teclado não poe alguns acentos)
A sorte favorece os audazes
