Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Como não perder o e-mail (e a empresa) junto(s)?
Recentemente eu cometi uma cagada enorme: formatei o meu PC, e salvei a senhas das minha contas mais importantes. Contudo, se não fosse um pequeno detalhe, com 3 letras, e que eu mesmo ativei (porém não me liguei na hora da formatação) é: 2FA. Eu ativei esta benção, que diga-se de passagem funciona muito bem.

Pois bem.

Quando fui acessar as minhas contas, principalmente a conta mestra, aonde está muita informação importante, e a principal conta de recuperação, também estava ativada o 2FA.
Resumo da opera: EU ME FUDI. Não consegui acessar nenhuma das contas, Outlook e Gmail, no caso. E como o e-mail de recuperação é invertido, ou seja, a seja para destrava ambas, estava dentro da mestra. Basicamente eu "tranquei um baú com muita coisa valiosa e deixei a chave lá dentro". Até tinha outras "chaves" de backup, como o bendito número e o 2FA. Mas a rasteira foi tão grande que o número da operadora foi cancelado (por falta de crédito), portanto não poderia receber um SMS com o código. O último suspiro para tentar recuperar o acesso a conta é 

o Código de 8 dígito, que apenas o Gmail tem, que advinha? EU SALVEI DENTRO DO OUTLOOK.  Facepalm

Já tentei recuperar o meu número junto a operadora, contudo eles alegam que não conseguem recuperar o número pois está "envelhecido", ou pior, quando tentei ligar diz que "esse número não existe". A única solução seria um número parecido, que não me serve.

A única alternativa antes de declarar o fim das contas era entrar em contato com os respectivo provedores de e-mail, para que eles desativassem/alterasse alguma(s) etapas de segurança para eu entrar novamente. TODAVIA, com o 2FA é muito mais difícil, até mesmo para eles, visto "o compromisso de segurança e privacidade".

Spoiler Revelar

Citação: "Nenhum consultor (do provedor) tem como ajudar, visto que o formulário contém informações pessoais, somente a pessoa pode tentar comprovar que a conta é sua por meio de perguntas pessoais que comprovariam a autenticidade de que a conta de fato é sua". Esse formulário da Microsoft leva 30 dias para ter um retorno. E a Google nem sequer aparece, pois o sistema não reconhece o dispositivo como confiável. Detalhe: Estou sem celular, usava um emulador como dispositivo android, que foi de ralo com a formatação... E o app de 2FA é baseado em número (que não recebe sms) e no e-mail (que perdi o acesso)....

Tive que tomar medidas drástica que foi [...] (Quando se resolver eu conto).

Em resumo, estou próximo de conseguir recuperar o acesso, SOBRETUDO, esse pequeno, entretanto, valioso episódio do meu desleixo, mostrou como podemos toma uma rasteira muito fácil, e é difícil se reerguer. Detalhe [2]: Durante as pesquisas, muitas pessoas na mesma situação que a minha, perderam acesso ao seus respectivos e-mail, este que era o da empresa...

Deu um B.O. Fudido.  

Sei e compreendo o meu desleixo e negligência com pontos importante, informações valiosíssimas poderiam ser perder (até mesmo parte de uma empresa) por simples fucking e-mail, 2FA, número bloqueado (por falta de recargar kkkk) e 8 códigos....

Como guardar e ter um backup de informações importante para caso necessite?

Pergunto a vocês, confrades, como lidam com segurança de dados/informações e backup, pois não dá para confiar 100% nessas empresas, e também, a gente pode esquecer ou nem está atento. Possivelmente, irão sugerir anotar num caderno e guardar no cofre, é uma possibilidade e tanto (mas ainda moro com os meus pais. Difícil ter um cofre de verdade).

Isso vale para documentos, principalmente o passaporte. Mas também, senhas e códigos de backup, e outras informações que nem precisam ser tão específicos para dizer que as sabem/existem, nem mesmo os métodos utilizados para mantém-las seguras, apenas umas dicas para SE cair, tem um colchão emma para amortecer a queda...

