Fórum da Real - Legado Realista
Carência x Testosterona - Versão para Impressão

+- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum)
+-- Fórum: A Real (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Relacionamentos (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=23)
+--- Tópico: Carência x Testosterona (/showthread.php?tid=3519)

Páginas: 1 2


Carência x Testosterona - Sagitario - 20-12-2018

Caros confrades, 

Estava neste momento filosofando sobre a existência humana, e mais particularmente, a masculina. E me sobreveio um pensamento: quem já teve oportunidade de escutar meu podcast com o usuário banido, já conhece um pouco da minha história. Mas percebi uma coisa: hoje com 45 anos, estou muito calejado quanto aos encantos femininos.

Veja, não me considero imune. Mas é notável como a idade e os sofrimentos anteriores imunizam o homem.

Atribuo isso à idade. Óbvio que não penso mais em sexo o dia todo, quando tinha dos meus 15 até 27 anos. Com 45, posso passar dois dias sem pensar em sexo. Tenho ereções involuntárias diariamente, mas não penso o dia todo.

No fim, acho que a idade também contribui com o desapego. O que vocês acham?


RE: Carência x Testosterona - Cometa - 20-12-2018

Não acho que é um fator significativo, homens muito vividos e carentes existem aos montes. Alguns se submetem a casamentos miseráveis, outros a bancar mulheres sem valor e que não são suas companheiras em troca não de sexo, mas da falsa sensação de afeto.


RE: Carência x Testosterona - Minerim - 20-12-2018

A carência estaria associada a libido é isso? 

Quanto menor a concentração de testosterona, menor a carência?






A diminuição ou baixa concentração de testosterona pode ser associada a depressão, que afeta a libido.

O que você chama de carência pode ser a  vinculação dopaminica decorrente do coito, o registro químico de saciedade existencial.

A consciência desse processo é a ação da racionalidade sobre o controle de tais necessidades. E desapego é autocontrole ao lidar com as vicissitudes da vida, inclusive as reprodutivas e afetivas.


RE: Carência x Testosterona - Loki - 21-12-2018

(20-12-2018, 10:52 PM)Minerim Escreveu: A carência estaria associada a libido é isso? 

Quanto menor a concentração de testosterona, menor a carência?






A diminuição ou baixa concentração de testosterona pode ser associada a depressão, que afeta a libido.

O que você chama de carência pode ser a  vinculação dopaminica decorrente do coito, o registro químico de saciedade existencial.

A consciência desse processo é a ação da racionalidade sobre o controle de tais necessidades. E desapego é autocontrole ao lidar com as vicissitudes da vida, inclusive as reprodutivas e afetivas.

Cara, pra quem diz que o Minerim é apenas um troll, esse post é um tapa na cara deles.

Sagitário, quando li seu tópico, pensei de imediato em reposição hormonal.

Procure um médico. Se você tivesse o nível de testosterona de um jovem de 18 anos ia querer comer todo mundo que visse na frente...

Tenho 41 e minha testosterona está normal para um homem da minha idade, mas fiz um tratamento agora pra perder peso que me deixou com niveis de testosterona de um homem de 18 anos e senti nitidamente meu tesão aumentar querendo comer todo mundo.

Seu desapego pode estar ligado a falta hormonal, como o Minerim falou.


RE: Carência x Testosterona - Sagitario - 21-12-2018

Vou fazer o exame da testosterona pra ver, e compartilhar com os confrades. Mas não acredito que terá variações significativas desde a última vez que fiz, há quatro anos atrás. Acho que a mudança é psicológica. 

Não defendo ideologias. Mas o MGTOW parece um caminho natural pra mim. MGTOW híbrido. Relacionar sem se aprofundar. De todo modo, farei o exame e vou compartilhar com os confrades.

(21-12-2018, 12:11 AM)Loki Escreveu:
(20-12-2018, 10:52 PM)Minerim Escreveu: A carência estaria associada a libido é isso? 

Quanto menor a concentração de testosterona, menor a carência?






A diminuição ou baixa concentração de testosterona pode ser associada a depressão, que afeta a libido.

O que você chama de carência pode ser a  vinculação dopaminica decorrente do coito, o registro químico de saciedade existencial.

A consciência desse processo é a ação da racionalidade sobre o controle de tais necessidades. E desapego é autocontrole ao lidar com as vicissitudes da vida, inclusive as reprodutivas e afetivas.

Cara, pra quem diz que o Minerim é apenas um troll, esse post é um tapa na cara deles.

Sagitário, quando li seu tópico, pensei de imediato em reposição hormonal.

Procure um médico. Se você tivesse o nível de testosterona de um jovem de 18 anos ia querer comer todo mundo que visse na frente...

