Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reflexões que não valem um tópico.
Outro ponto interessante dessa discussão é que Deus no antigo testamento refere-se a si mesmo como "eu sou". Esse título carrega uma profundidade metafisica muito grande, mesmo parecendo algo simples ou irrisório. Ele não foi, ou ainda vai ser, mas simplesmente é, "aquele que era, que é e sempre será", como diz Apocalipse. Nota-se a natureza imutável e eterna do Criador. Como já sabemos que algo há, e que sempre tem que ter havido, para que algo tenha surgido, então o Criador bíblico é o mais lógico e plausível, nao restando dúvidas da sua existência.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
(19-07-2025, 09:20 AM)Wesley de Mileto Escreveu:
Spoiler Revelar
Puta que pariu, esses desigrejados são foda. Com certeza voce esta certo, e nao a instituição que existe a mais de 2000 anos, na qual os seus fundadores foram os próprios apóstolos de Cristo. Pesquise e descubra que os pais da igreja conheceram e foram discípulos dos apóstolos.
Ademais, a igreja que voce critica é a mesma que preservou a Bíblia das heresias, como o gnosticismo, bem como tambem da perseguição. Milhares de mártires morreram para que voce pudesse ler a sua Bíblia hoje. Além do que a igreja ainda foi pioneira no estudo da mesma, fundando uma tradição que perdura durante séculos e que se baseia naquilo que o próprio Cristo nos deixou e repassou aos seus apóstolos.
Mas enfim, fica a cargo seu querer estudar para entender isso tudo.

Caro confrade Wesley, certamente irei pesquisar mais ainda do que já pesquiso, pois estou sempre em busca de entender as coisas — e mesmo quando penso que entendi, continuo questionando. Assim como você me recomendou estudar mais, recebo isso de forma respeitosa e reforço que pretendo sim me aprofundar ainda mais (não estou sendo irônico ou debochado, pois também estou aprendendo).

Inclusive, penso que é importante buscar o entendimento direto das Escrituras, como aprender o Hebraico e o Grego Koiné, para que possamos ler e compreender sem depender exclusivamente da interpretação de outros homens — se for do seu interesse, recomendo esse caminho também.

Quem sou eu para provar que você está errado? Talvez eu mesmo esteja, e se for esse o caso, veremos no dia de nossa morte. No fim, a verdade pertence ao Altíssimo.
Vejo que o catolicismo teve, sim, um papel importante na preservação das Escrituras, mas também percebo que a estrutura que conhecemos hoje começou a tomar forma principalmente após a entrada do poder político na religião, o que abriu espaço para muita influência humana — algo que continua até hoje, onde a fé por vezes é usada como instrumento político.

A tradição católica afirma que Pedro foi o primeiro bispo de Roma e, por isso, o primeiro papa. De fato, ele teve um papel importante na Igreja primitiva. No entanto, ao ler os textos do Novo Testamento com atenção, vejo que não há uma instituição formalizada como a Igreja Católica nos moldes atuais, mas sim comunidades simples que se reuniam nas casas e nas sinagogas, com foco na comunhão, na oração e no ensino dos apóstolos. Não existia esse conceito de "igreja institucionalizada" como hoje — e tampouco a expressão "desigrejado", que é um rótulo moderno.

Além disso, quando Yahusha (ou Jesus, como está nas traduções populares) ensinou a oração, Ele disse:
Citação:“Pai nosso que estás nos céus...”
Ou seja, ensinou a orar diretamente ao Pai, e não há nenhum registro dEle instruindo a orar dizendo: "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

Curiosamente, ao longo do livro de Atos e nas cartas apostólicas, os discípulos sempre oravam e batizavam em nome de Yahusha — e isso não era por acaso. Justamente porque Yahusha é o único caminho até o Criador, como Ele mesmo afirmou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6).

Ou seja, para se aproximar do Pai, é necessário passar por Yahusha, conhecê-lo, segui-lo e viver segundo o que Ele ensinou. É por isso que os apóstolos faziam tudo em Seu nome — não como uma fórmula mágica, mas como reconhecimento de sua autoridade, obediência e mediação diante do Altíssimo.