PS.: Todos vimos o que acometeu R.S.. Imagine como essas pessoas irão se reerguer, sem praticamente tudo... Talvez, este backup poderia facilitar um pouco as coisas...
"...os homens se corrompem, o sistema quebra, mas DEUS CONTINUA SENDO DEUS!"  
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(23-07-2024, 03:55 PM)Libre Escreveu: Recentemente eu cometi uma cagada enorme: formatei o meu PC, e salvei a senhas das minha contas mais importantes. Contudo, se não fosse um pequeno detalhe, com 3 letras, e que eu mesmo ativei (porém não me liguei na hora da formatação) é: 2FA. Eu ativei esta benção, que diga-se de passagem funciona muito bem.

Pois bem.

Quando fui acessar as minhas contas, principalmente a conta mestra, aonde está muita informação importante, e a principal conta de recuperação, também estava ativada o 2FA.
Resumo da opera: EU ME FUDI. Não consegui acessar nenhuma das contas, Outlook e Gmail, no caso. E como o e-mail de recuperação é invertido, ou seja, a seja para destrava ambas, estava dentro da mestra. Basicamente eu "tranquei um baú com muita coisa valiosa e deixei a chave lá dentro". Até tinha outras "chaves" de backup, como o bendito número e o 2FA. Mas a rasteira foi tão grande que o número da operadora foi cancelado (por falta de crédito), portanto não poderia receber um SMS com o código. O último suspiro para tentar recuperar o acesso a conta é 

o Código de 8 dígito, que apenas o Gmail tem, que advinha? EU SALVEI DENTRO DO OUTLOOK.  Facepalm

Já tentei recuperar o meu número junto a operadora, contudo eles alegam que não conseguem recuperar o número pois está "envelhecido", ou pior, quando tentei ligar diz que "esse número não existe". A única solução seria um número parecido, que não me serve.

A única alternativa antes de declarar o fim das contas era entrar em contato com os respectivo provedores de e-mail, para que eles desativassem/alterasse alguma(s) etapas de segurança para eu entrar novamente. TODAVIA, com o 2FA é muito mais difícil, até mesmo para eles, visto "o compromisso de segurança e privacidade".

Spoiler Revelar

Citação: "Nenhum consultor (do provedor) tem como ajudar, visto que o formulário contém informações pessoais, somente a pessoa pode tentar comprovar que a conta é sua por meio de perguntas pessoais que comprovariam a autenticidade de que a conta de fato é sua". Esse formulário da Microsoft leva 30 dias para ter um retorno. E a Google nem sequer aparece, pois o sistema não reconhece o dispositivo como confiável. Detalhe: Estou sem celular, usava um emulador como dispositivo android, que foi de ralo com a formatação... E o app de 2FA é baseado em número (que não recebe sms) e no e-mail (que perdi o acesso)....

Tive que tomar medidas drástica que foi [...] (Quando se resolver eu conto).

Em resumo, estou próximo de conseguir recuperar o acesso, SOBRETUDO, esse pequeno, entretanto, valioso episódio do meu desleixo, mostrou como podemos toma uma rasteira muito fácil, e é difícil se reerguer. Detalhe [2]: Durante as pesquisas, muitas pessoas na mesma situação que a minha, perderam acesso ao seus respectivos e-mail, este que era o da empresa...

Deu um B.O. Fudido.  

Sei e compreendo o meu desleixo e negligência com pontos importante, informações valiosíssimas poderiam ser perder (até mesmo parte de uma empresa) por simples fucking e-mail, 2FA, número bloqueado (por falta de recargar kkkk) e 8 códigos....

Como guardar e ter um backup de informações importante para caso necessite?

Pergunto a vocês, confrades, como lidam com segurança de dados/informações e backup, pois não dá para confiar 100% nessas empresas, e também, a gente pode esquecer ou nem está atento. Possivelmente, irão sugerir anotar num caderno e guardar no cofre, é uma possibilidade e tanto (mas ainda moro com os meus pais. Difícil ter um cofre de verdade).

Isso vale para documentos, principalmente o passaporte. Mas também, senhas e códigos de backup, e outras informações que nem precisam ser tão específicos para dizer que as sabem/existem, nem mesmo os métodos utilizados para mantém-las seguras, apenas umas dicas para SE cair, tem um colchão emma para amortecer a queda...

PS.: Todos vimos o que acometeu R.S.. Imagine como essas pessoas irão se reerguer, sem praticamente tudo... Talvez, este backup poderia facilitar um pouco as coisas...