Tenho 41 e minha testosterona está normal para um homem da minha idade, mas fiz um tratamento agora pra perder peso que me deixou com niveis de testosterona de um homem de 18 anos e senti nitidamente meu tesão aumentar querendo comer todo mundo.

Seu desapego pode estar ligado a falta hormonal, como o Minerim falou.

Loki, você lutou muito pra manter o Mundo Realista de pé. Fez muito pela causa. 

Minerim nunca foi troll. Só esculacha com quem não respeita essa casa. 

Minerim é um analista da Real. De alto intelecto. Usa o humor pra derrubar muros. 

É um prazer escutar a opinião de vocês. Aliás, Minerim me ajudou muito esse ano a tomar uma decisão quanto à ex que me procurou 16 anos depois. Quem tem honra, respeito e gratidão, jamais terá problemas nessa casa.


RE: Carência x Testosterona - Trglodita - 21-12-2018

A carência é uma característica bastante feminina, e acredito que ela é acentuada nos homens modernos (sem contar outras variáveis) justamente pela queda da testosterona ao longo das gerações e com o aumento do stress e sedentarismo/má alimentação, fazendo com que os hormônios femininos estejam mais presentes na corrente sanguínea.

Hoje é comum homens jovens terem baixíssima concentração de testo e alta concentração de estradiol e cortisol.

Biologia ainda é biologia.

Então a correlação que o tópico sugere existe sim, falo com conhecimento de causa, pautado por exames de rotina e estudos randomizados...Yaoming


RE: Carência x Testosterona - Cometa - 21-12-2018

O exame em questão é caro?

Gostaria de ter uma base referencial do valor.


RE: Carência x Testosterona - Héracles - 21-12-2018

Como eu sempre digo, todos deviam usar testo. Ainda mais depois dos 40 anos. Mas essa a minha opinião pessoal que pode estar sendo influenciada fortemente pelo fato de eu ser um usuário Gargalhada Gargalhada

Mas enfim, eu acredito que carência tem mais haver com o psicológico mesmo, pq tem um monte de cara por aí com 5k+ de t e são bem carentes. Claro que níveis baixos vão influenciar, e eu até diria que bastante, mas não é o fator determinante.


RE: Carência x Testosterona - Trglodita - 21-12-2018

(21-12-2018, 11:38 AM)Cometa Escreveu: O exame em questão é caro?

Gostaria de ter uma base referencial do valor.

Ideal não é dosar somente testo, abaixo os exames que os médicos pedem em geral relacionados às gônadas/sexuais, faltam ai o hemograma, perfil hepático, etc.

DEHIDROTESTOSTERONA DHT
CORTISOL
FSH - FOLÍCULO ESTIMULANTE
LH - HORMÔNIO LUTEINIZANTE
ESTRADIOL
TESTOSTERONA LIVRE
TESTOSTERONA BIODISPONÍVEL
PROLACTINA
SHBG - GLOBULINA TRANSP. HORMÔNIOS SEXUAIS
TESTOSTERONA TOTAL

Ligue num laboratório da sua cidade e faça um orçamento. Agora se quiser só saber como está sua testo, faça somente a testo total e a livre.


RE: Carência x Testosterona - Cometa - 21-12-2018

(21-12-2018, 12:14 PM)Trglodita Escreveu:
(21-12-2018, 11:38 AM)Cometa Escreveu: O exame em questão é caro?

Gostaria de ter uma base referencial do valor.

Ideal não é dosar somente testo, abaixo os exames que os médicos pedem em geral relacionados às gônadas/sexuais, faltam ai o hemograma, perfil hepático, etc.

DEHIDROTESTOSTERONA DHT
CORTISOL
FSH - FOLÍCULO ESTIMULANTE
LH - HORMÔNIO LUTEINIZANTE
ESTRADIOL
TESTOSTERONA LIVRE
TESTOSTERONA BIODISPONÍVEL
PROLACTINA
SHBG - GLOBULINA TRANSP. HORMÔNIOS SEXUAIS
TESTOSTERONA TOTAL

Ligue num laboratório da sua cidade e faça um orçamento. Agora se quiser só saber como está sua testo, faça somente a testo total e a livre.

Obrigado pelas informações.


RE: Carência x Testosterona - die01 - 21-12-2018

Sagitário, quando li seu tópico, pensei de imediato em reposição hormonal.


Eu estou interessado em fazer, Quanto fica em valores?


RE: Carência x Testosterona - Constrito - 22-12-2018

Eu já expliquei que esse negócio de TRT (reposição de testosterona) é somente em último caso? Essa merda a longo prazo causará atrofia nos testículos, além da medicação ser extremamente cara.

