Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[RELATO] [DECISÃO] Faculdade ou Trabalho
Boa tarde senhores, estou com duas grandes oportunidades na minha vida e não sei qual decidir.

Estou com 19 anos e moro em MG. Atualmente passei em uma faculdade federal no PR, pra fazer eng. elétrica, um grande sonho meu. Por outro lado, passei em uma prova em uma Usina aqui em minha cidade, da pra fazer carreira nela, e de inicio da pra ganhar +- R$1300,00 mensal + 6mil PL anual trabalhando zerohora. Sinceramente, estou pensando nisso faz uma semana, e não sei qual decidir.. Por um lado, esse sonho de estudar fora não vou ter outra chance, é no outro tenho essa proposta. Eu sei que vou pode pagar uma facul particular por aqui, mas não vai ser a mesma coisa. Sinceramente, alguém poderia me aconselhar?
Responda-o
Afinal das contas você quer virar engenheiro ou não? Tá querendo jogar o seu sonho no lixo por causa de 1300 reais.
Responda-o
(03-06-2016, 03:00 PM)Aragons Escreveu: Afinal das contas você quer virar engenheiro ou não? Tá querendo jogar o seu sonho no lixo por causa de 1300 reais.

[2].

Dinheiro não é tudo na vida, embora seja geralmente muito importante.

Me parece que seu sonho pesa mais. Se é mesmo assim, siga-o. Dinheiro vc ganha fazendo qualquer coisa; fazer o que se ama não tem preço.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Responda-o
(03-06-2016, 03:00 PM)Aragons Escreveu: Afinal das contas você quer virar engenheiro ou não? Tá querendo jogar o seu sonho no lixo por causa de 1300 reais.

[3]
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
(03-06-2016, 04:32 PM)Tesla Escreveu:

[3]

[4]

Fechou o tópico.
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
Eu levaria em consideração principalmente se teria os recursos necessários pra me manter tão longe de casa, pq mesmo com a ajuda dos pais não é nada fácil. ainda mais no momento econômico que o país atravessa.

Busque o que você quer acima de tudo, mas coloque todos os pontos a se considerar em uma balança.
Responda-o
Você tem de ver o que é mais importante para você. As vezes sua família e você precisam desses 1300 Temers mensais, mais a PLR (pareceu até que o pessoal desdenhou), não sei sua condição de vida.

Como o pessoal falou se qualificar é mais interessante do que pensar na grana ainda mais sendo novo, mas... 

...Estamos no Br, muita gente (até formandos) desempregados, aceitando empregos e salários de nível médio (o que não é nenhum demérito, errado é roubar) valores menores do que o proposto ao autor do tópico, o mercado é uma merda. Caso sua família não precise tanto da grana e na sua mudança você tenha um minimo de suporte até se virar(com bolsa da instituição, emprego ou estágio) faça a faculdade, caso esteja com algum problema financeiro em casa, parentes sem emprego, contas atrasadas, vá para o emprego.

Pense no longo prazo, o que será melhor para você. Eu recomendaria a você verificar se há uma maneira do diploma do seu curso ser validado lá fora, caso sim, tente aprender inglês (depois) e após concluir a graduação, pegar um pouco de experiência por meio de estágios, emprego e intercâmbio vá embora do Br, a verdade é que o mercado privado aqui é ruim com poucas empresas boas para se desenvolver e trabalhar.

Tem coisas na vida que não adianta a opinião dos outros você tem de decidir por si.
Responda-o
(03-06-2016, 04:53 PM)AndreSantos Escreveu: Pense no longo prazo, o que será melhor para você. Eu recomendaria a você verificar se há uma maneira do diploma do seu curso ser validado lá fora, caso sim, tente aprender inglês (depois) e após concluir a graduação, pegar um pouco de experiência por meio de estágios, emprego e intercâmbio vá embora do Br, a verdade é que o mercado privado aqui é ruim com poucas empresas boas para se desenvolver e trabalhar.

Ele disse que é federal, então consegue validar sim.

Esse post seu me lembrou a história do God of War. 
Talvez o autor do tópico possa até mandar uma MP para ele para pegar detalhes.
http://legadorealista.net/forum/showthread.php?tid=718
Bode velho gosta de Capim Novo.
Responda-o
(03-06-2016, 04:47 PM)Wizard Escreveu: Eu levaria em consideração principalmente se teria os recursos necessários pra me manter tão longe de casa, pq mesmo com a ajuda dos pais não é nada fácil. ainda mais no momento econômico que o país atravessa.

