Postagens: 685
Tópicos: 14
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
142
(01-02-2026, 11:27 AM)Melancton Escreveu: Terminei de ler o livro do Dostoievski que vivem indicando aqui no forum. Memórias do Subsolo.
Sei que alguns nao vao gostar, mas achei uma pessima indicaçao ficarem indicando tanto esse livro. Eh um livro que so uma minoria consegue realmente compreender.
Tive bastante dificuldade de acompanhar o raciocinio e a mente do autor ao escrever aquilo. Quais eram os objetivos em mente? O que ele queria ensinar?
Leitura arrastada e relendo algumas vezes a mesma pagina e mesmo assim nao adiantou muito e fui prosseguindo na esperança de fazer sentido mais pra frente, mas so piorava.
Eu li outro livro do Dostoievski chamado duas narrativas fantasticas ano passado e foi a mesma coisa. Quem sabe daqui uns 10 anos quando reler faça sentido de fato.
Eu tenho a impressao de que a maioria dessas pessoas que leram Dostoievski e disseram que eh bom, na verdade leram e nao entenderam nada, mas falam que gostam pra pagar de inteligentes em cima dos outros. (observaçao, nao estou falando de voce nao Wesley)
Porque quando pedi pessoalmente para um, que disse que gostou, me explicar o que gostou tanto, so disse coisas vagas e sem sentido, nao conseguiu explicar nada direito. Ai peguei o sujeito no pulo. Queria ficar pagando de inteligente, fala que gostou mas nao consegue conversar e nem explicar de forma critica o que gostou e o que não gostou e sobre os pontos fundamentais do livro de forma minimamente razoavel para um leigo entender. So quer tirar onda de inteligente e ai fica se forçando a ler livros que não esta entendo, passando os olhos rapidamente para cumprir a meta. Ai nao adianta nada. Eh muito melhor ler livros que consiga compreender bem do que ficar nessa falsa autopromoçao intelectual. Concordo com você.
O que vemos hoje em dia são pessoas que consomem literatura clássica para parecerem eruditos, pegam algumas frases bonitas e citam sem sequer compreenderem o significado, são "filisteus da cultura", título criado por Nietzsche em uma de suas intempestivas, que designa uma pessoa que aparenta ser culta e sente-se culta por participar de um suposto grupo "culto". Percebo que isso acontece não só com as obras de Dostoievski, mas principalmente tambem com o Nietzsche, Franz Kafka, Satre, Camus, e outros escritores muito citados e lidos na contemporaneidade.
Memorias do subsolo foi meu primeiro contato com Dostoievski, e confesso que é um livro dificil de ler por sua estrutura truncada, nao linear e lenta. A primeira parte é praticamente um tratado filosófico/psicológico, e a segunda é propriamente o início da história. Gosto mais desse livro pelas suas reflexões e ideias do que pela história do protagonista em si, que considero fraca, comparada com outras obras que ja li do mesmo autor, como crime e castigo e outras.
Primeiramente para compreender a obra é preciso entender seu contexto e o que Dostoievski queria criticar com esse livro. Quando a obra foi escrita havia um crescimento da ciência, bem como de filosofias deterministas, que tentavam compreender o homem como apenas uma criatura que responde a estímulos e ao ambiente, guiado por prazer e dor. Dostoievski contrapõe essa visão, trazendo uma perspectiva mais profunda, na qual o homem é entendido como um ser livre, e que por muitas vezes afirma essa liberdade escolhendo aquilo que lhe é prejudicial, o sofrimento, o caos, o erro, porque isso o faz sentir-se vivo. O homem prefere querer o nada a não querer, ja dizia Nietzsche, por isso se apega até mesmo aquilo que lhe é ruim, pois não pode prescindir de querer.
Além disso, temos a frequente ideia de que a consciência é uma doença presente por esse livro, o que contrapõe os ideais positivistas e idealistas que dizem que a razão eleva o ser humano, que é sumo bem. A consciência desnuda, destrói ilusões, revela abismos, e tem seu peso, sua responsabilidade. Quanto de verdade alguem é capaz de suportar? O ser humano precisa iludir-se para suportar a existencia, por isso o conhecimento demasiado seria uma doença, porém uma doença necessária para alcançar a verdadeira e plena liberdade, a lucidez tem seu preço.
