Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A Era do Amor Líquido: Nada é para durar
#1
Acho o conceito de "amor líquido" extremamente importante para compreendermos a dinâmica dos relacionamentos hoje em dia. Por isso estou compartilhando esse texto aqui, no final segue o link de onde o tirei.

Bauman e sua verdade comprovada: “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”

[b]O sociólogo polonês Zygmunt Bauman é um dos filósofos mais respeitados e comentados da atualidade e os motivos não são surpreendentes: além de fazer da filosofia algo acessível, suas mais de 50 obras se dedicam a temas como o consumismo, a globalização e a fragilidade a qual estão expostas as relações humanas. Como dizia o própria autor: “os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar”.[/b]

Bauman era um escritor raro. Utilizando-se da ideia de “liquidez” descrevia os problemas de relacionamentos como feridas da alma.
Sabe aquele “tapa na cara com luva de pelica” que levamos da vida? Então, são os que os livros de Bauman nos proporcionam.


Questionado sobre qual a definição exata de “líquido” em seus livros (Modernidade Líquida, Amor Líquido e Vigilância Líquida) e autor foi bem objetivo: “Amor líquido é um amor “até segundo aviso”, o amor a partir do padrão dos bens de consumo: mantenha-os enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação. O amor com um espectro de eliminação imediata e, assim, também de ansiedade permanente, pairando acima dele. Na sua forma “líquida”, o amor tenta substituir a qualidade por quantidade — mas isso nunca pode ser feito, como seus praticantes mais cedo ou mais tarde acabam percebendo.

É bom lembrar que o amor não é um “objeto encontrado”, mas um produto de um longo e muitas vezes difícil esforço e de boa vontade.”
Soco no estômago a parte, Bauman, sabia exatamente o que estava falando. Para ele, quando as relações são abaladas pela qualidade (a famosa expressão “qualquer companhia serve”), temos a tendência de tentar recompensá-la com uma quantidade absurda de parceiros. E isso não se restringe aos relacionamentos amorosos. O autor exemplificava sua teoria baseado nas redes sociais: “A internet e o Facebook nos tranquilizam e nos dão a sensação de proteção e abrigo, afastando o medo inconsciente de sermos abandonados. Na verdade, muitas vezes você está cercado de pessoas tão solitárias quanto você”.



Bauman estava tão certo quanto dois mais dois. Nossa geração vive a “felicidade” competitiva de ter 2 milhões de seguidores do facebook, mas não temos 20 amigos frequentadores de nossa casa. O que, realmente mudou: a definição da palavra amigo ou a nossa visão de amizade?


Em[b] “Amor Líquido”, seu livro mais comentado na atualidade fica claro a liquidez das relações humanas. Nele o autor elabora análises próximas ao cotidiano, perpassando pelas relações sociais, e focando nas relações amorosas.[/b]

No livro, a visão realista de Bauman traz doses de realidade para quem quer fazer um autoconhecimento da alma e das ações cotidianas.
O amor, para o filósofo, é visto como algo real e aplicável, diferente desse sentimentalismo barato que pregam atualmente. Exemplo disso, são os namoros pela internet, um assunto discutido frequentemente pelo autor. As vantagens desse tipo de relacionamento são a segurança e a falta de compromisso, visto que o contato, ou potencial namorado, pode ser deletado a qualquer instante sem maiores consequências. “O amor é mais falado do que vivido. Vivemos um tempo de secreta angústia. Filosoficamente a angústia é o sentimento do nada. O corpo se inquieta e a alma sufoca. Há uma vertigem permeando as relações, tudo se torna vacilante, tudo pode ser deletado: o amor e os amigos”, conclui o sociólogo.



Calma, ter um relacionamento pela internet não é ruim. O filósofo apenas mostra que, em seu ponto de vista, diferente da presença, o relacionamento virtual tem outros padrões de escolha e de rejeição e, em sua visão, isso torna as pessoas mais solitárias do que já estão.



Em suma, Bauman procura mostrar que o problema da solidão está no próprio comportamento humano, relatando que nossas dificuldades em desenvolver uma comunicação afetiva, fiel e respeitosa, se refletem a um medo e uma insegurança generalizada.