Pra informações de trabalho o bom e velho HD externo com backups frequentes. Quase me fodi, gastei uma grana pra recuperar informações de um HD velho. Nunca mais. 

Senhas importantes demais pra confiar em terceira parte: placa de metal gravada e concretada com redundância, se é que me entendem.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
O primeiro passo é não se desesperar pois tudo tem uma solução.

Você apenas ainda não encontrou a sua.
Responda-o
(23-07-2024, 04:03 PM)Vincent Escreveu: O primeiro passo é não se desesperar pois tudo tem uma solução.

Você apenas ainda não encontrou a sua.

Graças ao bom pai, o Altíssimo, conseguir recuperar o acesso a contra principal. Ainda estou enrolado com o gmail, pois já entrei com uma reclamação. Eu conseguir 4 caminhos, e 2 funcionaram.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Citação:Pra informações de trabalho o bom e velho HD externo com backups frequentes. Quase me fodi, gastei uma grana pra recuperar informações de um HD velho. Nunca mais.

Senhas importantes demais pra confiar em terceira parte: placa de metal gravada e concretada com redundância, se é que me entendem.

Só fiz os backups de arquivos, como músicas, fotos, documentos, vídeos... e das senhas. Mas, não me lembrei que as contas precisam de um código, pois a 2FA está ativada. Não esperava que o meu número estivesse cancelado, uma vez que conseguir receber um SMS recentemente. A burrice maior foi deixar o código de recuperação, dentro da própria conta. Com eu disse "tranquei o baú e com coisas valiosas e deixei a chave dentro".  Facepalm

Tenho 2 HD para mandar para tentar recuperar, este HD que fiz o backup já está com "Bad block", foi aí que tive que comprar o SDD que uso. Porém, eu formatei o PC porque estava dando muitas telas azul. Cogitei até ser a saúde do SSD, mas programas indicam que não. Desde então, isso desencadeou todo esse drama. 

Ademais.

Vou dizer como recuperei o acesso a conta, pode ser último para vocês, e serve de alerta também.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(Observação: Pontos chaves em negrito).

O que aconteceu?

Eu perdi o acesso as minhas contas, Outlook e Gmail, estas que estão com 2FA ativos. Uma, usava no Windows normalmente, e a outra no Emulador de android dado que estou sem celular. Formatei o PC, e não fiz backup do emulador (é possível). Nem algo semelhante no Windows para que ele reconhecesse o "novo pc" como o dispositivo confiável. O aplicativo de 2FA estava no emulador de android, então foi junto com a formação.

Os códigos de recuperação da conta Outlook estavam dentro da mesma, ou seja, "trancou o carro com a chave dentro". Cruzei os e-mail de recuperação, Outlook -> Gmail, Gmail -> Outlook. Como perdi acesso ao gmail, pois pede um SMS de 2FA, não conseguir logar novamente. Pois, o SMS não chegava (mensagem de "Chip 1 não aprovisionado". O número foi cancelado. Sem SMS para acessar as contas e o aplicativo usa também um SMS para entrar na conta, o Authy. (Recomendo, aceita até transações de criptomoedas).

O jeito era ir na operadora. (Já que já tinha ligado e a atendente disse que o chip estava realmente cancelado. Tive que ir lá porque, aparentemente o meu cadastro estava bugada/suspenso. Até acessei o app da operadora, porém dava como "manutenção". A atendente não conseguiu agitar por telefone, pois a minha data de nascimento não batia, aparentemente resetada.) 

A (mau) atendente disse que tentaria reativar a linha com um plano pós-pago. Suspeitei que teria que comprar um chip também, pois quando perdi o antigo chip, tive que comprar um virgem para ter o mesmo número. Não quis e fui para casa. Nela, liguei para lá, a operadora, 3  vezes, e as 3 disseram que o número do chip não existia. O que era estranho.

Tentei outras alternativas.

Foram dias tensos. 

