Postagens: 136
Tópicos: 2
Ingressou: Jun 2017
Reputações:
44
Vou falar de um livro que comecei no final do ano passado e só fui terminar recentemente (sim, leio e abandono vários livros de uma vez).
Trata-se do livro "Tempo: O sonho de matar Chronos", do físico italiano Guido Tonelli.
O livro aborda de uma maneira bem convidativa as terias da relatividade e de como a percepção do tempo foi se moldando ao longo da história humana. A leitura começa bem leve e vai escalando em termos de dificuldade e complexidade, mas nada que qualquer leigo em física não possa entender.
Para aqueles que pretendem seguir a carreira como físico é uma excelente porta de entrada, já para os que leem apenas por curiosidade, vão se impressionar com o quão vasto é o assunto e como, mesmo após décadas de estudo, ainda não sabemos de nada sobre.
Apreciador de cervejas, viagens e mulheres.
Postagens: 364
Tópicos: 13
Ingressou: Oct 2023
Reputações:
96
11-08-2025, 02:05 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 11-08-2025, 02:21 PM por eremita_urbano.)
Atualizando as leitura.
Temos aqui gênero maravilhoso que esse país já conseguiu produzir que são as crônicas de jornal.
Peguei uma do já conhecido aqui do fórum Nelson Rodriguês:
O livro é ótimo para quem quer ter uma ideia de como era o futebol no Brasil em décadas passadas, é uma reunião da coluna esportiva do Nelson em alguns jornais.
Bons tempos onde um ingresso de jogo era algo acessível a um proletário de salário mínimo. Hoje ainda é possível, mas só em jogos abaixo da primeiro divisão. Era uma época mais perigosa também, afinal, não havia a regulamentação das torcidas organizadas. Mas ainda era um programa para o pai levar o filho.
Minha infância foi nos anos 90 e 2000 e lembro do meu velho dizendo que não me levaria num estádio, porque era um ambiente perigoso. Hoje acho que não é mais o caso, só é um ambiente caro mesmo.
Época de ouro do futebol. Sempre digo que o esporte não está nem de longe entre o maiores problemas desse país. Apesar dos contratempos, ainda é uma coisa boa de nossa nação.
Como ao estilo do texto, acho fantástico o jeito do Nelson escrever: embora simples, é interessante como ele consegue utilizar referências de clássicos da literatura para descrever ao leitor o aspecto humano e social das partidas; a experiência humana e social que ocorre, inclusive, fora dos palcos.
Leitura mais que aprovada.
Postagens: 257
Tópicos: 5
Ingressou: Jun 2015
Reputações:
73
30-12-2025, 11:04 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 30-12-2025, 11:06 PM por Texugo Real.)
Eu vou indicar 3 materiais para o estudo de ciências sociais que eu considero mais "completos", mais gerais e que dá pra ficar lendo por bastante tempo.
Alguns deles:
- Muqqadimah (Ibn Khaldun): um dos precursores da Sociologia, esse material trata de um monte de assuntos diferentes: economia, política, antropologia, psicologia, e até mesmo desenvolvimento pessoal-espiritual e influência de seres sutis. Também é um dos precursores das teorias cíclicas da história, quando uma dinastia está indo pra frente e outras dinastias caem. Além disso, fala de desenvolvimento tecnológico, de ciências etc. Esse livro serve pra qualquer um, desde o cara que quer ler coisa de Sociologia até pro cara que tá buscando material de desenvolvimento pessoal.
- Compêndio de Sociologia Geral (Vilfredo Pareto): esse material fala como funciona alguns ciclos sociais (elite revolucionária e elite estabilizada), como ficam alguns resquícios de outras culturas (um povo é liberal e tem a cultura substituída por outro povo mais caxias, mas o resquício de cultura liberal ainda fica), algumas formas de analisar a sociedade etc. esse livro é bem completo e é a versão resumida (autorizada pelo autor) de um tratado de 4 volumes
- Dinâmica Social e Cultural (Pitirim Sorokin): analisa várias coisas que ocorrem na sociedade, mudanças de mentalidade (uma hora é mais religiosa-mágica, outra hora preferem lógica e filosofia, outra hora preferem ciência, e o ciclo continua), épocas mais estáveis e épocas com mais mudanças etc. esse livro é muito completo também, e também é uma versão resumida de um tratado com vários volumes (autorizado pelo autor).