Busque o que você quer acima de tudo, mas coloque todos os pontos a se considerar em uma balança.

Wizard, já calculei +- o gasto para  viver lá, se eu conseguir a bolsa já paga o aluguel, a outra parte eu me viro. O problema e que minha mãe está afastada do trabalho,  e isso e oque ta mais pesando na decisão.
Responda-o
(03-06-2016, 04:53 PM)AndreSantos Escreveu: Você tem de ver o que é mais importante para você. As vezes sua família e você precisam desses 1300 Temers mensais, mais a PLR (pareceu até que o pessoal desdenhou), não sei sua condição de vida.

Como o pessoal falou se qualificar é mais interessante do que pensar na grana ainda mais sendo novo, mas... 

...Estamos no Br, muita gente (até formandos) desempregados, aceitando empregos e salários de nível médio (o que não é nenhum demérito, errado é roubar) valores menores do que o proposto ao autor do tópico, o mercado é uma merda. Caso sua família não precise tanto da grana e na sua mudança você tenha um minimo de suporte até se virar(com bolsa da instituição, emprego ou estágio) faça a faculdade, caso esteja com algum problema financeiro em casa, parentes sem emprego, contas atrasadas, vá para o emprego.

Pense no longo prazo, o que será melhor para você. Eu recomendaria a você verificar se há uma maneira do diploma do seu curso ser validado lá fora, caso sim, tente aprender inglês (depois) e após concluir a graduação, pegar um pouco de experiência por meio de estágios, emprego e intercâmbio vá embora do Br, a verdade é que o mercado privado aqui é ruim com poucas empresas boas para se desenvolver e trabalhar.

Tem coisas na vida que não adianta a opinião dos outros você tem de decidir por si.

Já pensei nisso. Da pra validar sim, já vi muita gente de lá fazendo intercâmbio ou trabalhando fora.
Responda-o
Como esta a sua condiçao financeira??? Se caso der pra manter tudo por lá, vai em frente se nao, o melhor é ficar com o emprego mesmo.

Neste caso nao daria pra estudar e trabalhar lá neste lugar??

Pense nesta possibilidade, porque neste caso seria o principal ( seu futuro )  e a necessidade.( Se manter até terminar o curso)

E tem mais, dependendo de suas habilidades daria pra arranjar um emprego que pague bem mais do que este ai que vc mencionou. 

Lembre se, todo começo é dificil mesmo, nao tem como fugir desta realidade.
Responda-o
(03-06-2016, 03:31 PM)Roland Escreveu:

[2].

Dinheiro não é tudo na vida, embora seja geralmente muito importante.

Me parece que seu sonho pesa mais. Se é mesmo assim, siga-o. Dinheiro vc ganha fazendo qualquer coisa; fazer o que se ama não tem preço.

Lembre-se que vc vai passar mais de 8 horas de seu dia, trabalhando. Então que seja um trabalho que vc goste de fazer.

A probabilidade de vc crescer, profissionalmente falando, em um trabalho que vc goste é maior do que em um trabalho que vc NÃO goste....

Pense nisso.. E pense nisso aqui tb:

(02-06-2016, 01:41 PM)Mandrake Escreveu: Outro ponto é saber diferenciar trabalho de emprego.

Emprego:

É algo que vc arruma pra adquirir renda. Dinheiro. Muitas vezes, pode não gerar satisfação, colaborando para o aumento do estress. Também pode influenciar no rendimento como profissional, pois não gostando desse oficio, não dá tesão pra trabalhar, não atingindo o flow e não sendo bom o bastante para ser promovido e reconhecido na empresa. Um emprego não tem vinculo com a missão, visão e valores, não tem proposito. não engrandece a existência.  Apenas serve para adquirir dinheiro.

Trabalho:

É algo que vc faz pq gosta, algo que corresponde sua Missão, visão e valores. Algo que te dá tesão, tem mais probabilidade de entrar em flow. Trabalho é aquilo que dá um sentido pra sua vida. Trabalho vai alem da perspectiva financeira. Trabalho está relacionado diretamente ao estilo de vida que queres ou desejas. É um caminho para a realização de um propósito.  Em suma, o trabalho engrandece sua existência. 
Responda-o
Um engenheiro eletrico tem seu piso salarial de: R$ 5.000,00 . E o teto salarial de: R$ 7.715,00

Pense se vale mesmo a pena ficar preso nesse concurso de R$ 1.300,00
Responda-o
Pense em você. Exclusivamente no seu sonho, no que vai agregar à sua vida, no que vai engrandecer sua existência.

