![]() |
|
A real sobre o sábado - Versão para Impressão +- Fórum da Real - Legado Realista (https://legadorealista.net/forum) +-- Fórum: Desenvolvimento Pessoal (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=14) +--- Fórum: Desenvolvimento Espiritual (https://legadorealista.net/forum/forumdisplay.php?fid=54) +--- Tópico: A real sobre o sábado (/showthread.php?tid=3639) |
RE: A real sobre o sábado - Davi da Real - 26-03-2019 Creio que seja necessário sim guardar o sábado, mas me surge a seguinte dúvida: Com as mudanças no calendário, será que o nosso sábado é realmente o mesmo sábado do passado? Sei que falou disso no tópico, mas não consegui entender direito. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 06-04-2019 (03-03-2019, 02:28 AM)Lrszk Escreveu: A pergunta é: Se pergunte você, se eu quisesse seguir esse dogma sem questionar, porque eu iria ter pesquisado tanto e embasado tão bem o meu texto? Não faz sentido né? Pois quem quer fazer algo "cegamente sem questionar" faz justamente o contrário, procura ao máximo fugir de questionamentos e se recusa a estudar o assunto com medo de descobrir que estava errado. A real é que eu queria achar justificativas para não precisar guardar o sábado, pois guardar o sábado é nadar contra a maré, é cansativo, te atrapalha no emprego e na faculdade. Então, fiz uma boa pesquisa bíblica sobre o sábado para guardar o sábado só se realmente fosse necessário e questionei bastante o assunto durante as minhas pesquisas, e no fim, só consegui encontrar evidências cada vez mais embasadas de que Deus ordena sim a guarda do sábado pelos Seus filhos e como é importante para quem se diz cristão obedecer esses preceitos. (03-03-2019, 04:35 PM)Digons Escreveu: ^ O foco do tópico é visivelmente NÃO direcionado para aqueles que não acreditam no sábado para se guardar. Se você não acha o sábado sagrado, que bom pra você, mas não incomode quem não concorda com você. Valeu pelo apoio, mas o foco do tópico não é só para quem acredita no sábado, mas também para todos aqueles que acreditam em Deus e que a Bíblia é a Sua palavra e querem realmente fazer o que Deus ordena. Ou seja, todos que se denominam cristãos, no sentido correto da palavra. Segue o trecho que coloquei no início do tópico: "Estes são alguns requisitos para você ler o tópico: Acreditar que Deus existe. Ter a intenção de seguir o que Deus manda. Acreditar que a bíblia é inspirada por Deus." (26-03-2019, 08:54 PM)Davi da Real Escreveu: Creio que seja necessário sim guardar o sábado, mas me surge a seguinte dúvida: Com as mudanças no calendário, será que o nosso sábado é realmente o mesmo sábado do passado? Sei que falou disso no tópico, mas não consegui entender direito. Davi, eu postei isso no texto. Mas vou repostar aqui para você o trecho exato do texto e da minha resposta ao outro realista. (03-03-2019, 08:19 PM)Libertador Escreveu:(02-03-2019, 02:17 PM)Libertador Escreveu: Veja só o que Jesus fazia regularmente no sábado. Ali fala "segundo o seu costume", ou seja, algo que se faz por muito tempo, rotineiramente. Só para complementar: Uma boa documentação sobre o sábado como o sétimo dia da semana em diferentes povos encontra-se em: Stein Júnior, Guilherme, Sábado ou o Repouso do Sétimo Dia, Brasília: Sociedade Criacionista Brasileira, 1995. Para mim com essas evidências está bastante claro que o dia de sábado do nosso calendário permanece intacto como o dia de sábado dos tempos bíblicos. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 06-04-2019 (04-03-2019, 07:36 AM)gRILO Escreveu: É nisso que acredito , nos benefícios do dia do descanso , nos 6 dias trabalhado e no 1 de folga , seja ele sábado , domingo , segunda Este video é muito bom. Valeu por postar. Eu também concordo que a guarda do sábado ou outro dia da semana tem benefícios físicos, mentais e espirituais. Como já visto pela ciência como o "Bioritmo Circaseptano" também conhecido como "ritmo do sétimo dia" que é quando algo ocorre em nosso corpo em certas circunstâncias no sétimo dia do evento, seja uma cirurgia, transplante ou liberação de hormônios. Mais detalhes em spoiler: Spoiler Revelar O sábado é uma benção em um mundo que vive em uma corrida alucinante de trabalho. Os japoneses até criaram recentemente uma palavra, karoshi, para designar morte por excesso de trabalho. O nosso organismo realmente precisam de um dia de descanso para se recuperar e continuar a funcionar de forma saudável. Mas, focar nos benefícios de guardar o sábado em vez de focar em obedecer a lei de Deus é um erro. Seria a pessoa fazer a coisa certa pelos motivos errados. O que não faz sentido e perde todo o propósito da lei de Deus. Por isso o meu tópico não focou em benefícios. Se a pessoa vai obedecer a Deus só porque ela tem benefícios, então ela não se preocuparia em guardar o sábado conforme Deus ordenou, mas em guardar qualquer dia pois o que importa é colher o benefício do descanso semanal e não em fazer a vontade de Deus. E se aparecesse algum problema ou dificuldade na carreira ou na vida por conta do sábado, simplesmente abandonaria os princípios bíblicos. Esse é o perigo de fazer o certo pelo motivo errado. A pessoa não tem base para se sustentar. Pessoas que fazem o certo pelo motivo certo agem como o Desmod Doss que guardou o sábado mesmo durante a segunda guerra mundial, conforme relatado no filme Hacksaw Ridge. E como o goleiro Vitor que era titular do Londrina Esporte Clube que decidiu guardar o sábado e não jogar nem treinar sexta a noite e sábado mesmo que a maioria dos jogos fossem nesse período, não temendo as consequências dessa escolha. O interessante é que por causa de sua fé e disposto a sacrificar sua carreira no auge em prol do que é certo ele recusou a proposta de disputar a série A do Campeonato Brasileiro pelo Chapecoense e seu contrato com o time que jogava não foi renovado, mas se ele tivesse aceito, possivelmente hoje estaria morto no acidente aéreo que matou os jogadores do chapecoense. Há males que vem para o bem. Comentário de um dos blogueiros da globo: “Não sou religioso, mas me emociono com a escolha de Vitor. O goleiro do Londrina não vai atuar em jogos da Série B às sextas e aos sábados por causa da religião: ele é adventista. Por conta da religião, Vitor não assinou contrato com a Chapecoense. A fé falou mais alto. Em um mundo cada vez mais capitalizado como o do futebol, Vitor fecha portas para outros, mas fica mais perto de si mesmo. Na vida é o que importa. E pelos tantos milagres que já fez pelo Londrina convém não desdenhar da fé de Vitor.” Muitos estão dispostos a fazer o que é o certo se isso for trazer benefícios para eles. Mas poucos são os que permanecem dispostos a fazer o que é o certo quando isso trás malefícios para eles. É aí que se encontra a grande diferença. O Vitor vai vir aqui na minha cidade em breve para fazer uma palestra na igreja para sobre a guarda do sábado, a recusa e o acidente do chapecoense e sobre tudo isso que aconteceu na vida dele. Aí vou saber contar a história com mais detalhes. Sei que tem benefícios na guarda do sábado, mas o grande motivador a guardar o sábado deve ser obedecer a Deus e não em obter benefícios materiais. Por isso o tema do tópico é focado em entender biblicamente o que Deus quer que façamos, comparando passagens com passagens, e não nos benefícios disso. RE: A real sobre o sábado - Davi da Real - 10-05-2019 @Libertador quais atividades você faz no dia do descanso e quais atividades evita fazer? Por exemplo, assistir um filme ou série seria uma quebra do descanso? RE: A real sobre o sábado - Oxyden - 10-05-2019 porq o ser todo poderoso que fez o universo iria "descansar"? como foi em 7 dias literais se o tempo é uma crianção humana? eu cresci vendo a paranoica da minha tia mandar desligar a tv na casa dela quando dava 18h da sexta feira por "guardar o sábado". Acho q a mensagem mais importante é tirar um dia pra descansar, se vai ser terça ou domingo tanto faz. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 10-05-2019 Tarantino e Awaken, que bom que fizeram comentários bem embasados na bíblia para debate no tópico. Agradeço a participação e vou responder vocês com calma quando eu tiver um tempo livre para elaborar uma boa resposta. (10-05-2019, 05:40 PM)Davi da Real Escreveu: @Libertador quais atividades você faz no dia do descanso e quais atividades evita fazer? Por exemplo, assistir um filme ou série seria uma quebra do descanso? Depende. Se for um filme ou série com temática cristã acredito não haver problema. Agora assistir outros tipos de filmes eu acredito que seria sim uma quebra desse mandamento. O objetivo do sábado é ter o foco em Deus. Deus nós dá uma diretriz, mas na questão dos detalhes cada pessoa guarda da forma que considera melhor, o objetivo é fazer coisas que te aproximem de Deus nesse dia. Sobre quais atividades devemos fazer e evitar fazer eu comentei sobre isso recentemente. Mas, é importante se levar em conta que no texto eu juntei o descanso do sábado ao jejum de dopamina. Me abstendo de qualquer tipo de mídia eletrônica. Não há necessidade de fazer isso. Eu só fiz porque pessoalmente considero melhor pois eu estava passando muito tempo logado nesses eletrônicos durante a semana. Foi uma decisão pessoal. Eu vou te enviar aqui o texto que fiz no meu tópico Diário de Desenvolvimento Pessoal - Libertador Observação: Se você é visitante ou recruta e nunca viu o tópico, fique tranquilo pois só realistas e legionários conseguem acessar, então faça logo o seu cadastro e comece a participar mais do fórum para ser promovido e ter acesso gratuito a conteúdos exclusivos. Spoiler Revelar Lembrando que os itens eletrônicos eu estou tirando por conta do jejum de dopamina, acho que talvez eles não precisariam ser retirados para o descanso sabático se forem usados para fins cristãos nesse dia. Como, por exemplo, a TV Novo Tempo que está no canal aberto que tem excelentes programas cristãos como músicas e pregações para se assistir no sábado. E tem a série Origens que acho muito boa que poderia ser assistida no dia de sábado sem problemas por ser de temática cristã: https://www.youtube.com/channel/UCfGAEWtKbz-Ti4_BfWqR_1w Poderia também acessar o fórum e priorizar em frequentar a seção de desenvolvimento espiritual nesse dia. Existem muitas possibilidades boas sem a necessidade de fazer um jejum de dopamina. Esse jejum é só um complemento que optei por fazer porque considero melhor. Tem um texto oficial em que a Igreja Adventista compilou várias passagens bíblicas com orientações sobre a guarda do sábado, vale a pena você ler também: Spoiler Revelar RE: A real sobre o sábado - New Adam - 15-05-2019 Muito interessante o tópico. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 08-06-2019 Tarantino Escreveu:A argumentação acerca da obrigatoriedade de os gentios (os não judeus) guardar o sábado após o evangelho de Cristo é difícil de tragar porque é feito muito malabarismo interpretativo para justificá-la. Os versículos que ordenam de forma expressa a se preservar o sábado se encontram no Antigo Testamento e foram direcionados aos israelitas. Você tentou "tirar leite de pedra" para nos convencer que a Lei mosaica foi ordenada a todos os homens, e não somente aos judeus. A falta de um mandamento explícito para os gentios estabelecendo o dever de guardar o sábado estando debaixo da graça torna esse entendimento muito subjetivo e, portanto, inseguro. Tarantino, na verdade, se eu tivesse feito algum malabarismo, eu teria me baseado em um texto ou dois e feito várias conjecturas em cima deles, ignorando os mandamentos, o velho testamento, o novo testamento, as falas de Jesus e tudo mais. Como fazem com a justificativa de guardar o domingo, quando na verdade a bíblia inteira fala de guardar o sábado. E como você pode ver no meu texto, eu usei versículos do antigo testamento e do novo e de vários livros diferentes. E todos se complementam em uma única direção. No texto principal eu mostrei vários trechos diferentes que mostram que o gentios tanto quanto os judeus devem obedecer os mandamentos de Deus. Vou te mostrar alguns trechos do que falei sobre isso no texto principal porque talvez você possa ter pulado na leitura. Primeiro sobre o perigo da teologia de um verso só: Libertador Escreveu:Depois de tudo que estudamos até aqui, quer dizer que por causa desse único versículo o sábado deve ser então abolido? Será que Paulo quis dizer isso? Isso é conhecido como teologia de um verso só. Quando temos mais de 100 versos de vários trechos da bíblia que apontam para uma doutrina, mas o cristão prefere abandonar tudo e fazer uma doutrina baseado em um único versículo bíblico. E fora do contexto. Ignorando todos os outros muitos versículos que apontam juntos para uma direção contrária ao que ele deseja. Nesses trechos abaixo eu já refutei a ideia e mostrei que o sábado e a graça de Deus abrange todas as nações e povos da terra, não só o judeus. Spoiler Revelar Aqui neste trecho abaixo eu citei o quarto mandamento de Êxodo 20 um pouco antes de escrever: Spoiler Revelar Peço que leia o texto todo pois já esclareci esses pontos de maneira detalhada e lendo no contexto facilita o entendimento. Tarantino Escreveu:Por outro lado, quem pegar o Novo Testamento para dar uma lida, principalmente o livro Atos dos Apóstolos e as cartas apostólicas, vai perceber facilmente a intenção de Deus, por meio dos apóstolos, de não lançar sobre os não judeus a observância da Lei de Moisés. Vou citar apenas um trecho aqui de Atos de Apóstolos, por achar que é claro o suficiente, mas tem vários outro nesse sentido, inclusive citados no texto que iniciou o tópico: Também não foi ordenado que honrem aos pais, que não furtassem, que não tomem o nome do Senhor em vão, que não dessem falso testemunho contra o próximo, que não cobiçassem a mulher e coisas do próximo e várias outras coisas. Se você quer usar esse trecho específico para justificar a anulação do sábado para os gentios, então é coerente justificar a anulação desses outros mandamentos que eu também citei, pois eles, assim como o sábado, também não foram detalhadamente especificados nesse trecho. E é óbvio que não seriam já que esse trecho não está dando mandamentos novos aos gentios como você supôs. Sugiro que leia no texto principal a parte que eu falo da lei e da graça. Eu resumi acima o meu ponto para não ficar grande, pois a resposta já está grande. Mas abaixo está detalhado em spoiler o motivo real desse Concílio de Atos 15 e do porque o sábado não foi abolido nele: Spoiler Revelar RE: A real sobre o sábado - Baralho - 08-06-2019 Primeiro, muito bom e elaborado tópico, confrade, parabéns pelo tempo a escrever e dissertar sobre. No entanto, sem intentar qualquer polemização, é importante salientar que sempre na história da cristandade, os cristãos não-judeus celebram o Dia do Senhor no domingo. O sábado se refere mais ao sétimo dia para descanso (descrito em Gen.) e menos para o shabbat atualmente celebrado pelos credos adventista e judeu. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 09-06-2019 (08-06-2019, 10:38 PM)Baralho Escreveu: Primeiro, muito bom e elaborado tópico, confrade, parabéns pelo tempo a escrever e dissertar sobre. Obrigado, Baralho. Deu trabalho mesmo. kkkk Dá uma lida no texto na parte com o título "Principais questionamentos" e "O sábado e a paixão de Cristo" que eu mostro pela bíblia qual dia eles guardavam no início da cristandade, ali dá pra ver pelas passagens bíblicas que não era o domingo, mas sim o sábado. Se discorda, gostaria que mostrasse nas passagens da Bíblia porque o sábado foi abolido e porque devemos guardar o domingo agora. RE: A real sobre o sábado - MacalisteR - 19-06-2019 Não esperava um tópico desses por aqui, completo, bem fundamentado, valeu o trabalho! RE: A real sobre o sábado - d3'' - 21-06-2019 até Jesus curou no sábado os fariseus criticavam ele por isso Aprenda e separe bem lei mosaica X Lei do Cristo A primeira era baseada em leis diretas, já a segunda em princípios Caso contrário vc poderia ter várias esposas, escravos pois td isso era lei mosaica e foi abolida Desculpe minha falta de paciência pra escrever, caso pareça que eu queira atacar sua fé, mas basicamente é isso RE: A real sobre o sábado - Libertador - 21-01-2020 Atenção
Continuando o nosso estudo bíblico, vou complementar o tópico agora com muitos detalhes nas próximas postagens, mesmo que não precise já que a bíblia é clara nesse ponto, mas para refutar qualquer possível questionamento ou dúvida que ficou em aberto. E principalmente porque esse tema "Sábado X Domingo, qual dia guardar?" será um tema de interesse mundial em poucos anos, sendo debatido em todas as classes sociais, em todos os países e em todas as mídias. Será um momento muito importante para você decidir qual lado escolher. Então, estou me esforçando para compilar estudos de diferentes autores que encontrei para dar munição e respaldo bíblico para os cristãos sinceros terem como base nesse momento crucial que está por vir. Alguns estudos que postarei agora no tópico soarão repetitivos em muitos trechos, enquanto outros serão completamente exclusivos por trabalharem muitos pontos não trabalhos nos anteriores, por isso, analise com calma. Bons estudos. A mudança do Sábado para o domingo
1. De que faz parte o mandamento do sábado? Da lei de Deus. Ver Êxodo 20:8-11 2. Qual, segundo a profecia, seria a atitude de Cristo para com a lei? "O Senhor Se agradou à causa da justiça dEle: engrandecerá Ele a lei e a fará ilustre." Isaias 42:21 3. Em seu primeiro discurso registrado, que disse Cristo da lei? "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir." Mateus 5:17 4. Quanto tempo vigorará a lei? "Porque em verdade vos digo que até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18 5. Que disse Ele dos que quebrassem um dos menores mandamentos divinos, e ensinassem os homens a assim proceder? "Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos Céus." Mateus 5:19 Deduz-se daí que todo o decálogo (10 mandamentos) é obrigatório na dispensação cristã, e que Cristo não tinha em mente trocar qualquer deles. Um deles ordena a observância do sétimo dia como dia de repouso. Muito diversa, porém, é a prática de muitos cristãos; em vez disso guardam o primeiro dia da semana, crendo muitos que Cristo mudou o sábado. Mas, pelas próprias palavras de Cristo, vemos que Ele não veio para tal propósito. Deve buscar-se, pois, em qualquer outra parte a responsabilidade dessa mudança. 6. Que disse Deus, pelo profeta Daniel, que o poder representado pela "ponta pequena" cuidaria em fazer? "E proferirá palavras contra o Altissimo, e destuirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei." Daniel 7:25. "Imaginará de si que pode mudar os tempos e a lei" (Tradução de Figueiredo) 7. Que, disse o apóstolo Paulo, faria "o homem do pecado"? "Porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; o qual se opôes, e se levanta contra tudo e que se chama Deus, ou se adora." 2 Telassonicenses 2:3 e 4 Só existe um meio pelo qual qualquer poder pode exaltar-se acima de Deus, e esse é pretender mudar a lei de Deus, e exigir obediência à sua própria lei em lugar de à de Deus. 8. Que poder se atribui autoridade para mudar a lei de Deus? O papado. "O papa é de tão grande autoridade e poder que ele pode modificar, explicar ou interpretar mesmo as leis divinas... O papa pode modificar uma lei divina, visto seu poder não provir de homem, mas de Deus, e ele age como representante de Deus na Terra." Lucius Ferraris, Prompta Bibliotheca, "Papa", art. 2 9. Que parte da lei de Deus especialmente cuidou o papa em mudar? O quarto mandamento. "Eles (os católicos) alegam que o sábado foi mudado para o domingo, o dia do Senhor, contrariamente ao decálogo, como é evidente; nem existe exemplo algum de maior jactância do que a mudança do dia de repouso. Grande, dizem eles, é o poder e autoridade da Igreja, visto haver dispensado um dos Dez Mandamentos." Augsburg Confession, Art. XXVIII. "Ela (a igreja católica, Romana) subverteu o quarto mandamento, dispensando o sábado da Palavra de Deus e substituindo-o pelo domingo, como dia santificado." N. Summerbell, em History of the Christians, página 418. 10. Por que ordenou Deus que Israel santificasse o sábado? "E santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus." Ezequiel 20:20. Como o sábado foi dado para que o homem se lembrasse de Deus como seu Criador, pode perceber-se imediatamente que um poder que buscasse exaltar-se acima de Deus, procuraria primeiro cobrir ou remover aquilo que chama a atenção do homem para seu Criador. Isto não poderia ser feito com mais eficiência do que pondo de parte a memória divina - o sábado do sétimo dia. A esse trabalho do papado fez Daniel referência, ao dizer: "Ele cuidará em mudar os tempos e a lei". Daniel 7:25. 11. Reconhece o papado haver ele mudado o sábado? Sim. "Pergunta: - Como podeis provar que a Igreja possui poder de ordenar festas e dias santos? "Resposta: - Pelo próprio ato da mudança do dia de descanso para o domingo, o qual todos os protestantes aceitam; e portanto contradizem-se positivamente, observando estritamente o domingo, e violando a maioria dos outros dias de festas ordenados pela mesma igreja." - Abridgment of Christian Doctrine, pelo Rev. Henry Tuberville, D. D., do Douay College, França (1649), pág. 58. “Pergunta: - Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito? “Resposta: - Não tivesse ela esse poder, e não poderia haver feito aquilo em que concordam todos os religionistas modernos -- não poderia haver substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.” - Um Catecismo Doutrinal, pelo Rev. Stephan Keenan, pág. 174. “A Igreja Católica, por sua própria infalível autoridade criou o domingo como dia santificado para substituir o sábado, da velha lei.” - Kansas City Catholic, de 9 de fevereiro de 1893. A Igreja Católica... em virtude de sua divina missão, mudou 0 dia de sábado para domingo.” - Catholic Mirror, órgão oficial do cardeal Gibbons, de 23 de setembro de 1893. “Pergunta - Qual é o dia de descanso? “Resposta -- O dia de descanso é o sábado. “Pergunta - Por que observamos o domingo em vez do sábado? “Resposta _ Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 A. D.