Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] O que é o juro negativo? Por BTC D00M Guy
#1
A anatomia do estado



Desde 1971 o mundo não vive mais sob uma economia real baseada em lastro de valor com o fim do padrão-ouro. A partir dessa data a moeda se tornou de mentira baseada somente em confiança sobre o estado honrar o valor daquela unidade monetária. Com isso surgiram vários efeitos colaterais baseados nos incentivos que esse tipo de arranjo traz na economia:
  • A inflação tornou-se vantajosa para os estados, pois a desvalorização do valor da moeda também desvaloriza as suas dívidas naquela moeda

  • Inflação também traz perigos pois a população em geral odeia ver seu dinheiro perder valor, então o governo tem um incentivo de tentar manter as coisas sob controle com as ferramentas que possui

  • Uma das ferramentas mais valiosas é a DESINFORMAÇÃO. Por isso, todos os governos criam índices oficiais de inflação, que são constantemente modificados para que a alta real dos preços não influenciam nesses índices. Isso é empiricamente constatado por qualquer pessoa que compare o custo de vida de um ano para o outro e perceba que todos os valores aumentaram muito acima dos índices oficiais

  • Essa desinformação também é propagada através do controle do currículo oficial das escolas e universidades. Por conta disso, as faculdades de economia ensinam somente teorias econômicas que favoreçam as narrativas falsas dos governos de que imprimir dinheiro é algo saudável, que efetuar controle de preços soviético é uma ferramenta (tabelamento da taxa básica de juros) e que gastos públicos impulsionam a economia.

Por conta disso, a inflação REAL nunca pode ser medida através dos índices falsos dos governos mas sim por números reais, sendo o mais preciso deles o aumento da base monetária (M2), ou seja, a quantidade real de dinheiro a mais sendo impresso na economia:

É a partir desse número que você deveria medir seus ganhos reais em qualquer investimento. Como basicamente todos os governos atuais operam em déficit, ou seja, gastam muito mais do que arrecadam, a forma principal de financiamento deixa de ser a arrecadação de impostos e sim a emissão de dívidas e mais dívidas onde a dívida emitida hoje acaba sendo gasta principalmente para pagar os juros sobre a dívida anterior. Soma-se a isto a expansão constante dos gastos públicos (em democracias não há incentivos a se gastar menos - o político pensa em gastar mais que o anterior para realizar mais obras e criar novos programas de redistribuição de renda) e também aos estados de bem-estar social insustentáveis com gastos previdenciários e incontáveis auxílios governamentais que estimulam a vagabundagem em troca de votos. O governo então é incentivado a endividar ainda mais as próximas gerações para conquistar o coração da geração atual, mas esse ciclo depende de crescimento demográfico em larga escala, o oposto do que temos hoje.

Essa emissão de moeda não necessariamente tem efeitos imediatos na sua vida, e é aí que muitos economistas aparecem tentando amenizar esse tipo de prática e desconsiderando esse dado como inflação real. Porém mesmo que o impacto não seja imediato ele continua sendo essencialmente imoral: se um grupo de vagabundos tem o poder de gerar mais dinheiro sem fazer nada e te diluir mesmo que lentamente, uma pessoa racional deve se opor a isso com todas as forças. Essa massa inicial de dinheiro recém impresso é direcionada principalmente para os amigos do rei: geralmente banqueiros e empresários que tem boas relações com o grupo político no poder, que irão receber dinheiro fresquinho direto da fonte. Esse dinheiro então lentamente começa a escoar pela economia, e lá no final da ponta você pode acabar recebendo uma pequena quantia disso através de algum reajuste salarial. Porém novamente aqui você é enganado duplamente: 1) seu reajuste é baseado em um índice falso da inflação e 2) o aumento já foi diluído ao longo do caminho, fazendo com que você perca seu poder de compra e acabe recebendo uma compensação tardia já desvalorizada ao longo do tempo. Esse é o famoso efeito Cantillion:

[Image: ADKq_NZhi2H7384K9V3q6bWSIZq79haGmQQyw4bC...Q=s0-d-e1-]
Considerando os itens acima podemos afirmar categoricamente que não existem investimentos reais em um ambiente desse, pois todos os números oficiais econômicos são baseados em mentiras. Vamos supor o exemplo atual do Brasil (abril/2024):
  • IPCA (índice “oficial“ da inflação): 4,5% nos últimos 12 meses

  • SELIC (tabelamento de preço do dinheiro em modelo soviético): 10,75% ao ano

  • Aumento da base monetária de jan/23 até jan/24: 16,51%

  • Aumento da base monetária desde jan/20 até jan/24 (pandemia): 94.68%!
Olhando os números acima a mentira fica escancarada. A base monetária do povão foi basicamente diminuída pela metade desde a pandemia. Qualquer pessoa que confiou nos números oficiais e “investiu“ em renda fixa se lascou. Qualquer pessoa em renda variável que não tem retornos líquidos (já descontado impostos sobre o ganho falso) também se lascou.

Portanto não existe nenhuma justificativa plausível para que o dinheiro do seu trabalho seja colocado em qualquer coisa regulamentada e domada pelo sistema atual, mesmo que você “goste“ de tal empresa listada em bolsa, colocar sua energia monetária nesse arranjo é uma estupidez colossal. O governo e os amigos do rei estão te fazendo de idiota, imprimindo mais dinheiro sem trabalho algum e ainda te cobrando imposto sobre os lucros fictícios que você pode conseguir.

O que deve ser feito?

A única conclusão possível é tirar o seu dinheiro desse sistema corrompido o mais rápido possível. Uma das opções de antigamente era comprar ouro, porém o ouro é um péssimo ativo como reserva de valor e perde em todas as características comparado ao bitcoin com exceção do tempo de existência:

[Image: ADKq_NbC6JoamdXqnA9NyVQZiZuA-17KNwJE0N39...0-d-e1-ft#]

A opção mais conservadora e segura para qualquer pessoa hoje, principalmente os mais jovens, é simplesmente poupar em bitcoin e focar o tempo livre no trabalho, saúde, hábitos e estudos.

Qualquer pessoa que venha falar pra você diversificar em outros ativos provavelmente é:

1) é vendedor de curso ou relatório;

2) é gestor com certificações inúteis que perde até pro CDI

3) é mal intencionado querendo que você perca tempo com shitcoins ou pedras superfaturadas

4) é simplesmente burro.

Agradeça que o bitcoin ainda está muito barato e esqueça tudo que os gurus do passado já falaram sobre investimentos. O experimento fiduciário já colapsou muitas vezes no passado e dessa vez não será diferente, apenas a escala das coisas agora é muito maior, com trilhões e trilhões de papeizinhos sem valor correndo na economia e beneficiando somente uma elite de parasitas vagabundos inúteis. Opt-out!
BTC D00M Guy from Substack do Doom
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#2
Lendo o começo do texto, me fez lembrar a minha vida pessoal: Há muito tempo, pensei seriamente em fazer uma graduação de Economia. Quando vi a grade de matérias, desistir. Ficar preso por mais de 60 meses numa federal para aprender keynesianismo, é complicado.

Hoje, o BTC é a única arma que temos a disposição. A vida nos dá às cartas, e temos que saber jogar com elas.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#3
Tópico Excelente demais!
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.

Arrow Todos os meus tópicos
Responda-o
#4
(03-04-2024, 12:03 PM)Diamante Escreveu: Lendo o começo do texto, me fez lembrar a minha vida pessoal: Há muito tempo, pensei seriamente em fazer uma graduação de Economia. Quando vi a grade de matérias, desistir. Ficar preso por mais de 60 meses numa federal para aprender keynesianismo, é complicado.

Hoje, o BTC é a única arma que temos a disposição. A vida nos dá às cartas, e temos que saber jogar com elas.