A solidão também é abordada nessa obra, mostrando como um homem isolado em seus próprios pensamentos e sua consciência pode tornar-se um perigo para si mesmo e aos outros. Vemos que o protagonista é muitas vezes contraditório, seu próprio bajulador e algoz, inimigo e amigo de si mesmo. A complexidade psicológica do homem solitario é abordada com maestria nessa obra.
Em suma, é uma das melhores obras em profundidade filosofica, porém em termos de literatura a considero uma das mais fracas do Dostoievski.
Se quiser ler uma obra com personagens bem desenvolvidos psicologicamente, com uma história bem desenvolvida, recomendo "O vermelho e o negro", de Standhall. É uma obra incrível, muito fluida e também profunda.
A sorte favorece os audazes
Postagens: 257
Tópicos: 5
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
73
01-02-2026, 09:04 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 01-02-2026, 09:10 PM por Texugo Real.)
Eu vou fazer uma análise do livro "Anos de Aprendizagem de Wihelm Meister", do Goethe.
A história resumida é o seguinte:
O livro se passa na Alemanha do século 18~19, e sobre um cara de família burguesa decide que quer ser dono de uma companhia de teatro que sai de cidade em cidade (tipo saltimbancos), e conhece várias pessoas, faz várias amizades, conhece gente esquisita etc. e já vou logo contar spoiler:
No final, ele é apresentado em uma sociedade secreta (tipo maçonaria) que tem pessoas em vários países diferentes, e passa a desempenhar um papel mais importante na política cultural, e tem até seres sutis que vão auxiliando e facilitando a vida dele
A história parece bem bobinha, e os personagens parecem caricatos, mas é proposital, pois é montado em formato de teatro.
Outro detalhe importante do livro:
É o primeiro Bildungsroman, que é o gênero literário estilo: "personagem se desenvolvendo e amadurecendo, se tornando mais isso e aquilo etc".
Esse livro também é mais ou menos responsável pelo surgimento da imagem típica do "self-made man", ou seja, o cara que se desenvolve, busca sucesso, vai conseguindo destaque na sociedade etc. Também mostra mais ou menos como é uma sociedade iniciática, como as pessoas lá alcançam sucesso na vida etc.
O livro parece que teve um certo impacto na mente do Napoleão, e o Goethe e Napoleão (dois maçons) chegaram a se ver numa festa de elite, e o Napoleão ainda fez salamaleque pra ele, falando "aê, cara, eu sou seu fã". Aliás, o próprio Napoleão é um dos poucos imperadores que vieram mais de baixo da sociedade, já que ele era de família aristocrática decadente, e ele encarna a imagem do "cara que veio de baixo e foi lá e pá", e até mesmo serviu de inspiração pra outros dois romances:
"Vermelho e Negro" do Stendhal, que narra a história de um seminarista metido que quer virar um novo Napoleão.
"Crime e Castigo" do Dostoiévski, que narra a história de um estudante de direito metido (e assassino) que também quer virar um novo Napoleão.
Esse livro vale a pena. A história é boa, e o contexto histórico dela também chama a atenção. O Olavo analisou melhor no "Jardim das Aflições" (livro).
(26-01-2026, 08:31 PM)Wesley de Mileto Escreveu: (...)
O que vemos hoje em dia são pessoas que consomem literatura clássica para parecerem eruditos, pegam algumas frases bonitas e citam sem sequer compreenderem o significado, são "filisteus da cultura", título criado por Nietzsche em uma de suas intempestivas, que designa uma pessoa que aparenta ser culta e sente-se culta por participar de um suposto grupo "culto". Percebo que isso acontece não só com as obras de Dostoievski, mas principalmente tambem com o Nietzsche, Franz Kafka, Satre, Camus, e outros escritores muito citados e lidos na contemporaneidade.
(...)
Isso se chama pedantismo.
O cara lê pra parecer mais gostosão intelectual, e não porque quer formar personalidade, ou saber informações que interessam ele de verdade.
No começo desse estilo de vida até que vai e pode deixar passar, mas uma hora é melhor largar o pedantismo e focar nas coisas que interessam mais.