Com a morte de Bauman perdemos muito. Perdemos inteligência aliada à sabedoria, conselho aliado à prática, sonhos aliados à vontade de viver. Perdemos um filósofo que se preocupava com uma geração que, talvez, nem tenha tido a oportunidade de ler suas obras ainda:
[b]“Eu desejo que os jovens percebam, razoavelmente cedo, que há tanto significado na vida quando eles conseguem adicionar isso a ela, através de esforço e dedicação. Que a árdua tarefa de compor uma vida não pode ser reduzida a adicionar episódios agradáveis. A vida é maior que a soma de seus momentos”.[/b]

[b]https://osegredo.com.br/bauman-e-sua-verdade-comprovada-vivemos-tempos-liquidos-nada-e-para-durar/[/b]
"Homem Marmito"® is trademark of Marmito Man Corporation ™
Responda-o
#2
Um excelente texto, nunca cheguei a ler Bauman mas agora vejo que iria me acrescentar bastante.
Alguém já chegou a ler? Existe algum ponto que ele falha em descrever ou chegou a discordar?
Spoiler Revelar
Veja o mundo por outras perspectivas, tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo saber. Mude,
porque a direção é mais
importante que a
velocidade.

Responda-o
#3
Na minha família mesmo.
Uma relação de 22 anos com filhos que sempre foi exemplo ,a mulher pediu divórcio ontem
Muitos ainda seguram por causa de filho ,uns se acomodam ...
Raros os relacionamentos longos em que os casais se dão bem.
Hoje casamento longo não é mais sinônimo de bem sucedido.
Responda-o
#4
Legal o texto, mas pensando pelos conceitos realistas de:

- Matrix do amor romântico
- manginismo/cavaleiros brancos/capitão-salva-puta
- hipergamia feminina
- relacionamento com a mulher moderna
- tipos de homens que as mulheres preferem (cafajestes/playboys/zédroguinhas/bandidos/violentos/destacados)
- conceito 20/80

Não consigo fazer a conexão. Os relacionamentos são o que são hoje por que as mulheres são o que são hoje. Os homens inseridos na Matrix romântica (coisa de 80% do total) adorariam investir no relacionamento exclusivo de longo prazo. Quem está sempre insatisfeita é a mulher... por isso os relacionamentos pouco duráveis.
Acredito que os homens em geral estão completamente preparados para assumir um compromisso de longo prazo com mulheres de status compatível. Já as mulheres vivem na esperança de conseguir um homem de status MUITO superior, não raro rejeitando os de status compatível. Inferiores então SÓ SERVEM para serem rejeitados.
Tá tudo muitíssimo bem explicado pelo NA.
Acho que a filosofia realista oferece um ponto de vista muito mais complexo, além dessa liquidez "da sociedade". Tá me parecendo mais uma explicação "matrixiana", tipo: "Homem, se esforce mais pelo relacionamento".
Por que as mulheres, meu amigo, não me parecem nem um pouco a fim de qualquer esforço.
Responda-o
#5
Antigamente os relacionamentos duravam mais porque as mulheres dependiam dos maridos, hoje em dia elas dependem dos empresários e políticos, por isso os relacionamentos duram pouco. Mulheres trocam mais de homem do que de emprego, porque mudou de quem elas dependem para sobreviver, hoje em dia dependem do emprego e não é tão fácil trocar de emprego quanto trocar de homem. Trocar de marido é lucrativo para a mulher. 

As mulheres pararam de depender dos maridos, para depender de políticos e empresários. Pode-se dizer que eles roubaram suas mulheres, pois fizeram elas ficarem independente de você, para depender deles.
Responda-o
#6
(27-08-2018, 05:40 PM)Cavalheiro Negro Escreveu: Antigamente os relacionamentos duravam mais porque as mulheres dependiam dos maridos, hoje em dia elas dependem dos empresários e políticos, por isso os relacionamentos duram pouco. Mulheres trocam mais de homem do que de emprego, porque mudou de quem elas dependem para sobreviver, hoje em dia dependem do emprego e não é tão fácil trocar de emprego quanto trocar de homem. Trocar de marido é lucrativo para a mulher. 

As mulheres pararam de depender dos maridos, para depender de políticos e empresários. Pode-se dizer que eles roubaram suas mulheres, pois fizeram elas ficarem independente de você, para depender deles.

Acertou!

Tudo começou a dar errado depois que a sociedade começou a ouvir aquela coisa que fica em torno da vagina. Malditos frouxos que se curvaram ao progressismo.
Um homem com escolhas é um homem livre.
Responda-o
#7
Eu li Modernidade Líquida, um dos livros mais surreais que já (nível de Kafka), o autor, sendo um intelectual euroesquerdista, consegue pegar um conceito muito válido e interessante e liga o gerador de lero-lero junto, o troço fica uma maçaroca com conceitos interessantes, mas difícil para caralho de ler... Se quiserem estudar o conceito definitivamente não recorram ao original Yaoming

@Besouro
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
#8
(27-08-2018, 05:12 PM)Berzerk Escreveu: Legal o texto, mas pensando pelos conceitos realistas de:

- Matrix do amor romântico
- manginismo/cavaleiros brancos/capitão-salva-puta
- hipergamia feminina
- relacionamento com a mulher moderna
- tipos de homens que as mulheres preferem (cafajestes/playboys/zédroguinhas/bandidos/violentos/destacados)
- conceito 20/80