Diamante, que tal revisitar suas publicações sobre investimento, mas agora num contexto de existência do BTC e analisando o precipício econômico ocidental?

Uns chamam de preguiça, outros de poupar tempo e recursos - eu prefiro confiar na análise de um dos confrades aqui, do que na mídia mainstream e em influenciadores sensacionalistas que vivem de clickbait.

Extendo o convite ao @Trglodita e demais usuários que tem conhecimento no assunto.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#5
Desde o ano passado tenho estudado casualmente o assunto graças ao alerta que o confra @Trglodita deixou e mais uma ajudinha de outros confras mais "ancaps". Não há justificativas morais pra financiar um estado/economia que é claramente "anti-você", então o bitcoin é uma revolução que pode trazer a economia pra um pouco mais longe do controle dos poderosos e governos centralizadores. Essa pandemia me abriu os olhos pra muitas coisas.

No momento ainda não tenho nenhuma conclusão a apresentar, ainda tenho que conciliar as leituras com os afazeres diários e trabalho, entre outros projetos que estou trabalhando, e normalmente só acho material de péssima qualidade o que realmente desanima o peão. Mas com o tempo o filtro tá melhorando, eu pegando os conceitos melhor, dá um trabalho, mas estou traduzindo coisas da gringa, bem por alto, apenas pra leitura pessoal, mas devagarzinho vou achando os caminhos.

Aproveito aqui pra deixar informado meu voto de humildade perante o @Trglodita , @Libertador e os demais confras bitcoinzeiros de que estou aqui pra estudar e aprender essa bagaça, sou todo ouvidos; e agradecer imensamente pela oportunidade concedida (afinal eles tiraram do tempo deles pra vir postar aqui e informar a gente) e pelo abrir de olhos. Fica aqui registrada minha gratidão.

Força e honra,
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#6
(03-04-2024, 01:08 PM)Gorlami Escreveu:
(03-04-2024, 12:03 PM)Diamante Escreveu: Lendo o começo do texto, me fez lembrar a minha vida pessoal: Há muito tempo, pensei seriamente em fazer uma graduação de Economia. Quando vi a grade de matérias, desistir. Ficar preso por mais de 60 meses numa federal para aprender keynesianismo, é complicado.

Hoje, o BTC é a única arma que temos a disposição. A vida nos dá às cartas, e temos que saber jogar com elas.

Diamante, que tal revisitar suas publicações sobre investimento, mas agora num contexto de existência do BTC e analisando o precipício econômico ocidental?

Uns chamam de preguiça, outros de poupar tempo e recursos - eu prefiro confiar na análise de um dos confrades aqui, do que na mídia mainstream e em influenciadores sensacionalistas que vivem de clickbait.

Extendo o convite ao @Trglodita e demais usuários que tem conhecimento no assunto.

Pensei exatamente isso. Tenho vários tópicos que precisarão ser redigidos para o contexto atual. Para isso precisarei me comunicar com a administração para excluir diversos tópicos para que eu possa substituir pelos redigidos.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o
#7
(03-04-2024, 01:36 PM)Diamante Escreveu: Pensei exatamente isso. Tenho vários tópicos que precisarão ser redigidos para o contexto atual. Para isso precisarei me comunicar com a administração para excluir diversos tópicos para que eu possa substituir pelos redigidos.
Se me permite intrometer... Excluir não acho interessante, afinal aquilo é história do fórum registrada, e também do seu pensamento e evolução. Poderia deixar os tópicos fechados com link para os novos. Deixe eles como objeto de curiosidade histórica, afinal aquilo lá teve relevância na época que foi escrito, poderia ter muito bem sido o que melhor sabíamos na ocasião.
Citação:“Fortuna Perdida? Nada se perdeu... Coragem perdida?
Muito se perdeu... Honra perdida? Tudo se perdeu...”

