![]() |
|
Temos um novo papa. - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Espiritual (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=54) +--- Tópico: Temos um novo papa. (/showthread.php?tid=6931) |
RE: Temos um novo papa. - Spextro - 31-10-2025 Não lembrava desse tópico. Enfim eu acabei virando ateu, mas não fico querendo provar que Deus não existe, eu só mantenho uma neutralidade quanto a fé, não ligo pro assunto, mas também não fico rezando, lendo bíblia nada disso. É apenas um assunto que ignoro e não ligo. Por isso respeito os que entendem, sei que os argumentos de vocês são infinitamente melhores que os meus. E os saúdo pela fé em Cristo, esse que busquei e no fim era só um hamster gitando na cabeça pra acreditar em algo que não está em mim. RE: Temos um novo papa. - Texugo Real - 11-11-2025 (31-10-2025, 04:25 PM)Spextro Escreveu: Não lembrava desse tópico. Você nem perguntou nada, então nem vou falar "uuuii, tenha mais fé na vida". Só vou fazer uma análise histórica: 1- No Cristianismo, uma das funções do Espírito Santo é aumentar a fé das pessoas, mais intuição, mais misticismo etc. mas ao longo do tempo Ele foi perdendo destaque. 2- Na Idade Média, existiam guildas e escolas de ofício que ensinavam ciências tradicionais (alquimia, arquitetura etc) e depois foram perdendo espaço. Alguns grupos iniciáticos vão surgindo (Maçonaria, Rosa-Cruz etc) e eles ficam mais restritos. 3- Na Renascença, surge ideias que não ajudam muito na religião (humanismo, imagens de Deus super humanizadas etc). 4- Na Reforma Protestante, surge mais moralismo civil que não ajuda muito. 5- No Iluminismo, surge mais irreligiosidade, ciência materialista, Deísmo (crença de "Deus Relojoeiro") etc. e isso não ajuda nada. 6- No século XIX, o Positivismo ganha espaço, e diz que ciência moderna é uma coisa muito boa e ciências tradicionais antigas e misticismo são coisas ultrapassadas e sem tanto valor. Não está super errado, mas também não está certo. O Comunismo também ganha força nessa época, mas é lixo, então nem vou falar muito disso. O Positivismo é que tem uma influência mais sutil. 7- Entre 1500 e 1900, surgiram vários santos, mas mesmo assim a igreja foi perdendo poder na sociedade. E depois disso tudo: 8- Na segunda metade do século XIX, surge o Mentalismo, Novo Pensamento, ideias naturalistas, ocultismo etc. e outras coisas que mais tarde iriam gerar as ideias da Nova Era. 9- Ao mesmo, no final do século XIX estava surgindo o Movimento Pentecostal nos meios protestantes, e depois nos anos 50~60 surgia a Renovação Carismática nos meios católicos. Eles focavam mais na pessoa do Espírito Santo. Isso não tem tanta repercussão em meios intelectuais e universitários, e se torna uma coisa mais popular mesmo. Quando aparece religião na mídia, dificilmente fala de coisas sobrenaturais. Hoje em dia, as ideias que tem mais destaque na mídia e meios intelectuais são: - Ciência Materialista - Espiritualidade e misticismo mais de Nova Era - Ideologias derivadas do Comunismo (woke, putaria etc). Isso aqui já está virando adubo, mas as outras duas ainda tem mais influência. - Religião só quando é pra falar moralismo, sentimentalismo etc. e quase nada de milagres, fenômenos sobrenaturais. |