28-03-2023, 10:33 PM
(28-03-2023, 06:31 PM)Gil_23 Escreveu: @Wild Li todo seu comentário e em vários pontos eu concordo com você, sim aparência no geral tem um peso importante em vários quesitos na vida. Contudo, a crítica e o alerta é quanto ao determinismo e fatalismo que só homem bonito tem a atração de mulher, deturpando toda a complexidade da vida levando aos caras que caem a fundo nesses conteúdos ao abismo, vide o relato do confrade @FTenLima na página anterior.
Nisso eu vou concordar, mas com algumas observações.
No endgame evolutivo a atração é um dos meios que o gente egoísta usa pra se propagar, talvez um dos melhores, mas não é o único, então não importa tanto assim tudo considerado. Mas ainda é um fator importante, por que aparência é uma coisa muito imediata.
Ademais determinismo e fatalismo são temas filosóficos complexos demais para se lidar levianamente, não é algo que todo mundo vai saber conversar responsavelmente. Verdade é essa, tem temas que tem muito pitaqueiro, mas que pouca gente vai entender em profundidade pra conversar.
Ainda mais por que ambos tiram a agência do sujeito sobre o seu próprio destino ou consequências dos seus atos, que é o contrário do que creio que a Real ensina.
Filosofia nenhuma deve tirar o cara do centro da própria vida, eu sempre prego que 10% é o que acontece com você, 90% é como você decide reagir a aquele estímulo, seja acontecimento, fato, sorte grande ou tragédia, etc.
O cara sempre tem um gradiente de ações, reações e interações possíveis, então sim há livre arbítrio e sim o sujeito é ao menos em boa parte responsável pela própria vida e felicidade.
Força e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”
(Provérbio Irlandês)