Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O mundo dos negócios é uma guerra - Baseado em minhas experiências.
#1
Olá Senhores.
 
 Nesse tópico pretendo colocar algumas idéias a respeito do Empreendedorismo, sabemos que principalmente nesse país montar qualquer coisa é muito difícil,principalmente se você tem uma certa carência de valores no banco e na grande maioria das vezes esse é o maior problema para começar algo. Porém, não tem jeito, se você é aquele tipo de pessoa que entra em um estresse fora do comum trabalhando para os outros, vai trabalhar todos os dias na CLT mesmo com o saco amarrado,não consegue se imaginar feliz sendo funcionário mesmo que com um salário muito bom e quando pensa na ideia de montar o seu negócio isso lhe dá uma ligeira excitação, bem provável que empreender seja pra você. Não posso falar que as minhas dicas abaixo vão servir para todo tipo de negócio,porém na área comercial eles deram certo comigo.

1 – NÃO TENTE FUGIR DO IMPOSTO DE RENDA
 Pode parecer piada ou que eu goste de ser estuprado pelo estado,mas não, antigamente existiam muitas formas de fazer as coisas sem que o rei da floresta soubesse,porém hoje com toda essa tecnologia eu julgo praticamente impossível fugir do imposto de renda, o controle dessas instituições é bem grande, raramente eles irão atrás se a conta passar pouquíssima coisa do previsto, porém se você sair por ai gastando igual um louco com certeza você vai entrar no radar deles. Mas em relação a outros impostos.. o que os olhos não vêem o coração não sente. Porém tenha cuidado,não deseje estar de frente conversando com os servidores do Leão,aquele lugar não é de Deus, eles falam sobre “Justiça Fiscal” mas na verdade tudo que ali é usado serve pra te amedrontar e intimidar você, se você bobear você ainda sai por mentiroso na história,esses funcionários são treinados em algum rito do mal.. não é possível. Fica esperto e não tente fugir do rei da floresta porque não vai dar certo.

2 – NUNCA FIQUE EMPOLGADO DEMAIS
 No passado eu já fiz algumas coisas como por exemplo emprestar dinheiro de agiota a uma quantidade de juros alta para investir no negócio,porém,embora eu tenha me saído bem nessa eu não recomendo, principalmente levando em conta o momento em que estamos vivendo no Brasil, quem sabe se o nosso país tivesse vivendo REALMENTE um bom momento econômico seria possível considerar a hipótese, porém com muito cuidado, fazer isso é brincar de roleta russa.

3 – SEJA O AMIGO DA ONÇA DA CONCORRÊNCIA.
 Pode parecer que sou arrogante falando dessa forma,mas é a realidade de como eu vejo as coisas. Vamos supor que você estivesse caçando lá no tempo das cavernas e se depara com um Mamute ou um Mastodonte, você largaria o seu arpão no chão e falaria “Vem aqui bichinho bonitinho,deixa eu passar a mão em você?” ou você faria o necessário para levar alimento e prover a sua família? Pois bem, a resposta você já sabe.  Porém você não pode ser besta e virar a cara para concorrência,achar que é o melhor do mundo e só você sabe fazer as coisas, aquela velha frase “Mantenha seus amigos perto, mas seus inimigos mais perto ainda” é um bom conselho para momentos como esse. Não acho interessante levar o concorrente na sua casa e ser o “parceirão do churrasco” dele,as vezes ele pode ser um Invejoso,mas tenha uma boa relação com ele,não existe amizade entre concorrente,existe relação de negócios. Se tivesse você e seu concorrente em um avião prestes a cair e tivesse apenas um para-quedas, você acha que ele falaria “Pega pra você, eu fico aqui e vou explodir junto com o avião?”.

4 – O SEU NEGÓCIO DEPENDE DE VOCÊ.
 Eu acredito que ter fé em alguma coisa é muito bom,ter fé em Deus,pedir para ele abençoar o seu dia de trabalho,uma luz,uma direção isso é fundamental,seja você católico,evangélico,protestante,umbandista ou qualquer outra religião que seja. Porém ficar acreditando que um milagre vai mudar as coisas sem você fazer nada,isso é suicídio. Por exemplo se você engana os seus clientes ou qualquer coisa assim e depois que a má fama pega você vai pedir pra Deus te ajudar nunca é um bom negócio,essas coisas dependem de você e do quão capacitado você está. Desde o tempo que inventaram a matemática 2+2 é igual a 4 e nos tempos atuais continua sendo assim.

5 – CARA DE BUNDA NÃO VAI RESOLVER NADA
 Principalmente se tratando do comércio,nesse ramo diariamente você lida com pessoas e cada ser humano é diferente um do outro, se você estiver atendendo com uma cara de bunda certamente a maioria das pessoas vai passar longe de você e uma pequena minoria não vai nem ligar,eles só querem comprar e pronto,porém se depender só desses o seu caixa certamente vai fechar no negativo no fim do mês.

6 – UM OLHO NO PEIXE E OUTRO NO GATO
 Quantos negócios por aí foram a falência por causa de achar que eram os reis do mundo e simplesmente sumiram do mapa? Não sei se o leitor viveu essa época,mas no Brasil uma certa época quem tinha um celular V3 ou um BlackBerry era simplesmente “O Cara” e hoje a BlackBerry não é nada, ainda é muito rica,mas não é nada do que foi. E se eles tivessem passado com o rolo compressor em cima do Iphone? Particularmente eu sempre achei o BlackBerry muito mais bonito do que essa coisa que o falecido Steve Jobs “inventou”.