Tem material que eu nunca li, mas dando uma olhada rápida, eles parecem falar de vários assuntos.
Tem outros livros que eu também considero mais "completos", que falam mais coisa geral e que dá pra ficar lendo muito tempo muito tempo... Jardim das Aflições (Olavo de Carvalho), Ciência Nova (Giambatista Vico), Luz das Civilizações (Nicholas Hagger), Espírito das Leis (Montesquieu) etc. Também tem Dicionário de Sociologia (Allan G. Johnson), só pra ficar mais familiarizado com os temas e expressões.
Mas se tivesse que escolher só 3 materiais de ciências sociais, eu escolheria os que eu indiquei aí, e se fosse só 1, eu indicaria o Muqqadimah.
Postagens: 579
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
81
Terminei de ler: o jogo interior do tênis.
Recomendo aos que gostam que leiam.
Agora estou com: o lobo da estepe de herman hesse.
E devagar estou lendo a torre negra já no livro 7 mas lendo com calma.
Também jogando como sempre um rpg: tales of berseria (podemos considerar os rpgs como livros as vezes?)
Postagens: 685
Tópicos: 14
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
142
Uma das poucas coisas que me orgulho nesse ano foi de ter lido muito - cerca de 30 livros. Porém irei limitar-me a registrar aqui os que mais me foram aprazíveis.
- Memórias do subsolo, de Dostoievski
- Noites brancas, tambem de Dostoievski
- Fausto, de Goethe
- O vermelho e o negro, de Standhal
- A política e ética a nicomaco, de Aristóteles
- A república, de Platão
- A divina comédia, de Dante
- Genealogia da moral, Assim falava zaratustra e o Ecce Homo, de Nietzsche.
Irei fazer algumas resenhas de alguns desses livros posteriormente, e de outros pretendo fazer tópicos sobre assuntos mais específicos.
Espero poder manter meu ritmo de leitura, na medida do possível, apesar de que esse ano ser-me-á mais corrido.
A sorte favorece os audazes
Postagens: 574
Tópicos: 120
Ingressou: Feb 2022
Reputações:
105
Estou lendo novamente A Guerra da Paixão do Nessahan Alita.
Postagens: 5
Tópicos: 1
Ingressou: Dec 2018
Reputações:
5
Em 2025 li 12 livros, (considero cada livro da bíblia como único) segue a ordem dos que mais gostei
1- Romanos - Paulo(Bíblia)
2 - Provérbios - Salomão (Bíblia)
3 - Eclesiastes - Salomão (Bíblia)
4 - Sobre a brevidade da vida - Sêneca
5 - Quem pensa enriquece - Napoleon Hill
6 - Revolução dos Bichos - George Orwell
7 - A morte de Ivan Ilitch - Tolstoi
8 - Nada pode me ferir - David Goggins
9 - Sobre a ira - Sêneca
10 - A arte de viver - "Epíteto"
11 - Noites brancas - Dostoievski
12 - A metamorfose - Franz Kafka
Postagens: 48
Tópicos: 7
Ingressou: Dec 2022
Reputações:
3
04-01-2026, 02:51 PM
No momento:
O Animal Social - Elliot Aronson
Comporte-se - Robert Sapolsky
Postagens: 821
Tópicos: 28
Ingressou: Jul 2017
Reputações:
147
04-01-2026, 05:29 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 04-01-2026, 05:30 PM por Melancton.)
(04-01-2026, 01:03 AM)BillPaiva Escreveu: Em 2025 li 12 livros, (considero cada livro da bíblia como único) segue a ordem dos que mais gostei
1- Romanos - Paulo(Bíblia)
2 - Provérbios - Salomão (Bíblia)
3 - Eclesiastes - Salomão (Bíblia)
4 - Sobre a brevidade da vida - Sêneca
5 - Quem pensa enriquece - Napoleon Hill
6 - Revolução dos Bichos - George Orwell
7 - A morte de Ivan Ilitch - Tolstoi
8 - Nada pode me ferir - David Goggins
9 - Sobre a ira - Sêneca
10 - A arte de viver - "Epíteto"
11 - Noites brancas - Dostoievski
12 - A metamorfose - Franz Kafka
Leu muito livro bom nesse ano.
