Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Por que se desenvolver?
A maior dificuldade, creio que pra mim, e para alguns realistas que começam sua vida, principalmente depois de determinados sofrimentos e casos que abalam o psicológico, é aquela pergunta que fica nos martelando a cabeça sempre quando vamos começar uma empreitada: Por qual razão eu devo me desenvolver?

Bom, as desculpas podem ser muitas pelas quais você NÃO deveria, já que boa parte das decepções que você sofre na vida te abrem os olhos para a realidade humana, traições, mentiras, dissimulação, desinteresse, descaso... realmente, tudo parece ser um caos.

Vamos porém neste tópico tratar de princípios; se acaso você sair e olhar a natureza, se acaso você olhar a vida selvagem, tudo vai lhe parecer um pouco tanto parecido com uma coisa caótica, cada um sobrevivendo por si, os mais fortes sempre vencem e os mais fracos ou desprovidos de alguma vantagem natural se afundam, porém sinto enganar o leitor deste tópico, por mais que isso lhe pareça absurdo, eu vou lhe dizer: tudo está ordenado.

Do mais simples organismo unicelular no fundo do oceano até o complexo sistema interplanetário que vivemos, tudo está concretamente funcionando como deveria.

E como provar isso?

Primeiramente vamos analisar a nossa condição ao redor do mundo, nós temos a nossa perspectiva que não se encerra em nós, mas fazemos parte de todo um conjunto. Os gregos em sua sabedoria definiram o tempo, o espaço e a matéria como responsáveis por nos dar essas noções visíveis, apesar de existirem logicamente outras coisas importantes que regem o conjunto que não fazem parte da mera física.

Observando, então que temos um tempo, que somos mutáveis e aquele seu "eu" de 1s atrás não é você de agora, podemos concluir que não somos eternos, nem ao menos infinitos. Porém, isso não deve ser motivo para desânimo, olhe também as demais coisas, olhe o planeta Terra, ele tem seus dias e noites, seus fuso horários, suas estações, seus climas. Agora faça o mesmo com outro planeta, talvez Júpiter... ao olhar Júpiter te parece caótico, não? Mas acredite se quiser, até mesmo esse planeta que não tem nenhuma serventia para a vida humana tem seus dias, seus horários, seus climas e estações.

Observe agora a natureza, uma aranha monta perfeitamente uma teia, o castor consegue construir um dique, um pelicano consegue entender que para acertar um peixe que vem para a superfície respirar, ele tem que estar em determinada posição e velocidade.
Claro, o mundo não é perfeccionista, uma maçã é redonda, mas se você cortar a maçã ao meio e comparar as metades, vai ver que elas não forma um circulo perfeito, mesmo assim a maçã é redonda o suficiente pra ser chamada de redonda.

A mesma coisa com os demais, apesar de respeitarem a mesma forma, cada ente da existência tem sua característica formal e individual, o coco que cai do coqueiro se parece com o que está no coqueiro, mas não é o mesmo coco.

O que integra tudo isso que eu falei?

Todo o princípio de ordem, seja código, ordenação, função, etc dependem de uma função que não podem vir do acaso, porque se fosse assim, a aranha não poderia ter sua teia, ela faria uma defeituosa, uma borboleta morreria por não conseguir mudar de cor pra se proteger, 1+1 não daria 2 a todo o tempo, porque nem mesmo o 1 e o 2 fariam sentido lógico.

O mundo que você vive depende de lógica, depende de uma função e depender de uma função uma lógica requer um SENTIDO.

Sua vida, por mais complicada, por mais atribulada, por maiores que sejam seus defeitos e desafios, possui um sentido.

Você não nasceu do acaso para morrer no acaso, você não está flutuando em uma bolha de casualidades onde você pode simplesmente "ser o que quiser ser, basta acreditar" como vem sido apregoado pela beautiful people que nada em seu dinheiro enquanto você afunda no Rivotril.

O seu desenvolvimento pessoal, assim como você também tem que ter igualmente um objetivo, um fim, e como você tem uma causa, a sua maior missão de vida é se aproximar cada vez mais da razão primeira da existência. Veja, aqui alguns vão falar que eu vou ser religioso, mas eu não estou puxando sardinha não.

Eu não estou falando de A, B ou C, estou dizendo apenas que se algo existe e tem ordem, é porque algo sempre existiu e somente um ser inteligente de caráter eterno e atemporal pode ser a razão da tua vida.

Logo, tua vida e toda a tua razão devem seguir uma ordem, devem seguir um caminho bem trilhado e organizado, até mesmo para quando você cometer erros, ter um caminho de volta e não se perder em recaídas.