Como recuperar conta Microsoft (Outlook)

Com a falha da tentativa de reativar o meu número, tentei recuperar a minha conta outlook. Depois de vários link, o definitivo é este em spolier. A Microsoft alega que não tem acesso as informações, e o formulário que eles sugerem é para conta com 2FA desativado. Como na minha conta estava ativada, a única alternativa foi preencher um formulário para comprovar que a conta é minha (só é possível assim pois alegam que as informações são pessoais, então nenhum agente da Microsoft teria como ajudar). Se confirmar, num prazo de 30 dias, eles alteram, em teoria. O porém são as perguntas de "exatamente o último e-mail que enviou", coisas que não costumamos se atentar na conta. Todavia, até que me lembrava, uma vez que utilizo constantemente...

Como levaria 30 dias para eles checarem se eu era realmente dono da conta, decidi outras formas, pois tenho pagamentos para receber e precisava acessar as contas.

Tentei então entrar em contato com o suporte do app de 2FA. Conseguir, depois de muita luta. O suporte é em inglês, contudo, eles têm um tradutor instantâneo, traduz a mensagem para o idioma do solicitante e do suporte. Pedi para alterar o e-mail de recuperação, pois é necessário para conseguir alterar o número também que até então não tinha acesso. Usei um e-mail de terceiro no qual tenho acesso. Eles pediram para confirmar algumas coisas da conta, como aparelhos conectados, números associados, as contas que usam os tokens... Sabia quase tudo (98%), e eles trocaram o bendito e-mail. Assim, bastavam colocar o número antigo e o novo, que receberia um e-mail para ativar e confirmar a troca...

Mas não precisei trocar o número, pois graças ao bom DEUS, eu conseguir recuperar o meu número, mesmo a custo de 1 chip e 1 recarga...

Como recuperar um número antigo mesmo depois de anos cancelado

De antemão, o meu número não foi repassado para outra pessoa, pois se fosse, tinha ligado e tentado desenrolar o código. O número não foi banido, contudo parecia que estava num limbo, pois não conseguia ligar para ele, nem mesmo a atendente lá conseguia. A alternativa da operadora era um novo chip, com um número parecido, o que não servia...

A última alternativa foi entrar com uma reclamação no site da anatel, o anatel consumidor. Segui o tutorial (em spolier). E o prazo de retorno era de 10 dias. Fiz no dia 20/07. Fui contatado hoje. Segundo a gentil atendente, existia 1% de chance de recuperar o número. Para isso, foi necessário comprar 1 chip novo e não ativa-lo. Apenas mandar para ela. Além de confirmar algumas informações, tipo biometria facial e documentos.

Graças ao BOM PAI, a dedicada atendente conseguiu recuperar o meu número. Tive que morre mais uma grana numa recargar, mas valeu a pena. Com isso, conseguir entrar na minha conta do app de 2FA, por meio de ligação, já que o SMS tá bugado, e conseguir acessar.

DETALHE: Esse app tem uma senha de decodificação das contas, se eu não lembrasse dela, FUDEU, JÁ ERA. POIS, ela é não salva na nuvem (motivos óbvios). Esta deve ser gravada no metal, como o confrade citou kkkk.

Recuperei o acesso a conta do Outlook e outros. Recuperei também o meu Whatsapp. Agora só falta o Gmail.

Como recupera o gmail

A última alternativa foi seguir o tutorial (em spolier), de entrar com uma reclamação via Defensoria pública do Estado, pelo site consumidor.gov.br. Muita gente fez e conseguiu recuperar as suas contas. Agora estou tranquilo, pois recuperei o acesso a conta que é o e-mail de recuperação e o número. Não conseguir acessar ela porque o SMS está bugado. 

Spoiler Revelar
https://www.youtube.com/watch?v=yPNtKptnAQ0

O que aprendi?

Ainda estou meio deslocado, e sem acreditar que tudo isso se passou e teve um final feliz. SOBRETUDO, não posso mais negligenciar este ponto, pois vi relatos de gente que a conta perdida era a conta da empresa, que utilizada para pagamentos e etc. A ideia de cruzar os e-mail foi interessante, mas eu não imaginava que perderia todo o acesso, desde as contas, até o app 2FA e o número. A única alternativa era o código de recuperação que deixei dentro da conta mestra. Irei pensar com mais calma como guardar esses backup's, principalmente se eu perder o acesso como perdi.  