7 – PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO
 Você já ouviu essa frase por ai um milhão de vezes com certeza mas não custa reforçar. Se você tem a condição de pagar um carro de som,pague. Se você tem condição de fazer uma propaganda um pouco mais elaborada,no rádio ou quem sabe na TV faça! (na TV eu já adianto que é o preço de um Rim!) ou um calendário de parede,caneta,horário de ônibus,caneca,copo essas coisas.. precisam ser coisas úteis, durante o ano todo seu cliente vai ver a data no calendário de parede com a propaganda do seu comércio,vai escrever com a caneta que você deu até acabar a tinta,vai ver o horário do ônibus olhando para a propaganda da sua empresa,vai tomar café da manhã na caneca que você deu,vai tomar cerveja assistindo o jogo no domingo no copo com a propaganda do seu comércio. Eu jamais apostaria em chaveiro ou coisas inúteis, você precisa ver onde o seu cliente vai usar isso,se for uma pessoa que tem costume de olhar a data no celular não vai adiantar nada ela ter um calendário seu, pra que? pra jogar fora? Mesma coisa um horário de ônibus para alguém que só anda de carro. Claro que você não vai ficar igual uma besta perguntando essas coisas,com o tempo você passa a conhecer os clientes e isso se torna automático.
 
8 – TENHA UMA RELAÇÃO ATIVA COM SEU CLIENTE.
 Não, não seja besta e pense besteira, quando eu falo relação ativa isso fica muito mais fácil nesse mundo com as redes sociais, não é pra você ser o amigão do peito dele,mas ter uma boa relação é sempre bom, se você gosta de jogar bola e ele te convidar não custa nada ir jogar bola com esse cliente,se você gosta de um churrasco e ele te convidar não custa nada ir lá dar aquele alô, porém tome bastante cuidado com essa história de levar cliente pra dentro da sua casa, é aquela velha história “negócio é negócio e amizade é amizade”.  Outra coisa muito importante é que você vai precisa “Educar” muitos dos seus clientes,muitos vão pensar que por ter essa relação próxima podem comprar fiado com você ou alguns mais abusados ainda podem querer dormir na sua cama com a sua mulher,tenha cuidado,no ramo dos negócios muitas vezes você vai precisar dançar em cima de uma navalha sem se cortar.

9 – O SÓCIO QUE VENDE FIADO SAIU PARA FAZER COBRANÇAS O TELEFONE DELE É 171
 Em nenhuma hipótese faça fiado,quando você faz isso você perde o dinheiro a mercadoria e o “amigo”. Não interessa se for o Papa Francisco na sua porta, o Silvio Santos ou o Presidente, não faça fiado e se alguém falar alguma coisa só pense “que se foda quem tiver achando ruim”.

10 – NÃO FAÇA SOCIEDADE COM NINGUÉM
 Estou falando por mim e pelo que eu já vi por aí. Uma vez eu estava olhando aquele anúncios na OLX,só por curiosidade mesmo e vi um anúncio “Procura-se sócio” e eu pensei “Quem é o idiota que procura sócio na OLX?” e não foi o único anúncio que eu encontrei desse tipo, fazer esse tipo de coisa acho que supera o fato de dar uma de Odair José na música “Vou tirar você desse lugar” não sei quem é mais burro. Já vi casos de anos de amizade acabarem por causa de uma sociedade e até mesmo relações familiares irem para o espaço por causa de uma sociedade mal sucedida, você já viu aqueles filmes sobre vulcões? Pois então, toda vez que o vulcão entra em erupção todo mundo sai correndo por cima de todo mundo, é mulher por cima de criança,cachorro por cima do dono.. é a mesma coisa com sociedade, a hora que o negócio pega fogo você se torna o inimigo número 1 do sócio. Então.. não faça sociedade. Parceria de negócios é uma coisa, sociedade é outra.

11 – SEPARE O SEU NEGÓCIO DA SUA VIDA PESSOAL
 Essa conversa do caixa da empresa ser o mesmo caixa da sua vida te leva a falência. Não dá pra cada coisa pessoal que você vai fazer pegar dinheiro do caixa da empresa, você precisa retirar uma renda mensal do seu negócio,que vai ser paga no quinto dia útil como se fosse um salário pra você,o seu salário também é um gasto para a empresa,o que sobra líquido no final é caixa da empresa,no longo prazo a sua empresa será mais rica que você e isso é uma tarefa difícil principalmente quando a economia está em turbulência e o seu negócio não gira. Eu costumava fazer assim: No final do ano eu fazia um balanço e se eu notasse que a empresa cresceu 15% de um ano para o outro eu colocava 15% a mais sob o valor total no meu salário,ou seja,eu sempre fui mais pobre na vida pessoal e a empresa sempre teve mais dinheiro do que eu.

12 – TER PREÇO BOM SERÁ SUA TAREFA MAIS DIFÍCIL
 Se você está nesse fórum burro você não é. Certamente quando você precisa fazer revisão no seu carro,moto ou até mesmo levar a televisão para arrumar a primeira coisa que você olha é o ambiente, se a pessoa trabalha bem,se o local lhe transmite alguma segurança a final de contas você não gosta de gastar o seu dinheiro suado para no fim das contas o serviço ficar ruim certo? Pois bem.. você pensa assim por que você é inteligente. Porém a maioria do “Povão” não tá nem aí, isso não significa que o seu negócio tem que ser uma nojeira, muito pelo contrário. Porém se você não tiver preço bom no seu produto.. esquece.. a concorrência vai passar por cima de você com o rolo compressor,principalmente se você trabalha com o “Povão” na verdade eles querem a máxima qualidade das coisas,mas querem pagar o menor preço possível, no seu dia-dia você vai ver de tudo e aquela argumentação de “Temos qualidade e nosso produto é o melhor” é pouco eficiente quando se trata do povão e o seu preço está nas alturas, isso não significa que você tenha-que vender lixo, você precisa encontrar o equilíbrio, senão vai quebrar,  mas tenha em mente que o Povão quer preço, muita gente que não sabe quanto custa um pacote de feijão por aí e se julga especialista de alguma coisa fala “Não é bem assim que as coisas funcionam,você precisa ter um mind-set ultra mega power sensacional, usar a estratégia multi power xyz e assim você vai conseguir vender aquele produto caríssimo para o seu clientii,ui” MENTIRA.. MENTIRA.. quando se trata do povão é  preço e ponto final e eu tenho autoridade pra falar essa merda porque eu vivi essa bosta.  Agora.. se você vende pra algum público mais requintado aí sim o preço será apenas um detalhe,caso seu produto seja para alguém que realmente tenha poder financeiro será sempre a qualidade,mas se você for vender para o falso rico aí sim você vai ouvir um chororo lascado por causa do preço, ou muitas vezes um “Vou ver e te aviso”. Essa história que rico choraminga preço por isso que é rico é tão mentirosa quanto achar que menina do interior é santinha.  