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo." - The Comvert's Catechism of Catholic Doctrine, pelo Rev. Peter Geierman, C. SS. R., pág. 50, terceira edição, 1913, obra que recebeu a “bênção apostólica” do papa Pio X, em 25 de janeiro de 1910. O que se fez no concílio de Laodicéia não foi senão um dos passos por meio dos quais se efectuou a mudança do sábado. Ver as perguntas 17-21. A data geralmente citada para esse concílio é a de 364 A. D. 12. Reconhecem as autoridades 'católicas não haver na Bíblia mandamento algum para a santificação do domingo? Sim. “Podereis ler a Bíblia de Génesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do .sábado, dia que nós nunca santificamos.” Cardeal Gibbons em The Faith of Our Fathers, edição de 1892, pág. 111. “Em parte nenhuma figura o domingo como dia do Senhor .... “Nós, católicos, romanos, guardamos o domingo, em lembrança da ressurreição de Cristo, e por ordem do chefe da nossa igreja, que preceituou tal ordem do sábado ser do Antigo Testamento, e não obrigar mais no Novo Testamento.” - Padre Júlio Maria, em Ataques Protestantes, pág. 81. É interessante recordar a este propósito que a observância do domingo, que é o único culto do protestantismo, não só não tem fundamento na Bíblia, mas está em contradição flagrante com a letra da Bíblia, que prescreve o descanso do sábado. “Foi a Igreja Católica que, por autoridade de Jesus Cristo, transferiu esse descanso para o domingo, em memória da ressurreição de nosso Senhor; de modo que a observância do domingo pelos protestantes, é uma homenagem que prestam, independentemente de sua vontade, à autoridade da Igreja.” _ O Monitor Paroquial de 26 de Agosto de 1926, Socorro, Estado de São Paulo. “O domingo é uma instituição católica, e sua observância só pode ser defendida por princípios católicos. De princípio a fim das Escrituras não é possível encontrar uma única passagem que autorize a mudança do culto público semanal, do último para 0 primeiro dia da semana.” --Catholic Press (Sidnei, Autrália), de 25 de Agosto de 1900. 13. Reconhecem isso, os escritores protestantes? Sim. O Dr. Edward T. Hiscox, autor do Manual Batista, fez perante um grupo de pastores, a seguinte sincera admissão: “Havia e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse sábado não era o domingo. Dir-se-á, entretanto, e com alguma demonstração de triunfo, que o sábado foi transferido do sétimo para o primeiro dia da semana, com todos os seus deveres, privilégios e sanções. Sinceramente desejoso de informação sobre esse assunto, que estudei por muitos anos, pergunto: Onde é possível encontrar-se o registo de uma tal mudança? Não no Novo Testamento, absolutamente não. Não existe prova escriturística da mudança da instituição do sábado do .sétimo dia para o primeiro dia da semana. “É claro,” continua ele, “que sei perfeitamente ter o domingo entrado em uso, como dia religioso, na primitiva história cristã, o que sabemos através dos pais da Igreja e de outras fontes. Que pena, porém, que ele nos venha assinalado com a marca do paganismo e baptizado com o nome do Deus do Sol, em seguida adoptado e sancionado pela apostasia papal, e legado ao protestantismo como uma doação sagrada.” De um discurso feito em 13 de Novembro de 1893. Presbiterianos: _ “O sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela Igreja primitiva chamado o sábado." Tratado de Teologia de Dwight, Vol. 4, pág. 401. Congregacionalistas _ “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.” Mode and Subjects of Baptism, por Fowler. Episcopais: _ “A festa do domingo, como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina _ longe deles e da primitiva igreja apostólica transferir para o domingo as leis do sábado.” _ The History of the Christian Religion and Church, Neander, pág. 186, tradução de John Rose, B. D. Filadélfia: James M. Campbell & C.°, 1843. Metodistas: _ “É certo não haver mandamento positivo para o baptismo infantil .... Tampouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” Theological Compend (1902), Rev. Amós Binney, pags. 180 e 181. Luteranos: _ “A observância do dia do Senhor (domingo) não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja.” _ Augsburg Confession of Faith, citado em Corfs Sabbath Manual, pág. 287. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 21-01-2020 A mudança do Sábado para o domingo
Continuação...
14. Como se processou essa mudança na observância dos dias? Subitamente ou gradualmente? Gradualmente. “A igreja cristã não operou transferência formal de um dia para o outro, mas sim gradual e quase inconscientemente.” _ The Voice from Sinai, pelo Archdeacon F. W. Farrar, pág. 167. Esta fé, em si mesma, uma prova de não ter havido mandamento divino para a mudança do sábado. 15. Por quanto tempo foi o sábado observado na igreja cristã? Por muitos séculos. Efectivamente, sua observância jamais cessou inteiramente na igreja cristã. Diz o Sr. Morer, ilustrado clérigo da Igreja da Inglaterra: “Os primitivos cristãos tinham grande veneração pelo sábado e passavam o dia em devoção e sermões. E não é de duvidar-se que os próprios apóstolos tenham seguido essa prática.” _ Diálogos Sobre o Dia do Senhor, pág. 189. “O sábado foi religiosamente observado na Igreja do Oriente, durante mais de trezentos anos depois da paixão do Salvador.” _ Learned Treatise of the Sabbath, pelo Prof. E. Brerwood, do Gresham College, Londres (Episcopal), pág. 77. Lyman Coleman, criterioso e .sincero historiador, diz: “Retrocedendo mesmo até ao quinto século, foi continua a observância do sábado judaico na igreja cristã, mas com rigor e solenidade gradualmente decrescentes, até ser de todo abolida.” -- Ancient Christianity Exemplified, cap. 26, seção 2. Diz o historiador Sócrates, que escreveu cerca de meados do quinto século: “Quase todas as igrejas do mundo celebram os sagrados mistérios no sábado de cada semana; não obstante os cristãos de Alexandria e de Roma, em vista de alguma antiga tradição, recusaremse a fazê-lo.” -- Ecclesiastical History, Livro V, cap. 22. Sozomen, outro historiador do mesmo período, escreve: “O povo de Constantinopla e de outras cidades, congrega-se tanto no sábado como no dia imediato; costume esse que nunca é observado em Roma.” - Idem, Livro 7, cap. 19. Tudo isto teria sido inconcebível e impossível caso houvesse sido dado um mandamento divino para a mudança do sábado. As últimas duas citações mostram também que Roma iniciou a apostasia e a mudança do sábado. 16. Como se originou a observância do domingo? “A oposição ao judaísmo introduziu a festividade particular do domingo, muito cedo, realmente, em substituição do sábado .... A festa do domingo, como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina longe deles e da primitiva igreja apostólica, transferir para o domingo as leis do sábado. Talvez no fim do segundo século, começou a surgir uma falsa aplicação dessa espécie, pois a esse tempo. Os homens consideravam pecado o trabalho aos domingos.” – Church History, de Neander, tradução de Rose, pág. 186. “A observância do domingo foi primeiro um suplemento à observância do sábado, mas à medida que se alargou o abismo entre a Igreja e a sinagoga, o sábado se foi tornando cada vez menos importante, acabando por ser inteiramente negligenciado.” - L. Duchesne, Christian Worship: Its Original Evolution, pág. 47. 17. Quem primeiro ordenou por lei a observância do domingo? Constantino o Grande. “A mais antiga documentação da observância do domingo como imposição legal é o edito de Constantino, em 321 A. D., que decreta que as cortes de justiça, os habitantes das cidades e o comércio em geral, devessem repousar no domingo (venerabilii die Solis) exceptuando-se apenas os que se empenhavam em trabalhos agrícolas.” - Enciclopédia Britânica, nona edição, artigo Domingo. “Constantino o Grande fez uma lei para todo o império, (321 A.D.), estatuindo que o domingo fosse observado como dia de repouso em todas as cidades e vilas; mas permitindo que os camponeses prosseguissem em seus trabalhos.” - Enciclopédia Americana, artigo Sábado. “Inquestionavelmente a primeira lei, quer eclesiástica quer civil, pela qual se sabe haver sido ordenada a observância do repouso naquela época, é o edito de Constantino, de 321 A. D.” -- Chamber's Encyclopedia, artigo Sábado. 