05-10-2022, 08:36 PM
(05-10-2022, 07:42 PM)_Blake_ Escreveu: Discordo, não é dinheiro, é moral. Quem rouba pq ganha um salário mínimo ou dois, vai roubar quando ganhar dez ou vinte, a falta de dinheiro na hora de cometer um crime não é uma justificativa plausível. O problema é a falta de valores (familiares, religiosos, cívicos, o que vc quiser), de berço (linhagem), e também instrução (já que a ignorância é dos males, o pior), muito menos de dinheiro.
Eu não disse que é dinheiro, se leu meu comentário e está se referindo a ele, sinto muito lhe dizer, amigo, mas leu muito mal. Leia de novo e interprete direito dessa vez.
Eu disse que é questão de oportunidades justas. Se há oportunidade justa e não há impunidade para quem tenta trapacear, é possível haver competição e desenvolvimento pelo menos parcialmente saudável.
Claro que há um problema de moralidade, valores, especialmente num país como o Brasil, que não tem raízes civilizacionais fortes, não há valores enraizados, heróis nacionais, etc. Eu sei muito bem disso. Mas é difícil pensar em valores morais abstratos quando a realidade do dia-a-dia lhe espanca com força. Onde a malandragem é cultuada e o único meio de se dar bem é do jeitinho brasileiro.
E simplesmente não dá para ficar no jogo do ovo-ou-galinha, de quem vem primeiro. É preciso ação imediata, e isso pode ser feito, de novo como falei, dando oportunidades justas, fiscalização, leis melhores e acabar com a impunidade. Isso pode ser feito já e nos dá um respiro para que possamos pensar nas soluções de médio e longo prazo, como a educação, inclusive a educação moral.
Se não acha isso razoável, quero ver o que sugere para resolvermos nossos problemas... Todo mundo, 100% da população passar por um curso obrigatório de educação moral e cívica?
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”
(Provérbio Irlandês)