Outros efeitos de TRT podem incluir:

- Maior risco de coágulo sanguíneo
- Maior risco de derrame
- Apneia do sono
- Acne
- Ginecomastia
- Câncer na próstata (pouca evidência, mas é bom ficar de olho, não há 100% garantia de que não possa rolar)

É sempre preferível métodos naturais para elevação da testosterona, a começar pela vitamina D, que deve ser medida por exame de sangue. Se estiver baixa a solução é suplementar (D-3) e tomar Sol por uns 10-15 minutos (todo dia) no horário apropriado pra isso, entre 10 da manhã e meio-dia, 1 da tarde. Isso porque a situação da vitamina D influi DIRETAMENTE nos níveis de testosterona. Quando um está baixo o outro também estará - AUTOMATICAMENTE!

Só de ter suplementado a minha vitamina D e testosterona aumentaram. Fora dieta (vá em nutricionista esportivo, particular), treino, dormir bem, etc.

O que verei em 2019 (em novos exames) é se os níveis da D (e testo) se mantiveram os mesmos, pois parei com a suplementação.

Tudo conta pra queda nesses níveis e consequente baixa libido, prolactina alta, etc.

A começar se você estiver acima do peso.

https://www.ativo.com/corrida-de-rua/noticias/obesos-menos-testosterona-magros-estudo/

Os homens que têm uma porcentagem menor de gordura corporal apresentam traços mais masculinos e contam com maiores níveis de testosterona do que os obesos. A conclusão é de endocrinologistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que realizaram um experimento com 43 homens com idade entre 20 e 59 anos e índice de massa corporal superior a 33.

A pesquisa apontou que a obesidade estava associada à baixa qualidade seminal e perfil reprodutivo alterado. Segundo os cientistas dinamarqueses, a perda de peso pode provocar o aumento da qualidade do sêmen. “Nossos resultados indicam que existe uma associação inversa entre IMC e qualidade do sêmen. É possível melhorar a qualidade do esperma através da redução de peso”, sugere o estudo.

Níveis baixos de testosterona estão diretamente relacionados a alguns problemas de saúde, como obesidade, diabetes e pressão arterial elevada. Com a passagem do tempo, a quantidade de hormônios tende a diminuir, em um processo conhecido como andropausa, a menopausa masculina.

A testosterona é essencial na função sexual e ajuda na construção dos músculos, além de manter a densidade óssea e regular o crescimento do cabelo. O consumo de zinco e de gorduras saudáveis, presentes em alimentos como salmão, atum, abacate e azeite, ajuda na manutenção dos índices do hormônio. Exercícios físicos e um bom descanso também são essenciais. O nível de testosterona pode ser reduzido em até 40% quando uma pessoa não dorme o suficiente.



RE: Carência x Testosterona - Viking - 22-12-2018

(22-12-2018, 01:13 PM)Constrito Escreveu: Eu já expliquei que esse negócio de TRT (reposição de testosterona) é somente em último caso? Essa merda a longo prazo causará atrofia nos testículos, além da medicação ser extremamente cara.

Outros efeitos de TRT podem incluir:

- Maior risco de coágulo sanguíneo
- Maior risco de derrame
- Apneia do sono
- Acne
- Ginecomastia
- Câncer na próstata (pouca evidência, mas é bom ficar de olho, não há 100% garantia de que não possa rolar)

É sempre preferível métodos naturais para elevação da testosterona, a começar pela vitamina D, que deve ser medida por exame de sangue. Se estiver baixa a solução é suplementar (D-3) e tomar Sol por uns 10-15 minutos (todo dia) no horário apropriado pra isso, entre 10 da manhã e meio-dia, 1 da tarde. Isso porque a situação da vitamina D influi DIRETAMENTE nos níveis de testosterona. Quando um está baixo o outro também estará - AUTOMATICAMENTE!

Só de ter suplementado a minha vitamina D e testosterona aumentaram. Fora dieta (vá em nutricionista esportivo, particular), treino, dormir bem, etc.

O que verei em 2019 (em novos exames) é se os níveis da D (e testo) se mantiveram os mesmos, pois parei com a suplementação.

Tudo conta pra queda nesses níveis e consequente baixa libido, prolactina alta, etc.

A começar se você estiver acima do peso.

https://www.ativo.com/corrida-de-rua/noticias/obesos-menos-testosterona-magros-estudo/

Os homens que têm uma porcentagem menor de gordura corporal apresentam traços mais masculinos e contam com maiores níveis de testosterona do que os obesos. A conclusão é de endocrinologistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que realizaram um experimento com 43 homens com idade entre 20 e 59 anos e índice de massa corporal superior a 33.

A pesquisa apontou que a obesidade estava associada à baixa qualidade seminal e perfil reprodutivo alterado. Segundo os cientistas dinamarqueses, a perda de peso pode provocar o aumento da qualidade do sêmen. “Nossos resultados indicam que existe uma associação inversa entre IMC e qualidade do sêmen. É possível melhorar a qualidade do esperma através da redução de peso”, sugere o estudo.

