03-11-2025, 09:51 PM
Caralho as vezes eu acho que o hielo tem algum tipo de autismo. O cara teve que explicar todo um raciocínio para dizer que simplesmente acerta agora 75% da prova
A sorte favorece os audazes
|
Estudo para concurso e o que eu aprendi até agora.
|
|
03-11-2025, 09:51 PM
Caralho as vezes eu acho que o hielo tem algum tipo de autismo. O cara teve que explicar todo um raciocínio para dizer que simplesmente acerta agora 75% da prova
03-11-2025, 11:24 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 03-11-2025, 11:29 PM por Hombre de hielo.)
(03-11-2025, 09:51 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Caralho as vezes eu acho que o hielo tem algum tipo de autismo. O cara teve que explicar todo um raciocínio para dizer que simplesmente acerta agora 75% da prova Que utilidade teria eu informar que ando acertando 75% das questões, sendo que não entrei nas vagas e se fosse pra omitir minha evolução (em %) através de um método? Recomendados: A 'extinção' da Real: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6773 Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
04-11-2025, 05:43 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 04-11-2025, 05:43 AM por Luiz.)
Eu pratico estudo reverso e até hoje é o mais eficiente que eu vi para a maioria das pessoas.
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
14-11-2025, 09:58 AM
Fui aprovado no meu segundo concurso. Ainda é um concurso de entrada mas paga mais.
Já assumi e decidi ir para uma cidade menor onde o custo do aluguel e mais barato. Se antes estava no entorno agora fui para o interior de vez. Descobri que o Goiás, em regiões de baixo relevo é tão quente quanto Salvador ou Rio de Janeiro. Aqui só trabalho e tomo banho. Mudei o método para o concurso. Hoje tenho um método mais em conta, que é estudar de duas a quatro horas por dia depois do trabalho. O que eu mudei é que agora eu alterno dia de teoria com dia de questão. Só isso. Questão é um dos pontos chaves como já dito pelo @Gorlamie @Bean É impressionante como o método mais eficaz, normalmente é também o mais simples. Antes estava dando muita atenção à teoria. Só que ela só serve pra te dar base nas questões. Elas são o ponto principal. Ainda é muito cedo pra colocar relato aqui. Mas já vou avisando a quem quer se aventurar em concurso público a trabalhar e juntar dinheiro. Mundanças no Brasil junto com exames estão ficando algo em torno de 8 a 10k. A coisa tá feia.
14-11-2025, 11:02 AM
(14-11-2025, 09:58 AM)eremita_urbano Escreveu: Fui aprovado no meu segundo concurso. Ainda é um concurso de entrada mas paga mais. Eu resolvi abraçar este metodo e notei melhora, tanto que faltou 2 pontos para eu ir para a segunda fase do CNU2. Tenho feito e estudado por questões incasavelmente.
14-11-2025, 10:59 PM
(14-11-2025, 09:58 AM)eremita_urbano Escreveu: Fui aprovado no meu segundo concurso. Ainda é um concurso de entrada mas paga mais. Tu é o @Vegeta dos Concursos
Recomendados: A 'extinção' da Real: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6773 Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
15-11-2025, 03:38 PM
(14-11-2025, 12:08 PM)Doutor Pregos Escreveu: @Bean e @Gorlami vocês acham que vale a pena pagar alguma mentoria? Besteira. Foque em resolver exercícios da banca. O que tu precisa é disciplina e foco. Desligue o celular e assine alguma plataforma de questões. ESTUDE PELA BANCA. Um homem com escolhas é um homem livre.
16-11-2025, 09:43 AM
(15-11-2025, 03:38 PM)Gorlami Escreveu:(14-11-2025, 12:08 PM)Doutor Pregos Escreveu: @Bean e @Gorlami vocês acham que vale a pena pagar alguma mentoria? Assino embaixo. Plataforma de questões agiliza muito a resolução. Filtrando pela banca é possível assimilar a linha de conteúdo que eles seguem. Fazendo uma analogia barata aqui. Concurso é igual um game novo, tem que aprender a sistemática e focar em como ela realmente é, geralmente por esfera, banca e cargo. Dominar todos os conteúdos, de todos os cargos e todas as bancas é impossível, e desnecessário. Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça.
16-11-2025, 08:30 PM
Fazer questões é fundamental, pois isso te obriga a raciocinar mais.
Anotar as coisas à lápis, caneta etc. isso também ajuda a cravar mais na memória. Fazer mapa mental, fazer "desenhos" etc. isso também ajuda. O Pierluigi Piazzi (que mais uma vez quero agradecer o pessoal do fórum pela indicação) falava isso, e ele tá 100% certo. Recomendo o "Aprendendo Inteligência". Acho que eu colocaria ele num top 3 de livro sobre aprendizagem e memória, e "Top 5 Livros para Brasileiros". Ele dizia que Matemática é a matéria com melhor metodologia de aprendizagem, porque tem um monte de exercícios práticos. Mas serve pra humanas, exatas etc. qualquer coisa. Existe os métodos pra fazer questão sem ser aleatório, método pra criar mapa mental e desenho (do Tony Buzan) etc. e isso você encontra mais no Youtube (ou livraria também), mas mesmo quando o cara não faz o melhor mapa mental, o melhor método pra estudar por questões etc. mesmo assim já adianta o caminho.