13 – CUIDADO QUANDO FOR CONTRATAR FUNCIONÁRIO
 Se for um negócio pequeno é aquela história,um passo a cada vez porém na medida que o negócio for crescendo você vai precisar contratar pessoas pra trabalhar com você e nessa hora você vai dar de cara com toda legislação trabalhista que existe nesse país, porém entre ela e a Receita Federal você vai descobrir que é mais fácil conversar com Ministério do Trabalho do que com o Leão. Não ache que você é o mestre supremo dos negócios e vai arrumar um jeitinho de passar a CLT pra trás, não vai dar certo, essa é uma herança deixada pelo Getúlio Vargas que você vai precisar aprender a conviver com ela, porém existe a lei do contrato temporário que também é regida pela CLT, mas dependendo do seu negócio vale a pena dar uma olhada nela,as vezes pode ser melhor do que a convencional em vários aspectos,porém você só pode ficar com o funcionário 6 meses e se você precisar mandar ele embora antes ainda terá gastos,porém são bem menores,eu usei esse modelo de contrato por algum tempo e conforme fui vendo os bons fui efetivando para a CLT convencional, o melhor dos mundos era não ter o gasto dessa coisa trabalhista,porém não tem o que fazer, isso é o Brasil.

14 – NÃO EXISTE VALE SÓ EXISTE O QUINTO DIA ÚTIL E PONTO FINAL.
 Ao longo do tempo,quando você já tiver funcionários,sempre vai ter aquele que vai te pedir vale,vai te falar da dificuldade financeira,do aluguel,disso ou aquilo, pensando um pouco com o coração realmente é difícil,mas você não está no negócio para ser a madre tereza de calcutá você não pode largar o Arpão e ir abraçar o Mamute, se você abrir a guarda pra um,você precisará abrir a guarda para todos e não adianta dar vale pra um e falar “Segredo viu” não vai adiantar, a notícia vai correr na rádio peão e a coisa vai ficar ruim pra você, portanto nada de vale, pagamento é só no quinto dia útil e ponto final.
Ainda sobre o pagamento, todos nós sabemos que é muito difícil confiar em alguém, as vezes seu funcionário pode estar tramando contra você,portanto nada de pagar salário em espécie,pagamento é sempre por transferência bancária,isso te protege juridicamente e também de alguma emboscada, digo isso pois já fui vítima logo que comecei e no fim quem estava passando as coordenadas era um funcionário.

15 – PREGO QUE SE DESTACA TOMA MARTELADA
 A hora que seu negócio começar a crescer,se você começar a aparecer no radar de algum maior você terá uma outra missão pela frente. Porém não é sobre isso que quero falar,quero falar sobre um funcionário ser melhor do que o outro, bem.. como todos sabemos o ser humano é muito parecido com o mundo animal, o mais forte come o mais fraco. Teve uma mulher que trabalhou comigo a muitos anos, a mulher era simplesmente pau para toda obra,uma excelente funcionária,sem atestado,sem atraso e sem frescura teve só uma vez que eu briguei com ela pra ela ir embora se cuidar por que ela estava trabalhando segurando o choro com uma dor muito forte em um dos seios (Eu fiquei sabendo nessa época que silicone tem prazo de validade e isso deu um problema grande pra ela depois) porém essa mulher era muito esforçada e tirava ótimas comissões sempre.. e lógico,principalmente o Brasileiro que é um povo na sua grande maioria sem a instrução necessária quando alguém começa a crescer já começam a ver o outro com olhares de inveja e foi o que aconteceu com essa mulher,toda hora chegava alguma reclamação dela pra mim,reclamação sem procedência alguma, mas é aquela velha história “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo” e você vai precisar lidar com coisas assim,faz parte, mas isso é bom,pois você passa a conhecer bem quem trabalha com você e se em algum momento precisar realizar alguma demissão você já sabe onde atacar.