Níveis baixos de testosterona estão diretamente relacionados a alguns problemas de saúde, como obesidade, diabetes e pressão arterial elevada. Com a passagem do tempo, a quantidade de hormônios tende a diminuir, em um processo conhecido como andropausa, a menopausa masculina.

A testosterona é essencial na função sexual e ajuda na construção dos músculos, além de manter a densidade óssea e regular o crescimento do cabelo. O consumo de zinco e de gorduras saudáveis, presentes em alimentos como salmão, atum, abacate e azeite, ajuda na manutenção dos índices do hormônio. Exercícios físicos e um bom descanso também são essenciais. O nível de testosterona pode ser reduzido em até 40% quando uma pessoa não dorme o suficiente.

Não fazia ideia que o TRT podia ocasionar tudo isso.Tem fontes falando sobre esses malefícios ou chances disso ocorrer?


RE: Carência x Testosterona - Constrito - 19-02-2019

(22-12-2018, 03:43 PM)Viking Escreveu: Não fazia ideia que o TRT podia ocasionar tudo isso.Tem fontes falando sobre esses malefícios ou chances disso ocorrer?
Esse é um bom artigo, mas está todo em inglês:
https://www.cnbc.com/2018/10/03/the-hidden-dangers-of-testosterone-replacement-therapy-can-be-deadly.html

Minha opinião: não vale a pena fazer TRT, a menos que seja em último e em EXTREMO CASO. Essas drogas sempre fodem o organismo de quem usa. 

Até mesmo outras que não tem nada a ver podem causar algo grave, como o conhecido Roacutan, pra acne, só que esse também só pode ser prescrito pra casos mais acentuados da doença (acne É doença) e não pra outros que resolveriam com uma dieta melhorada e melhor estilo de vida.

Se vc for ver a lista de efeitos colaterais que a isotretinoína causa irá ficar perplexo, vai de depressão (e já teve nego que se suicidou) a perda PERMANENTE de libido (ela nunca mais fica a mesma de antes do tratamento, e a testosterona cai).

Essas drogas não são pouca b.osta e normalmente as bulas não advertem de tudo que elas causam.

Os médicos prescrevem como se fosse uma aspirina, a real é que eles não estão nem aí se vc vai se prejudicar e gastar rios de $$$$$$ com esses tratamentos.

Como o artigo adverte a "injeção de testosterona" contínua deixa os testículos "preguiçosos" e vc pode até melhorar por um tempinho, mas depois cria outro problema de saúde que sequer existia.

Aconselho a pesquisar por relatos (em português também) de quem já fez TRT.

Não tem NADA de inocente nesses remédios, fora esses dois citados tem também a FINASTERIDA, que é pra calvície, mas que a exemplo do Roacutan causa impotência do mesmo jeito.

Como eu sugeri seria indicado fazer exames de sangue que indiquem exatamente que tipo de problema de saúde vc pode ter (e não só isso, tem o espermograma também), e ao mesmo tempo ver os profissionais adequados pra mudar radicalmente o estilo de vida e otimizar a saúde. E, claro, checar a vitamina D.

Essa seria a forma NATURAL de aumentar a testosterona. E quando falo estilo de vida eu me refiro a TUDO, não apenas a dieta: se vc dorme mal (e dormir mal não é só a quantidade de horas, é a qualidade do sono e a forma como seu ambiente está organizado - exemplo: durma na escuridão TOTAL) também terá menos disposição no dia a dia.


RE: Carência x Testosterona - Constrito - 08-03-2019

Frisando novamente:

Tem 1001 coisas que se pode fazer pra ver se os níveis sobem naturalmente. Só depois é que a pessoa (caso todo o resto falhe) deveria checar se vale a pena fazer um tratamento caro e arriscado desses.

Recomendo que quem tenha dúvidas obtenha (por plano de saúde ou SUS) exames de testosterona (livre e total), prolactina, vitamina D e os normais de sangue que se faz (lipidograma, T4 e outros), e fale com endocrinologista (esse é o médico certo) se está tudo OK. O mais importante deles (e que contribui enormemente pra testo baixa) é a vitamina D, como eu avisei.

90% das pessoas tem vitamina D baixa e duvido que quem esteja me lendo agora não tenha.

Na comunidade científica já é consenso universal de que vitamina D baixa = testosterona baixa. Então se o nível de um estiver baixo o do outro também estará, pois estão interligados.

Meus exames feitos há pouco tempo também provam isso.