Esse tipo de análise não tem como objetivo desrespeitar nenhuma fé, mas sim buscar coerência e verdade. Reconheço que a maioria das pessoas prefere criticar antes de ouvir, mas ainda assim acredito que esse é um assunto valioso e que deve ser abordado com sinceridade, estudo e humildade diante do Criador.
Responda-o
(19-07-2025, 10:11 AM)Gorlami Escreveu:
(19-07-2025, 12:46 AM)TheRealUser Escreveu:
Spoiler Revelar
Olha, compreendo o que você quis dizer. Você cresceu nesse ambiente e já foi moldado a acreditar em uma igreja. As Escrituras não foram escritas em latim para que o latim fosse usado como língua sagrada.

Alguns pontos que quero levantar: primeiro, o Criador não tem mãe; e segundo, Yahusha não é o Criador, mas sim o caminho — um ser divino e belo. Mas, pense: qual seria o sentido de Ele nos ensinar a orar ao Pai se Ele mesmo fosse o Pai?

Muita coisa foi alterada ao longo do tempo, e é justamente por isso que, em situações como essa (e em muitas outras), é necessário buscar a verdade por conta própria, em vez de apenas seguir a manada. Siga as Escrituras em primeiro lugar, e não um “Pazto” ou um “Padri”. Siga a Yahusha e as Escrituras.

Esse é um assunto complexo, que muitos vão apenas criticar em vez de ouvir — mas ainda assim, é um tema interessante a ser abordado.

Heresia ariana de 1000 anos atrás e gnosticismo. Não obrigado.

Eu iria comentar a mesma coisa no seu comentário Gargalhada, mas vi que seria uma ignorância da minha parte. Realmente, não temos como provar concretamente se o que estou dizendo é heresia ou não — mas o fato é que estou sinceramente buscando a verdade, não baseado apenas em tradição ou em opiniões humanas, mas aprendendo Hebraico e Grego Koiné para entender as Escrituras da forma mais próxima possível do original.

Não sigo cegamente o que os homens falam, nem busco te convencer de nada. Quem sou eu? Um simples corpo com consciência, que reconhece que pode estar errado — assim como qualquer outro também pode. O tempo revelará o que é verdade, seja no dia da volta dEle ou no dia da nossa morte.

E nesse caminho de busca, começo a refletir sobre certas coisas… Por exemplo: uma mentira contada mil vezes pode acabar sendo aceita como verdade, especialmente quando é institucionalizada, repetida por séculos e defendida por estruturas poderosas. Foi assim que muitas doutrinas dentro da Igreja Católica foram construídas ao longo do tempo — muitas delas misturadas com política, controle e interesses humanos.

E mesmo que Pedro, um apóstolo judeu, tenha sido uma figura importante, ele jamais instituiu um modelo de Igreja como vemos hoje no catolicismo romano. Yahusha não fundou uma religião institucionalizada, mas um caminho vivo de comunhão, arrependimento, fé e obediência direta ao Pai por meio do Filho.
Por isso sigo questionando, buscando, aprendendo — não por rebeldia, mas por temor e sede de verdade.

Sobre o argumento da “pedra” e de Pedro, é importante lembrar que no texto original em Mateus 16:18, Jesus diz:
Citação:“Tu és Pedro (Petros), e sobre esta pedra (petra) edificarei a minha igreja.”
No grego, “Petros” significa uma pedra pequena ou fragmento, enquanto “petra” significa uma rocha grande, um fundamento sólido. Muitos estudiosos afirmam que Jesus não estava dizendo que Pedro, como pessoa, seria o alicerce da Igreja, mas que a “pedra” sobre a qual a Igreja seria fundada é a confissão de fé dele — que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo (versículo 16).