Não posso formatar mais sem checar se poderei acessar as contas normalmente. Deixar tudo dentro do Windows, também foi um erro crasso. Além de cruzar os e-mail de recuperação, e simplesmente esquecer a possibilidade de cancelamento do chip, que a propósito é de 180 dias oficialmente (possivelmente devem segurar o número mais 1 pouco antes de repassarem), segundo eles.

Por fim, poderia não está contando este relato se: 1 - o app de 2FA não tivesse feito o backup (tinha certeza que tinha feito) na nuvem, além de gravar no armazenamento local do dispositivo, e PRINCIPALMENTE, lembra a senha de decodificação, esta que tem que ser gravada igual o número do "bitcoin" (acho que a chave de acesso a carteira).

No mais, volto quando recuperar a conta gmail e com dicas de como me organizei para guardar essas preciosas contas.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
Informática tem dessas. Basta um erro, e todo um trabalho será perdido.

Esses dispositivos de segurança que dependem do celular para 2FA, é complicado. Só faço uso quando de fato é necessário.

Sobre formatar um PC, caso não seja uma formatação emergencial, o ideal é aguardar uns dias e checar todos os procedimentos (BKPs e afins) antes da operação de formatação. Vou usar o fórum como exemplo: Antes das mudanças gerais ocorridas em 2017, aguardei 15 dias para checar todos os dispositivos e BKPs. Além das simulações que realizei em uma plataforma exclusiva para testes.

Por fim, após todos os procedimentos checados, iniciei as mudanças sem maiores problemas.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
Encerrando essa saga, o tutorial de "como recuperar a conta gmail" funcionou.

É incrível como o Estado funciona quando é para pressionar empresas. Quando envolve, mesmo que indiretamente, dinheiro. Continuando, o advogado representante do Google entrou em contato comigo via o site consumidor.gov.br, e enviou um link para tentar recuperar a conta. Acessei o link que eles enviaram para o e-mail (de terceiro) de contato.

E mesmo tento acesso a conta principal e o número, não conseguir confirmar que a conta era minha por esse 1° link. O bendito SMS não chegava no celular (de terceiro), e mesmo confirmando que a conta era minha pelo e-mail de recuperação (associado a conta a ser recuperada), o sistema da Google dizia que "não tinha como confirmar que era eu". Daí, "alguém" iniciou o processo de recuperaçã da conta = 30 dias para confirmar...

Reportei no consumidor.gov.br, para o representante da Google esta mensagem (inclusive prints), e ele depois de 1 ou 2 dias, me enviou um link para alterar a senha, mas já com o 2FA desativado. Com isso, bastava mudar a senha e recuperar o acesso a conta Gmail...

Acrescentando a "o que eu aprendi", pode parecer trivial perder uma conta de e-mail, contudo, quando esta conta está atrelada a serviços bancários, meios de pagamentos, até mesmo empresas digitais (até canais no youtube, afiliados, etc) o buraco é muito mais embaixo. Perder anos de trabalho e presença online porque perdeu a conta antiga é um tiro no pé. Com o mundo cada vez mais digital, esses minímos detalhes fazem a diferença. A galera das criptomoedas já devem está mais ligeria quanto a isso.
Spoiler Revelar
Autor Desconhecido
Responda-o
(05-08-2024, 07:19 PM)Libre Escreveu: Acrescentando a "o que eu aprendi", pode parecer trivial perder uma conta de e-mail, contudo, quando esta conta está atrelada a serviços bancários, meios de pagamentos, até mesmo empresas digitais (até canais no youtube, afiliados, etc) o buraco é muito mais embaixo. Perder anos de trabalho e presença online porque perdeu a conta antiga é um tiro no pé. Com o mundo cada vez mais digital, esses minímos detalhes fazem a diferença. A galera das criptomoedas já devem está mais ligeria quanto a isso.

Por essas e outras alguns influencers se vendem ao mainstream. 

E sim, BTC com autocustódia é a saída. Pra quem tem medo de cripto, pode ir pro ouro ou dolar físicos (mesmo sendo estatal é melhor que Real), qlq coisa que não esteja ao alcance do papai estado.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
Valeu pelo relato, Libre.

Isso certamente vai ajudar outras pessoas no futuro.
Responda-o

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Mulheres como CEO de empresa ZetaLibertário 20 8,611 20-07-2017, 07:19 AM
Última Postagem: Wardog

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)