18. A que obrigava a lei de Constantino? “Que os juízes e o povo das cidades, bem como os comerciantes, repousem no venerável dia do Sol. Aos moradores dos campos, porém, conceda-se atender livre e desembaraçadamente aos cuidados de sua lavoura, visto suceder frequentemente não haver dia mais adequado à semeadura e ao plantio das vinhas, pelo que não convém deixar passar a ocasião oportuna e privar-se a gente das provisões deparadas pelo Céu.” -- Edito de 7 de março de 321, A. D., Corpus Jurls Civilis Cord., Liv. 3, Tit. 12, 3. Este edito promulgado por Constantino, que foi o primeiro a unir a Igreja cristã e o Estado romano, de certo modo supriu a falta da divina ordem para a observância do domingo, e pode ser considerada a lei original do domingo, e o modelo seguido para todas as leis dominicais depois dele. Foi um dos passos importantes para alcançar o intento da mudança do sábado e estabelecê-la. 19. Que testemunho dá sobre o caso Eusébio (270-338), celebrado bispo, bajulador de Constantino, e reputado historiador eclesiástico? “Todas as coisas, .sejam quais forem, que era dever fazer no sábado, nós as transferimos para o dia do Senhor [domingo].” -Commentary on the Psalrns, Cox's Sabbath Literature, Vol. 1, pág.361 A mudança do sábado foi o resultado dos esforços conjugados da Igreja e do Estado, e passaram-se séculos antes de ser inteiramente realizada. 20. Quando e por que concílio da Igreja foi proibida a observância da sábado e adoptada a do domingo? “O sétimo dia, sábado, foi . . . solenizado por Cristo, pelos apóstolos e pelos cristãos primitivos, até que o Concílio de Laodicéia, de certa maneira, lhe aboliu inteiramente a observância .... O concílio de Laodicéia [364 A. D.] estabeleceu pela primeira vez a observância do dia do Senhor.” - Dissertation on the Lord's Day Sabbath de Prynne, pág. 163. ' 21. Que decretou esse concílio, em seu vigésimo nona cânon, relativamente ao sábado e aos cristãos que continuassem a observa-lo? “Os cristãos não deverão judaizar e permanecer ociosos no sábado, mas trabalharão nesse dia .... Se, porém, forem achados judaizando, serão separados de Cristo.” - History of the Counsils of the Church, de Hefele, Vol. 2, pág. 316. Alguns dos passos subsequentes dados por autoridades da Igreja e do Estado para a realização dessa mudança foram os seguintes: “Em 386, sob Graciano, Valenciano e Teodósio, foi decretado que todo litígio e trabalho devesse cessar [no domingo] .... “Entre as doutrinas prescritas em carta do papa Inocêncio I, escrita no último ano de seu papado (416), lê-se que o sábado devia ser observado como dia de jejum .... “Em 425, sob Teodósio o Jovem, foi recomendada a abstenção de ir a teatros e circos [aos domingos] .... “Em 538, no Concílio de Orleans, foi ordenado que tudo quanto era previamente permitido no domingo ainda fosse legal; mas houvesse abstenção do trabalho de arar a terra, ou nas vinhas, derrubadas, colheitas, debulha, plantação e cercas, a fim de que o povo pudesse mais facilmente frequentar a igreja .... “Cerca do ano 590 o papa Gregório, em carta ao povo romano, denunciou como profetas do anticristo os que mantivessem que se não devia trabalhar no sétimo dia.” - Law of Sunday, por James T. Ringgold, págs. 265-267. 4 O último parágrafo da citação anterior indica que mesmo no avançado ano 590 A. D. havia na Igreja os que ensinavam a observância do sábado bíblico, o sétimo dia. 22. Que determina de quem somos servos? “Não sabeis vós que a quem vós apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis?” Rom. 6:16. 23. Quando tentado a prostrar-Se em adoração a Satanás, que resposta deu Cristo? “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.” S. Mat. 4:10 e 11. 24. Que dizem os católicos quanto ã observância do domingo pelos protestantes? “Foi a Igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu este repouso para o domingo, em comemoração da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que, contra si mesmos, prestam à autoridade da Igreja [católica].” - Plain Talk About Protestantísm of Today, por Mons. Segur, pág. 213. 25. Como denomina o Senhor a espécie de culto que não esteja em conformidade com os mandamentos de Deus? “Mas em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” S. Mat. 15:9. 26. Quando Israel havia apostatado, e o culto a Baal estava quase generalizado, que apelo lhes dirigiu Elias? “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; e se Baal, segui-o.” I Reis 18:21. Em tempos de ignorância Deus tolera o que de outro modo seria pecado; mas em chegando a luz, anuncia a todos os homens e em todo lugar que se arrependam. Atos 17:30. Expirou o período em que os santos, os tempos e a lei de Deus deveriam estar nas mãos do papado (Dan. 7 :25) ; brilham agora a luz verdadeira sobre a questão do sábado; e Deus envia uma mensagem ao mundo, convidando os homens para temerem e adorarem a Deus, e para volverem à observância de 'Seu santo dia de repouso, o sábado do sétimo dia. Apoc. 14:6-12; Isa. 56:1; 58:1, 12-14. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 23-01-2020 Essas perguntas abaixo já foram todas elucidadas no estudo das primeiras postagens, inclusive respondidas de maneira similar, só estão organizadas de forma diferente aqui. Postei só para facilitar a consulta mesmo. Instituição do Sábado
1. Onde e por quem foi feito o Sábado? Génesis 2:1,2 - Assim os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados, e havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito. 2. Depois de descansar no sétimo dia, que fez Deus? Génesis 2:3 - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. 3. Por meio de que três actos distintos, então, foi feito o Sábado? Deus nele descansou, o abençoou e santificou. Santificar: “Tornar Sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso” – Dicionário de Webster. 4. Teve Cristo qualquer participação na criação e na feitura do Sábado? João 1:3 – Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. Efésios 3:9 - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Colossenses 1:16 - Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Hebreus 1:2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Havendo Cristo sido o agente ativo na criação, deve haver descansado com o Pai, no sétimo dia. Esse é, pois, o Seu dia de descanso, tanto quanto do Pai. 5. Por causa de quem, diz Cristo, foi o sábado feito? Marcos 2:27 - "E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Não foi feito para os judeus somente. Os judeus herdaram seu nome de Judá, um dos doze filhos de Jacó, de quem são descendentes. O sábado foi feito mais de dois mil anos antes de haver um único judeu. Ao dizer S. Paulo: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão” (I Cor. 11:9), compreendemos querer ele dizer que o matrimónio foi instituído por Deus para todos os homens. com o sábado. Semelhantemente com o sábado. Ele foi feito para o género humano. 6. Que requer o mandamento do sábado? Êxodo 20:8-10 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 7. Que razão é apresentada no mandamento para a santificação do dia de Sábado? Êxodo 20:11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. O Sábado é a memória da criação, e o sinal do poder criador de Deus. Por meio de sua observância é o desígnio divino que o homem sempre se lembre dele como o Deus vivo e verdadeiro, Criador de todas as coisas. 