Avaliação do Tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[REFLEXÃO] Aprendendo com as formigas para construir um 2018 melhor
#1
Salve confrades! 
 
2017 chegou ao fim, e a maioria de nós começa colocar na balança as vitórias e as derrotas, os prós e os contras, o que aconteceu de ruim e o que aconteceu de melhor. É o momento também que muitos começam a traçar metas, planos e objetivos para o próximo ano. 
Deixei para escrever e postar esse tópico no último dia do ano como forma de agradecimento à comunidade realista como um todo, pois esse ano foi marcado de sofrimento, escassez, sustos e muitas lutas pra mim, mas também foi o ano de aprendizado e vitórias incontestáveis na minha vida pessoal, a mais significativa delas: ter superado 1 ano e 4 meses de desemprego e me tornado servidor público federal. 
Tenho certeza que muito dessa e outras conquistas, eu devo a todo aprendizado adquirido com todos vocês. 
 
Quero compartilhar uma pequena reflexão retirada de um sermão que preguei na minha igreja acerca do trabalho duro e da perseverança, que aprendi com seres que passam quase desapercebidos no nosso cotidiano: as formigas. 
 
Não é de hoje que esses bichinhos chamam a atenção das pessoas pela forma como trabalham, o mais sábio rei dos judeus, Salomão, por duas vezes falou sobre elas no seu livro de Provérbios. O que podemos aprender com elas?
 
As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; Provérbios 30:25
 
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Provérbios 6:6
 
1 LIÇÃO – TRABALHE OCULTAMENTE

[Image: formigueiro.jpg] 

As formigas trabalham diariamente buscando comida e construindo seus formigueiros. Existem formigueiros que chegam a ter a expressiva marca de alguns quilômetros de comprimento. Mas o mais incrível é que não vemos o fruto desse trabalho árduo. Tirando a boca dos formigueiros que é perceptível, os quilômetros de túneis não são visíveis pois estão debaixo da terra. Ninguém vem o que está sendo formado debaixo da terra, mas as formigas continuam trabalhando ainda que ninguém esteja vendo o resultado do trabalho delas e nem esteja vendo elas.
 
Na vida, muito daquilo que grandes homens construíram foi feito no anonimato, nas madrugadas, distante dos olhos das massas. Um dos maiores desafios que enfrentamos no desenvolvimento pessoal, é trabalhar ainda que ninguém esteja vendo os resultados desse trabalho, muitas vezes nem você mesmo consegue enxergar ou ter a noção do que está construindo, mas continue. 
Vão querer saber o porquê de você passar tanto tempo no quarto, tanto tempo no trabalho, tanto tempo lendo, tanto tempo treinando, tanto tempo sumido. 
Ir pra “debaixo da terra”, sumir dos olhos das pessoas é imprescindível pra quem deseja construir algo grande. 
A nossa geração é a geração das redes sociais, querem se mostrar a qualquer custo para os outros, mas se observamos a vida destes que se mostram tanto, nada fizeram, nada construíram, nada realizaram, vivem uma grande fachada 24h. O futuro deles é sombrio, mas o daqueles que estão trabalhando ocultamente, será próspero.


 
2 LIÇÃO – SEJA SURDO e MUDO
 
Formigas não possuem orelhas nem emitem sons. A comunicação se dá pelo cheiro que despejam no ar. Podemos dizer que de certa forma, elas são “surdas e mudas”.
Qualquer pessoa que estabelece um alvo e luta por ele precisa aprender a se fazer de surdo e mudo. O que mais ouvimos nesse momento são os famigerados comentaristas da vida alheia que nunca conquistaram nada de relevante mais que acreditam que podem te ensinar a vencer. Aparecerão os críticos, os agentes da desmotivação, enfim, você ouvirá tanta coisa durante o percurso que se der ouvidos a tudo, não chegará a lugar nenhum. Mas, mais importante que se fazer de surdo para o mundo externo, é preciso não dar ouvidos àquela voz interna que uma vez ou outra teima em aparecer, dizendo “será que eu vou conseguir?”, “você não tem chance”, “desiste e parte pra outra”, “lá vai você gastar dinheiro que não vai te trazer retorno” e por aí vai.
 
Quando demos ouvidos demais as vozes externas e internas, a conseqüência é falar demais. Queremos dar satisfações, queremos bater boca, queremos provar para os outros que eles estão errados, acabamos expondo coisas que não deveriam ser expostas. Quem fala demais acaba se complicando demais. Ninguém precisa saber dos seus segredos, dos seus sonhos, ninguém precisa acreditar em você além de si mesmo. Fale menos e trabalhe mais. Seus resultados gritam mais alto do que qualquer palavra sua.
 
 
3 – SE PREPARE ANTES QUE O DIA MAL CHEGUE
 
Como bem atentou Salomão, as formigas estocam alimento no verão, para não passarem momentos de escassez quando o inverno chegar.
Infelizmente a maioria de nós só desperta acerca da falta de preparação quando o inverno chega pra nós.
Quando o desemprego chega percebemos que não nos preparamos o suficiente profissionalmente para nos realocarmos rapidamente.
Quando a doença chega percebemos que não preparamos uma reserva financeira pro tratamento.
Quando a velhice chega percebemos que não cuidamos bem da saúde pra envelhecermos bem.
 
É óbvio que nenhum de nós faz planos pensando: estou doido pra passar numa crisezinha, deixa ela vir que estou preparado. Ninguém quer passar pelas tempestades da vida, mas elas fazem parte da vida, querendo ou não iremos enfrentar muitos invernos, cabe a cadê um de nós ter sabedoria pra se preparar antecipadamente pra não ser pego de surpresa quando eles chegarem.

 
Que essas lições possam ser úteis pra cada um de vocês como foi pra mim. Que 2018 seja um ano de crescimento e realizações pra todos nós!
Esforça-te, pois, e sê homem. (1 Reis 2.2)

Responda-o
#2
Muito bom, estava aguardando por um texto destes de final de ano.

Na minha retrospectiva consegui quase tudo o que almejava.

Pretendo corrigir algumas besteiras para o próximo ano e seguir trabalhando duro.

É isso.
Basta que o almejado ideal aconteça todos os dias para que a sonhada perfeição desapareça. 
Responda-o
#3
Bom tópico, Provérbios não é o que é por acaso, e que pode servir de motivação nesse fórum em 2018.
Responda-o
#4
Bom tópico. Valeu Confrade.
Responda-o
#5
Uma reflexão muito pertinente, considero a fábula da cigarra e a formiga uma das reflexões mais preciosas sobre desenvolvimento pessoal.


Responda-o


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico Autor Respostas Visualizações Última Postagem
  Sugestões para lidar melhor com o jogo social Sísifo 34 15,304 16-09-2019, 06:34 PM
Última Postagem: Hawkers
  [REFLEXÃO] A importância de fazer sempre o melhor para o próximo Awaken 15 7,310 04-07-2019, 07:23 PM
Última Postagem: Awaken
  Conselhos para 2018. Solomon 8 4,553 27-12-2017, 02:26 PM
Última Postagem: Ghiborim

Pular fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)