Imagine nosso confrade Héracles chegar aqui e falar que você vai ficar maromba comendo McDonalds e ficando deitado o dia inteiro vendo Netflix? Ou que pra atingir determinados objetivos pra determinados músculos, basta você ir à academia e fazer qualquer aparelho, de qualquer forma, por qualquer tempo?

E aqui já foram dois dos objetivos: o primeiro [e o mais importante] para alcançar e retribuir sua própria existência ao seu criador se aproximando dele, e em segundo aspecto finda no indivíduo, para alcançar satisfação pessoal, para alcançar objetivos pessoais, para ser eficiente e diminuir o sofrimento de uma existência que o servir não tem sentido.

Agora vem o terceiro e último aspecto: O próximo.

Porque você deve ficar rico, forte, sábio? Você e todo o seu desenvolvimento vão morrer contigo e tudo o que você criou e ajudou a construir serão repartidos e usados por pessoas que muitas das vezes você nem conhece.

Se eu pudesse resumir em uma palavra, qual deve ser a sua missão de desenvolvimento é o LEGADO.

Legado é a palavra mais adequada porque se encaixa em tudo mais possível que possa se pensar:

Vou dar um exemplo: Você em seus objetivos pessoais vai desenvolver seu físico, mas o que você deixa de legado? O seu objetivo não deve acabar em si mesmo, se desenvolver fisicamente para proteger os mais fracos e os que não podem se defender, fornecer proteção, não é apenas um ato de masculinidade, mas um legado, sua proteção deixa o lugar seguro, as pessoas seguras e forma exemplo.

A grande dificuldade atualmente é justamente as pessoas não pensarem no princípio e nem o legado.

Concluímos então que seguindo esses 3 aspectos do desenvolvimento podemos dar sentido concreto a nossa existência, ao que fazemos e ao que deixamos pra posteridade, espero que isso seja útil e que acrescente um básico para a vida de vocês.

Boa sorte à todos.
The absence of virtue is claimed by despair

Responda-o
Ótimo tópico confrade, realmente por vezes me peguei pensando : "pô, no final tudo acaba, então qual o sentido de sofrer em busca de algo que vai acabar?" Esses questionamentos abalam o psicológico de vez em quando. De fato a motivação pra continuar na labuta vem de duas coisas, busca pelo crescimento se aproximando do criador e satisfação pessoal, que pode envolver o legado também. A vida por vezes não tem sentido, mas aí que tá o segredo: Você dá o sentido que quiser pra a vida. Até Jesus Cristo, o filho enviado do Deus vivo, sofreu na jornada dele, quem dirá a gente? Carreguemos nossa cruz e paguemos o preço necessário pra conquistar aquilo que desejamos. Força e Honra!
" Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á "
Responda-o
Excelente tópico, confrade!
"Fiat justitia, et pereat mundus..."
Responda-o
(14-08-2023, 11:42 AM)Awaken Escreveu: Imagine nosso confrade Héracles chegar aqui e falar que você vai ficar maromba comendo McDonalds e ficando deitado o dia inteiro vendo Netflix? ...

Se eu falar isso no instagran, num reel bem editado, supostamente tendo "conteúdo" embasado por "papers" da puta que paril, e no final vendendo alguma consultoria foda com descontinho para os primeiros assinantes... com certeza muitos chimpas vão comprar a ideia. Yaoming

Na verdade tem bastante gente fazendo isso ...
"Compreendi o tormento cruciante do sobrevivente da guerra, a sensação de traição e covardia experimentada por aqueles que ainda se agarram à vida quando seus camaradas já dela se soltaram."  (Xeones para o rei Xerxes)

Responda-o
Ótimo tópico. Quando você se coloca como prioridade, e passa a buscar e força como principal objetivo de vida, você entende que não há felicidade na fraqueza. O fraca está fadado a sofrer no mínimo desafio que aparecer na sua frente, mas o forte não, ele entende que a vida é esse caos, e entende também que não há crescimento no conforto. Espero um dia ser um homem forte, tanto fisicamente quanto mentalmente. Como o finado Nietzsche diz, aquilo que não me mata me fortalece.
A sorte favorece os audazes
Responda-o
Boas considerações, lembro-os porém de que o desenvolvimento pessoal não tem linha de chegada.
Você começa a correr pra nunca mais parar.
Se você esta desmotivado busque o que te move internamente. Pense nos pequenos pontos altos e conquista que você possui, aos poucos vá contruind confiança e então finalmente liberte os seus dragões internos.
Responda-o

O cerne do tópico vai de encontro ao que o @Héracles diz: o homem deve se doar.

Talvez, por este motivo, muitos dizem que a vida só tem sentido quando você vira pai, pois passa a existir um indivíduo além de você, dependendo diretamente de sua ações e cuidados.

Honremos o Criador em nossa existência, expandindo a ordem e justiça, fazendo Sua vontade. Amém.

Responda-o

Pular fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)