8. Abençoou e santificou Deus o sétimo dia enquanto nele descansava, ou depois de haver terminado o Seu repouso nesse dia? Génesis 2:3 - "E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele DESCANSOU de toda a sua obra que Deus criara e fizera." Deus abençoou e santificou o sétimo dia que estava então no futuro, correspondente ao dia em que Ele acabava de descansar. Os atos de bênção e de santificação envolvem a ideia de uso futuro das coisas que são abençoadas e santificadas. O tempo transcorrido não pode ser usado. Passou para sempre. A bênção e santificação do dia, portanto, devem ter-se relacionado com o futuro - para todos os dias de sábado futuros. Lemos em Joel 1:14: “Santificai (i. é prescrevei) um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.” Onde quer que seja usado na Bíblia, o termo santificar significa apregoar, prescrever, proclamar ou apartar (Jos. 20:7; II Reis 10:20 e 21; Sof. 1:7). Assim, quando o sábado foi santificado, e como último ato pelo qual ele foi dado ao homem, foi dele feita uma prescrição ou proclamação. Ver Êxo. 19:23. “Se não tivéssemos outro texto além do de Gên. 2:3, não haveria dificuldade alguma para deduzir dele um preceito para a universal observância do sábado, ou sétimo dia, a ser consagrado a Deus como tempo santo, por todos aqueles para quem a Terra e sua natureza foram especialmente preparadas. O primeiro homem deve-o ter conhecido. A expressão santificou-o não pode ter outro significado. Ela nada significaria se não houvesse alguém, de quem se requeria que santificasse o dia.” - Lange's Commentary, Vol. I, pág. 197. 9. Como provou Deus a Israel no deserto? Êxodo 16:4 - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que Eu veja se anda em Minha lei ou não. 10. Em que dia era ajuntada porção dupla de maná? Êxodo 16:22 - E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. 11. Que respondeu Moisés aos príncipies? Êxodo 16:23 - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; Isto se deu bem um mês ou mais antes de eles haverem chegado ao Sinai. 12. Quando disse Deus isso? No começo, quando Santificou o sábado. Génesis 2:3 No deserto de Sim, antes de Israel chegar ao Sinai, Moisés disse ao seu sogro Jetro: ...e lhes declarei os estatutos de Deus e as Suas leis. Êxodo 18:16. O que mostra que esses estatutos e leis existiam antes de serem proclamados no Sinai. 13. Que fizeram alguns do povo no sétimo dia? Êxodo 16:27 - E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. 14. Como lhes reprovou Deus a desobediência? Êxodo 16:28 - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis? 15. Porque era dada porção dobrada de manã no sexto dia? Êxodo 16:29 - Vede, visto que o SENHOR vos deu o sábado, por isso Ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. 16. Como provou então o Senhor ao povo (v. 4) a fim de ver se guardariam Sua lei ou não? Na observãncia do Sábado. Vemos, assim, que o mandamento do sábado fazia parte da lei de Deus antes de essa lei ser proclamada no Sinai; pois este incidente ocorreu no deserto de Sim, antes de os filhos de Israel haverem chegado ao sinai, onde foi entregue a lei. Tanto o sábado como a lei existem desde a criação. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 23-01-2020 Dois videos excelentes que explicam bem sobre como guardar o sábado. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 08-02-2020 Alguns acham que guardar o sábado é coisa de adventista, mas é questão bíblica, tanto que diversas outras denominações também guardam o sábado após terem estudado o assunto com calma. Quantas igrejas são adventistas do sétimo dia guargam o sábado? A LISTA DE NOME DE IGREJAS SABATISTAS NÃO É PEQUENA, Spoiler Revelar Você sabia? E até aqui nos Eua conheci algumas denominações que nunca tinha ouvido falar e que também guardam o sábado. Existem denominações na Africa e na Asia. Ou seja, não só no Brasil mas em várias partes do mundo também existem cristãos que estudaram o assunto e por isso passaram a guardar o sábado como Deus ordena. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 08-02-2020 Encontrei esse texto que resume de forma legal o assunto e achei interessante trazer para o tópico. 70 Razões para se Guardar o Sábado Publicado em 17/08/2011 por Blog Sétimo Dia 1. Porque foi escrito pelo próprio dedo de Deus. Gênesis 31:18 2. Porque o Sábado foi abençoado por Deus. Gênesis 2:3 (+ descanso e santificação) 3. Porque todas as coisas foram feitas por Deus. João 1:3 4. O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado. Marcos 2:27 5. Porque Deus determinou que nos lembrássemos do Sábado para santificá-lo. Êxodo 20:8-10 6. Porque o Sábado é o sinal do poder criador de Deus. Êxodo 20:11 7. Porque o Sábado já existia antes das leis serem dadas no Monte Sinai. Êxodo 16:4, 22, 23, 27-29 8. Porque o nome do Senhor permanece para sempre. Salmos 135:13 9. Porque a obra da criação deverá para sempre ser lembrada. Salmos 111:2-4 10. Porque o Sábado é um sinal entre Deus e o homem. Ezequiel 20:12, 20 11. O Sábado será um sinal para sempre. Êxodo 31:17 12. Porque até os remidos lembrarão o divino poder Criador. Apocalipse 4:11 13. Porque na nova terra iremos adorar a Deus todos os dias especialmente no Sábado. Isaías 66:22-23 14. Porque Deus deve ser verdadeiramente adorado. João 4:16 15. Porque Jesus deu o exemplo de observância do Sábado. Lucas 4:16 (na igreja); Gênesis 2:3 (descanso) 16. Jesus fazia atos de misericórdia no Sábado. Mateus 12:12 17. Porque o dia da preparação seria no sexto dia. Lucas 23:54; Êxodo 16:22,23 18. Porque o filho do homem é Senhor até do Sábado. Mateus 12:8 19. É lícito fazer o bem no sábado. Lucas 6:9 20. Jesus fazia milagres no sábado. João 9:16 21. Porque o Sábado é o dia que antecede imediatamente ao primeiro dia da semana logo ele é o sétimo dia. Mateus 28:1; Êxodo 20:10 22. Os seguidores de Cristo repousaram no Sábado depois da crucificação. Lucas 23:56 23. Paulo e Barnabé foram à sinagoga no dia de Sábado. Atos 13:14 24. Os judeus e gentios reuniam-se na sinagoga nos dias de Sábado. Atos 13:42 25. O Sábado é o dia de oração. Atos 16:13 26. São João foi arrebatado em espírito no dia do Senhor. Apocalipse 1:10 27. Não podemos desviar-nos do Sábado. Isaías 58:13 28. Cristo não veio destruir a lei. Mateus 5:17 29. Porque a lei é eterna. Mateus 5:18 30. Porque não podemos quebrar os mandamentos. Mateus 5:19 31. Porque o homem cuidará em mudar a lei. Daniel 7:25 32. Somos servos de Deus por isso devemos obedecê-Lo. Romanos 6:16 33. Porque se guardamos outro dia não estamos de acordo com Cristo e sim com os homens. Mateus 15:9 34. Se temos certeza quem é Deus porque não segui-Lo? I Reis 18:21 35. Porque as escrituras não podem ser mudadas. Daniel 6:8 36. Deus é o autor da lei. Êxodo 20:3 37. Porque o 4º mandamento mostra autoridade do domínio do autor da lei. Êxodo 20:8-11 38. Serão salvos os que guardam os mandamentos e tem a fé de Jesus. Apocalipse 14:12 39. Porque Satanás está tentando o povo a não guardar os mandamentos. Apocalipse 12:17 40. Porque o sábado foi feito. Marcos 2:27 41. Cristo guardou o sábado. João 15:10 42. Devemos andar como Cristo andou. I João 2:6, 5:3; I Pedro 2:21; João 13:15-17, 15:10 43. Porque Cristo é o mesmo. Hebreus 13-8 44. Serão castigados os que não guardam o sábado. Jeremias 17:27 45. Deus fica irado quando profanamos