16 – CUIDADO COM A VAIDADADE
 Quando uma mulher te paga um boquete é bom demais, na sua vida como empreendedor quando você começar a crescer vai ter muita gente lhe pagando boquete, isso no sentido literal e no figurado também, porém ficar se mostrando por aí não é uma boa, o negócio passou a dar um lucro um pouco maior? Nada de sair por aí comprando carro novo “Ah.. mas eu tenho o dinheiro para comprar a vista!” Não! Prefira investir no seu negócio ao em vez de sair por aí comprando carro do ano, um pé de borracha mais simples pode te levar nos mesmos lugares que um carro melhor, deixa o carro mais confortável para quando você estiver ainda melhor financeiramente. Nada de ficar nas rodinhas de “amigos” por aí mostrando o quanto faturou no ultimo mês ou fazendo coisas no impulso só pra mostrar que você é o bonzão, a grande maioria desses seus amigos que você conhecerá na sua fase de sucesso na verdade serão os primeiros a te dar uma rasteira se oportunidade tiverem, fora que mostrar dinheiro por aí vai sempre atrair aquele sujeito que quer dinheiro emprestado, pega dinheiro e some no mapa, se você for cobrar o ruim será você. Muitas vezes eu cometi o erro de ser vaidoso na minha vida,certa vez eu tinha um celular da Nokia,esses bem básicos que tinha jogo da cobrinha, em uma viagem com alguns conhecidos para o litoral naquelas conversas de bêbado eu falando as minhas conquistas e alguém me solta “Isso é mentira, você tem um telefone feio” quando voltamos a vida normal comprei um Motorola V3, sim, foi burrice da minha parte,pois depois disso comecei a querer mostrar mais coisas e aquelas pessoas começaram a me pedir um favor aqui,outro lá e a duras penas eu fui aprendendo,porém eu tive-que colocar a mão no fogo para saber que ele queima.

17 –  A RIVALIDADE ESTÁ EM TODOS OS LUGARES
 O Brasil é conhecido pelo futebol e todos nós sabemos que vários burros por aí brigam por um jogo que já está negociado e recentemente no Brasil com essa briga de Direita e Esquerda muita gente passou a mais do que nunca brigar de uma forma avassaladora por política,como se fosse um Grêmio e Inter,São Paulo e Corinthians,Flamengo e Fluminense e por ai vai. O que talvez você não saiba é que existem pessoas que vão colocar o seu negócio e o negócio do concorrente como uma rinha de galo, certa vez a muitos anos atrás eu fui assaltado na minha loja,foi uma coisa horrível,levaram funcionários para o banheiro,levaram dinheiro entre outras coisas,não foi coisa de pé de chinelo não,talvez foi o preço pago pela minha vaidade e eu ficar me mostrando por aí. Depois que isso aconteceu muita gente começou a falar “Agora ele vai quebrar” “Tenho certeza que agora ele abaixa as portas” e a minha vaidade falou mais alto e eu fiz mais algumas burradas apenas pra mostrar que não era aquilo,burrada,burrada,não seja assim. Mas saiba que quando você estiver em um determinado patamar muitas pessoas que você nem imagina vão estar secretamente torcendo para você tropeçar e cair,talvez você nunca descubra quem são todas,por isso é bom manter o pé atrás com todas a sua volta.

18 – FAÇA BARULHO PARA UM LADO E CORRA PARA O OUTRO
 Não vou lembrar exatamente o nome dos filmes,mas vi isso em vários já.. quando o mocinho está fugindo do vilão ele faz diversas coisas,mas uma das coisas que ele faz é aquela história de pegar uma pedra jogar para um lado e correr para o outro e assim ele ganha tempo até que  vilão perceba que caiu em uma armadilha. No mundo dos negócios você precisa usar e abusar dessa estratégia,principalmente no Brasil onde qualquer pouquinho que você cresça você já fica no radar da inveja. Quando vierem te perguntar sobre seu negócio apenas diga “To levando” “Um dia de cada vez” “É.. vamos tocando o barco, quem sabe um dia dá certo” Não interessa qual seja o seu sucesso é sempre bom esconder uma carta na manga, se eu tivesse seguido a risca esse conselho eu teria evitado uma série de coisas ruins que me aconteceram, uma coisa que eu deveria ter feito quando conquistava algo novo e alguém vinha me questionar sobre era falar “Vou tocando ai, até eu deixar de pagar a parcela e o banco tomar” sendo que na verdade eu já tinha comprado e pago,muitas vezes á vista.

19 – NÃO ACREDITE EM CONVERSAS DE GURUS E PALESTRANTES DE SUCESSO
 Isso é básico, sempre tem um maldito desses com uma história de sucesso “Eu descobri o segredo” “Me foi revelado que..” “Eu tive acesso a tal coisa” “Eu fui iluminado com tal coisa” PORÉM O FILHO DA PUTA NUNCA FALA O QUE É, nem comprando o curso,a palestra ou a merda que ele está vendendo, esses bostas nunca pregaram um prego em uma barra de sabão na vida e veem falar de sucesso. Fuja deles, eles já existiam na minha época porém desde que o Brasil mergulhou de forma mais profunda na crise 2014/2015 em diante essas pragas começaram a brotar igual erva daninha, mande tomar naquele lugar onde o sol não bate sem dó,vagabundo não tem vez.

20 – COLOQUE SEUS OVOS EM VÁRIAS CESTAS DIFERENTES
 Eu acho que esse conselho é clichê por aqui,porém necessário. Particularmente sou um pouco avesso a essa história de bitcoin e cripto moedas, eu não posso falar com propriedade,talvez eu esteja perdendo um grande negócio, talvez o negócio do futuro,será? não sei,nunca vou saber. Mas a minha visão sobre isso é que o dinheiro precisa ter lastro,precisa ser palpável em alguma coisa,preciso conseguir sacar ele e sair por aí usando,talvez eu seja velho e rabugento demais para ficar ligado nessas moedas digitais. Porém seja lá o que você estiver investindo nunca deixe os ovos em uma única cesta,se quiser empreender,tenha o seu negócio,mas assim que o negócio começar a decolar não tenha ele como uma única fonte de renda, é bom pagar uma previdência o que você consegue depois de velho é uma merreca,porém não custa você pagar a sua previdência social por fora, seja ela para o governo ou na previdência privada,investir em um negócio aqui e outro lá, sempre com muita cautela analisando todas as possibilidades em positivo e em negativo também a final de contas... aqui é o Brasil.