Não consigo fazer a conexão. Os relacionamentos são o que são hoje por que as mulheres são o que são hoje. Os homens inseridos na Matrix romântica (coisa de 80% do total) adorariam investir no relacionamento exclusivo de longo prazo. Quem está sempre insatisfeita é a mulher... por isso os relacionamentos pouco duráveis.
Acredito que os homens em geral estão completamente preparados para assumir um compromisso de longo prazo com mulheres de status compatível. Já as mulheres vivem na esperança de conseguir um homem de status MUITO superior, não raro rejeitando os de status compatível. Inferiores então SÓ SERVEM para serem rejeitados.
Tá tudo muitíssimo bem explicado pelo NA.
Acho que a filosofia realista oferece um ponto de vista muito mais complexo, além dessa liquidez "da sociedade". Tá me parecendo mais uma explicação "matrixiana", tipo: "Homem, se esforce mais pelo relacionamento".
Por que as mulheres, meu amigo, não me parecem nem um pouco a fim de qualquer esforço.

Se os homens soubessem se portar a situação não estaria assim também.



(27-08-2018, 07:23 PM)Lasker Escreveu: Eu li Modernidade Líquida, um dos livros mais surreais que já (nível de Kafka), o autor, sendo um intelectual euroesquerdista, consegue pegar um conceito muito válido e interessante e liga o gerador de lero-lero junto, o troço fica uma maçaroca com conceitos interessantes, mas difícil para caralho de ler... Se quiserem estudar o conceito definitivamente não recorram ao original Yaoming

@Besouro

Não entendi a marcação
Spoiler Revelar
Veja o mundo por outras perspectivas, tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo saber. Mude,
porque a direção é mais
importante que a
velocidade.

Responda-o
#9
(27-08-2018, 07:23 PM)Lasker Escreveu: Eu li Modernidade Líquida, um dos livros mais surreais que já (nível de Kafka), o autor, sendo um intelectual euroesquerdista, consegue pegar um conceito muito válido e interessante e liga o gerador de lero-lero junto, o troço fica uma maçaroca com conceitos interessantes, mas difícil para caralho de ler... Se quiserem estudar o conceito definitivamente não recorram ao original Yaoming

@Besouro

Essa é a leitura que eu fiz também. Eu li com uns 20 anos, não tinha muita capacidade de análise crítica então não sei como eu enxergaria a temática hoje em dia. MAS me parece que depois de explorar o tema das relações atuais nas primeiras 50 páginas, o resto do livro vira um trabalho de estudante que não sabe o que falar e divaga no assunto até chegar no limite que o professor mandou
Responda-o
#10
Com base no tópico, não posso deixar de recomendar meu artigo sobre a promiscuidade: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=2838
Homens não são reféns das mulheres, mas reféns da própria libido.

Homem cafajeste merece mulher rodada. Ambos se completam.

Casamento nos moldes modernos é uma roleta russa, mas com todas as balas carregadas.

Arrow Todos os meus tópicos


Responda-o
#11
@"Besouro" você perguntou se alguém tinha lido o autor Yaoming
  • Sem a visão de um objetivo um homem não pode gerir a sua própria vida, e muito menos a vida dos outros.
Leia: Nuvem de Giz
Responda-o
#12
(28-08-2018, 09:03 AM)Lasker Escreveu: @"Besouro" você perguntou se alguém tinha lido o autor Yaoming

Ah sim, é que você me marcou no final e fiquei confuso.
Spoiler Revelar
Veja o mundo por outras perspectivas, tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo saber. Mude,
porque a direção é mais
importante que a
velocidade.

Responda-o
#13
Gostei do texto .
Relata com exatidão esta era moderna de relacionamentos.
Responda-o
#14
Tem um ditado budista que diz: "Tudo muda!"

Ficar forçando a barra é dose!

Recomendados:

A 'extinção' da Real: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6773

Não tenha mentalidade de caranguejo: https://legadorealista.net/forum/showthr...p?tid=6667
Responda-o
#15
Toda vez que leio "sociólogo X ", "filosofo Y" ou "psicólogo Z" no texto já fico com pé atrás.
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Responda-o
#16
Relação com seres humanos em geral está líquida, e aumentando sua 'liquidez' com o passar dos anos..

Vejo muitos familiares se afastando de outros, sem aquele pensamento de união; 

Rotatividade de funcionários em uma empresa.. Está cada dia mais raro ver um funcionário 'véio de casa'..

Parece que nada é o bastante.

O desejo da continuidade parece estar indo contra o rumo que o mundo está tomando, deixando quem pensa em continuidade como 'peixe fora d'água'..

Que coisa..
Responda-o


Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)