(03-01-2026, 11:33 PM)Vincent Escreveu: Estou lendo novamente A Guerra da Paixão do Nessahan Alita.
Tambem reli esse classico no ano passado. É sempre bom relembrar
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Reputações:
142
Recentemente terminei o Quincas Borba, do Machado de Asis.
O livro é uma "continuação" do Memorias Póstumas, no qual é retratado a história de Rubião, um professor que herda a fortuna de Quincas Borba, um filósofo que morre louco e que deixa como unica condição do testamento que Rubião cuide do seu cachorro após sua morte. A trama retrata as desventuras de Rubião em seu processo de adaptação a vida burguesa. No decorrer desse processo, o protagonista conhece um casal e apaixona-se pela esposa do homem, paixão que vai levá-lo a um final trágico.
É uma história sobre inocência, hipocrisia, inveja, dissimulação e loucura. Rubião hoje em dia seria considerado um típico beta...
Reputações:
147
Li recentemente o livro Jurassic Park de Michael Crichton. Achei o livro formidavel.
O filme nao tem 10 por cento do livro, o proprio autor escreve isso no posfacio final do livro. O livro eh realmente muito melhor.
Nao eh um livro raso de aventura sobre dinossauros. Ele filosofa muito bem sobre a teoria do caos, tambem sobre a falta de limite da ciencia moderna e a ilusao de controle sobre coisas que a gente nao entende. E ele faz isso de forma coerente e muito bem fundamentada do inicio ao fim do livro, me surpreendi bastante positivamente.
"A paixão é como o álcool. Entorpece a consciência, elimina a lucidez, impede o julgamento crítico e provoca alucinações, fazendo com que o ser amado seja visto como divino." Como lidar com Mulheres - Nessahan Alita
Reputações:
147
E no livro, varios personagens morrem e nao tem o final feliz igual no filme, eh bem mais realista e faz muito mais sentido com o enredo.
Olhem essa cena, aquela que o cara que vende os embrioes sai do carro na chuva e eh morto pelo dinossauro que cospe, como a descriçao eh muito mais impactante do que a cena do filme:
Era saliva.
O dinossauro cuspira nele.
Que coisa mais nojenta, pensou. Olhou para o dinossauro, e viu que a cabeça se mexia novamente, e sentiu outra cuspida no pescoço, pouco acima do colarinho da camisa. Ele a limpou com a mão.
Meu Deus, era revoltante. Mas a pele do pescoço começou a cocar e arder no ato. A mão queimava, como se tivesse sido mergulhada em ácido.
Nedry abriu a porta do carro, e olhando para trás, para o dinossauro, para ter certeza de que não seria atacado, subitamente sentiu uma dor terrível nos olhos. As pontadas na cabeça pareciam agulhas enfiadas no cérebro, e, sufocado pela dor, ergueu as mãos para cobrir os olhos, sentindo a saliva pegajosa descendo pelos lados do nariz.
O dinossauro cuspira de novo.
A dor o dominou e Nedry caiu de joelhos, desorientado, respirando com dificuldade.
Desabou no chão molhado, ofegante, a dor cada vez mais forte fazendo com que visse pontos luminosos, apesar de manter os olhos fechados com força.
A terra tremeu sob seus pés e Nedry percebeu que o dinossauro se aproximava, ouviu o pio macabro e abriu os olhos, apesar da dor, e continuou sem ver nada, só pontos luminosos em um fundo preto. Lentamente, se deu conta do que acontecera.
Estava cego.
O ruído feito pelo animal soou mais alto, Nedry ergueu-se num esforço supremo e se apoiou na lataria do carro, tonto e enjoado. O dinossauro estava bem próximo agora, ele podia sentir sua presença, sua respiração.
Mas não podia vê-lo.
Não enxergava nada, e entrou em pânico.
