Bom tópico.
Ao meu ver, relógio entrega duas coisas essenciais pro homem: utilidade e elegância.
Pois bem, só precisa olhar pro relógio caso o seu celular tenha descarregado ou se não puder atender por alguma outra razão. Além disso, é claro que em algum momento você vai precisar estar bem arrumado e nada melhor do que um relógio pra acrescentar um toque de elegância. E nós homens geralmente somos práticos pra vestimenta, mas é recomendável ter um relógio.
Aliás, num passado recente, vez ou outra eu pesquisava sobre o assunto e cheguei a ter quatro relógios. Três de marcas acessíveis e uma réplica de marca que cobra o preço de uma casa. Mas hoje, como tenho uma visão mais minimalista, penso ser interessante ter no mínimo dois. Um para o dia a dia e outro pra ocasiões especiais.
Cito algumas considerações sobre aquisição e bom uso que podem ajudar:
- No máximo 2 relógios: um de pulseira de borracha para o dia a dia e um de pulseira de aço para ocasiões especiais, ambos à prova d'água, obviamente;
- Tipo de movimento: Quatzo ou mecânico? Quatzo precisa trocar a bateria que geralmente dura bem, o mecânico não, porém no segundo você precisa dar corda nele e ajustar a hora, visto que o tempo de funcionamento dele geralmente é de 36 a 48h;
- Manutenção: Baixo custo a depender do relógio e como você o utiliza. Se você for usar muito ele na água (praia, piscina, banhos no chuveiro), seja ele de bateria ou mecânico, é recomendável fazer uma manutenção completa 1x por ano. Outra coisa, faça na autorizada ou com um relojoeiro (procure boas referências e marcas que ele trabalha).
- Sempre guarde o relógio na caixa original e os elos da pulseira pra caso precise fazer uma manutenção ou vender.
- Funções extras: Se você só quiser pra ver a hora, ok. Mas você pode também pode comprar um que tenha data, cronômetro, bezel giratório. Ajudam bastante.
E sobre marcas, claro que gostaria de ter um Rolex, Tudor ou Omega, mas estão fora do meu padrão de investimento no momento, hehe.
No entanto, temos Technos e Orient que são ótimas pra começar. São acessíveis, tem qualidade, tem modelos bonitos e duram. Tive um Technos Skydiver Professional que comprei usado, na época paguei 150 pratas e fiquei com ele de 2013 até 2021. Eu usava ao extremo. Ia na praia, tomava banho, pegou poeira, usei em altas temperaturas e aguentou bem. Orient eu comprei dois, ambos em 2020 e tenho até hoje. Funcionam muito bem.
Mas esse aqui é certeiro. Veste bem tanto no formal quanto informal, tem calendário, cronômetro, alarme, bezel giratório.