Postagens: 434
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
54
A questão da auto estima foi criada por um psicólogo de merda. (Fodasse o nome dele).
Hoje em dia tudo é auto estima, o importante é ter essa merda alta e evitar de ser baixa.
Oque é uma grande merda pois em nome da auto estima tudo é permitido. Até mostrar o cu rebolando pra crianças.
Só que a grande merda é que a auto estima baixa provavelmente é uma visão real de si mesmo. É preciso apartir dessa visão de se sentir um merda ou efetivamente ser, buscar se aprimorar de forma REAL.
Para isso é preciso exercer não o meretrício da auto estima, mas sim do JULGAMENTO.
É preciso julgar a si mesmo e aos outros, para que os valores morais não se percam, e não sejam ignorados em prol de ser achar um pedaço de mal caminho.
Postagens: 1,217
Tópicos: 6
Ingressou: Oct 2019
Reputações:
421
Postagens: 252
Tópicos: 3
Ingressou: Feb 2020
Reputações:
130
10-11-2023, 11:52 AM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 10-11-2023, 12:00 PM por BarbaNegra.)
Auto estima ou auto julgamento, tanto faz. O ponto crucial é que precisa vir de dentro. Você precisa olhar pra si mesmo e reconhecer que você é um cara foda perante seus feitos pessoais e sua personalidade autêntica.
Como saber se você possui auto estima? Simples, durante a vida recebemos inúmeros elogios e críticas de outras pessoas, se essas visões de terceiros sobre você te abalam ao ponto de alterar seu humor, se trata de um auto julgamento/auto estima superficial, não passa de ego frágil.
Você sabe e reconhece que tem auto estima verdadeira quando as visões dos outros sobre sua pessoa é insignificante pra você.
Não é nada fácil atingir esse patamar, é necessário muito desenvolvimento pessoal e aprimoramento de personalidade, inúmeras situações onde você reconheça "caralho, nessa situação eu agi da melhor maneira possível sendo eu mesmo".
Postagens: 515
Tópicos: 14
Ingressou: Mar 2023
Reputações:
124
Auto estima é o consolo dos fracos. É uma mentira que os idiotas contam para si mesmo para se sentir bem. A verdade é que ninguém precisa disso, o que nós realmente precisamos é de confiança. Confiança é construída a partir de esforço, sacrifício, sofrimento. Um atleta se sente confiante porque treinou todos os dias por anos para vencer, um estudante é confiante pois estudou todos os dias para passar na prova.
O que falta para as pessoas hoje em dia é aceitar a realidade...
A sorte favorece os audazes
Postagens: 219
Tópicos: 5
Ingressou: Oct 2023
Reputações:
58
10-11-2023, 11:10 PM
Acredito que autoajuda e autoestima são conceitos que estão mais próximos do marketing do que da ciência. E acredito que o problema real é mais embaixo.
O cara vai no psicólogo, gasta um nota mas não compra um livro sério sobre psicologia. E nenhum psicólogo incentiva o cara a fazer isso, por que será?
Acredito que a atitude correta é estudar o assunto por livros científicos com senso crítico. Entender que a psicologia é uma tentativa de criar uma ciência da mente. Como tentativa, ela acerta em alguns pontos e falha miseravelmente em outros.
Freud criou conceitos considerados importantes mas hoje a psicanálise é considerada uma pseudociência pela pobreza metodológica.
O cara lê um livro de diagramação bonita falando de autoestima e acredita que aquilo é real. Isso quando não aprendeu o conceito por meio da TV ou da internet ou por psicólogo moderninho.
Vou dar um exemplo prático. O livro abaixo, sobre terapia cognitiva comportamental na Amazon, zerado, custa uns 130,00. O cara senta o rabo na cadeira e aprende ele em um mês. Cada sessão de terapia custa pelo menos 100,00 no psicólogo mais barato. Depois o cara pode até ir fazer terapia, mas pelo menos vai saber se o psicólogo tá realmente contribuindo pra sua saúde mental ou só tomando o dinheiro prometendo uma suposta melhora.
Postagens: 32
Tópicos: 1
Ingressou: Jul 2023
Reputações:
12
@"victorbossuet" poderia explicar melhor o resultado da sua leitura do livro indicado? Pelo que li no prefácio não é um livro de auto ajuda.
Quais pontos nesse livro que você levou para sua vida que fizeram a diferença?