Além disso, Pedro foi uma figura importante entre os apóstolos, mas ele mesmo reconheceu suas falhas e limitações. A Igreja primitiva era composta por uma comunidade plural, e não uma hierarquia centralizada em uma única pessoa. A tradição de um “papado” como conhecemos hoje foi se desenvolvendo muito depois dos tempos bíblicos, sob influência histórica e política.

Por isso, acredito que o verdadeiro fundamento da Igreja é a fé em Yahusha e o cumprimento da vontade do Pai, e não a autoridade exclusiva de qualquer homem, mesmo que tenha sido um apóstolo.

Não defendo nenhuma igreja institucionalizada, nem desejo o mal a qualquer pessoa. Minha única defesa é pela leitura direta das Escrituras. Hoje, muitas pessoas dizem seguir Yahusha, mas muitas sequer tiveram o hábito de ler ou estudar a Palavra por conta própria.
Responda-o
21 concílios já refutaram todos os seus argumentos. Dito isso, aqui não é o tópico certo pra isso.

Se quer fundar mais uma seita (afinal, o destino do protestantismo é divisão eterna até cada um ser a sua própria igreja), abra um tópico na sessão de religião.

Bagunçar essa casa é rude e falta de educação.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
Certo, vamos la. 
No livro de atos existe sim uma organização eclesiástica, com bispos e presbitéros, além de que o próprio Cristo deixou sacramentos que sempre foram aplicados pelos apostolos.
Sobre Pedro, nao ha dúvidas que ele foi o primeiro papa, tanto que Jesus o manda apascentar minhas ovelhas. A história tambem mostra que Pedro esteve em Roma, e estabeleceu a igreja católica la.
Sobre a questão da trindade, que voce nega, remontando a uma heresia antiga chamada nestorianismo, o próprio Cristo mandou os apóstolos batizarem em nome do pai, do filho e do Espírito santo, e isso está escrito na Bíblia.
E por fim, a igreja sempre reconhece Jesus como o único caminho para a verdade e salvação, tanto que todos os seus símbolos e ritos remontam a Ele.
O problema dessa sua visão é que assim o cristianismo pode ser qualquer coisa, e cada um pode interpretar as Escrituras ao seu bel prazer. Ai tudo vira uma bagunça. Para isso existe a igreja, para conduzir as pessoas à verdade e evitar que a mentira e o erro adentrem na fé cristã.
Responda-o
(19-07-2025, 03:06 PM)Gorlami Escreveu: 21 concílios já refutaram todos os seus argumentos. Dito isso, aqui não é o tópico certo pra isso.

Se quer fundar mais uma seita (afinal, o destino do protestantismo é divisão eterna até cada um ser a sua própria igreja), abra um tópico na sessão de religião.

Maravilha. Finalmente descobri quem ocupa o trono acima da Palavra: meia dúzia de homens sentados em cadeiras decidindo o que devo ou não crer.

E quem ousa questionar isso é "herege". A tradição fala mais alto que o que está escrito — pelo visto.

Como o assunto já tomou outro rumo além do que propus inicialmente, encerro por aqui.
Responda-o
(19-07-2025, 03:36 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Certo, vamos la. 
No livro de atos existe sim uma organização eclesiástica, com bispos e presbitéros, além de que o próprio Cristo deixou sacramentos que sempre foram aplicados pelos apostolos.
Sobre Pedro, nao ha dúvidas que ele foi o primeiro papa, tanto que Jesus o manda apascentar minhas ovelhas. A história tambem mostra que Pedro esteve em Roma, e estabeleceu a igreja católica la.
Sobre a questão da trindade, que voce nega, remontando a uma heresia antiga chamada nestorianismo, o próprio Cristo mandou os apóstolos batizarem em nome do pai, do filho e do Espírito santo, e isso está escrito na Bíblia.
E por fim, a igreja sempre reconhece Jesus como o único caminho para a verdade e salvação, tanto que todos os seus símbolos e ritos remontam a Ele.
O problema dessa sua visão é que assim o cristianismo pode ser qualquer coisa, e cada um pode interpretar as Escrituras ao seu bel prazer. Ai tudo vira uma bagunça. Para isso existe a igreja, para conduzir as pessoas à verdade e evitar que a mentira e o erro adentrem na fé cristã.