O Olavo falava das ideias dos náufragos, e costumava citar o Jose Ortega y Gasset, que falava que as únicas ideias que interessam são as que a pessoa pensa se ela estiver se afogando no mar. Eu nunca fui muito leitor de romances, mas um que meio que me fez pensar um bom tempo é uma novela bem curta, o "Morte de Ivan Ilitch".
De vez em quando parece bom pensar assim:
Quais assuntos realmente me interessam e eu me preocuparia mesmo se estivesse numa situação mais emergente (doença grave, entocado numa ilha, na cadeia, fugindo pra outro país etc), ou sei lá, até coisa menos extrema, tipo, ficar mais pobre, terminar com namorada, relacionamento ruim com as pessoas, mudar pra outro Estado e só poder levar uma mala pequena de livros etc.
Postagens: 753
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
37
Goethe é bom ? vejo muita gente citando o mesmo, estou cheio de livro pra ler então não vou acrescentar nada , mas deixo guardado para futuros próximos.
Os senhores intercalam leituras ? tipo leem dois livros no mesmo dia?
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Reputações:
37
Citação:Tive bastante dificuldade de acompanhar o raciocínio e a mente do autor ao escrever aquilo. Quais eram os objetivos em mente? O que ele queria ensinar?
Leitura arrastada e relendo algumas vezes a mesma pagina e mesmo assim nao adiantou muito e fui prosseguindo na esperança de fazer sentido mais pra frente, mas so piorava.
algo legal a se praticar (não direcionado ao confrade que pelo jeito é um leitor assíduo, digo para os mancebos nessa prática) é ler em voz falada e não em "voz mental", ajuda-me bastante e manter o foco na leitura assim como reler a mesma página como o companheiro citou
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Reputações:
142
(01-02-2026, 09:35 PM)Luiz Escreveu: Goethe é bom ? vejo muita gente citando o mesmo, estou cheio de livro pra ler então não vou acrescentar nada , mas deixo guardado para futuros próximos.
Os senhores intercalam leituras ? tipo leem dois livros no mesmo dia? É bom sim, seus livros sao muito ricos de referências religiosas e classistas. Gosto da escrita simples e poética dele também, meu livro favorito do goethe é o Sofrimentos do jovem Wether, mas eu também gosto muito de fausto, apesar de não recomenda-lo para iniciantes.
Cara, até da para ler 2 livros ao mesmo tempo, porém você precisa de muito tempo para isso, e também é mister intercalar uma leitura longa e dificil com uma leitura mais facil e tranquila, assim você não se sobrecarrega. Algum tempo atrás eu fiz isso, no entanto meu tempo ficou curto e tive que retornar a uma leitura por vez...
Postagens: 136
Tópicos: 2
Ingressou: Jun 2017
Reputações:
44
(01-02-2026, 09:04 PM)Texugo Real Escreveu: "Vermelho e Negro" do Stendhal, que narra a história de um seminarista metido que quer virar um novo Napoleão.
O interessante é que lendo a introdução do texto logo me veio a mente o livro de stendhal, que grande surpresa ler mais adiante que se trata de uma inspiração.
De longe o meu livro favorito, penso que não vou me arrepender de ler o de Goethe.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Postagens: 579
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
81
Walden do thoreau que livro meus senhores.
Postagens: 821
Tópicos: 28
Ingressou: Jul 2017
Reputações:
147
Ontem, 04:23 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: Ontem, 05:31 PM por Melancton.)
Quando voces estao lendo livros usam alguma estrategia para otimizar a leitura e o aprendizado?
Tipo escrever algo nas bordas, resumir em um caderno, usar marca textos de cores diferentes para situacoes diferentes? Pesquisar sobre o capitulo depois que termina de ler ou algo assim? Onde indicam?
Atualmente so grifo os textos com um marca texto so e faço uns rabiscos nos cantos das paginas sobre o que pensei ou ideia relevante que o livro me deu. Mas queria fazer algo mais efetivo para ter melhor aproveitamento se alguem faz algo melhor compartilha pra gente aprender a fazer tambem.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Reputações:
37
(Ontem, 04:23 PM)Melancton Escreveu: Quando vocês estão lendo livros usam alguma estratégia para otimizar a leitura e o aprendizado?