Vejam como os níveis mudaram após eu suplementar:

O exame de 28 de agosto de 2017 revelou:

- Vitamina D baixa, em 26 (o normal seria o dobro disso, no mínimo). Isso já era esperado pois eu só saio de casa pela manhã e pra ir a academia, então no máximo 10 minutos diários exposto ao SOL. Além disso eu ainda usava protetor solar (nota: usem um protetor apenas quando for a praia e for ficar vários minutos exposto ao Sol, e nunca diariamente, pois eles tem na lista de ingredientes químicas que fazem mal à saúde).

O exame de testosterona total também veio baixo, em 3.09.

Com alguns meses suplementando, em 30 de novembro:

- 4.19 pra testosterona total
- 40 pra vitamina D

NOTAS:

- 50+ é considerado um bom nível de vitamina D.
- 30 a 50 significa que precisa de suplementação de vitamina D. Isso implica em passar mais tempo ao sol e adicionar alimentos ricos em vitamina D em sua dieta.
-30 significa que é muito deficiente e precisa tomar medidas imediatas para elevar os níveis. (eu marquei 26 no primeiro teste! E testosterona baixíssima. Aliás 4 ainda era um nível baixo, hoje preciso medir novamente, e com as mudanças pessoais que fiz duvido E muito que esteja menos que 4).

= Provavelmente o endócrino prescreverá um suplemento de vitamina D-3 pra quem se consultar.

Vejam com ele se precisa tomar por apenas alguns meses ou a vida toda. Eu não tomaria sem prescrição médica, o médico saberá a dose indicada.

Sobre vitamina D, vale a seguinte observação:

- Alimentos ajudam, mas a quantidade de vitamina D deles é pífia se comparada a um suplemento ou tomar Sol. É como comparar formiga com elefante. Então não acreditem que vocês melhorarão seus níveis dessa forma. Não vão MESMO.

- O que pretendo fazer é não suplementar mais e me expor pelo menos 10-15 minutos diários ao Sol. Mas não é pra ficar DEBAIXO DO SOL, pois assim arrisca ter problemas de saúde e envelhece a pele mais rápido (inclusive eu não uso roupas curtas quando saio). É pra tomar Sol na sombra TOTAL, mas lá fora (nunca dentro de casa ou debaixo de vidros, por ex, que bloqueiam os raios).

No mínimo 10-15 minutos por dia (todo dia) acredito ser suficiente pra dispensar o suplemento. Mas isso a pessoa precisa confirmar após ficar tipo 3 meses sem tomar a D-3. É o que farei, em futuro exame de sangue (pra D-3), pois não me agrada ter que gastar com suplemento a vida toda (e aqui uma dica: os do Mercado Livre, creio que importados, são bem mais baratos que os vendidos em farmácias).

Tem vários sites explicando essa parte da vitamina D, como esse
https://www.quora.com/When-is-the-best-time-to-get-vitamin-D-from-the-Sun

Como o fato de que locais específicos e certas épocas do ano não incidem raios ultravioleta menos nocivos, aí o suplemento é preferível a se expor ao Sol (mesmo que no horário das 10h às 14h). Pesquisem por aí pra eu não me estender nesse ponto.

*********
E como eu já comentei: um nutricionista esportivo PARTICULAR. Não sei quanto sairia uma consulta, mas deve ficar na faixa de uns 200-400 reais. O meu a volta fica mais barata que a primeira consulta. Não contratei um personal ainda, mas pretendo esse ano.

O que o nutricionista fará é um exame completo da porcentagem de gordura (avaliação física) e prescreverá toda a dieta e que suplementos valeriam a pena (aqui eu alerto apenas pra ficarem de olho naqueles que passam muitos, pois sempre tem o sujeito que tem ligação com empresas do tipo e empurram mais que o necessário).

No meu caso a primeira dieta tinha objetivo de engordar uns 10 kg (eu estava bem magro). Foi alcançado e notei claramente como minha saúde melhorou.

Agora o objetivo foi baixar um pouco, pois eu estava engordando e também estava precisando voltar, não estava satisfeito mais.

Fora isso ele também prescreveu Whey Protein e creatina, de acordo com meu objetivo. Claro que dependendo da pessoa outro tipo de suplemento pode ser prescrito.

Sobre esse ponto do nutricionista procurem um particular, não vou em nenhum de plano/SUS, pois a diferença entre a qualidade dos profissionais é absurda. E mesmo médico de plano não consultem em apenas um (esse é o maior erro que alguém pode cometer!), vejam com outro caso não consigam autorização pra algum exame ou queiram ver se há diferença entre eles.

A respeito da testosterona inventem que estão com sinais típicos da falta dela, e comentem com o endócrino se não dá pra fazer esses exames específicos. E não é só fazer uma vez, façam e meses depois voltem a colher sangue pra ver se alteraram os níveis.