Meu pai me manda regar o jardim. Eu rego o jardim. 

Meu pai criou um cargo passável de geração em geração de regador? Ou ele só me mandou regar o jardim?
Responda-o
(19-07-2025, 03:40 PM)TheRealUser Escreveu:
(19-07-2025, 03:06 PM)Gorlami Escreveu: 21 concílios já refutaram todos os seus argumentos. Dito isso, aqui não é o tópico certo pra isso.

Maravilha. Finalmente descobri quem ocupa o trono acima da Palavra: meia dúzia de homens sentados em cadeiras decidindo o que devo ou não crer.

E quem ousa questionar isso é "herege". A tradição fala mais alto que o que está escrito — pelo visto.

Como o assunto já tomou outro rumo além do que propus inicialmente, encerro por aqui.
Kkkkk então o certo é aquilo que voce acha certo, nao o que os grandes santos guiados pelo espírito santo concluíram. 
Sim amigo, voce com certeza vai atingir a verdade por conta própria, e foda se uma tradição de 2 mil anos lkkkk
Responda-o
(19-07-2025, 07:48 PM)Wesley de Mileto Escreveu:  Sim amigo, voce com certeza vai atingir a verdade por conta própria, e foda se uma tradição de 2 mil anos lkkkk

Isso não quer dizer absolutamente nada.

Os primeiros textos do hinduísmo são datados de aproximadamente 1.500 A.C - mais antigos que o próprio Mestre -, e nem por isso são a Verdade [pelo menos não para nós.]

Falar com mortos é doutrina de DEMÔNIO!

Nem Maria, nem santos estão no céu intercedendo por ninguém. Orar pra Maria e orar pra um filtro de barro é a mesma coisa.

mas....

Tomem cuidado com essas "churches" também... os discursos pra tomar seu dinheiro são cada vez mais sutis. 

Procurem igrejas que se aproximem da palavra o máximo possível. Cristo é o centro. Consulte a bíblia e veja se há respaldo no que é pregado. Seu pastor não é infalível. (e talvez nem honesto)

@TheRealUser

Confie nos caras que DEFINIRAM... melhor dizendo: DECIDIRAM que Maria subiu aos céus e pronto.   Gargalhada

Esse fato deve ter sido tão sem importância que o Criador não inspirou ninguém a escrever nos mais de 60 livros. Esperou 1950 anos pelo Papa Pio Big Grin

" E aí, Pio? Vamos decidir que Maria subiu ou não subiu?"

- "Bota aí que subiu".

Responda-o
A questao nao é sobre tempo, mas sobre ligação histórica. Mas enfim, acho que essa discussão nao vai levar ninguém a lugar nenhum, então deixa pra la.
Responda-o
(20-07-2025, 06:45 AM)Wesley de Mileto Escreveu: A questao nao é sobre tempo, mas sobre ligação histórica. Mas enfim, acho que essa discussão nao vai levar ninguém a lugar nenhum, então deixa pra la.

Você está certíssimo. No fim das contas não importa se você aceitou o sacrifício de Cristo através do catolicismo, da adventista, da assembleia, da igreja da esquina que só tem 3 pessoas. 

Essas discursões são infrutíferas. 

Discutir de onde surgiu, o tempo que tem, o que fez, não muda N-A-D-A.

Tudo são meros "detalhes."

Citação:³⁷ Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 

João 6:37

Imagina Jesus dizendo.... "rapaz... até aceitaria você aqui, porém você não seguiu a exclusiva doutrina da igreja católica. Fica aí fora mesmo..."

o ladrão na cruz se batizou na igreja católica pra ser salvo?

Não, né... já entendemos.

Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Sair com Prostitutas valem a pena ? snowball 15 356 Ontem, 10:18 AM
Última Postagem: Keanu da Real

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)