![]() |
|
Temos um novo papa. - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Espiritual (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=54) +--- Tópico: Temos um novo papa. (/showthread.php?tid=6931) |
RE: Temos um novo papa. - Josey Wales - 14-05-2025 (13-05-2025, 08:48 PM)Awaken Escreveu:(10-05-2025, 11:36 AM)Skull Knight Escreveu: Não faz diferença nenhuma como falei, um papa novo não muda nada é apenas um "jogo". Mais um episódio sobre a "verdade oculta" da Igreja KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK essa galera já passou do ponto de chapéu de papel alumínio faz tempo RE: Temos um novo papa. - Awaken - 26-05-2025 (14-05-2025, 10:27 AM)Josey Wales Escreveu:(13-05-2025, 08:48 PM)Awaken Escreveu: É porque você nunca foi pro serviço público kkkkkkkkkkkkkkkk Mano, é a galera do "a inquisição matava milhões" Fonte: O nome da rosa. kkkkkkkkkk RE: Temos um novo papa. - Spextro - 01-06-2025 Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja. RE: Temos um novo papa. - Luiz - 01-06-2025 (01-06-2025, 02:34 PM)Spextro Escreveu: Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja. Nesse pique, eu até vou de vez em quando pelas pessoas, mas se for por espiritual ou contato direto eu busco só. RE: Temos um novo papa. - Spextro - 02-06-2025 Como atendo 400 pacientes por semana eu nao tenho energia social para conversar com ninguém deve ser isso. RE: Temos um novo papa. - Wissen - 02-06-2025 Ir a igreja no domingo pra mim é quase como parar num oásis no meio do deserto. Principalmente se a missa for tradicional com canto gegoriano ou bizantino. RE: Temos um novo papa. - Minerim - 02-06-2025 (02-06-2025, 03:03 PM)Wissen Escreveu: Ir a igreja no domingo pra mim é quase como parar num oásis no meio do deserto. Principalmente se a missa for tradicional com canto gegoriano ou bizantino. É isso aí, vocação... RE: Temos um novo papa. - Wissen - 03-06-2025 (02-06-2025, 11:40 PM)Minerim Escreveu:(02-06-2025, 03:03 PM)Wissen Escreveu: Ir a igreja no domingo pra mim é quase como parar num oásis no meio do deserto. Principalmente se a missa for tradicional com canto gegoriano ou bizantino. Deixa as irmã pô
RE: Temos um novo papa. - Awaken - 03-06-2025 (01-06-2025, 02:34 PM)Spextro Escreveu: Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja. Entendo, fala aí uma coisa que te pegou, por exemplo na Católica e porquê? RE: Temos um novo papa. - Spextro - 05-06-2025 (03-06-2025, 09:04 PM)Awaken Escreveu:(01-06-2025, 02:34 PM)Spextro Escreveu: Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja. Uma coisa que o catolicismo faz melhor que a igreja protestante é a forma como se relacionar com Deus. Tanto que devorei os livros de Santa Teresa Davila e de sao João da Cruz, mas não aguentei algumas coisas que meio que me pareceu mais religiosidade que espiritualidade. RE: Temos um novo papa. - Texugo Real - 05-06-2025 (01-06-2025, 02:34 PM)Spextro Escreveu: Eu achei impossível seguir uma igreja. Muito sectarismo, baseada em mitos e crenças, minha mente não comprou a ideia da igreja. @Spextro Existe formas de espiritualidade fora da igreja (terço, rosário, leitura bíblica, vigília noturna etc). Ainda mais hoje em dia com internet. RE: Temos um novo papa. - Awaken - 05-06-2025 (05-06-2025, 12:16 AM)Spextro Escreveu:(03-06-2025, 09:04 PM)Awaken Escreveu: Entendo, fala aí uma coisa que te pegou, por exemplo na Católica e porquê? Que coisas? RE: Temos um novo papa. - Spextro - 05-06-2025 (05-06-2025, 04:00 PM)Awaken Escreveu:(05-06-2025, 12:16 AM)Spextro Escreveu: Uma coisa que o catolicismo faz melhor que a