******
Por fim é preciso um treino adequado (pra quem frequenta academia), um personal trainer vai ajudar com certeza. Instrutores dificilmente terão algum impacto, pois passam sempre um treino genérico e não tem tempo pra focar em CADA pessoa.

Entre outras coisas que se pode fazer pra otimizar a saúde, vai desde refeições em horários fixos (isso já dentro da dieta) a dormir/acordar também em horas programadas.

Quem estiver com peso/dieta inadequados é certo que a testosterona também cairá. E dormir mal é tiro e queda pra eu ficar indisposto, não é só a quantidade de horas.

Enfim, eu me preocuparia com esses pontos citados primeiro.

********
A respeito de TRT: uma endócrino passou Androgel pra mim. Isso porque eu comentei que minha testosterona estava baixa, mas em momento algum ela passou NENHUMA dessas dicas e até mesmo desconhecia que suplementar vitamina D aumentaria a testo automaticamente.

É claro que ignorei totalmente o que ela prescreveu. E na realidade ela não ia fazer isso, só fez diante da minha insistência na consulta, na época eu achava que só isso resolveria.

Essa reportagem abaixo já diz tudo sobre TRT.





Eu não preciso de TRT porque meus níveis embora baixos não configuram a doença chamada de hipogonadismo. Tanto é que só ela prescreveu TRT, nenhum dos outros que fui (lógico que não foi o único médico que visitei) disseram que havia algo errado com minha testosterona. O nível pode estar baixo (o ideal a meu ver seria estar na casa dos 500, 600, e não 400 como mostrou aquele último exame), mas é preciso tentar aumentar naturalmente e checar se outros exames específicos de sangue estão anormais. 

E nenhum está, com exceção da prolactina que é bem variável e se vc dorme mal ela não está tão baixa assim, também.

Tem um link todo em inglês que explica como se diagnostica hipogonadismo:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1472884/

E que porra seria essa?

>>>>>> Hipogonadismo é uma doença na qual as gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) não produzem quantidades adequadas de hormônios sexuais, como a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres. Além dos hormônios, os testículos podem não produzir espermatozoides adequadamente. Da mesma forma, os ovários podem não produzir e liberar óvulos, o que causará dificuldades para a engravidar.

Vamos supor que eu queira descobrir se tenho isso ou não (o que justificaria TRT).

Do link acima:

"Initial laboratory testing should include early morning (8:00–10:00 AM) measurement of serum testosterone, prolactin, FSH, and LH levels. For the diagnosis of primary hypogonadism, FSH measurement is particularly important because FSH has a longer half life, is more sensitive, and demonstrates less variability than LH"

Primeiro ponto: o exame só pode ser feito pela manhã, porque é justamente quando a testosterona no homem está mais alta (sim, ela cai durante o dia). O texto comenta que é bom medir:

- Testosterona livre
- Testosterona total
- Prolactina
- FSH (dosagem de Hormônio Folículo Estimulante)
- LH (Hormônio Luteinizante)

Mas não é só isso. Vejam que esse outro recomenda outros mais:

*******
O diagnóstico do hipogonadismo é feito através do histórico clínico do paciente, do exame físico e confirmado através da realização de exames complementares.

Vários exames podem ser solicitados, a depender de cada caso, como por exemplo a determinação do painel de hormônios como: FSH, LH, estradiol, progesterona, testosterona, DHT, prolactina, TSH, T4L, etc. Pode ser necessário realizar outros exames como: espemograma, ultrassom de testículos, ultrassom da pelve (para avaliar os ovários), ressonância da hipófise etc. Lembrando que os exames citados devem ser diferenciados de acordo com sexo do paciente.
*******

Eu já fiz o tal espermograma e deu normal (o urologista que passou). A ressonância da hipófise também (endócrino de novo, inclusive foi outra médica e a ÚNICA QUE PASSOU SUPLEMENTO DE VITAMINA D, e sem nem eu pedir).

Os demais exames deram normais (TSH, T4, FSH, LH, etc.). E em matéria de exames acho que já fui testado pra mais de 20 diferentes.

Não tenho problema testicular, pois minha FSH marcou 6.54 (homens: 1.27 a 19,26) e a LH 4.61 (homens: 1.24 a 8.62). 

A única anomalia foi a prolactina, mas eu reparei que ela variou, só que mesmo alta (marcou 28, e homens é pra dar entre 2 a 13 - acima disso = LIBIDO BAIXA) ainda assim ela nem se compara ao nível de pessoas REALMENTE DOENTES, que são MUITO MAIORES que o meu.

Mas e qual o tratamento pra prolactina alta?

É a mesma armadilha da TRT: além de caríssimos (vão ver quanto custa uma Cabergolina) você precisa tomar por um bom tempo, e existe chance de reincidência após o fim do tratamento. E rola efeito colateral também.