Eu senti que ele é um livro voltados para psicólogos explicando o que é TCC...
Mas foi só a primeira impressão, gostaria de uma opinião de quem leu.
Reputações:
58
(12-11-2023, 09:53 PM)DiCaprio Escreveu: @"victorbossuet" poderia explicar melhor o resultado da sua leitura do livro indicado? Pelo que li no prefácio não é um livro de auto ajuda.
De uma forma bem simplista, a TCC foca na ideia que os padrões de pensamento e as crenças são as raízes de muitos problemas. Focando em trocar por padrões e pensamentos melhores, o camarada supostamente vai melhorar.
A TCC é indicada pela "comunidade científica" para pacientes com problemas de depressão, ansiedade, sindrôme do pânico, etc.
Psicologia não é um uma área coesa. São várias vertente, na verdade.
Se o cara for fazer psicanálise, leio os livros do Freud antes, tem em português.
Pontos desse livro que eu levei para minha vida? Toda teoria de humanas vive numa área de incertezas, devemos ir direto na fonte em vez de ir primeiro a psicólogos e vê o que presta e o que não presta.
Hoje tenho uma profunda desconfiança com psicólogos. Há um culto à terapia na sociedade. E o problema com terapia é que se você abaixar a guarda, o terapeuta pode te sugestionar a fazer ou pensar coisas que só vão fazer você se ferrar na vida.
E só perceber isso que a dinâmica da terapia também acaba, porque você começa a prestar atenção no psicólogo e questionar, em vez de ficar lá falando coisas pessoais pra alguém que você nem conhece e nem sabe se tem condições mesmo pra te ajudar.
Exemplo: Uma vez estava com uma terapeuta, falando sobre minha vida. Moleque novo, sabia nada da vida e da Real e falei que tinha terminado um relacionamento de anos e estava querendo superar e seguir em frente. A psicóloga vira e fala:
-Você está precisando mesmo é uma namorada nova, que seja uma menina bacana e legal.
O que eu tava precisando é desenvolver independência emocional e amadurecer e tirar da cabeça a ideia que todo homem precisa de uma "alma gêmea". O que ela fez foi tentar me induzir a entrar em outro relacionamento em seguida. Achei o conselho tão merda que parei de fazer terapia com essa daí
Anos depois, com outra terapeuta, dei outra chance à terapia; chego na sessão chateado com problemas no trabalho, solteiro, meio puto com familiares e recebo um conselho parecido. Já mais esperto percebi que aquilo era desperdício de dinheiro e que quem tinha que resolver meus problemas era eu
Se o cara não correr atrás, os outros muito menos.
Reputações:
12
12-11-2023, 11:05 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 12-11-2023, 11:06 PM por DiCaprio.)
(12-11-2023, 10:52 PM)victorbossuet Escreveu: (12-11-2023, 09:53 PM)DiCaprio Escreveu: @"victorbossuet" poderia explicar melhor o resultado da sua leitura do livro indicado? Pelo que li no prefácio não é um livro de auto ajuda.
De uma forma bem simplista, a TCC foca na ideia que os padrões de pensamento e as crenças são as raízes de muitos problemas. Focando em trocar por padrões e pensamentos melhores, o camarada supostamente vai melhorar.
A TCC é indicada pela "comunidade científica" para pacientes com problemas de depressão, ansiedade, sindrôme do pânico, etc.
Se o cara for fazer psicanálise, leio os livros do Freud antes, tem em português.
Pontos desse livro que eu levei para minha vida? Toda teoria de humanas vive numa área de incertezas, devemos ir direto na fonte em vez de ir primeiro a psicólogos e vê o que presta e o que não presta.
Hoje tenho uma profunda desconfiança com psicólogos. Há um culto à terapia na sociedade. E o problema com terapia é que se você abaixar a guarda, o terapeuta pode te sugestionar a fazer ou pensar coisas que só vão fazer você se ferrar na vida.
E só perceber isso que a dinâmica da terapia também acaba, porque você começa a prestar atenção no psicólogo e questionar, em vez de ficar lá falando coisas pessoais pra alguém que você nem conhece e nem sabe se tem condições mesmo pra te ajudar.
