Postagens: 1,619
Tópicos: 15
Ingressou: Jan 2016
Reputações:
238
Nos últimos tempos temos acompanhado a explosão de escândalos de corrupção envolvendo partidos políticos e empresas. Malas de dinheiro, propina paga como mesada e outras coisas.
Como forma de facilitar a apuração da responsabilidade dos sujeitos, vem sendo utilizada a ferramenta popularmente conhecida como "delação premiada". O instituto encontra previsão esparsa em algumas leis, porém seu núcleo nos é oferecido pela lei 12.850/2013, Lei de Organizações Criminosas, Art. 4º e seguintes:
Da Colaboração Premiada
Art. 4o O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados:
I - a identificação dos demais coautores e partícipes da organização criminosa e das infrações penais por eles praticadas;
II - a revelação da estrutura hierárquica e da divisão de tarefas da organização criminosa;
III - a prevenção de infrações penais decorrentes das atividades da organização criminosa;
IV - a recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa;
V - a localização de eventual vítima com a sua integridade física preservada.
§ 1o Em qualquer caso, a concessão do benefício levará em conta a personalidade do colaborador, a natureza, as circunstâncias, a gravidade e a repercussão social do fato criminoso e a eficácia da colaboração. (...)
Transcrevi apenas a primeira parte, pra não complicar demais a questão.
Inauguro aqui um debate: qual a opinião de vocês sobre a delação premiada? Contra? A favor? Neutros? Exponham seus argumentos e vamos debater de forma saudável.
Minha posição: sou contra. A delação me repugna por três motivos básicos:
1) mostra a total ineficiência do Estado brasileiro em reprimir e punir os crimes, levando o sistema a se rebaixar ao nível do criminoso via negociações mesquinhas com objetivo de benefício;
2) bandido não tem de ser beneficiado, tem é de ser severamente punido. A delação é um bônus ao criminoso, que, se colaborar de maneira relevante, pode chegar a obter perdão judicial pelo crime. Veja Joesley Batista, que conseguiu imunidade total (total!) e se bandeou para o exterior;
3) como brasileiro não sabe fazer nada sem desvirtuar, a delação está sendo e deverá se converter definitivamente em fase necessária do processo penal. E aí, meus caros, está consolidada a bagunça.
Ao debate.
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras; por último, o tiroteio" - Roland de Gilead
Postagens: 180
Tópicos: 4
Ingressou: Dec 2016
Reputações:
16
Totalmente contra a delação premiada.
Motivos:
1- Não existe critério algum, ex: o cara pode simplesmente falar 1 nome sem provas e ter a pena reduzida de acordo com a vontade do juiz.
2- Impunidade, eles roubam o país traem sua quadrilha e tem o beneficio de redução de pena ou até apenas algumas restrições.
3- Veracidade das informações, quem garante que os nomes e informações são verdadeiras? E se um estiver simplesmente querendo prejudicar o outro, ou mesmo querendo tirar o foco de si?
4- Artigo mau escrito, da maneira como está da margem pra muita distorção não existe limitações bem definidas.
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Postagens: 340
Tópicos: 9
Ingressou: Nov 2016
Reputações:
24
Muito complicado, por se tratar de Brazil..
1 - A delação, ainda que totalmente aceita como prova (o que não é unânime e sabe-se lá porque, já que está na lei, e esta mal feita pacarai), não surte os efeitos almejados, que é a condenação da casta política;
Ou seja, o povo palhaço vê esse circo todo e no final, nem prisão, nem perda de mandato, nem dinheiro recuperado, muito menos a cessação dessa merda toda que continua e continua.
2 - Os políticos são julgados por juízes nomeados por eles mesmos, e o que acontece? O povo palhaço vê esse circo todo e no final, nem prisão, nem perda de mandato, nem dinheiro recuperado, muito menos a cessação dessa merda toda que continua e continua.
3 - Sou contra benefícios pra bandido após a condenação, por exemplo: sujeito é condenado a 18 anos e fica preso apenas 3. Ora, 18 são 18 e não 3.
O maior problema é que nada muda. Tenho que necessitamos de reformas profundas em todo o sistema, mas aí me lembro que aqui é o Brazil né, e o que permanece? O povo palhaço vê esse circo todo e no final, nem prisão, nem perda de mandato, nem dinheiro recuperado, muito menos a cessação dessa merda toda que continua e continua.
Postagens: 2,052
Tópicos: 102
Ingressou: Jun 2015
Eu estou achando muito bom essa delação premiada toda que está acontecendo no Brasil.
Até na prova dos meus alunos eu coloca no quadro: "Delação premiada, dedure o colega que está colando e ganhe 1 ponto na prova." Eu vi que um professor fez isso em algum lugar na internet, achei interessante e faço também, e realmente surte efeitos.
Eu não entendo de legislação, só o suficiente pra fazer provas de concurso, mas pra mim, é muito bom ver todo dia mais um politico ou empresário corrupto sendo enquadrado pela justiça por conta dessa delação premiada. Então, com o meu conhecimento atual do assunto, eu sou a favor e acho que o Sergio Moro ta fazendo um trabalho foda de limpeza do Brasil.
“A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.” Educação, Pág 57.