Estendeu as mãos, balançando-as no ar para se defender do ataque iminente.
Neste instante sentiu uma dor horrível, como se abrissem sua barriga com uma faca.
Nedry cambaleou, tateando a barriga às cegas, e sentiu uma massa mole, escorregadia, surpreendentemente quente, e com horror percebeu que segurava os próprios intestinos, o dinossauro rasgara seu ventre. As vísceras se espalharam.
Nedry caiu no chão e bateu numa coisa fria e escamosa, era o pé do animal. Em seguida, sentiu outra dor, na cabeça. A dor aumentou, e ele foi levantado, percebendo que o dinossauro segurara sua cabeça entre os dentes. O horror que experimentava foi seguido de uma outra sensação, o desejo de que aquilo acabasse logo de uma vez.
Postagens: 753
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
37
Tou lendo memória póstumas de Brás Cubas, ainda não entendi o que tem de tão bom nesse livro mas vou esperar o final
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Reputações:
142
(25-01-2026, 11:56 PM)Luiz Escreveu: Tou lendo memória póstumas de Brás Cubas, ainda não entendi o que tem de tão bom nesse livro mas vou esperar o final O que diferencia Bras Cubas de outras obras machadianas, e até mesmo de praticamente todas as obras brasileiras é o seu estilo inovador e espontâneo. O narrador é um sujeito duvidoso, a história não decorre em ritmo linear e o Machado é extremamente criativo nas referências e figuras de linguagem usadas na obra, como a metalinguagem, a metafora e a ironia. Fora os personagens com densa profundidade psicológica e o teor altamente filosófico da obra.
Postagens: 260
Tópicos: 3
Ingressou: Jun 2019
Reputações:
108
(25-01-2026, 11:56 PM)Luiz Escreveu: Tou lendo memória póstumas de Brás Cubas, ainda não entendi o que tem de tão bom nesse livro mas vou esperar o final
Esses livros do Machado de Assis são bons pelo estilo de escrita, pela descrição da sociedade da época e da psicologia dos personagens, que ele entendia muito bem e que de certa forma não mudou tanto desde então. Vc pode ler procurando identificar essas nuances, mas não espere muito.
Também não sou fã do Machado de Assis, o estilo irônico e debochado cansa as vezes. Mas termine de ler e conte o que achou
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."
Postagens: 753
Tópicos: 0
Ingressou: Sep 2023
Reputações:
37
26-01-2026, 07:42 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 26-01-2026, 07:43 PM por Luiz.)
Estou em 30% da obra ainda, mas quando se lê muito já da pra sentir o que tem de bom e ruim no livro, mas vamos esperar .
Continuando, eu comecei este livro porque queria ler clássicos e a IA me recomendou baseado no meu estilo, iria ler clássicos do mundo inteiro mas irei ficar intercalando entre um livro brasileiro e outro.
Valeu pelos comentários .
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Reputações:
142
Leia memorias do subsolo do Dostoievski, vai gostar. É um clássico bem tranquilo de ler e muito profundo, influenciou toda a psicanálise e filosofia moderna.
Postagens: 260
Tópicos: 3
Ingressou: Jun 2019
Reputações:
108
Tou relendo o Fausto do Goethe, edição da 34 com tradução da Jenny Segall.
Lendo e fazendo algumas análises com o Gemini, já no prólogo no Teatro há a relação entre os personagens com os transcedentais do Ser de Platão e com as narrativas de vida que o Luiz Gonzaga (Gugu) elaborou. O Palhaço que busca agradar o mundo sensorialmente representa a Beleza, o Diretor que busca o equilíbrio e a justiça representa o Bem, e o Poeta que busca a Verdade.
"Mas o homem é a tal ponto afeiçoado ao seu sistema e à dedução abstrata que está pronto a deturpar intencionalmente a verdade, a descrer de seus próprios olhos e ouvidos apenas para justificar sua lógica."
Reputações:
147
01-02-2026, 11:27 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 01-02-2026, 11:38 AM por Melancton.)
Terminei de ler o livro do Dostoievski que vivem indicando aqui no forum. Memórias do Subsolo.