21 – NENHUM COMERCIANTE DEVE APARENTEMENTE TER UMA OPINIÃO POLÍTICA FORMADA
 Não adianta você ser do comércio e comprar brigas por motivos políticos com alguém, o dinheiro daquele seu cliente que vota em candidato diferente de você também é dinheiro como qualquer outro, não adianta você pensar “Não vendo para o fulano por que ele fazuéli” só que também você não vai ser tão baixo a ponto do seu cliente que talvez tenha o cabelo pintado de rosa e se identifique como um “transunicórnionãobinárioeluglobe” falar pra você “Prexijamos liberar o aborto por que o corpo é da molier e a decisaum tambein” e falar “Aham,verdade” Lógico que não! Não é isso, é apenas manter o seu ponto de vista pra você mesmo, quem lacra não lucra e quem mita também não.  Mesmo que você tenha sua opinião política formada as vezes é necessário falar que não entende porcaria nenhuma disso, a final de contas, é dinheiro em jogo e se você não ganhar dinheiro,você vai fechar as portas. Agora no boteco,com os amigos e em família você pode quebrar o pau. O ideal no comércio é não deixar a conversa chegar no ponto da política.  Se na cidade onde você queira empreender tenha algum tipo de “mini-máfia” o meu conselho é, se você tiver um bom capital,vale a pena mandar eles a merda e remar o barco sozinho,porém ceder para eles JAMAIS! se você tiver pouco capital é melhor mudar de cidade,por que se você for contra eles sem bala na agulha isso não vai acabar bem. Fuja desses sujeitos que tudo dizem “Os meus amigos da prefeitura” “O meu amigo Policial” “Da pra dar o jeitinho Brasileiro” “tem que ter o cafézinho né” e por ai vai,nessa história a corda sempre arrebenta do lado mais fraco,não importa o quão alto você seja no seu negócio,entre você e o governo o mais fraco é você,ele tem o poder de mudar as leis a hora que ele quiser,você não. Com as redes sociais agora o prefeito manda uma mensagem automática pra todo mundo e o sujeito já pensa “O Prefeito é meu amigo, olha.. me mandou mensagem aqui”.

22 – SE VOCÊ NÃO NASCEU EM BERÇO DE OURO ESQUEÇA A IDÉIA DE SER MULTIMILIONÁRIO
 Você precisa empreender com os pés no chão,aqui é o Brasil,se você começar muito pequeno a grande verdade é que vai demorar 20 ou 30 anos com uma gestão eficiente para  você atingir um patamar de vida interessante, a realidade é essa. Isso não é regra,mas se você conseguir uma boa quantia de dinheiro emprestado esse prazo de 30 anos vai diminuindo consideravelmente dependendo de como você rema,porém sempre prefira emprestar dinheiro dos bancos,não é fácil no início vão te colocar mil e uma barreiras e você não vai conseguir emprestar nem perto de um dinheiro que você emprestaria de um agiota,porém fuja deles,é melhor para sua paz de espírito,eu até hoje me pergunto como eu tive coragem de fazer o que eu fiz, jamais faria isso nos tempos atuais,seria banco direto sem pensar duas vezes. Eu não entendo até hoje como o Luciano Hang,Ricardo Nunes,Salim Mattar,Antonio Saraiva e vários outros ficaram Bilionários,por que eu não consegui e eu garanto que falta de esforço não foi,não posso reclamar do que eu conquistei com muito esforço,porém não chega nem perto dos pés desses cidadãos aí.
 
23 – CUIDADO AO NEGOCIAR COM FORNECEDORES
 Venda é venda! E o que seu fornecedor quer é bater a meta dele,simples assim! Portanto sempre vai ter aquele sujeito que vai te lançar aquela conversinha fiada “Consegui um desconto só pra você” “falei com o patrão,ele disse que você é gente boa e pode fazer mais barato,mais tem que comprar tantas unidades” “o valor vai subir” “o estoque vai acabar” e vários outros tipos de conversinha fiada, teve um sujeito uma vez que queria por que queria que eu comprasse um produto ruim de mais,a qualidade era fora do comum,baixíssima, você pegava o produto na mão e sentia que aquilo o pior do pior e o desgraçado falando “seu concorrente lá comprou x desse ai semana passada,fui lá hoje ele vendeu tudo” TA ACHANDO QUE EU NASCI ONTEM PALHAÇO? Lógico que eu não falei,mas pensei.. o infeliz ficou me infernizando,tentando me vencer no cansaço,mas não conseguiu, muitas vezes você vai ter fornecedores chatos que precisam bater meta tentando te empurrar lixo,você precisa ser forte e ter jogo de cintura com eles. Você precisa pensar “Eu sou o Cliente deles,eu mando aqui,ou eles chegam onde eu quero ou eu não compro” o mundo dos negócios é uma verdadeira guerra e você sabe disso, você precisa comprar no menor preço possível dentro do limite aceitável,não vai querer tirar um produto de r$ 50,00 por r$ 10,00 porque não vai dar certo, tenha sempre 7 ou 8 fornecedores do mesmo produto na lista assim você tem um maior poder de fogo “Eu compro de você tantas unidades,no dinheiro,mas eu quero cada unidade a x reais,pense ai,fala com teu superior e depois me retorna,mas só me retorna se for no preço que eu falei,se não nem perca tempo, obrigado e bom dia” Garanto pra você por A+B que mais cedo ou mais tarde esse fornecedor vai chegar de joelhos até você, é sempre assim. Se esse fornecedor liberar o desconto pra você ele vai tentar repassar o que perdeu na negociação com você em nos outros concorrentes e meu amigo, se o seu concorrente for um pangaré,você consegue derrubar seu preço lá em baixo e não tem quem te vença no teu ramo.
Primeira coisa que você precisa ver quando um fornecedor novo chega até você é perguntar “Escuta.. eu to com um rolo no meu CNPJ.. Eu consigo comprar como pessoa física com você?” se ele falar que sim, já despache por que é furada, se o sujeito pode vender para pessoa física por que eu vou perder tempo comprando PJ? Isso quer dizer que qualquer aventureiro pode comprar com ele e você não vai conseguir um preço competitivo com ele, acredite,tem um monte por ai. “Qual a quantidade mínima de compra?” “Ah.. não tem, pode comprar a partir de uma até quantas quiser” .. Mas o que é isso? Esse sujeito é um distribuidor ou um lojista? Tem um monte de aventureiro por aí que se diz fornecedor mais no fim das contas compra de alguma fonte duvidosa aí e quer lhe repassar tentando lhe garantir vantagem. Vantagem essa que nunca existe. Sempre procure ao máximo possível comprar direito da fábrica ou se for em algum outro fornecedor,tenha certeza que ele só aceita um limite de compra mínima e só vende para PJ,não perca tempo com aventureiros,você pode perder algumas batalhas nessa guerra comercial por causa de erros como esse.
 Uma ultima coisa pra encerrar essa parte, isso já é pra mais além,quando seu capital for um pouco maior é perguntar para o vendedor que você tem um pouco mais de intimidade “Falta quanto pra você bater essa meta aí?” e ele vai te falar “Ainda falta X reais pra esse mês”.. nessa hora você pode fazer uma boa negociação com ele pra ele já sair dali com a meta batida,todo vendedor quer bater a meta antes do mês pra evitar do chefe ficar de mimimi no ouvido,mas se você fizer isso muitas vezes com o mesmo vendedor e o bicho for um bagre ele já vai mentir pra você a meta só pra lucrar mais,mas esse é o mundo dos negócios,tem que ter estômago.