(Provérbio Irlandês)
Responda-o
#8
(03-04-2024, 01:36 PM)Diamante Escreveu:
(03-04-2024, 01:08 PM)Gorlami Escreveu: Diamante, que tal revisitar suas publicações sobre investimento, mas agora num contexto de existência do BTC e analisando o precipício econômico ocidental?

Uns chamam de preguiça, outros de poupar tempo e recursos - eu prefiro confiar na análise de um dos confrades aqui, do que na mídia mainstream e em influenciadores sensacionalistas que vivem de clickbait.

Extendo o convite ao @Trglodita e demais usuários que tem conhecimento no assunto.

Pensei exatamente isso. Tenho vários tópicos que precisarão ser redigidos para o contexto atual. Para isso precisarei me comunicar com a administração para excluir diversos tópicos para que eu possa substituir pelos redigidos.

Parabéns pela humildade, foi interessante notar tua evolução nesse sentido. Qualquer um que tenha tutano, ao analisar a situação atual do sistema financeiro chegaria na tua conclusão, mas nem todos seriam humildes a tal ponto.
Spoiler Revelar
"Use o sistema contra o sistema, parasite o parasita"
Responda-o
#9
(03-04-2024, 01:08 PM)Gorlami Escreveu:
(03-04-2024, 12:03 PM)Diamante Escreveu: Lendo o começo do texto, me fez lembrar a minha vida pessoal: Há muito tempo, pensei seriamente em fazer uma graduação de Economia. Quando vi a grade de matérias, desistir. Ficar preso por mais de 60 meses numa federal para aprender keynesianismo, é complicado.

Hoje, o BTC é a única arma que temos a disposição. A vida nos dá às cartas, e temos que saber jogar com elas.

Diamante, que tal revisitar suas publicações sobre investimento, mas agora num contexto de existência do BTC e analisando o precipício econômico ocidental?

Uns chamam de preguiça, outros de poupar tempo e recursos - eu prefiro confiar na análise de um dos confrades aqui, do que na mídia mainstream e em influenciadores sensacionalistas que vivem de clickbait.

Extendo o convite ao @Trglodita e demais usuários que tem conhecimento no assunto.

Revisitar é interessante, alterar ou excluir tópicos é desnecessário. Eu mesmo era um cara que incentivava a previdência privada, se eu tivesse acordado pra matriz fiduciária há 10 anos, com o pouco que contribui desde 2012 já estaria "aposentado" com BTC.

O dinheiro Fiat destrói a nossa alma, pois por mais que trabalhemos, estamos sempre nadando contra a corrente. 

Não é normal acumular uma vida inteira e chegar no fim da vida já sem saúde pra "aproveitar".

O bitcoin me deixou mais tranquilo por saber que não estou sendo diluido, a ponto de poder aproveitar mais o caminho.

Essa história de coach "trabalhe enquanto eles dormem" é a degradação do ser humano, meu próximo objetivo é não recolher IR na fonte, o imposto mais imoral depois da inflação.
Responda-o
#10
Em Maio do ano passado, atualizei alguns textos e pedi para administração fazer a substituição. Mas, sem perder a originalidade do texto anterior.

(03-04-2024, 01:36 PM)Diamante Escreveu: Pensei exatamente isso. Tenho vários tópicos que precisarão ser redigidos para o contexto atual. Para isso precisarei me comunicar com a administração para excluir diversos tópicos para que eu possa substituir pelos redigidos.

Correção: Minha ideia atual é justamente essa linha de ação do primeiro parágrafo com outros tópicos que precisam ser (talvez) atualizados.

Sobre a exclusão e a reedição dos tópicos: Nada é alterado sem o aval da administração. Conversei com com eles e os mesmos aprovaram as mudanças propostas.

PS: @Trglodita Previdência Privada é complicado. A pessoa paga para alguém investir (e mal) o dinheiro por você. Além disso, também deixo os parabéns pela evolução de pensamento.
- Você! Já pagou seu imposto hoje?
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)