Exemplo: Uma vez estava com uma terapeuta, falando sobre minha vida. Moleque novo, sabia nada da vida e da Real e falei que tinha terminado um relacionamento de anos e estava querendo superar e seguir em frente. A psicóloga vira e fala:
-Você está precisando mesmo é uma namorada nova, que seja uma menina bacana e legal.
O que eu tava precisando é desenvolver independência emocional e amadurecer e tirar da cabeça a ideia que todo homem precisa de uma "alma gêmea". O que ela fez foi tentar me induzir a entrar em outro relacionamento em seguida. Achei o conselho tão merda que parei de fazer terapia com essa daí
Anos depois, com outra terapeuta, dei outra chance à terapia; chego na sessão chateado com problemas no trabalho, solteiro, meio puto com familiares e recebo um conselho parecido. Já mais esperto percebi que aquilo era desperdício de dinheiro e que quem tinha que resolver meus problemas era eu
Entendi, conheço sobre a TCC e entendo que hoje ela a melhor a ser utilizada. A curiosidade mesmo era mais sobre o livro em si.
Já fiz poucas seções de terapia e até que foram boas. A moça me fez mais pensar do que falar. Acredito que como qualquer profissão você tem que pesquisar muito bem com quem você está lidando.
Qualquer médico eu pesquiso a ficha antes, avaliações, métodos de trabalho. Só depois de passar pelo crivo que faço a consulta. Tenho feito assim e desde então tive mais sucessos do que frustrações.
Agora quando ia num médico sem conhecer, a chance de me frustrar era maior. Hoje temos muito acesso a informação. Obviamente não podemos nos auto medicar, auto diagnosticar, etc. Mas conseguimos ter informações suficientes para saber se não estamos caindo na mão de um charlatão ou inexperiente.
Uma psiquiatra que sigo e gosto muito é a Ana Beatriz, já li o livro dela FELICIDADE, muito bom por sinal. Linguagem simples, mas sempre com embasamento técnico.
Reputações:
58
(12-11-2023, 11:05 PM)DiCaprio Escreveu: (12-11-2023, 10:52 PM)victorbossuet Escreveu: De uma forma bem simplista, a TCC foca na ideia que os padrões de pensamento e as crenças são as raízes de muitos problemas. Focando em trocar por padrões e pensamentos melhores, o camarada supostamente vai melhorar.
Entendi, conheço sobre a TCC e entendo que hoje ela a melhor a ser utilizada. A curiosidade mesmo era mais sobre o livro em si.
Já fiz poucas seções de terapia e até que foram boas. A moça me fez mais pensar do que falar. Acredito que como qualquer profissão você tem que pesquisar muito bem com quem você está lidando.
Qualquer médico eu pesquiso a ficha antes, avaliações, métodos de trabalho. Só depois de passar pelo crivo que faço a consulta. Tenho feito assim e desde então tive mais sucessos do que frustrações.
Agora quando ia num médico sem conhecer, a chance de me frustrar era maior. Hoje temos muito acesso a informação. Obviamente não podemos nos auto medicar, auto diagnosticar, etc. Mas conseguimos ter informações suficientes para saber se não estamos caindo na mão de um charlatão ou inexperiente.
Uma psiquiatra que sigo e gosto muito é a Ana Beatriz, já li o livro dela FELICIDADE, muito bom por sinal. Linguagem simples, mas sempre com embasamento técnico.
Não sei se aconteceu contigo, mas estudando TCC eu vi muito parelo com o budismo, embora seja totalmente diferente. Aumentou meu interesse por meditação.
Verdade isso que você falou. Bom que a molecada que ler esse tópico já vai esperta quando decidir fazer terapia.
Reputações:
12
Eu não conheço muito o budismo, mas o que gostei da TCC é que é bastante direta e objetiva. Ela pega nossos "instintos" e comportamentos primitivos e nos faz ter consciência das nossas ações e quais comportamentos devemos alterar para melhorar nossa vida.
Diferente da PNL que é uma pseudociencia barata de coach, a TCC realmente traz resultados concretos.
Vou colocar na lista este livro para leitura.
Postagens: 1,571
Tópicos: 85
Ingressou: Jul 2015
Reputações:
120
Até pode ser falácia, mas não custa nada ser orgulhoso!
Postagens: 434
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2015
Reputações:
54
(13-11-2023, 01:35 AM)Hombre de hielo Escreveu: Até pode ser falácia, mas não custa nada ser orgulhoso!
Orgulho não é bom também.
Seja honrado.
|