igreja protestante é a forma como se relacionar com Deus. Existe muito ritualismo e sectarismo na igreja. Por exemplo nao poder se casar salvo se o cônjuge morrer. Tudo bem sobre o sexo após o casamento vejo muita vantagem nisso, acredito realmente que para além do religioso, é algo que humanamente deveria ser buscado. A questão do casamento ser um dos sacramentos da igreja, nao consigo engolir, nem todo mundo se casa efetivamente em suas almas pra falar que se casou na igreja. Ou a questão de ganhar pontos pra nao ir pro purgatório (aliás o purgatório é um sistema que eu nao consigo engolir me parece muito forçado.) Outras coisas que nao engulo: 1 - o Papa ser representante de Deus na terra, sendo que nao foi Deus que escolheu. 2- So poder receber a ostia quem fez comunhão. 3- mariologia no geral, nao vejo porque rezar pra Maria se Cristo disse: ninguém vem ao pai a nao ser por mim. 4- qualquer entendimento que nao seja diretamente cristocentrico, como rezar aos santos, Cristo não está no centro dessa decisão. 5- Neurose com pecado venial, tudo bem pecado mortal você nao cometer, agora pecado venial é muito subjetivo. E pelo que entendi a graça ja é um constante estado de perdão para pecados menores. 6- Confessar: nao sei pra que isso, se posso confessar diretamente a Cristo, nao entendo porque confessar a um padre. 7- rezar terço: porque repetir tantas vezes se Cristo foi contra a vãs repetições? Ele ensinou a rezar o pai nosso e pronto, é a única coisa que eu rezo, uma vez ao dia. Tem outras coisas, mas nada disso é um peso que me impede de ter fé, tentar ser uma pessoa boa, só não me.envolvo com igreja, vou na missa assisto, sinto minha paz, reflito sobre Cristo e sua morte e vou pra casa. Fim RE: Temos um novo papa. - Luiz - 06-06-2025 Caramba, o @Spextro explicou ponto a ponto, tou querendo até ver a resposta do nosso jesuíta @Awaken Contudo eu discordo, apesar de aprender muito com católicos a igreja protestante é mais pratica nesse caso, catolicismo fica muito na teoria. RE: Temos um novo papa. - Wissen - 06-06-2025 (05-06-2025, 08:21 PM)Spextro Escreveu:(05-06-2025, 04:00 PM)Awaken Escreveu: Que coisas? As perguntas foram pro @Awaken, mas posso responder alguns pontos. Os sacramentos da Igreja são sinais tangíveis de uma graça invisível dada por Deus. Cada sacramento foi dado em algum momento por Cristo mesmo e registrado nas escrituras. Quanto ao casamento, Cristo disse que o homem e a mulher se tornam uma só carne quando se casam, portanto, não pode haver mais divisão material até a morte da carne. Note que vc disse algo sobre casamento de "alma" e isso não está na visão cristã do mundo. Não se tornam uma só alma, e sim uma só carne. De onde vc tirou a ideia de "pontos para não ir ao purgatório"? 1 - O bispo de Roma herda uma linhagem que remonta à Pedro, que foi escolhido por Deus para liderar a Igreja. 2 - Vc quer dizer crisma? 3 - Pedimos a intercessão de Maria pois ela é a mãe de Deus. Assim como na terra podemos pedir às pessoas que orem por nós, muito mais podemos pedir à quem está mais próximo de Deus, e quem mais próximo senão sua mãe? 4 - Além da Santíssima Virgem outras pessoas estão na presença de Deus e podem interceder por nós, por isso podemos pedir a elas também. 5 - Os pecados veniais são pequenas imperfeições do homem por conta da sua natureza decaída. O ideal é procurar deixá-los, mas não são graves a ponto de impedir a salvação. 6 - Quando Cristo curou os 10 leprosos, mandou primeiro que fossem aos sacerdotes para que eles confirmassem a cura. A confissão é análoga, o perdão é concedido por Deus, como a cura da lepra, mas a confirmação disso é feita tangivelmente pelo sacerdote. 