Por mais que vc possa ter dificuldade no começo de carreira como Engenheiro Elétrico, seja para entrar no mercado de trabalho ou por entrar e estar ganhando abaixo do piso salarial, NÃO RECLAME, NÃO RESMUNGUE, NÃO FIQUE COM RAIVA.

Todo o começo, em qualquer profissão é sacrificante. Todo mundo começa de baixo para alcançar um status alto. É muito melhor começar o sacrificio da carreira profissional, realizando um oficio que vc GOSTE do que um oficio que vc DETESTA.

VALE A PENA LUTAR E SE SACRIFICAR POR ALGO QUE VC GOSTE?! OU POR ALGO QUE VC DESTESTA?!

Boa sorte!
Responda-o
Primeiro, gostaria de te parabenizar por ter passado em uma universidade federal para Engenharia Elétrica, porque diferente de outros lixos (que os abortitas/feministas/lgbts) que conseguem passar a nota de corte é altíssima.

Não pensaria duas vezes em ir cursar em outro estado, principalmente no Paraná, porque pode ser uma oportunidade única de ficar longe da sua terra natal por um bom tempo e ganhar mais experiência de vida. Esses R$ 1300,00 sinceramente, onde eu moro, é grana pra estagiário, então não iria trabalhar nessa empresa.

A decisão final é sua, mas espero que escolha a melhor pra você.
Responda-o
(03-06-2016, 08:19 PM)Mandrake Escreveu: Pense em você. Exclusivamente no seu sonho, no que vai agregar à sua vida, no que vai engrandecer sua existência.

Por mais que vc possa ter dificuldade no começo de carreira como Engenheiro Elétrico, seja para entrar no mercado de trabalho ou por entrar e estar ganhando abaixo do piso salarial, NÃO RECLAME, NÃO RESMUNGUE, NÃO FIQUE COM RAIVA.

Todo o começo, em qualquer profissão é sacrificante. Todo mundo começa de baixo para alcançar um status alto. É muito melhor começar o sacrificio da carreira profissional, realizando um oficio que vc GOSTE do que um oficio que vc DETESTA.

VALE A PENA LUTAR E SE SACRIFICAR POR ALGO QUE VC GOSTE?! OU POR ALGO QUE VC DESTESTA?!

Boa sorte!

Obrigado Mandrake!
Responda-o
(03-06-2016, 09:03 PM)Régis Escreveu: Primeiro, gostaria de te parabenizar por ter passado em uma universidade federal para Engenharia Elétrica, porque diferente de outros lixos (que os abortitas/feministas/lgbts) que conseguem passar a nota de corte é altíssima.

Não pensaria duas vezes em ir cursar em outro estado, principalmente no Paraná, porque pode ser uma oportunidade única de ficar longe da sua terra natal por um bom tempo e ganhar mais experiência de vida. Esses R$ 1300,00 sinceramente, onde eu moro, é grana pra estagiário, então não iria trabalhar nessa empresa.

A decisão final é sua, mas espero que escolha a melhor pra você.

Estudei bastante pra isso! Obrigado. Vai ser uma experiência e tanto, vou acertar as coisas e conversar com a família agora.
Responda-o
Cursar engenharia elétrica vai ser um planejamento pro futuro. Ninguém vai tirar o conhecimento que você adquirir com este curso, o que não se aplica à  iniciativa privada.

Ficando no emprego, à qualquer hora, algum superior seu pode te demitir!
Responda-o
Vá fazer engenharia e se precisar do $$$, tranque. Mas não faça a besteira de cancelar a matrícula.
.
Responda-o
seja homem e tome suas próprias decisões, não coloque seu futuro nas mãos de nós.
Fumei 25 cigarros esta noite e você sabe da cerveja.

Buwkoski.

Buceta não machuca e não se faz sexo com a bunda.

Leg. Bean, fórum mundo realista.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  [RELATO] [Jay] Uma noite com os colegas da faculdade! Major Lobo Honrado 21 11,694 10-04-2017, 08:43 AM
Última Postagem: Héracles

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)