Tipo escrever algo nas bordas, resumir em um caderno, usar marca textos de cores diferentes para situações diferentes? Pesquisar sobre o capitulo depois que termina de ler ou algo assim? Onde indicam?
Atualmente so grifo os textos com um marca texto so e faço uns rabiscos nos cantos das paginas sobre o que pensei ou ideia relevante que o livro me deu. Mas queria fazer algo mais efetivo para ter melhor aproveitamento se alguém faz algo melhor compartilha pra gente aprender a fazer também.
Cara, vou dizer práticas que estou usando atualmente, por exemplo eu li recentemente "assim falou zaratustra" e ele já é dividido em 4 partes. Assim eu fui pedindo resumos a IA depois de ler para revisar e tirar dúvidas, eu faço tudo com ia hoje e leio com uma agenda do lado para escrever(palavras chaves) algo e relembrar depois , não uso mais marca textos em livros nem adesivos. Contudo recomendo a releitura de livros de certo em certo tempo.
*leio online , isso altera também
obs: outra prática que uso recentemente é pedir a IA o contraponto ao livro que estou lendo e um livro que contradiz o que eu li .
Reputações:
142
(Ontem, 08:16 PM)Luiz Escreveu: (Ontem, 04:23 PM)Melancton Escreveu: Quando vocês estão lendo livros usam alguma estratégia para otimizar a leitura e o aprendizado?
Tipo escrever algo nas bordas, resumir em um caderno, usar marca textos de cores diferentes para situações diferentes? Pesquisar sobre o capitulo depois que termina de ler ou algo assim? Onde indicam?
Atualmente so grifo os textos com um marca texto so e faço uns rabiscos nos cantos das paginas sobre o que pensei ou ideia relevante que o livro me deu. Mas queria fazer algo mais efetivo para ter melhor aproveitamento se alguém faz algo melhor compartilha pra gente aprender a fazer também.
Cara, vou dizer práticas que estou usando atualmente, por exemplo eu li recentemente "assim falou zaratustra" e ele já é dividido em 4 partes. Assim eu fui pedindo resumos a IA depois de ler para revisar e tirar dúvidas, eu faço tudo com ia hoje e leio com uma agenda do lado para escrever(palavras chaves) algo e relembrar depois , não uso mais marca textos em livros nem adesivos. Contudo recomendo a releitura de livros de certo em certo tempo.
*leio online , isso altera também
obs: outra prática que uso recentemente é pedir a IA o contraponto ao livro que estou lendo e um livro que contradiz o que eu li . Puta que pariu cara, o assim falou zaratrusta é um livro tão difícil que eu acho que nem a I.A consegue entender direito. Brincadeiras à parte, é um dos melhores livros que ja li, o Nietzsche conseguiu criar uma narrativa muito similar a escrita do novo testamento, além de usar metáforas muito sutis para transmitir ideias filosóficas profundas. Preciso rele-lo algum dia, esse livro aborda muitos assuntos, a gente esquece facil.
Tem uma parte que acho muito engraçada, no capítulo Da castidade, ele diz que nao há nada mais perigoso na terra do que uma mulher no cio, e tambem diz que tem homens quer nao conhecer coisa melhor na terra do que a mulher  .
Fora isso, é o livro que aborda as ideias principais do Nietzsche, o eterno retorno, o amor fati, a transvaloracao, o ubermentch e as três metamorfoses. Acho que ainda farei um tópico sobre esse livro, tem muita coisa legal e útil, que se encaixa bem na proposta do fórum.
@ Melancton minha estratégia para aprender mais é pensar sobre cada capítulo e no fim, quando finalizo a leitura, penso no livro como um todo. Nao gosto de anotar nos meus livros, prefiro deixá-los "imaculados".
Outra técnica boa é reler. Quando voce lê de novo uma obra, vê coisas que nao percebeu na primeira leitura, swmpre tem algo de novo que passou desapercebido.
Reputações:
37
Ontem, 09:09 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: Ontem, 09:11 PM por Luiz.)
Melhor livro que li esse ano, duvido muito algum ganhar, mudou a forma de pensar sobre a minha jornada pessoal.
