29-03-2023, 01:40 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 29-03-2023, 02:26 PM por Héracles.)
(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: você conhece o Dr. Souto?
É sério isso? Ou você está me zoando ...
sim amigo, conheço sim ... Bem, tendo por base esse informação da pra entender o porque dessa sua leve tendência ao que denominamos nos ambientes de performance atlética de "terrorismo nutricional" ...
(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: não é o que divulgam em mídia tradicionais e site de ”bem estar”
Curiosamente, é consenso entre nutricionistas e demais "profissionais" que desenvolvem trabalhos visando performance atlética que as ditas "dietas paleo" se tornaram uma moda... dada a sua afirmação e a crença de que a tal dieta paleo é o ideal, evidentemente você não participa desses ambientes... então vou desconsiderar. Numa coisa concordo, uma alimentação com esse viés talvez seja mais adequada do que o excesso de comidas processadas que a maioria das pessoas consomem.
(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: justamente pq nosso organismo aproveita muito dos alimentos de origem animal e fica pouca coisa pra ser jogada fora através das fezes.
Por favor, tome cuidado para não confundir constipação com saúde. Obviamente proteínas levam mais tempo para serem digeridas pelo organismo, esse seu argumento é no minimo leviano pq absorção e aproveitamento de nutrientes são coisas bastante distintas e mais complexas do que tempo de digestão... ou seja, ir menos no banheiro não quer dizer seguramente que a sua saúde está melhor. Eu mesmo quando comia 3-4g/kg de proteínas praticamente não ia ao banheiro... pois estava com o intestino travado. Da mesma forma, comer poucas fibras também irá travar o intestino - e quando digo travar é travar mesmo, não é brincadeira...
E as funções de absorção nutricional estão relacionadas a população bacteriana da flora intestinal, e se tratando especificamente de proteínas também estão fortemente relacionadas com a capacidade do organismo em questão de promover síntese proteica que muda conforme o grau e intensidade de atividade física, doenças, danos teciduais, etc ... isso que entra no ponto que eu argumentei acima, onde desconfortos gástricos evidenciam alimentos desfavoráveis a flora, por isso uns quando comem feijão passam o dia inteiro peidando e em outros não acontece nada. isso se repete a qualquer alimento "polêmico" ou mágico como o ovo que você argumentou. Existe pessoas que simplesmente não podem com albumina - proteína do ovo - .
É claro, o homem moderno come muito mal, e a sua flora está toda "cagada" - literalmente - e faz-se necessário mudanças, principalmente nos fulanos que se sentem muito letárgicos, possuem alergias, odor ruim, imunidade na casa do caralho, muitos gases, etc... mas o meu ponto aqui é que é preciso tomar cuidado nas afirmações de dietas ideias, pq numa dessas a flora pode ser piorada, conforme eu descrevi no meu breve relato.
Mas isso você deve saber uma vez que alega ser um estudioso da nutrição e provavelmente só usou esse argumento como viés de confirmação das suas propostas.
(29-03-2023, 11:24 AM)Gil_23 Escreveu: quais carboidratos simples você está falando?
Das fontes de monossacarídeos em geral... pq no meu ponto de vista, metabolicamente falando não faz muito sentido você demonizar o arroz e endeusar a batata por exemplo... é meio que querer complicar e mistificar o simples... tudo bem que você considera muito importante a questão das fibras e não sei o que, mas uma vez entendido que o excesso e acúmulo de glicose no sangue e organismo é o principal problema, esses detalhizinhos são meio que desnecessários. Também tem a questão de que quem procura e treina de fato para performance - que não deve ser o seu caso - monossacarídeos são meio que fundamentais. Agora se o fulano só quer dar uma emagrecida e parar de peidar, talvez o seu viés seja adequado... e como eu disse, acho que todo mundo sabe que micronutrientes são importantes, não comem pq são vagabundos.
Aliás, eu fiz um tópico uma vez argumentando que a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, ou mais naturais ao organismo humano começa pela disposição do sujeito em se colocar em situações de grande desgaste físico. Pegando o gancho no seu exemplo dos nossos avós, eles precisavam de uma comida mais nutritiva pois passavam o dia todo na roça. Porém, se por acaso você tenha avós colonos - eu tive, e colonos do interior do paraná - deve saber que a alimentação deles também era cheia de doces e açucares e passava longe de ser paleo, mas nem por isso a incidência de diabetes era alta. Pq? evidentemente por causa do desgaste físico, o que corrobora a minha afirmação.
Dito isso, pro fulano que só vive na frente de um computador é muito difícil ou muito mais difícil assimilar uma dieta mais condizente com o seu organismo ancestral.
Bem, agora sabendo das suas "fontes de conhecimento" só posso te desejar boa sorte na sua jornada em busca de saúde... como eu sempre digo, o nosso melhor professor são os nossos erros vividos e as nossas ilusões que foram superadas. Boa sorte meu nobre.
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram." (Xeones para o rei Xerxes)