24 – TAXAS DE CARTÃO DE CRÉDITO
 Isso é um inferno,não sei se o leitor é dessa época,mas existia uma certa operadora de telefone aí que aumentava sua fatura de internet do nada,pilantras ao extremo e sempre você tinha-que brigar por uma redução,era chato aturar aqueles atendentes com voz do robô,porém era a única internet que passava cabeamento na rua,era chato,ainda bem que acabou. No caso das operadoras de cartão de crédito na minha época era praticamente igual,esse é um outro diferencial no preço que você pode ter,mas isso é uma coisa que fica um pouco longe do pequeno empreendedor e realmente eu acho isso muito injusto,é sacanagem dessas operadoras de maquininha de cartão fazer isso,porém existem formas de você fazer contratos específicos com essas operadoras “Você gastando x reais por mês a sua taxa será de tantos %” e automaticamente se você consegue reduzir esse parcelamento comprador/vendedor ao máximo é ponto pra você. Se você ficar nessa de passar uma compra em 12x e for obrigado a repassar um juro exorbitante o seu poder de negociação vai ser reduzido e seu concorrente vai te passar por cima com o rolo compressor,quanto mais parcelas você conseguir oferecer para o seu cliente,melhor vai ser.. o danado vai fazer uma compra de um valor mais alto? O concorrente consegue fazer até 6x? Legal, você consegue fazer em 12x,mas cuidado com esses contratos, fez? Precisa cumprir,precisa dar um jeito de girar aquele valor combinado no contrato. Eu já tentei fugir disso, fiz carnê,duplicata e tudo que você imaginar,mas no fim o cartão de crédito sempre é mais seguro, porque ele te garante dinheiro praticamente na hora,muito melhor do que esperar 30 dias para receber em um carnê,se ainda receber alguma coisa.. acredite,você não vai querer ir cobrar o sujeito e ele ficar de conversa mole com você,quer? Pois então,se ele passou o cartão dele e não pagou o problema é dele,o importante é que você recebeu o seu.

25 – TODO NEGÓCIO PRECISA SER CONTÍNUO E ESSE É UM GRANDE DESAFIO
 Talvez esse desafio seja maior do que manter o preço baixo, mas pense da seguinte forma: vamos supor que você tenha um lucro líquido de r$ 10,00 por um determinado produto, se você vender cem mil unidades dele você conseguirá  o seu primeiro milhão líquido.. fácil né? LÓGICO QUE NÃO! Pare e pense por um minuto você em uma fila de cem mil pessoas negociando um produto,como ficaria a sua cabeça ao chegar em 2% disso? Tente imaginar cem mil pessoas dentro da sua casa.. é .. não é tão simples como parece,mas todo negócio precisa de volume e além disso ser contínuo, não adianta você fazer uma ótima venda uma vez na vida e outra na morte,as vezes vale a pena lucrar pouco,mas lucrar várias vezes,esse é o meu ponto de vista,você não precisa concordar.

26 – FAÇA UMA META INICIAL
 Se você quiser não precisa colocar tempo nessa meta,apenas faça uma meta inicial,vamos supor que você goste muito de frequentar festas por aí, então você coloca um desafio pra você mesmo “Eu não vou em nenhuma festa ficar cochando o ar com movimentos ritmados até eu bater essa meta de X” e realmente siga isso a risca. Só não tente lutar contra sua biologia e inventar de fazer “Não vou transar com ninguém até eu bater a meta X” você certamente ficará louco antes de conseguir bater a meta,se você não está se dando bem com as civis então parta para as GP, uma acompanhante baratinha pelo menos uma vez por mês pra você esvaziar o saco não vai te deixar mais pobre,vai até te ajudar a aliviar a tensão. Eu não preciso nem falar quando você tiver um capital maior e for mais estabilizado para tomar cuidado com as donzelas de cabaré e acabar colocando tudo a perder por causa de uma vagina novinha,certo?
 