17-11-2025, 09:10 AM
(16-11-2025, 09:43 AM)Merdingo Escreveu:(15-11-2025, 03:38 PM)Gorlami Escreveu: Besteira. Opa, já tenho feito isto (tardiamente, pois de 2 anos estudando para concurso, só 6 meses atrás que comecei a estudar por questões). Tenho utilizado o QConcursos desde o inicio, tentei usar o TECconcursos, mas achei o visual "meio poluido", principalmente no app
18-11-2025, 07:50 PM
Recomendo verem vídeos do VOLTS. Ele faz pesquisas com aprovados para saberem o que fazem realmente e um detalhe interessante que separa os primeiros lugares dos últimos e medianos é o SEM DESCANSO.
Isso mesmo, eles estudavam todos os dias, 80% dos primeiros lugares faziam isso e só 20% dos últimos lugares aprovados faziam isso . Usem dados
⁹ O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
21-11-2025, 10:30 AM
Antes da popularização de cursos pra concurso, qualquer um passava, fora que a iniciativa privada antigamente compensava por causa do boom economico, então concurso não era tão atraente (Fora os cargos de status, como policia federal). Hoje todo mundo entendeu que a iniciativa privada não compensa e geral tentando migrar pra iniciativa estatal. Iniciativa estatal é o unico meio de salarios decentes e jornada de trabalho digna, por isso a concorrencia ta surreal, a não ser que voce acerte 98% das questões voce não passa.
21-11-2025, 08:17 PM
(21-11-2025, 10:30 AM)O indomável Escreveu: Antes da popularização de cursos pra concurso, qualquer um passava, fora que a iniciativa privada antigamente compensava por causa do boom economico, então concurso não era tão atraente (Fora os cargos de status, como policia federal). Hoje todo mundo entendeu que a iniciativa privada não compensa e geral tentando migrar pra iniciativa estatal. Iniciativa estatal é o unico meio de salarios decentes e jornada de trabalho digna, por isso a concorrencia ta surreal, a não ser que voce acerte 98% das questões voce não passa. entendimento bem superficial do assunto. Contundo você está certo que aumentou um pouco as notas de corte, o que não é problema pra quem já estuda(ou estudava). Mas pra quem tá começando a estudar o tempo que vai levar pra chegar nesse ponto eu recomendo migrar pra outras áreas que serão mais rentáveis em menor tempo .
18-12-2025, 09:28 PM
Recentemente tenho adotado uma técnica muito interessante nos meus estudos para alguns concursos municipais que venho me preparado. Consiste em um "estudo reverso", no qual eu foco principalmente na resolução de muitas questões e no aprendizado principalmente por meio dos comentários sobre as questões. Se percebo que tem algum conteúdo que venho tendo muita dificuldade, reforço o estudo nele por meio de vídeo aulas, assim eu consigo dar atenção naquilo que exatamente eu tenho dificuldade. As revisões sao por meio da resolução de questoes que errei anteriormente.
É um método efetivo pois foca no que é essencial na resolução de uma prova de concurso: resolver questões - um concurso nao é nada além disso. Com o tempo passamos a entender padrões da banca e até mesmo certas técnicas para poupar tempo e conseguir resolver as questões de modo mais eficiente e eficaz, como diz o ditado: a pratica leva a perfeição.
19-12-2025, 09:25 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 19-12-2025, 09:26 AM por Doutor Pregos.)
(18-12-2025, 09:28 PM)Wesley de Mileto Escreveu: Recentemente tenho adotado uma técnica muito interessante nos meus estudos para alguns concursos municipais que venho me preparado. Consiste em um "estudo reverso", no qual eu foco principalmente na resolução de muitas questões e no aprendizado principalmente por meio dos comentários sobre as questões. Se percebo que tem algum conteúdo que venho tendo muita dificuldade, reforço o estudo nele por meio de vídeo aulas, assim eu consigo dar atenção naquilo que exatamente eu tenho dificuldade. As revisões sao por meio da resolução de questoes que errei anteriormente. Estou adotando essa técnica tmb irmão e no CNU2 faltou 2 pontos para eu não ir para a segunda fase.
19-12-2025, 09:48 AM
Senhores, a questão da memorização está ligada à escrita e a prática.
Academia era o nome que se dava à escola antigamente justamente por isso, e isso é justamente um ponto em que se odeia falar hoje em dia. Você não cresce o músculo sem repetição, você não cresce o cérebro sem repetição. Repetir as mesmas questões com o mesmo conteúdo diversas vezes te faz decorar muito melhor que ler horas de documentos repetidamente. A leitura é importante sim, mas para grifar os aspectos importantes nos quais você vai resumir e criar as questões. (Use a IA ao seu favor nesse aspecto) Quantas vezes você já viu aquela pessoa que passou a madrugada copiando em papeis bem pequenos as respostas da prova para colar na hora da prova, mas chegando lá não precisou porque já tinha memorizado tudo. É esse o ponto chave. Estou para subir de nível na minha carreira onde trabalho atualmente e para isso devo entrar em um mestrado para ganhar aumento de nível por especialização. Se eu não tiver essa especialização, serão 21 anos de espera pra chegar no mesmo nível (nível 7 do plano de carreira x triênio = 21 anos) Meu plano de estudo está ligado a leitura / marcação de pontos importantes e criação de resumos. Dos resumos que eu crio com minha própria linguagem para entender o conteúdo, eu crio questões para entender. Agora nas férias serão 8h por dia até chegar à prova. 4h de dia/4h de tarde. 2h de intervalo, sono regular e marcado por hora. Exercícios físicos e distrações só no tempo livre. The absence of virtue is claimed by despair
|
|
« Mais Antigo | Mais Recente »
|