o sábado. Neemias 13:17-18 46. A lei de Deus é verdadeira. Neemias 9:13-14 47. Bem aventurado é o homem que se guarda de profanar o sábado. Isaías 56:1,2,6,7 48. Deus nos envia uma mensagem com relação ao sábado. Isaías 58:13-14 49. Muitos ensinadores profanam a lei. Ezequiel 22:26 50. Deus está enviando uma mensagem ao mundo para desviar o homem do culto falso para o culto verdadeiro. Apocalipse 14:7-10 51. Deus apresentou razões para que o povo de Israel guardasse o sábado. Deuteronômio 5:15 52. A nossa fé em Deus não anula a lei. Romanos 3:31 53. Os que amam a lei terão paz. Salmos 119:165 54. Deus dá uma garantia aos que observam os seus mandamentos. Isaías 48:18 55. Quem obedece ao Senhor tem bom entendimento. Salmos 111:10 56. Bem aventurado o homem que tem prazer na lei do Senhor. Salmo 1:1,2; Romanos 7:22 57. Os mandamentos de Deus não são pesados. I João 5:3 58. Quem não guarda os mandamentos é mentiroso. I João 2:4 59. Deus considera bem aventurado o que anda no caminho do Senhor. Salmo 119:1 60. Porque a lei é imutável. João 3:16; I Coríntios 15:3; Eclesiastes 12:13-14 61. Porque a lei é santa, justa e boa. Romanos 7:12 62. Porque a guarda da lei é uma prova de amor para com Jesus. João 14:15; 15:10; I João 2:5, 5:2 63. Porque se guardamos todos e tropeçamos em um só nos tornamos culpado de todos. Tiago 2:10-12. 64. Porque o apóstolo Paulo pregava na sinagoga no sábado. Atos 18:4 65. Porque o sábado hoje é válido. I João 2:7 66. Porque Deus não muda. Malaquias 3:6 67. Porque é o sinal de Deus com o seu povo (sinal = selo de Deus, ver Romanos 4:11). Ezequiel 20:12 68. Porque é o sinal dos que terão a vida eterna. Mateus 19:16-19 69. Porque o Sábado foi feito por Deus. Êxodo 31:18 70. Porque Jesus salvará OS OBEDIENTES. Hebreus 5:9 Fonte: Jornal Órion – julho 2007 – ARJS RE: A real sobre o sábado - Libertador - 08-02-2020 Memória Divina
1. Que deve permanecer através de todas as gerações? Salmos 135:13 - O teu nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a tua memória, ó SENHOR, de geração em geração. Memória: “Monumento comemorativo de pessoa célebre ou de sucesso notável” definição de dicionário. 2. Que ilustração disso nos dá a bíblia? Josué 4:7 - Assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. 3. Que deviam essas pedras comemorar? Josué 4:21,22 - E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão. Essas pedras deviam ser um memorial perene, ou lembrança, da passagem de Israel a seco através do Jordão. 4. Que outro memorial foi instituído para comemorar outra assinalada providência em favor de Israel? Êxodo 12:14 - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Esse dia de Páscoa era uma memória periódica, a ser observada no décimo quarto dia do primeiro mês de cada ano, dia em que os Israelitas foram libertados do cativeiro do Egipto, e sua celebração devia ser de sete dias, durante os quais se comeriam pães asmos, em comemoração daquele acontecimento. Ver Êxodo 13:3-9 Êxodo 13:3-9 - E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís. E acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao SENHOR. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu saí do Egito. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito. 5. É propósito divino que Sua grande obra da criação dos Céus e da terra seja lembrada? Salmos 111:2-4 - Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR. 6. Que ordenou Deus aos homens para observarem em memória dessa grande obra? Êxodo 20:8-11 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. 7. De que deveria esse memorial ser um sinal? Ezequiel 20:20 - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus. 8. Por quanto tempo deveria ser o Sábado, um sinal do verdadeiro Deus? Êxodo 31:17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. É manifesto que o objectivo do Sábado era conservar a memória de Deus como criador, e caso fosse fielmente observado desde o seu principio, não haveria agora um único pagão ou idólatra em toda a face da terra. 9. De que coisas, além da criação, deveria Israel se lembrar quando observasse o Sábado? Deuteronómio 5:15 - Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. Existe neste texto profunda significação, não aparente para os que não estão familiarizados com os fatos. No Egipto, em virtude da opressão e do ambiente idólatra, a observância do sábado tornara-se não somente esquecida, mas de todo impossível. Foram libertados do cativeiro a fim de que pudessem observar a lei de Deus (Sal. 105:43-45), e particularmente o sábado, o grande selo, sinal e instituição comemorativa da lei. A lembrança de seu cativeiro e opressão no Egipto devia ser um incentivo adicional para a observância do sábado na terra da liberdade. O sábado, portanto, além de ser uma memória da criação, devia ser-lhes uma memória do libertamento do cativeiro, e do grande poder divino manifestado então. E como o Egipto constitui o símbolo de todo aquele que permanece sob a escravidão do pecado, assim deve o sábado ser observado por toda alma salva, como memória do libertamento dessa escravidão pelo grandioso poder de Deus, por Jesus Cristo. 10. De que mais diz deus dever o Sábado ser um sinal ou lembrança do Seus povo? Ezequiel 20:12 - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. A santificação é uma obra de redenção - santos os pecadores, ou seres não santificados. Como para a obra da criação mesma, isso requer poder criador. Ver Sal. 51:10; S. João 3:3 e 6; Efés. 2:10. E como o sábado é o sinal apropriado ou memória do divino poder criador, onde quer 'que se manifeste, quer na criação ou no libertamento do cativeiro humano, quer no libertamento da escravidão do pecado, deve ele ser guardado como sinal da obra de santificação. Esta deve ser uma grande razão para que os santos o observem através de toda a eternidade. Ele lhes fará lembrar não somente sua própria criação e a do Universo, como também sua redenção. 11. Por meio de quem temos Santificação? I Coríntios 1:30 - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Assim, sendo o sábado um sinal ou memória de santificação, e como Jesus Cristo é Aquele por meio de quem se realiza a obra de santificação, o sábado é um sinal ou memória do que Cristo é para o crente. Por meio do sábado, pois, pretende Deus que o crente e Cristo deviam estar intimamente ligados. 12. Que declaração dos remidos mostra que eles se lembrarão do divino poder criador? Apocalipse 4:11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. 13. De quanto em quanto tempo se ajuntarão eles para adorar o Senhor? Isaías 66 :22,23 - Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. O sábado, que é a memória do divino poder criador, nunca deixará de existir. Quando este pecaminoso estado de coisas der lugar à nova terra sem pecado, permanecerá o fato sobre que se baseia a instituição do sábado; e aqueles a quem dado viver na nova terra, comemorarão ainda o divino poder criador, ao mesmo tempo que entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro. Apocalipse 20:3 - E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Apocalipse 22:1,2 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. RE: A real sobre o sábado - Libertador - 08-02-2020 Razões para a Guarda do Sábado