27 – EXPLORE A MÁGICA DOS BRINDES
 Por exemplo, você pode comprar um liquidificador desses mais baratinhos e fazer uma rifa,ou uma urna com bilhetes e colocar uma promoção “Se você gastar tantos reais você automaticamente estará concorrendo a esse liquidificador” tenta fazer isso uma vez na vida e você vai ver o povo se matando pra concorrer ao prêmio, se você coloca por exemplo “Gastando R$ 50,00 você concorre” as vezes a conta do cliente está em r$ 42,00 e não tem nada de r$ 8,00 pra completar as vezes o sujeito gasta mais r$ 30,00 .. r$ 40,00 sem perceber,só pelo fato de não perder a chance de concorrer o maldito prêmio.. talvez esse seja o segredo do Homem do baú. Com o tempo você vai melhorando os prêmios e criando metas, gastando tanto concorre a esse bicicleta,gastando mais tanto concorre a bicicleta e o liquidificador e assim por diante,faça e veja o povão se matar por isso, só não inventa e sortear carro ou moto, isso não acaba bem.
 
28 – LIDANDO COM OS CHORÕES E SENHORES CARTEIRADAS
 Vira e mexe você vai encontrar um espertalhão, o povo mais humilde dificilmente fica choramingando desconto quando você já tem um preço bom,porém aquele sujeito que saí por ai pedindo desconto alegando que os ricos são ricos por que pedem desconto até no papel higiênico vai continuar te pedindo desconto mesmo que o seu produto seja o mais barato possível, esse é um tipo de cliente bem complicado de lidar. Não existe problema no cliente pedir desconto, isso não é crime, o problema é quando ele diz que faz e acontece e fica tentando te persuadir a dar desconto, é o famoso caso do sujeito que ganha 1 salário mínimo por mês,não estuda para melhorar de vida e acha que vai ficar rico pedindo desconto em todo lugar, acontece muito. “Olha eu sei que você tem as taxas para pagar se for no cartão,mas me dá um desconto aí eu pago a vista e você não precisa pagar a taxa do cartão” ou aquele clássico “Se você não me der desconto eu vou ali comprar no concorrente,por que eu já vi e é mais barato” e ai meu amigo eu já sabia que o mais barato era o meu e ponto final e só falava “Tá,pode ir” ou “Qual o valor mínimo? lembrando que eu vou comprar mais depois hein..” esse é fácil “Te faço preço x agora e quando você comprar mais depois nós podemos até ver um desconto” Certas coisas você só pode começar a fazer com um certo tempo de negócio na praça,antes é suicidio,em alguns produtos que você não tem como bater no concorrente e dependendo da quantidade você precisa ceder,mas apenas 1 unidade? nem a pau.
Agora sobre as carteiradas,acredito que hoje em dia isso aconteça bem pouco,mas até o tempo em que eu estava na ativa acontecia com uma certa frequência,mas tinha reduzido bastante já, é o caso do sujeito que é Policial e acha que vai levar alguma vantagem com você só por que trabalha como tal,ou qualquer outro tipo de funcionário público que acha que pode mandar e desmandar no seu comércio,tem o caso também do famoso, “eu sou adEvogado”.  Acredite se você quiser,mas teve o caso de uma pessoa que comprou uma certa quantidade de azulejo e não usou nem metade e no final queria devolver o que sobrou e ficar com crédito para outra coisa é lógico que eu neguei e a doida “eu tenho adEvogado na família,vou processar esse lugar,é direito do consumidor” sim,parece brincadeira,mas tem cada louco no dia dia que as vezes você pensa que o mundo inteiro perdeu a noção das coisas, os sujeitos das carteiradas são piores que os sujeitos que gostam de pedir desconto,mas não tenha medo dos senhores carteiradas não,eles são uns merdas,tem uma vida tão vazia quanto os nossos sacos ao sair do puteiro, se eles quiserem processar,deixe que processem,se você não fez nada de errado não tem o que temer a maioria faz isso achando que todo mundo vai se ajoelhar pra eles,bando de ridículos.

29 – CUIDADO COM AS OPORTUNIDADES INCRÍVEIS E REVOLUCIONÁRIAS
 Certamente você já ouviu aquela frase “Nem tudo que reluz é ouro” pois bem,isso também vale para o mundo dos negócios,se você trabalha com estoque,após tocar o negócio por alguns tempo vai perceber várias oportunidades chegando até você, uma delas será sempre a oportunidade de comprar uma carga desviada,quer meu conselho pessoal? Embora isso seja bem tentador jamais faça isso,por mais que esse país sempre ensine que o errado é certo e o certo é errado não faça nenhuma ação desonesta na sua vida de empreendedor,uma coisa é a legítima defesa contra o estado,outra coisa é cometer um crime por causa do estado inchado,nunca aceite nenhuma dessas oportunidades incríveis e revolucionárias, se a sorte estiver do seu lado quem sabe você poderia ficar bilionário no longo prazo fazendo isso, mas será que vale a pena? Acho que não.

30 – NÃO DEIXE A SEGURANÇA DE LADO
 Não sei se na sua região existe,mas por aqui antigamente tinha muito daqueles serviços de vigilante de moto que você pagava uma taxa mensal bem barato e eles passavam com a moto apitando,honestamente? Ter aquilo e não ter nada é a mesma coisa. Eu faria um esforço um pouco maior e colocaria algumas câmeras de segurança no local ou até mesmo contrataria alguma daquelas centrais 24h que se o alarme disparar já tem algum atendente ligando no seu celular e falando “ta tudo bem aí?” e qualquer coisa já manda um vigilante armado pra ver o que aconteceu, essas empresas são obrigadas a ter vigilantes profissionais e isso passa uma segurança um pouco maior e conforme seu capital for subindo não deixe de lado a ideia de um seguro total,principalmente levando em conta que o seu estoque comercial valeria mais do que o seu dinheiro pessoal,coloquei segurança em ultimo,mas desde o início você precisa pensar em uma maneira de proteger seu patrimônio. É muito importante.