Tem uma hora que a mulher dá uma dica a ele, muito bom .
"Vai lidar com mulher? Leve o chicote" HEIUOAHEOIUAHEOIUAHEOIUAHEOIUHAEOIUHAEOIUH
quais livros tu já releu @ Wesley de Mileto ?
Reputações:
142
(Ontem, 09:09 PM)Luiz Escreveu: Melhor livro que li esse ano, duvido muito algum ganhar, mudou a forma de pensar sobre a minha jornada pessoal.
Tem uma hora que a mulher dá uma dica a ele, muito bom .
"Vai lidar com mulher? Leve o chicote" HEIUOAHEOIUAHEOIUAHEOIUAHEOIUHAEOIUHAEOIUH
quais livros tu já releu @Wesley de Mileto ? Ja reli os sofrimentos do jovem Wether, memorias póstumas de bras cubas, memorias do subsolo, o crepúsculo dos ídolos, a genealogia da moral e alguns outros que nao me lembro. Mas sem dúvidas o que eu mais aprendi e descobri coisas novas foi o genealogia da moral, nessa segunda vez que o li, percebi ideias muito profundas que nao tinha visto na primeira leitura, antes eu tinha uma visão limitada, agora pude entender o livro de forma abrangente. Reler é muito bom.
Essa frase do zaratustra inclusive é citada no como lidar com mulher do nessahan alita. Inclusive foi por essa frase que eu despertei minha curiosidade sobre a filosofia do Nietzsche.
Reputações:
37
(há 11 horas )Wesley de Mileto Escreveu: (Ontem, 09:09 PM)Luiz Escreveu:
quais livros tu já releu @Wesley de Mileto ? Mas sem dúvidas o que eu mais aprendi e descobri coisas novas foi o genealogia da moral, nessa segunda vez que o li, percebi ideias muito profundas que nao tinha visto na primeira leitura, antes eu tinha uma visão limitada, agora pude entender o livro de forma abrangente. Reler é muito bom.
Essa frase do zaratustra inclusive é citada no como lidar com mulher do nessahan alita. Inclusive foi por essa frase que eu despertei minha curiosidade sobre a filosofia do Nietzsche.
Vou ler depois . Sobre a frase eu tinha visto também, mas fora de contexto , não sabia que tinha sido em um "diálogo fictício". Fez-me pesquisar também sobre os pensamentos dele sobre mulher, mas ele tem menos do que eu pensava . Schopenhauer que Alita menciona tem bem mais pensamentos sobre as fêmeas .
Reputações:
142
(há 11 horas )Luiz Escreveu: (há 11 horas )Wesley de Mileto Escreveu: Mas sem dúvidas o que eu mais aprendi e descobri coisas novas foi o genealogia da moral, nessa segunda vez que o li, percebi ideias muito profundas que nao tinha visto na primeira leitura, antes eu tinha uma visão limitada, agora pude entender o livro de forma abrangente. Reler é muito bom.
Vou ler depois . Sobre a frase eu tinha visto também, mas fora de contexto , não sabia que tinha sido em um "diálogo fictício". Fez-me pesquisar também sobre os pensamentos dele sobre mulher, mas ele tem menos do que eu pensava . Schopenhauer que Alita menciona tem bem mais pensamentos sobre as fêmeas . Recomendo o genealogia da moral para entender melhor o pensamento do Nietzsche, é seu livro mais fácil, la ele disseca a origem do conceito de bem e mal, a origem da culpa e dos ideais aceticos.Recomendo para entender o zaratutra, o crepúsculo dos idolos, o anti Cristo e o além do bem e do mal, assim como a autobiografia dele, o excesso homo. É um filosofo difícil mas com o tempo voce se acostuma com a linguagem rebuscada e as metáforas.
O livro que o Nietzsche mais fala sobre as mulheres e no além do bem e do mal, que ele tem um capítulo so para isso, e o Vontade de Potência também ( tem ate uma parte que ele fala que certos homens nao devem se casar, para eles é melhor comer putas). O Schopenhauer tem um livro so sobre as mulheres se nao me engano, o bicho era misógino, odiava a mãe dele e a irmã  .
|