1. O que é que distingue o verdadeiro Deus dos falsos deuses? Jeremias 10:10-12 - Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. 2. Quando S. Paulo quis anunciar o verdadeiro Deus aos idólatras atenienses, como O descreveu ele? Actos 17:23,24 - Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 3. Que disseram os Apóstolos aos idólatras, em Listra? Actos 14:15 - E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; Ver também Apoc. 10:6; 14:6,7 4. Que razão é apresentada no quarto mandamento para a santificação do sábado? Êxodo 20:11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. O sábado é o grande memorial da criação e do poder criador de Deus, um constante rememorador do Deus vivo e verdadeiro. O propósito divino em fazer o sábado, e em ordenar que seja santificado, e que o homem nunca O esqueça - o Criador de todas as coisas. “Sendo o sábado original uma perpétua memória de Deus, e convidando o Criador ao homem para imitar a Deus na observância do mesmo, não pode o homem observar o sábado original e esquecer-se de Deus.” - Prof. E. W. Thomas, M. A., em Herald of Gospel Liberty, de 19 de junho de 1890. Ao lembrar-nos de que dois terços dos habitantes do mundo são hoje idólatras, e que, desde a queda, a idolatria, com seu séquito de males associados e resultantes, tem sempre sido um pecado dominante; e pensarmos então em que a observância do sábado, conforme foi ordenada por Deus, teria evitado tudo isso, podemos melhor apreciar o valor da instituição do sábado e a importância de observá-lo. 5. Que diz Deus, será o sábado para os que o santificarem? Ezequiel 20:20 - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus. 6. Quão importante é que conheçamos a Deus? João 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 7. Existe qualquer perigo de os escolhidos de Deus o esquecerem? Deuteronómio 8:11 - Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; 8. Que outra razão é apresentada para a guarda do sábado? Êxodo 31:13 - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Santificar significa tornar santo, ou separar para uso santo. A santificação, ou a transformação de seres pecadores em santos, só pode ser operada pelo divino poder criador por meio de Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. Em I Cor.1:30 é-nos dito que Cristo para nós foi feito “santificação;” e em Efés. 2:10, acha-se declarado que “somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras.” O sábado, portanto, é um sinal da santificação, e, assim, do que Cristo é para o crente, porque é um memorial do divino poder criador, manifestado na obra da regeneração. É o sinal do poder de Deus, portanto, tanto na criação como na redenção. Para o crente, é a prova, ou sinal, de que conhece o verdadeiro Deus, que, por meio de Cristo, criou todas as coisas, e que, por Cristo, redime o pecador e torna-o são. 9. Que razão especial, possuíam os israelitas para guardar o sábado? “Porque te Lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Deut. 5:15 Em seu cativeiro os israelitas haviam até certo ponto perdido o conhecimento de Deus, e se apartado de Seus preceitos. O sábado chegou a ser por eles grandemente desprezado; e em consequência da opressão dos Faraós, especialmente do Faraó do êxodo, como testificam as rigorosas exações, sobre eles exercidas por esse último rei por intermédio de seus feitores, a observância do sábado foi tornada aparentemente impossível. Ver Êxo. 5:1-19. O ponto especial, tanto de reforma como de conflito, imediatamente anterior a seu libertamento do cativeiro, foi sobre a observância do sábado. Moiés e Arão haviam-lhes mostrado que a obediência a Deus era a primeira condição de libertamento. Seus esforços para restaurar a observância do sábado entre os israelitas haviam chegado ao conhecimento do Faraó; dai sua acusação contra eles: “Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? ide a vossas cargas .... Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.” Êxo. 5:4 e 5. O libertamento dessa opressão era em verdade, portanto, uma razão adicional e especial para a observância do sábado. Mas o Egito e o cativeiro egípcio simplesmente representam o pecado e a escravidão do pecado. Ver Apoc. 11:8; Osé. 11:1; S. Mat. 2115; Zac. 10:10. Cada um, pois, que foi libertado do pecado, tem, para a observância do sábado, a mesma razão que tinham os israelitas libertos do cativeiro egípcio. 10. Qual diz o salmista haver sido a razão por que Deus tirou o Seu povo do Egito, e pô-lo em Canaã? “E tirou dali o Seu povo com alegria, e Seus escolhidos com regozijo, e deu-lhes as terras das nações, para que guardassem os Seus preceitos, e observassem as Suas leis.” Sal. 105:43-45. Seu libertamento do cativeiro do Egito era uma razão para a guarda não somente do quarto mandamento, mas de todo preceito da lei de Deus. Isso está indicado no prefácio ou preâmbulo da lei dada no Sinai: “Eu sou 0 Senhor teu Deus que te tirei da Terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de Mim etc.” Êxo. 20:2 e 3. Ver também Lev. 19:35-37; Deut. 10:19; 15:12-15; 24:17 e 18. Semelhantemente, cada um que, por meio de Cristo, foi libertado da servidão do pecado, Deus convida à obediência, não somente no tocante ã guarda do sábado, mas a todo preceito de Sua santa lei: “Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de perpetrar algum [qualquer] mal.” Isa. 56:2. 11. Qual É o significado do termo sábado? Repouso. Anteriormente à queda, era o divino propósito que o tempo do homem fosse ocupado com trabalho agradável e revigorante, e não cansativo. Gên. 2:15. O trabalho cansativo e exaustivo veio em consequência do pecado. Gên. 3:17-19. Se bem que sob a vigência do pecado, o sábado, portanto, proporcione repouso físico tanto ao homem como aos animais de carga (Êxo. 23:12) de maneira não originalmente intencionada, o descanso físico não era seu desígnio ou propósito original ou primário. Foi ordenada a cessação dos trabalhos comuns da semana, não porque em si mesmos estes sejam incorrectos ou pecaminosos, mas para que o homem pudesse ter um tempo determinado e um período que se repetisse com frequência, para a contemplação do Criador e de Suas obras. Sob o evangelho o sábado é um sinal de repouso espiritual e de libertamento do pecado. Assim lemos: “Porque aquele que entrou no Seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das Suas.” Heb.4:10. 12. Quem concede esse repouso do pecado? “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomaí sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” S. Mat. 11:28 e 29. O sábado é, pois, um sinal do repouso da alma, concedido por Cristo ao cansado e oprimido pelo pecado. 13. Era o sábado designado a ser um dia de adoração pública? “Seis dias obra se fará, mas ao sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação.” Lev. 23:3. Uma convocação é uma reunião de pessoas. 14. Ensina o Novo Testamento esse mesmo dever? “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ã cari-dade e âs boas obras; não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns ao outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Heb. 10:24 e 25. 15. Que diz Malaquias dos que temem ao Senhor? “Então aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dEle, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome. E eles serão Meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei serão para Mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve." Mal. 3:16 e 17. 16. Será o sábado observado como dia de adoração, na nova Terra? “Porque, como os céus novos, e a Terra nova, que hei de fazer, estarão diante de Minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma Lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz 0 Senhor." Isa. 66:22 e 23. “Tu nos fizeste para Ti mesmo, e nosso coração não tem repouso enquanto não o encontrar em Ti.” Santo Agostinho |