Acontece que esse aumento aí é ridículo (apesar de estar alta, não dá pra negar) e tenho 95% de certeza que quando eu for medir a próxima vez a prolactina já estará perto da casa dos 20, e não quase 30 (esse ano irei coletar sangue novamente). Porque é bem variável, se você anda estressado ela aumenta, esse é um exame que sua condição física e mental influi E MUITO no resultado.

Só que quem se apega apenas em números olha isso aí, não faz outros exames e não entende que é preciso somar A+B+C+D+E pra montar um quebra-cabeças que no final diz: esse cara é doente e ele precisa fazer TRT ou outro tipo de tratamento similar.

Eu não espero que esse pessoal viciadinho em drogas entenda que fazer algo como TRT só em último caso e quando alternativas menos arriscadas não surtiram efeito. TRT se faz quando há certeza absoluta que só ela melhorará o quadro do paciente.


RE: Carência x Testosterona - Constrito - 04-09-2019

Alá:

Injeções FAIL
https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2019/09/gala-portugues-e-internado-em-estado-grave-apos-injecoes-de-testosterona.html

Essa semana fui fazer novo teste e olhem o resultado pífio:

https://imgur.com/a/zbZwOE2

Caralho

Olhem isso!

Mudou a metodologia mas acho que esse é o resultado mais pífio de todos os tempos

Vejam que deu 240.5 ng/DL sendo que pra homens adultos é 241 a 827 ng/DL

Várias coisas influem no resultado, mas acho que agora dá pra eu dizer que sem vitamina D-3 na forma de suplemento + tomar um solzinho diário não tem como a testosterona não despencar drasticamente.

Fora possíveis outros suplementos...

Ainda vou medir minha vitamina D (tenho mais 2 requisições de exames), mas tenho certeza que com esse resultado aí a queda com relação a época que eu tomava a D-3 foi pros níveis de antes de eu começar a suplementar.

E essa prolactina aí é condizente com minha total perda de libido. Apesar que essa última é totalmente justificável e previsível perante o mar de merda que estamos acostumados e bem sabemos a respeito da Matrix.

Mas ainda na época que a prolactina era nesse nível eu não tinha testosterona tão baixa.

Taí a importância de ficar medindo periodicamente

Porra, e eu ainda pensei que estaria pelo menos parecido com os resultados de anos anteriores

Parece que quanto mais o tempo passa menos testosterona eu tenho

Se a testosterona está tão baixa assim tem que rolar intervenção URGENTE

No estilo de vida da pessoa


RE: Carência x Testosterona - Patrulheiro - 04-09-2019

Diabólico. Vou correndo testar o meu.

Bom saber que vitamina D é importante, quer seja no sol, quer seja suplementando.


RE: Carência x Testosterona - Daredevil - 04-09-2019

(04-09-2019, 08:25 AM)Constrito Escreveu: Alá:

Injeções FAIL
https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2019/09/gala-portugues-e-internado-em-estado-grave-apos-injecoes-de-testosterona.html

Essa semana fui fazer novo teste e olhem o resultado pífio:

https://imgur.com/a/zbZwOE2

Caralho

Olhem isso!

Mudou a metodologia mas acho que esse é o resultado mais pífio de todos os tempos

Vejam que deu 240.5 ng/DL sendo que pra homens adultos é 241 a 827 ng/DL

Várias coisas influem no resultado, mas acho que agora dá pra eu dizer que sem vitamina D-3 na forma de suplemento + tomar um solzinho diário não tem como a testosterona não despencar drasticamente.

Fora possíveis outros suplementos...

Ainda vou medir minha vitamina D (tenho mais 2 requisições de exames), mas tenho certeza que com esse resultado aí a queda com relação a época que eu tomava a D-3 foi pros níveis de antes de eu começar a suplementar.

E essa prolactina aí é condizente com minha total perda de libido. Apesar que essa última é totalmente justificável e previsível perante o mar de merda que estamos acostumados e bem sabemos a respeito da Matrix.

Mas ainda na época que a prolactina era nesse nível eu não tinha testosterona tão baixa.

Taí a importância de ficar medindo periodicamente

Porra, e eu ainda pensei que estaria pelo menos parecido com os resultados de anos anteriores

Parece que quanto mais o tempo passa menos testosterona eu tenho

Se a testosterona está tão baixa assim tem que rolar intervenção URGENTE

No estilo de vida da pessoa

Com esse nível de testosterona você tá morto. Na última vez que fiz, minha testo deu 572 e eu já fiquei preocupado, imagine se desse abaixo do valor mínimo.

Se eu fosse você, de agora em diante investiria mais em alimentos como carnes em geral, abacate, ovos, e em exercícios físicos anaeróbicos, o simples que funciona.