Postagens: 180
Tópicos: 4
Ingressou: Dec 2016
Reputações:
16
Problema é que eles são enquadrados mais não são presos, é só dedurar mais alguém... Justamente porque o artigo usado não tem critério. Não estou dizendo que seja ruim que as tramoias deles estejam sendo expostas, o problema todo é que o artigo como está não tapa o buraco só cava mais fundo e isso não será o bastante.
A Real salva vidas!
“Train yourself to let go of everything you fear to lose.” (Yoda)
Postagens: 290
Tópicos: 15
Ingressou: Jan 2017
Reputações:
35
(09-06-2017, 10:25 AM)Samurai Jack Escreveu: Totalmente contra a delação premiada.
Motivos:
1- Não existe critério algum, ex: o cara pode simplesmente falar 1 nome sem provas e ter a pena reduzida de acordo com a vontade do juiz.
2- Impunidade, eles roubam o país traem sua quadrilha e tem o beneficio de redução de pena ou até apenas algumas restrições.
3- Veracidade das informações, quem garante que os nomes e informações são verdadeiras? E se um estiver simplesmente querendo prejudicar o outro, ou mesmo querendo tirar o foco de si?
4- Artigo mau escrito, da maneira como está da margem pra muita distorção não existe limitações bem definidas.
Delação premiada devia ser assim: o cara cumpre pena um pouco mais branda e só. Qualquer outro beneficio é fazer a população de otaria.
Postagens: 1,725
Tópicos: 25
Ingressou: Sep 2015
Reputações:
250
09-06-2017, 12:01 PM
(Esta publicação foi modificada pela última vez: 09-06-2017, 06:33 PM por Velho Gangster.)
A sociedade ganharia muito mais se a Justiça fizesse o óbvio pelo caminho do equilíbrio: tipo, engavetasse menos, investigasse mais para obter provas materiais, de forma a levar a condenação de criminosos milionários sem o estímulo da “aposentadoria” em uma vida de luxo via delação.
Sou contra esta patifaria, mas como os meios de se investigar são falhos, é até valido "aceitar" tais condiçoes pra que se tenha um minimo de justiça.
Já me convenci de que no huezil o crime tá compensando, principalmente o do colarinho branco. ( No qual se vc for condenado fica preso por um periodo de dois anos aproximadamente e após este tempo, vai pra casa com uma tornozeleira que mau funciona )
Mas enfim, num país em que até dentro de um banco quando se tem uma caneta encima de um balcão é roubada, esperar o que né.
Não tem de onde vir o exemplo.
"Amante das M$ois, quero"
Postagens: 327
Tópicos: 2
Ingressou: Aug 2016
Reputações:
29
Eu sou contra,pois é feito o uso indiscriminado e ineficiente,como no caso da jbs-o puto saiu de boa,muito isso por se tratar de um presidente e um senador da república influente.Nesse respectivo caso da jbs deu pra ver que qd viram esses 2 anteriormente citados deixaram o crimes passarem batido,com isso dizendo sofrer ameaças o fdp foi com a família pros eua.
Reputações:
24
(09-06-2017, 12:01 PM)Gângster Escreveu: A sociedade ganharia muito mais se a Justiça fizesse o óbvio pelo caminho do equilíbrio: tipo, engavetasse menos, investigasse mais para obter provas materiais, de forma a levar a condenação de criminosos milionários sem o estímulo da “aposentadoria” em uma vida de luxo via delação.
Sou contra esta patifaria, mas como os meios de se investigar são falhos, é até valido "aceitar" tais condiçoes pra que se tenha um minimo de justiça.
Já me convenci de que no huezil o crime tá compensando, principalmente o do colarinho branco. ( No qual se vc for condenado fica preso por um periodo de dois anos aproximadamente e após este tempo, vai pra casa com uma tornozeleira que mau funciona )
Mas enfim, num país em que até dentro de um banco quando se tem uma caneta encima de um balcão é roubada, esperar o que né.
Vc ta lembrado q é o Brazil ne?
Postagens: 1,725
Tópicos: 25
Ingressou: Sep 2015
Reputações:
250
(09-06-2017, 08:48 PM)Martelo Escreveu: (09-06-2017, 12:01 PM)Gângster Escreveu: A sociedade ganharia muito mais se a Justiça fizesse o óbvio pelo caminho do equilíbrio: tipo, engavetasse menos, investigasse mais para obter provas materiais, de forma a levar a condenação de criminosos milionários sem o estímulo da “aposentadoria” em uma vida de luxo via delação.
Com 43 anos nas costas, o que vc acha ? E se vc for bom na interpretaçao, vai saber o que quis dizer nas entrelinhas.
"Amante das M$ois, quero"
Reputações:
24
(09-06-2017, 08:59 PM)Gângster Escreveu: (09-06-2017, 08:48 PM)Martelo Escreveu: (09-06-2017, 12:01 PM)Gângster Escreveu: A sociedade ganharia muito mais se a Justiça fizesse o óbvio pelo caminho do equilíbrio: tipo, engavetasse menos, investigasse mais para obter provas materiais, de forma a levar a condenação de criminosos milionários sem o estímulo da “aposentadoria” em uma vida de luxo via delação.
Com 43 anos nas costas, o que vc acha ? E se vc for bom na interpretaçao, vai saber o que quis dizer nas entrelinhas.
Claro q sei..
O ponto é q não existe o ideal, nos moldes q nos atenda..
Pra q q o cara vai trabalhar, se furto não dá cadeia, e roubo não para nela.
|