7 - Cristo falou pra clamar de dia e de noite, e também a orar como o publicano. RE: Temos um novo papa. - Awaken - 06-06-2025 Spoiler Revelar Então, não sei em que fontes você procurou saber sobre isso, mas o divórcio é parte da realidade da Igreja, e isso você pode ter acesso através de um processo. O problema é que você exigir ordem de quem não quer ordem sempre machuca mesmo, a galera quer ser o "liberal conservador", que tá no terceiro, quarto, quinto casamento, e não quer ser julgado, como a Gretchen, o Bolsonaro, etc. e quer ainda ser chamado de católico. E aqui vai a razão da coisa do porque inclusive é um sacramento, não é que a Igreja Católica inventou o casamento dessa forma, essa forma de casamento como juramento de fidelidade à aquela pessoa até a morte perante Deus é uma prática que remonta aos santos patriarcas, Abraão, Moisés, etc. Então não cabe bem dizer que a "Igreja pune" a pessoa com regras, ela restringe bem e delimita bem o que é ser casado, você tem todo o poder de namorar ou gostar de alguém, mas se você quer casamento, casamento mesmo tem que ter essa responsabilidade, isso é DEFINIR o que é casamento. Se casamento não puder ser definido, porque pra Igreja é X e pra você é XY, então melhor não ter nenhum casamento, ou você realmente não fazer parte da Igreja Católica, porque segundo a tradição que vem desde os pais do povo hebreu, casamento é uma união para a vida toda, salvo o adultério. (que adultério, inclusive, tem um sentido amplo na Igreja) Agora vamos para as questões pontuais: 1 - o Papa ser representante de Deus na terra, sendo que nao foi Deus que escolheu. Citação:O Papa é vigário de Cristo, para isso é importante entender o que é ser vigário, inclusive, o Papa não é o único vigário que existe na Igreja, sabia? 2- So poder receber a ostia quem fez comunhão. Citação:Então é algum tipo de "ritualismo" Paulo dizer em 1Cor 11,27-29 que "quem come e bebe indignamente, come e bebe da própria condenação"? 3- mariologia no geral, nao vejo porque rezar pra Maria se Cristo disse: ninguém vem ao pai a nao ser por mim. Citação:Meu amigo, você tá nadando na piscina rasa do cristianismo quando você fala uma coisa dessas. 4- qualquer entendimento que nao seja diretamente cristocentrico, como rezar aos santos, Cristo não está no centro dessa decisão. Citação:Como não? 5- Neurose com pecado venial, tudo bem pecado mortal você nao cometer, agora pecado venial é muito subjetivo. E pelo que entendi a graça ja é um constante estado de perdão para pecados menores. Citação:Favor estudar filosofia: Graduação como parte das características do ser. Ninguém é todo uma coisa, ou as coisas que tem na pessoa não são todas do mesmo tamanho, senão ou você perde a característica do ser ou você perde a característica da coisa que ele é. Ou o ser é todo pecado ou o pecado que ele comete não importa, é morte, e como sabemos bem (1 João 5,16), existem pecados que NÃO LEVAM À MORTE. 6- Confessar: nao sei pra que isso, se posso confessar diretamente a Cristo, nao entendo porque confessar a um padre. Citação:Cara, por favor, não se ofenda, de maneira nenhuma eu quero te esculachar nem nada, mas me parece que você só tem discurso pronto, e pouco ou quase nada de Bíblia, porque o próprio Jesus disse aos seus discípulos: "Recebam o Espírito Santo, aqueles aos quais vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados, e aqueles que vocês retiverem serão retidos." 