RE: Carência x Testosterona - Constrito - 04-09-2019

(04-09-2019, 12:01 PM)Daredevil Escreveu: Com esse nível de testosterona você tá morto. Na última vez que fiz, minha testo deu 572 e eu já fiquei preocupado, imagine se desse abaixo do valor mínimo.

Se eu fosse você, de agora em diante investiria mais em alimentos como carnes em geral, abacate, ovos, e em exercícios físicos anaeróbicos, o simples que funciona.
Meu nível de T não é baixo exclusivamente por conta de alimentação, qualidade de sono...

Essas paradas influem, mas óbvio que não decisivamente. Pra começar vc absorve muito pouco vitamina D só de alimentos. Apesar que até pouco tempo eu desviei da minha dieta um tico.

O meu problema é com certeza redução devido ao tratamento com isotretinoína, em 2011-12. Só que a isso se soma outros pontos...

1) Acredito que tomando vitamina D-3 (a dose eu tenho que ver) e ficando 15-20 minutos por dia exposto ao Sol (da maneira correta, claro) já deve ajudar, pois quando suplementei notei sim aumento. Mas nunca havia parado pra tomar Sol lá fora. E sempre saio coberto, com camisa de manga longa e calça também que cobre tudo.

A maneira correta é:

- Esse período diário (15-20 minutos) com roupa curta;
- Sentar na sombra entre 10 da manhã e 3 da tarde;

2) Treino, com certeza. 

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/10/01/e-possivel-estimular-a-producao-de-testosterona-com-exercicios.htm

O meu é bem chinfrin, não rola estímulo suficiente como poderia. Estou pra contratar um personal trainer que vai me ajudar nesse quesito.

Eu resisti a ideia de suplementar com D-3 ou outras paradas não apenas pelo gasto $$$$$$ mas porque eu detesto a ideia de ficar tomando alguma coisa eternamente. Mas já vi que esse papo de que é melhor aumentar de maneira natural não adianta em alguns casos, como o meu.

Então tem que mudar radicalmente o estilo de vida e tentar essas soluções antes de pensar em TRT.

E olhem que essa reportagem indica que esses suplementos (não a D-3 que citei) em muitos casos não ajudam:
https://medicalxpress.com/news/2019-06-testosterone-boosting-supplements-effective.html

Tem sim muito lixo no mercado que só faz enganar trouxa, e não tem (como a matéria diz) comprovação da eficácia deles.

Outro ponto é que o número de homens que tem recorrido a TRT parece que caiu 48% entre 2013 a 2016:
https://www.webmd.com/men/news/20180710/less-appeal-for-mens-testosterone-supplements#1

Justamente pelos alertas de que terapia hormonal pode trazer outros problemas de saúde.

Eu ainda sou crente que meu nível ridículo de testosterona será aumentado com algumas mudanças que irei fazer. A próxima vez que eu for medir (e vou deixar pra ver a D-3 também depois) elas já estarão em efeito, aí eu aviso aqui dos resultados.

Sobre queda de libido, no meu caso como essa prolactina alta indica, ela está do nível de um monge pra baixo.

Eu não tenho mais vontade (e nem satisfação) de nada envolvendo sexo, seja masturbação, seja mulheres, que perdi totalmente o interesse.

Eu poderia argumentar e com razão que o tesão do homem é é 90% psicológico, tipo se o cabra sair da Matrix ele ficaria como eu, mas seria achismo da minha parte, porque com testosterona baixa fica difícil defender tudo isso.  Rolleyes

Eu não achei que estivesse alta, mas nem fazia ideia que estava lá embaixo. Nunca deixem de medir a de vocês, junto de prolactina e vitamina D.

E claro que a consequência não é só perda de libido.

Depressão, cansaço, pensamento confuso, problemas de memória, mudança de humor, a própria dificuldade pra construir músculos, e acúmulo de gordura no corpo estão na lista dos sintomas.

Ou seja: você pode estar literalmente FODIDO e não fazer nem ideia, porque só fez exames de sangue comuns, que apontam que sua saúde está perfeita.

OBS: quando falei do tratamento com Roacutan é que o medicamento é acusado de causar justamente tudo isso que eu tenho. Só que ainda que sejam permanentes os efeitos colaterais da isotretinoína eu irei tentar amenizar o máximo possível, nem que seja pra dobrar esse número de 240, ainda que fique abaixo do esperado.

É melhor trabalhar em cima do possível que desistir e não querer fazer nada pra melhorar.


RE: Carência x Testosterona - sobrevivente - 04-09-2019

fica velho é uma merda, tem que se cuidar pra não piorar.
mas da pra levar tudo no humor igual o silvio santos Gargalhada
mas é a idade cara, tem que se cuidar.