CONCLUINDO
 Se o leitor quiser embarcar nessa jornada de empreender e ter o próprio negócio já adianto que é preciso ter estômago,se realmente a ideia de empreender não lhe deixa excitado,talvez não seja tão legal assim pra você. Existem vários mercados que eu nunca explorei e um deles é a Internet,talvez se você tiver uma maior destreza com essa tecnologia pode ser que seja até mais fácil,não posso falar isso com propriedade,meu negócio sempre foi mais olho no olho. Tenha em mente que você está em um país onde tudo é volátil,talvez você lembre do Plano Collor do kit primeiros socorros ou dos extintores,isso é apenas um pequeno exemplo do que pode acontecer nesse país. Pensando do jeito que as coisas estão nesse país atualmente, é preciso pensar várias vezes se empreender é uma boa solução, com essa taxa de juros alta e o que aconteceu em outubro de 2022 nesse país eu não sinto uma grande segurança em recomendar abrir um negócio,mas cada um é cada um o dinheiro está por aí se você arrumar um jeito do dinheiro sair do bolso do cliente e ir para o seu bolso pode ser que você faça sucesso,ou não.. a final de contas.. aqui é o Brasil.
A verdadeira liberdade é uma Ilusão,alguns são mais livres do que os outros,porém,em algum grau, todos somos escravos de alguma coisa. Nessa história eu prefiro ser o escravo com a maior liberdade possível! 
Responda-o
#2
Já ia sugerir que você criasse um tópico com as suas experiências em empreendedorismo.

Valeu meu parça.
Responda-o
#3
(21-12-2023, 02:55 PM)Herbert Greenleaf Escreveu: 10 – NÃO FAÇA SOCIEDADE COM NINGUÉM
 Estou falando por mim e pelo que eu já vi por aí. Uma vez eu estava olhando aquele anúncios na OLX,só por curiosidade mesmo e vi um anúncio “Procura-se sócio” e eu pensei “Quem é o idiota que procura sócio na OLX?” e não foi o único anúncio que eu encontrei desse tipo, fazer esse tipo de coisa acho que supera o fato de dar uma de Odair José na música “Vou tirar você desse lugar” não sei quem é mais burro. Já vi casos de anos de amizade acabarem por causa de uma sociedade e até mesmo relações familiares irem para o espaço por causa de uma sociedade mal sucedida, você já viu aqueles filmes sobre vulcões? Pois então, toda vez que o vulcão entra em erupção todo mundo sai correndo por cima de todo mundo, é mulher por cima de criança,cachorro por cima do dono.. é a mesma coisa com sociedade, a hora que o negócio pega fogo você se torna o inimigo número 1 do sócio. Então.. não faça sociedade. Parceria de negócios é uma coisa, sociedade é outra.

11 – SEPARE O SEU NEGÓCIO DA SUA VIDA PESSOAL
 Essa conversa do caixa da empresa ser o mesmo caixa da sua vida te leva a falência. Não dá pra cada coisa pessoal que você vai fazer pegar dinheiro do caixa da empresa, você precisa retirar uma renda mensal do seu negócio,que vai ser paga no quinto dia útil como se fosse um salário pra você,o seu salário também é um gasto para a empresa,o que sobra líquido no final é caixa da empresa,no longo prazo a sua empresa será mais rica que você e isso é uma tarefa difícil principalmente quando a economia está em turbulência e o seu negócio não gira. Eu costumava fazer assim: No final do ano eu fazia um balanço e se eu notasse que a empresa cresceu 15% de um ano para o outro eu colocava 15% a mais sob o valor total no meu salário,ou seja,eu sempre fui mais pobre na vida pessoal e a empresa sempre teve mais dinheiro do que eu.

Hoje meu velho empreende e se sustenta trabalhando apenas ele e minha mãe.

Esses dois pontos que destaquei do tópico do camarada aqui são fundamentais: estamos no merdil. Infelizmente somos culturalmente muito sentimentais, passionais e deixamos que isso afete o pensamento lógico, algo muito perigoso quando se trata de negócios. O ideal é imaginar que TODOS são picaretas e golpistas em potencial, até que se prove o contrário.

Não vou ser hipócrita e mentir dizendo que você pode desenvolver um negócio de sucesso sozinho (não é impossível), mas provavelmente você vai depender da ajuda de outras pessoas. Escolha MUITO bem quem você vai manter ao seu lado e quais tarefas pode ou não confiar para essas pessoas.

Já desisti de algumas "oportunidades" por necessitar dessa sociedade, e olha que estou falando de amigos de muitos anos de convivência. 

Ademais, um ponto importante: o brasileiro médio (como meu pai também), foi programado para ser peão, obedecer ordens, tolerar abusos, tudo isso em nome de "manter o pão na mesa da família", consequentemente, não conseguem tomar decisões arrojadas como um bom empresário deve.

Cansei de ver clientes cagando na cabeça do meu velho, ditando preços e o pior de todos, exigindo prazos e meu pai com sua mentalidade de peão dizendo "sim senhor". Depois de alguns anos de trabalho como autônomo ele COMEÇOU a se impor mais, mas até hoje se borra de medo de reajustar preços, mesmo sabendo da qualidade do seu trabalho e da fidelidade dos clientes.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#4
Moro em cidade pequena e aqui os comerciantes conseguem sonegar. Eles movimentam muito dinheiro, mas não depositam no banco, guardam em casa mesmo. Com a conivência dos bancários, só passa pelo banco o que não tem como evitar, mas eles jamais deixam grandes montantes nas contas.

Bom tópico.
Matrix religiosa é um câncer !!
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)