7- rezar terço: porque repetir tantas vezes se Cristo foi contra a vãs repetições? Ele ensinou a rezar o pai nosso e pronto, é a única coisa que eu rezo, uma vez ao dia. Citação:O terço você não apenas ora, você medita, o terço é composto de orações, leituras da Bíblia e contemplação de todo o evangelho, desde a infância de Jesus até a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no tabernáculo. Você sabia disso? Talvez não. RE: Temos um novo papa. - Awaken - 06-06-2025 (06-06-2025, 07:33 AM)Luiz Escreveu: Caramba, o @Spextro explicou ponto a ponto, tou querendo até ver a resposta do nosso jesuíta @Awaken Explique em que somos teóricos. RE: Temos um novo papa. - Texugo Real - 06-06-2025 @Spextro Eu já ouvi que alguns desses materiais e autores ("Noite Escura" do São João da Cruz) são meio complexos e de leitura mais complicada. Materiais carismáticos católicos e até mesmo do avivamento e pentecostalismo protestante parecem mais "digestos". Como se fossem "auxiliares" de outros materiais depois. (06-06-2025, 07:33 AM)Luiz Escreveu: Caramba, o Spextro explicou ponto a ponto, tou querendo até ver a resposta do nosso jesuíta Awaken. Por mais "prática" você quer dizer mais direto ao ponto? Mais ações na sociedade? Ou anti-intelectualismo? Alguns autores já reclamaram do anti-intelectualismo no meio protestante (até pastores, tipo o John Piper). E o meio católico também tem gente mais direta ao ponto, mais "cotidiano" (carismáticos, Opus Dei, e até mesmo jesuítas que você citou) RE: Temos um novo papa. - eremita_urbano - 06-06-2025 Quanto mais eu estudo sobre a igreja católica, mais eu percebo que não há um defeito que eu via nas evangélicas que não exista na igreja católica: um monte de discurso, um monte de argumentos bíblicos, um apelo à autoridades de pessoas. Uma tendência à idolatrar pessoas que morreram. E todo um arcabouço teórico teológico para justificar o discurso, e manipular as massas. @Spextro Você está certo em ter o senso crítico ligado. Frequente a igreja, estude a história, a tradição e saiba que hoje está cheio de presepada. Não caia no conto do vigário. O joio está em todo lugar, no meio da catequese, da doutrina, na teologia que é devidamente selecionada para atender ao discurso. Quanto mais você estudar sobre a história da igreja, da filosofia cristã, vai perceber que consenso é só institucional. E o caráter e autoridade da liderança é onde mais se vê o joio. Pegue o famoso padre Pio, por exemplo. Hoje é tido como um santo. Quem foi o maior perseguidor dele? A própria liderança da igreja. Você tomando esses cuidados e não caindo nessas ladainhas aí, ainda é um bom lugar para exercer sua fé. Mas muito cuidado porque se você não tomar, vai acabar defendendo essas coisas doidas aí como campanha da fraternidade, CNBB, teologias malucas, etc. RE: Temos um novo papa. - Spextro - 06-06-2025 Obrigado pela resposta meus nobres Eu sou muito burro e leigo pra continuar esse debate, sofro mais de um achismo emocional que uma discordância intelectual, então também não vou me postergar. Mas com toda certeza me sinto bem no meio disso tudo pq parece que quando vou na missa Deus ta olhando pra mim, e isso ja ta suficiente. Sou um cara mais burro e pragmático por escolha mesmo, não quero ser intelectual, mas busco ser esperto, tipo uma faca quente que corta manteiga, acho que vocês entenderam. E la na igreja aprendi que é melhor ser humilde do tipo dormir numa manjedoura que dormir na cama de poncio Pilatos. A coisa pra mim tem que ficar aqui embaixo mesmo, se subir um pouco to fora, por isso que não quis ir pra grupo de estudo nem de homens nem fazer Eucaristia. |