Sei que alguns nao vao gostar, mas achei uma pessima indicaçao ficarem indicando tanto esse livro. Eh um livro que so uma minoria consegue realmente compreender.
Tive bastante dificuldade de acompanhar o raciocinio e a mente do autor ao escrever aquilo. Quais eram os objetivos em mente? O que ele queria ensinar?
Leitura arrastada e relendo algumas vezes a mesma pagina e mesmo assim nao adiantou muito e fui prosseguindo na esperança de fazer sentido mais pra frente, mas so piorava.
Eu li outro livro do Dostoievski chamado duas narrativas fantasticas ano passado e foi a mesma coisa. Quem sabe daqui uns 10 anos quando reler faça sentido de fato.
Eu tenho a impressao de que a maioria dessas pessoas que leram Dostoievski e disseram que eh bom, na verdade leram e nao entenderam nada, mas falam que gostam pra pagar de inteligentes em cima dos outros. (observaçao, nao estou falando de voce nao Wesley)
Porque quando pedi pessoalmente para um, que disse que gostou, me explicar o que gostou tanto, so disse coisas vagas e sem sentido, nao conseguiu explicar nada direito. Ai peguei o sujeito no pulo. Queria ficar pagando de inteligente, fala que gostou mas nao consegue conversar e nem explicar de forma critica o que gostou e o que não gostou e sobre os pontos fundamentais do livro de forma minimamente razoavel para um leigo entender. So quer tirar onda de inteligente e ai fica se forçando a ler livros que não esta entendo, passando os olhos rapidamente para cumprir a meta. Ai nao adianta nada. Eh muito melhor ler livros que consiga compreender bem do que ficar nessa falsa autopromoçao intelectual.
Postagens: 352
Tópicos: 7
Ingressou: Sep 2018
Reputações:
94
(01-02-2026, 11:27 AM)Melancton Escreveu: Terminei de ler o livro do Dostoievski que vivem indicando aqui no forum. Memórias do Subsolo.
Sei que alguns nao vao gostar, mas achei uma pessima indicaçao ficarem indicando tanto esse livro. Eh um livro que so uma minoria consegue realmente compreender.
Tive bastante dificuldade de acompanhar o raciocinio e a mente do autor ao escrever aquilo. Quais eram os objetivos em mente? O que ele queria ensinar?
Leitura arrastada e relendo algumas vezes a mesma pagina e mesmo assim nao adiantou muito e fui prosseguindo na esperança de fazer sentido mais pra frente, mas so piorava.
Eu li outro livro do Dostoievski chamado duas narrativas fantasticas ano passado e foi a mesma coisa. Quem sabe daqui uns 10 anos quando reler faça sentido de fato.
Eu tenho a impressao de que a maioria dessas pessoas que leram Dostoievski e disseram que eh bom, na verdade leram e nao entenderam nada, mas falam que gostam pra pagar de inteligentes em cima dos outros. (observaçao, nao estou falando de voce nao Wesley)
Porque quando pedi pessoalmente para um, que disse que gostou, me explicar o que gostou tanto, so disse coisas vagas e sem sentido, nao conseguiu explicar nada direito. Ai peguei o sujeito no pulo. Queria ficar pagando de inteligente, fala que gostou mas nao consegue conversar e nem explicar de forma critica o que gostou e o que não gostou e sobre os pontos fundamentais do livro de forma minimamente razoavel para um leigo entender. So quer tirar onda de inteligente e ai fica se forçando a ler livros que não esta entendo, passando os olhos rapidamente para cumprir a meta. Ai nao adianta nada. Eh muito melhor ler livros que consiga compreender bem do que ficar nessa falsa autopromoçao intelectual.
Realmente não é uma leitura para iniciantes, e realmente é um péssimo ponto de partida.
Claro que também vai do que você gosta de ler. Dotoievski é muito bom sim, mas é superestimado em alguns pontos e subestimado em outros. Ele foi um dos primeiros "psicólogos" que conseguiam trazer pontos pra literatura, por assim dizer.
Enfim, não é pra todos, e nem deveria ser.
" Por mínimo que seja o que um homem possua, sempre descobre que pode contentar-se ainda com menos."
|